Guessing game

Iniciado por Datsunbat, 13 de Abril de 2017, 16:50

Tópico anterior - Tópico seguinte

Datsunbat

Boas tardes a todos, de momento ando a pôr as minhas leituras jdm em dia, e deparei-me com algumas marcas de automóveis japonesas que de alguma forma também contribuiram para o desenvolvimento da industria automobilística do Japão.

Assim, vou fazer tipo um jogo...

Insiro uma imagem e vocês tentam adivinhar a marca, porque é mais fácil do que o modelo...
Cada pessoa pode dar o número de respostas que quiser, mas ao fim de 5 comentários eu conto a história da marca e revelo o respectivo modelo. Portanto ponderem nas respostas quem quiser repetir!

Vou tentar responder atempadamente a todos!!!

Não sei a duração deste "tipo" de jogo, até porque de momento só aprendi mais 7 marcas novas.

A intenção é aprendermos mais sobre o que nos move...Vamos a isso...

Aqui vai....
In DATSUN We Trust!

Datsunbat

Primeira marca e respectivo automóvel...





Boa sorte...
In DATSUN We Trust!

edguerra KE20

Parece uma versão protótipo do Datsun S210, mas não sei...

Vtwin

Podias ter começado com um mais fácil, tipo Datsun 1200  :lol
Na segunda foto tem algumas pistas da marca, por exemplo: um símbolo no pilar
António Martins

Datsunbat

KE20 - Provavelmente inspiração sim...

Vtwin - Escolhi este porque leva a algumas confusões! E já agora, a marca é...
In DATSUN We Trust!

Vtwin

António Martins

Datsunbat

Vtwin - Muito longe... Mesmo muito longe!!!

Lá está o que eu digo... Este modelo é o ideal para começar!!!

Falta uma resposta para eu revelar a marca e contar um pouquinho da história deste carro!
In DATSUN We Trust!

doscapuzes

As rodas são europeias da Citroen, digo eu :assobio :assobio

Datsunbat

Doscapuzes - afirmativo...São influências do 2 CV...E tem Mais ainda!!!

Boa!!!
In DATSUN We Trust!

mizé

Agora passemos à história, que estou curiosíssima por aprender.
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Vtwin

Falando a sério, a minha pesquisa levou-me á Hino, não tendo encontrado o modelo em concreto.
Tendo em conta que as jantes são realmente muito idênticas a modelos franceses, e sendo que a hino fez um modelo renault, a minha aposta sobrecai sobre essa marca.
António Martins

Umtali

Também estou inclinado para a Hino que teve a ligação Renault ... apesar do styling Datsun estes tiveram uma ligar Austin  :thumbsup
João Freire - Sócio AJA nº 11

mizé

Pois então, surpreendam-se: é um Nissan Figaro  :assobio
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Datsunbat

Vtwin - Sim, a inspiração á francesa, definitivamente, e a ligação com a Hino - Renault é um facto, mas neste caso não!!! Resposta sai já de seguida! Estou a redigir o texto!

Umtali - Realmente tem influências francesas...mas...nope!!!

mizé - nope...Nissan figaro surge apenas como influência retro nos anos 90 e este não é nem Prince, nem Datsun, nem Nissan...

Revelação em minutos e logo de seguida novo desafio!!!
In DATSUN We Trust!

Datsunbat

#14
Conforme prometido, aqui fica a solução ao desafio que propus e seguindo as regras aqui fica a solução!

Obrigado a todos quanto participaram...


A marca automóvel por incrível que pareça, é uma das marcas mais marcantes no Japão, isto porque este carro, o que apresentei que tem o nome Mikasa foi o primeiro automóvel japonês de tracção dianteira, e mais difícil ainda o primeiro com tracção dianteira de caixa de velocidades automática. A marca é Okamura.
A empresa Okamura foi fundada em 1945 na cidade de Yokohama por Kenjiro Yoshihara. A marca adopta esse nome porque é o nome do bairro onde está instalada oficina de desenvolvimento: Okamura Town.

A Okamura é uma empresa que trabalha na área do mobiliário de jardim e escritório, e, sem muita ligação aos automóveis. Mas em 1950 começa a trabalhar nos primeiros conversores de torque para transmissões automáticas, apenas no Japão. Rapidamente surge interesse nos vários ramos industriais e vai-se adaptando à indústria dos comboios, aviões,  veículos industriais e mais tarde aos automóveis.
Depois de participar num projecto conjuntamente com a universidade do Japão no desenvolvimento de um avião que tinha um pequeno motor, N-52, Okamura prepara-se para lançar o concept de um automóvel, o Micasa (com c de concept car), e um pequeno protótipo sedan é construído e apresentado em 1955.

O Mikasa coupe é introduzido em 1957, seguido posteriormente por um descapotável. Fabricam também uma micro-van com a mesma base do coupé. Os dois últimos veículos propostos pela Okamura são apresentados no quarto salão de Tóquio em Maio de 1957.

A mecânica para os três veículos fabricados  foi inspirada pela citröen 2CV. O motor era bi-cilindrico-liso de OHV com 585 cc sendo arrefecido a ar. Este motor desenvolve uma potência de 19,5 hp às 4000 rpm / min e um torque de 35,7 Nm a 3000 rpm / min.
Mas a novidade foi mesmo a transmissão automática às rodas da frente que faziam com que este Mikasa atingisse a velocidade máxima de 90 km / h.

Aqui o doscapuzes acertou em cheio...jantes 2cv assim como a chapa ondulada utilizada nas van (ver fotos abaixo).

O Mikasa Touring (MT10) é feito de chapa de aço muito fina do tipo aeronáutico, pesando apenas 610 quilos,  sendo a chapa um dos segredos para o seu baixo peso. Este eram também um carro muito exclusivo, pois todos os exemplares eram feitos à mão, o que impedia que a sua produção fosse muito expressiva aumentando também os custos de fabrico.
O Roadster de 2 lugares é o mais elegante dos três veículos fabricados, havendo o coupé e a van de 3 portas e 2 lugares comercializado a partir de 1958.

Não se sabe quantas cópias de cada modelo foram construídas, mas houve um total de cerca de 500 veículos montados entre 1957 e 1961, ano em que a Okamura ruma para a sua génese, o mobiliário industrial.

A Okamura teve ainda um grande sucesso com o seu conversor de torque, torna-se uma empresa fundamental  para empresas ferroviárias japonesas e tem contratos com muitas outras mundo fora.
Actualmente a marca existe e está no ramo do mobiliário de escritório e design. Continua a ser vendida em todo o mundo.

Deixo aqui o link para pesquisarem melhor esta empresa.

http://www.okamura.jp/en_ap/about_us/who_we_are/history/


E agora vamos às fotos:

Protótipo – Micasa (com C em vez de K, uma vez que era concept-car)



Mikasa touring coupe



Mikasa roadster







Mikasa Van







Motor Okamura



Um dos exemplares recuperado...











4º Salão de Tókio 1957





A frota Mikasa...







Espero que tenham gostado da história...vamos a outro desafio?

Só uma pergunta ao AJA, devo passar esta e as próximas informações para a galeria de modelos? Abrir um tópico respetivo para cada marca que apresentar?
In DATSUN We Trust!