Toyota Corolla KE20 1979

Iniciado por edguerra KE20, 08 de Março de 2017, 17:42

Tópico anterior - Tópico seguinte

Cke70

A tampa da distribuição para sair, o carter tem de baixar um pouco porque os pernos da parte de baixo são fixos e não saem, logo, para a tampa sair, tens de aliviar um pouco o carter. O ideal é remover aqueles pernos fixos e substituir por parafusos.
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

edguerra KE20

Ok, percebido.
E qual é a melhor forma de tirar a polia e a respetiva porca?

edguerra KE20

Entretanto, chegou o meu manual da Haynes (obrigado pela dica, Joel Araújo)

[attach=1]

Consegui mudar o óleo da caixa de velocidades, mas o bujão do diferencial tem-me estado a vencer, não o consigo desapertar por nada. Acho que só no mecânico...

[attach=2]

Há uns meses tentei obter neste tópico opiniões sobre o que fazer aos pontos do chassis/fundos em que a tinta preta tinha começado a estalar.  Depois de falar com algumas pessoas, decidi raspar e lixar esses pontos, aplicar conversor de ferrugem e pintar com hammerite (malta entendida, se isto é um disparate, não me matem. Estou a navegar à vista).
Algumas fotos:

[attach=3]
[attach=4]
[attach=5]

Em todos os pontos, encontrei ferrugem superficial em chapa sólida.  Fui também "picando" os fundos com uma chave de fendas para tentar soltar mais tinta, mas a pouca que se soltava, tinha sempre chapa sólida por baixo.
Até ontem. Lá atrás, por baixo da mala, ao raspar fiz um pequeno buraco... Podre à vista...  :tijolos
Não sei o tamanho do estrago, porque aquela tinta negra tapa tudo... Pode ser do tamanho de uma mão, pode ser a mala toda... Há alguma forma de ter a certeza sem tentar furar?

Posto isto, peço novamente opiniões... Estou ligeiramente angustiado com isto, qualquer ajuda será bemvinda:

1) devo ir a alguém que perceba do assunto e reparar só o podre em questão, mesmo sabendo que podem haver mais; ou
2) devo fazer um restauro completo dos fundos, decapar tudo, reparar tudo que houver a reparar?

É óbvio que a opção 2 é melhor, mas também terá um custo muito maior, pondo em causa outros projetos que eu tinha relacionados com clássicos (não com este).  E eu não tenho qualquer dúvida que terá de ser feito! Eventualmente...
A minha dúvida é se devo fazer já, quando os fundos até parecem estar +- (exceto as partes em que a tinta estalou e encontrei ferrugem/podre por baixo), ou esperar mais uns anos.  Tudo dependerá da velocidade a que um podre alastra ou ferrugem superficial degenera em podre (não tenho mesmo noção...)
Aquilo que não quero é ter um podre alastrar até um ponto em que não tenha solução ou comprometa a integridade do carro, e assusta-me que isso possa acontecer sem eu dar conta...

Não sei se é relevante, mas o meu carro está sempre em garagem sem humidade, e nunca anda em dias de chuva.

Caso deva avançar para 2), uma dúvida: estes carros vinham de fábrica com os fundos pintados à cor da carroçaria? Ou de preto? E as cavas das rodas?

Obrigado desde já

Cke70

Citação de: edguerra KE20 em 01 de Fevereiro de 2018, 21:58
Ok, percebido.
E qual é a melhor forma de tirar a polia e a respetiva porca?

Pneumática,  ou, travar e engrenar o carro e desapertar manualmente.
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

edguerra KE20

Boas caríssimos,

Entretanto levei o meu KE20 ao mecânico para troca de alguns componentes dos travões da frente (tubos, pastilhas, óleo) e rolamentos, bem como para me ajudar a descalcinar as barras da direção.

Depois de sair de lá, uma das rodas ficou a chiar ligeiramente. O barulho tem diminuido, mas ainda está lá. Desaparece por completo a mais de 50 km/h, e depois de alguns minutos a circular, também deixa de se ouvir a qualquer velocidade.  Já desmontei as pinças em casa para confirmar que ficou tudo bem montado e que não há sujidade no disco ou nas pastilhas. Poderá o problema ser o cubo ter ficado demasiado apertado?  Coloco abaixo uns vídeos para ilustrar:

https://www.youtube.com/watch?v=XDblIswkWL8
https://www.youtube.com/watch?v=AVTLWHGzQVc

Isto é suposto ser assim, ou devia rodar com maior facilidade?

Obrigado

Cke70

Esse cubo está muito apertado, tens de dar folga no rolamento. Leva-o à oficina onde foste e diz para corrigirem isso.
Isso tem de ser apertado com um determido binário, e depois desapertar e apertar com a mão o maximo possível.
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

edguerra KE20

Pois, bem me parecia.  E a outra roda deve estar igual. O tipo andou lá com o roquete a tentar encontrar o ponto ótimo de aperto, mas deve ter deixado aquilo demasiado apertado.
Acho que consigo fazer isso em casa, com mais calma e mais cuidado que na oficina, seguindo as instruções do Haynes.
Quando dizes apertar à mão, é literalmente à mão, sem usar roquete, certo?  :D

Cke70

Sim, eu faço sem roquete, meto só a chave e aperto até não dar mais, e rodo o cubo várias vezes, se possível, dou um pouco mais aperto e verifico se o cubo roda bem.
Muitos mecânicos usam também a gravidade para fazer o aperto final. Mete o roquete às 14h(posição dos ponteiros do relógio) e deixam-no cair e a gravidade faz o aperto. Também é um método muito bom. Convém meteres presilhas novas para fazer o bloqueio da porca.
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

edguerra KE20

Boas!

Hoje fui tentar resolver o problema da roda. Segui os procedimentos do Haynes e os conselhos do CKe70, desapertei a porca do cubo e apertei com os dedos até não dar mais. Depois ainda dei um pequeno toque com uma chave. O cubo e a roda ficaram a rodar muito melhor:

https://youtu.be/R-pEx7sT0q4

https://youtu.be/t0uLSmkZIOE

Quando abano a roda num eixo vertical, sinto agora uma pequeníssima folga quase imperceptível, enquanto antes ela estava bem fixa. É normal?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Cke70

Não é suposto ter folga, significa que o rolamento já deve estar também quase em fim de vida. Sendo assim tentava apertar mais um niquinho.
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

edguerra KE20

Citação de: Cke70 em 02 de Março de 2018, 06:29
Não é suposto ter folga, significa que o rolamento já deve estar também quase em fim de vida. Sendo assim tentava apertar mais um niquinho.

O rolamento é novo, foi trocado agora. Sendo assim vou apertar mais um pouco, obrigado!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Cke70

Então se é novo precisa mesmo de mais aperto. faz 2 ou 3 apertos, e entre os apertos vai rodando o cubo porque é mesmo isso que dá a cama ao rolamento.  8)
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

edguerra KE20

Apertei mais, mas a micro-folga não desapareceu por completo. Mesmo apertando muito bem o cubo, com o torque do manual, continuava com a tal pequena folga. Por isso lá desapertei e apertei à mão, como disseste, e usando o truque do roquete e da gravidade. Acho que ficou ok. Pelo menos o barulho desapareceu por completo. E a folga é quase imperceptível, deve ser praí um cabelo humano, não muito mais.

Na outra roda correu tudo melhor, também desapertei, mas não tem qualquer movimento lateral.

Cke70

Atento aos proximos dias, se a folga lá  está,  deverás sentir no volante, portanto dá uma volta com o carro e vê se esse feeling te agrada. 8)
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

edguerra KE20

Citação de: Cke70 em 03 de Março de 2018, 08:30
Atento aos proximos dias, se a folga lá  está,  deverás sentir no volante, portanto dá uma volta com o carro e vê se esse feeling te agrada. 8)

Ok, assim farei. Na realidade, eu nem sinto a folga quando abano a roda. Só a ouço... ;)
Obrigado pela ajuda!
Abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk