Toyota Corolla KE20 1979

Iniciado por edguerra KE20, 08 de Março de 2017, 17:42

Tópico anterior - Tópico seguinte

metralha328


edguerra KE20

Há algum tempo que não coloco aqui novidades!
O KE20 continua a dar as suas voltas.

[attach=5]

Ultimamente tenho andado menos com ele porque o noto com um trabalhar diferente, está claramente desafinado. Pelo menos o carburador está, e desconfio que algo mais também, porque o trabalhar não me parece normal.

https://www.youtube.com/watch?v=EFg3SDoeCRQ

Desconfio do ponto de ignição, mas já lá vamos...

Entretanto, mostro-vos o restauro do macaco original que comprei:

Antes
[attach=1]

Depois
[attach=2]

Finalizado
[attach=3]
[attach=4]

Gostei muito do resultado. Não ficou perfeito, mas como foi tudo feito pelas minhas mãos, tem um gosto especial. :)

edguerra KE20

Este fim de semana troquei o filtro do combustível.

[attach=1]
[attach=2]

Ao olhar para o filtro velho, não consigo deixar de pensar que talvez o meu KE nunca tenha visto outro...

Sabem onde consigo comprar um filtro original (ou parecido)?

Por enquanto, ficou com um foleiro de plástico.

[attach=3]

Entretanto, como dizia atrás, andava a achar que o carro estava com um trabalhar estranho, mesmo antes de eu mexer nos platinados. Vi que a os platinados tinham pouca folga (entre o batente e o veio) e ajustei. O carro ficou a pegar muito melhor... Depois disto, fui ver o ponto de ignição.
Mas há algo de muito errado com a minha polia.

Pintei a marca com uma pinta branca, para se ver melhor:

https://www.youtube.com/watch?v=z8O2hUk_JPs

Está uns bons 60º à frente do que devia estar.

Provavelmente alguém montou a polia mal algures no tempo... Alguém sabe alguma forma de resolver isto sem tirar a polia? Por exemplo, uma forma de ver o Ponto Morto Superior com rigor (sem confiar na polia) para fazer nova marca na polia, por exemplo...

Obrigado

Cke70

#138
Edgar, o filtro de combustível original é precisamente em plástico, igual ao que tens.
A marca da polie de facto marcaste mal, a marca não é na frente da polie, mas sim a marca que está na traseira da polie, que julgo ser a única.
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

edguerra KE20

Essa do filtro é surpreendente, não fazia ideia. Pensei que era metálico, como quase todos os componentes na altura e como o filtro que lá estava...

Sobre a polie, eu marquei exatamente onde está a marca cravada na polie, uma espécie de ranhura. Já tinha reparado que no manual a marca aparece do lado oposto, mais próximo do motor. Talvez tenha sido montada ao contrário algures no tempo, e talvez até seja isso que justifique a "deslocalização" da marca face ao que devia.
Ainda assim, por descarga de consciência, vou verificar se 60º antes há lá alguma marca na polie, no lado oposto. Quase de certeza que não, mas...

Noutro fórum, não de toyotistas nem sequer de japoneses, recomendaram-me encontrar o PMS olhando para a marca no volante do motor. Mas no meu motor 3k, não creio que isso seja possível sem desacoplar a caixa de velocidades. Confirmam?
E portanto, a alternativa a tirar a polie seria apenas a velha técnica de encontrar o PMS com uma vareta no buraco da vela do cilindro 1, certo?

Cke70

Edgar, não estás a perceber, essas polies só tem 1 maneira de serem instaladas, tu é que marcaste mal, esquece as marcas/ranhuras da parte da frente da polie, tens é de procurar pela marca que está na parte de trás da polie, como tu dizes, encostada à tampa da distribuição.
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

Cke70

あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

edguerra KE20

Boas!
Não tenho andado com muito tempo, mas já lá fui espreitar a polia.
Esta é uma foto da ranhura que está na parte da frente da polia e que eu marquei:

[attach=1]

Depois, procurei na parte oposta se havia alguma ranhura, e de facto encontrei uma saliência irregular e quase imperceptível. Será isto a marca certa da polia?

[attach=2]

Assim que possa, vou "pintar" esta saliência para ver como é que fica com a pistola ligada. De qualquer forma, se a marca certa for mesmo esta, não percebo para que serve a marca na frente da polia...

Cke70

あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

edguerra KE20

Hoje lá consegui dedicar tempo ao KE20. Pintei a tal saliência, e vi como estava com a pistola estroboscópica.
Estava um pouco adiantado, algures entre os -15º e os -20º.
Ajustei até aos -8º e ficou assim:

https://www.youtube.com/watch?v=eKVCHaYBIFM

Acham que está ok? Ficou com o ralenti muito menos acelerado do que antes, como podem ver comparando com o vídeo anterior.

edguerra KE20

Ah, e quase esquecia o mais importante: obrigado cke70. Não fosses tu, e eu estava neste momento a pensar em formas de desmontar metade do carro para sacar a polia, ou a tentar encontrar o PMS com uma vareta. :)
Abraço

Cke70

Viste o ponto com o tubo do avanço do distribuidor inserido ou removido?
O ponto tem que se ver com o tubo removido, caso contrário, automaticamente vai adiantando uns graus consoante as rotações aumentam durante a afinação.
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

edguerra KE20

Fiz com o tubo removido, mas esqueci-me de o tapar... Não altera o teste, ou altera?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Cke70

Não, não há problema. Eu tinha-o metido com 10°, conduz-se melhor.
Mas mesmo assim está bom. Estás a fazer um bom trabalho.
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

toyota1000

Espetacular bela máquina, um trajeto muito parecido ao que tive com o meu Toyota 1000, que também incluiu uma viagem ao Caramulo.

Parabéns pela máquina e continuação de bons passeios!
Toyota 1000 - 72 / Toyota Hiace - 87 / Nissan Sunny - 93 / Mitsubishi Galant - 95