Guessing game

Iniciado por Datsunbat, 13 de Abril de 2017, 16:50

Tópico anterior - Tópico seguinte

Vtwin

#15
Obrigado pela historia, adorei. Ja agora, 90kms hora?? Muito bom tendo em conta as caracteristicas do motor :thumbsup
António Martins

mizé

As coisas que eu aprendo!
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Santos Silva

Acho que deves manter o tópico aqui.

Cheguei tarde mas estou a gostar.  :thumbsup
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Datsunbat

Muito obrigado por todas as respostas!

Vtwin- era sem dúvida uma grande inovação...década de 50...não fosse a guerra e os efeitos colaterais e esta empresa tinha continuado a produção automóvel!

Mizé -Vamos a outro? Isto é excelente, e a ideia deste tópico é mesmo esta...aprendermos ainda mais sobre os japoneses!!!

SS - Combinado, depois num tópico à parte faremos um resumo. Vamos a um novo desafio!!!
In DATSUN We Trust!

Datsunbat

Desafio 2 - Apenas a marca











Como devem imaginar não posso dar pistas ou poderíamos estragar o desafio...

Boa sorte...
In DATSUN We Trust!

AndreP

Que belo carrinho! Este dei por ele à coisa de 1 ano numas pesquisas de Japoneses! É um fantástico Dome! Já o modelo, não sei se é para revelar, mas K _ _ _ _ _!
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

AndreP

Mas verdade seja dita... Na altura, penso que nem sequer fazia parte da Dome! Pelo que me lembro, isso foi uma alteração manhosa de um Honda (S500 ou S600, já não me recordo bem) pintado à ultima da hora! E só a partir daí depois se criou a Dome (?)
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

mizé

#22
Vejam lá se isto diz alguma coisa

Dome Karasu
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Datsunbat

Boas a todos...

AndreP e Mizé - Mesmo em cheio...isso mesmo!!! Dome Karasu...

Parabéns!!!

Vou explicar então algumas coisas da Dome a e depois passar ao desafio 3... será uma marca mais atual, dos anos 90 que teve muita influência em termos de design nas mais variadas marcas japonesas...onde o bom espírito e inovação ainda perpetuam nos nossos japs.
In DATSUN We Trust!

Datsunbat

A eterna Dome...

Dome em japonês significa "sonho de infância" e foi mesmo isto que aconteceu com o  Sr. Minoru Hayashi (os que me conhecem percebem agora como cheguei a esta marca).

Este grande empresário, apaixonado pela competição, em especial à que se fazia no Japão, e ainda com a entrada dos automóveis europeus nas pista de Suzuka entre outras, decide desenvolver um projecto de competição a pedido de um amigo, mas com um orçamento muito limitativo, isto porque o financiamento era reduzido e ele era, espantem-se...autodidacta na mecânica e no desenvolvimento de automóveis de competição, a meu ver, o verdadeiro apaixonado...

A sua grande conquista aconteceu em 1965 quando utiliza o chassis  e mecânica de um Honda S600...mas...

Hayashi tinha apenas 19 anos em 1965!!!

É neste mesmo ano  que Tojiro Ukiya lhe propõe um negócio muito interessante, uma vez que a paixão pela competição pela parte de Hayashi era conhecida. Uhiya tinha acabado de comprar um Honda S600 e pediu-lhe para o transformar  para poder competir em Suzuka. O obejtivo principal eta mesmo ter o carro pronto para a corrida na série GT.

O carro era o coupé, o que por si só já teria um peso reduzido, mas Hayashi além de querer evitar o aumento do peso do carro, vai centrar-se além das peças manufacturadas em fibra, na aerodinâmica, no hardtop com peso reduzido, porque o tempo também ele era reduzido para poder aprofundar as alterações.

Sem muita experiência, pouco investimento, prazo reduzido e sem uma oficina à altura para este projecto, ele desenvolve o processo de fabrico da fibra de vidro em casa de uma amigo, mas as misturas das colas e dos preparados produzem um cheiro nauseabundo e o colega acaba mesmo por o expulsar da garagem desse seu colega. Não desistindo, continua o projecto em casa, no seu quarto e num atrelado de um camião também ele emprestado em consideração à sua paixão.

Mas o prazo apertava e ainda iam decorrer mais dois episódios.

O pai de Hayashi era um artista pintor de renome no Japão, e certo dia vê as suas obras de arte quase que destruídas derivado de uma explosão provocada pelo filho quando tentava fazer mais peças para o Honda S600.
Com um timing muito apertado, as peças são terminadas no dia anterior à corrida. Hayashi leva as peças para junto do carro, monta-as, mas nem tudo corria bem, isto porque os atrasos e dificuldades tinham sido imensas.

Agora o carro...

As peças estavam mal desenhadas, o que colocava novo entrave a poucas horas da partida em Suzuka. A solução foi colar algumas delas com fita adesiva, mas todos os remendos notórios e as cores  a destoar entre a pintura e a fita adesiva originaram o nome de baptismo do carro, Karasu -  o corvo, isto porque foi pintado em preto fosco em memória dos antigos combatentes de guerra.
Tojiro ganha não só esta corrida, a 30 de maio de 1965, mas ganha também o segundo campeonato de Suzuka WG-I classe e o T-2 em um Toyota Corona.

No ano seguinte (1966) o "corvo" sofre alterações estéticas e apresenta-se como o Tojiro II, isto porque o sucesso tinha sido reconhecido e foram dadas mais condições a Hayashi para poder dedicar-se à competição. Não obstante o carro fora conduzido pelo mesmo piloto.
Mas com o lançamento do S800 por parte da Honda, isto ainda em 1966, Hayashi tenta ainda desafiar-se, e desenvolve uma fibra com base na estrutura dos flavos de mel preenchida por espuma de poliuretano que seria injectada no chassis do carro e assim permitir retirar algum peso à carroçaria, mas esta estrutura seria pouco resistente e não segue para a pista. Com pouco tempo para voltar a reconstruir o chassis em fibra, ele (Hayashi) aproveita o chassis S800 mas altera em muito o motor, e perde a corrida.

Passam 2 longos anos e em 1968 surge Yasutaka Masahiro Sato Ishida e conduzir o produto final com a carroçaria desenvolvida anos antes..
A partir daqui a história Hayashi fabrica vários carros de corrida para a Fórmula Júnior, como o Kusabi e Panic. Logo de seguida, produziu o primeiro quadro-monolugar para a Fórmula 500 cm3 Japão e faz história.

Deixo-vos aqui o link para lerem mais sobre este génio japonês que em volta da sua paixão termina por escrever um romance em pista...

http://www.dome.co.jp/profile_n/history.html

Clicando aqui, podem descarregar um pdf com alguma informação actal da dome.

https://meocloud.pt/link/9729dbf6-f4b1-43c1-a84a-34248921597a/dome_brochure_06.pdf/


Agora as fotos

Karasu





















Tojiro II






Tojiro III













A Dome actualmente...


O Piloto do Karasu - Tojiro



Espero que tenham gostado e amanhã partimos para outra.

Pode ser?

Cumps.
Mário









In DATSUN We Trust!

Vtwin

António Martins

Datsunbat

#26
Boas a todos!

Aqui fica o novo desafio.

Desafio 3 - Marca automóvel?


As fotos:






Boa sorte...
In DATSUN We Trust!

mizé

Agora comecem a espantar-se comigo e com a minha ciência  :assobio

Decidi aceitar o desafio e pesquisar...

Cheguei a esta conclusão: OHTA PA.
Mas não sei mais nada sobre o assunto.
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Vtwin

Assim não dá, a Mizé é só carregar pontos fast Aja  :thumbdown:
Tenho que ser mais rápido, ou arranjar um pc melhor...
Parabéns Mizé  :green:
:thumbsup
António Martins

Datsunbat

boas novamente...

Oh pá...assim sim...nem me dão tempo de respirar...

Mizé e Vtwin -Obrigado pelas respostas!!! eheheh...

Vamos à história...esta sei que vão adorar mesmo!!! Tem muito a ver com aquilo que conhecemos da Datsun...ehehhe...por isso cheguei até ela....
In DATSUN We Trust!