Toyota Corolla KE20 1979

Iniciado por edguerra KE20, 08 de Março de 2017, 17:42

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edguerra KE20

Citação de: Umtali em 14 de Março de 2017, 20:54
CitaçãoOu seja, não vejo nenhum parafuso, e tenho receio de puxar "à bruta"...


Esse motor encaixa no depósito através de um vedante de borracha ... eu tratava do deposito sem retirar o motor pois devido à idade sujeita-se a danificar a borracha e o deposito ficar a verter   :redface

Hoje decidi tentar desmontar a bomba do esguicho para ver o que se passava.
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De facto tinham ficado estes "diamantes" presos dentro da bomba, e admito que era por causa disto que não funcionava. Bem tentei usar areia grossa, mas tinha de ter sido bem mais grossa ainda.
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A bomba desmontada
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Contudo, o Umtali tinha toda a razão.
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Mas em bom rigor eu não tinha alternativa, tinha mesmo de tentar desmontar a bomba... Sabem onde posso encontrar uma borracha destas? Acham que encontro em qualquer casa de peças?

Adicionalmente, se alguém me conseguir ajudar com as dúvidas de ontem, ficaria muito agradecido. A saber:

1 - o ralenti está muito acelerado quando o carro está quente. É normal? Quando o ligo está ok, mas depois de andar um pouco fica muito acelerado. Acham que é um tema de afinação do carburador, ou é mesmo assim?
2 - estava a pensar levar o pneu furado a uma daquelas oficinas de pneus, e comprar também lá o suplente. Acham que deva também ver lá a situação da folga da direção, ou isso exige um "especialista"?
3 - consumiu cerca de meio litro de óleo na viagem toda, mas eu andei a acrescentar óleo fino (5W30) e vim a 100 km/h (portanto, rotação alta...) durante grande parte do percurso. Devo estar preocupado?

Obrigado!

Vtwin

Boas Edguerra, e  :bemvindo: a lisboa com o corolla.
Vou tentar responder por partes:
Na minha opiniao se o oleo que usaste foi assim tao fino e ele apenas consumiu 0.5l o motor parece estar mais que em ordem. Mas possivelmente foi a causa do teu ligeiro sobreaquecimento. Se fosse eu usava um oleo mais "covencional" tipo 10w40.
Quanto á folga de direçao pergunto: ela ja existia antes? É que li algures que alguns carros antigos tinham originalmente uma ligeirissima folga de direçao para compensar acho que o binario do motor. Ou seja pelo que me lembro do que li, essa folga servia para quando a malta carregasse no acelerador, o guiador nao respondesse rapidamente a esse aumento de velocidade e assim evitar alguns despistes. Nao sei se me fiz entender.
Quanto ao relantim, ele sempre fez ou foi depois da viagem?
Mais uma vez, muitos parabens pela aventura :thumbsup
António Martins

edguerra KE20

Obrigado António. Sobre o óleo, na realidade não sei que óleo tem. O 5W30 foi o que eu andei a acrescentar sempre que o nível estava em baixo.  Mas conto trocar o óleo e filtro nas próximas semanas e resolver assim o assunto.

Citação de: Vtwin em 20 de Junho de 2017, 05:49

Quanto á folga de direçao pergunto: ela ja existia antes? É que li algures que alguns carros antigos tinham originalmente uma ligeirissima folga de direçao para compensar acho que o binario do motor. Ou seja pelo que me lembro do que li, essa folga servia para quando a malta carregasse no acelerador, o guiador nao respondesse rapidamente a esse aumento de velocidade e assim evitar alguns despistes. Nao sei se me fiz entender.


Existe desde que eu começei a conduzir o carro, mas notei mais nesta viagem. Foi à inspeção em Fevereiro e não deve anotações.

Citação de: Vtwin em 20 de Junho de 2017, 05:49
Quanto ao relantim, ele sempre fez ou foi depois da viagem?

Desde que eu comecei a conduzir o carro que faz.

FC

Boas,

Tudo o que é toyota dos anos 70 tem uma folga no volante de 1.5cm, aliás está no livro de instruções.

Caso não tenhas é facil de arranjar em usado.

Aconselho a trocar o oleo e o filtro, podes colocar o 5w30, mas caso vejas que existe consumo elevado, troca para 5w40, pois o 5 é para o funcionamento a frio e o 30/40 será a quente.

Socio AJA nº 55

edguerra KE20

Hoje afinei a direção e altura dos faróis contra a parede da garagem. Acho que estão ok...
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E durante o dia fui a uma casa especialista em borrachas tentar encontrar um vedante para a bomba da água do esguicho, mas o melhor que me conseguiram arranjar foi isto:
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É muito diferente da original, e eu já desconfiava que não ia resultar.

Tentei assim, mas foi impossível meter o tubo e a borracha dentro do orifício do depósito. A borracha simplesmente não tem elasticidade suficiente.
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Tentei também colocar a borracha ao contrário. Mas nada feito... Gotas a caír, e eu a desesperar.
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No desespero, tentei improvisar um vedante com fita de dupla face para pendurar quadros.

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Claro que não resultou. Talvez por esta fita ser meio esponjosa, apesar de revestida com uma película impremeável...

Amanhã vou a outra casa, a ver se me ajudam com isto... O que eu precisava era de uma fita destas, mas em silicone, ou então um tubo de silicone muito maleável.

Ao mesmo tempo, temo que seja a própria bomba que esteja a provocar a fuga, já que pode não ter ficado bem fechada. Mas primeiro preciso de um vedante à prova de bala para ter a certeza que é isso.

Sim, eu sei... Com esta trabalheira toda, mais valia ter já comprado uma bomba nova com o vedante. Mas eu estou completamente na onda de "recuperar", em vez de "substituir". E quando o espírito do McGyver desce sobre mim, saiam da frente.

Já agora, liguei a bomba à bateria e vi que funciona às mil maravilhas! O que me deixou ainda mais obstinado em encontrar um vedante.

edguerra KE20

Entretanto a odisseia do esguicho continua. Conclui que o problema era da bomba (que não vedava) e em último recurso usei silicone. Estou à espera que seque para ver se resultou.

Entretanto ontem fui arranjar o pneu furado e montar o pneu novo que comprei para substituir o suplente que estava careca. Os tipos lixaram e pintaram o interior das jantes, que estavam uma lástima. Não sei se é normal fazerem isto, mas achei muito fixe da parte deles.
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Já pronto a alinhar.
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Mas não me conseguiram alinhar a direção. O tipo disse-me que as barras da direção estão "calcinadas". Que era suposto rodarem com facilidade, mas estão coladas e portanto ele não consegue afinar a direção. Disse-me que tinha de comprar barras novas e ir ao mecânico substituir. A peça em questão é a da foto abaixo.

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(E agora cá vai a pergunta inevitável para a malta que percebe destas coisas)

Isto é mesmo assim? Ou seja, tenho mesmo de comprar as barras, ou isto tem outra solução? Opiniões agradecem-se! :)

Já agora, ele esteve sempre muito bem acompanhado... :)

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Vtwin

#96
Já vi que a companhia era jeitosa.
O meu Corolla teve o mesmo problema, e foi resolvido num mecânico com muito Wd40, paciência e um alicate de canalizador. Geralmente as peças são relativamente baratas dai fazerem a sua substituição, ou em casos mesmo extremos.
Podes sempre tentar outra casa de pneus só para alinhar a direção é ver o que te dizem :thumbsup
António Martins

Corolla TE71

  Aquece um pouco as barras com maçarico e wd40 para cima ao fim de frias!! 

  Deve resolver.
sócio AJA 33

edguerra KE20

Citação de: Corolla TE71 em 23 de Junho de 2017, 16:31
  Aquece um pouco as barras com maçarico e wd40 para cima ao fim de frias!! 

  Deve resolver.

O tipo dos pneus disse que isso era uma hipótese, mas que podia estragar as borrachas das ponteiras de direção. Faz sentido? Ou era ele que não queria estar para se chatear?

Corolla TE71

 aquece apenas na zona da rosca, e aos poucos... 
sócio AJA 33

edguerra KE20

Ontem o KE20 foi inspecionado para certificação como viatura de interesse histórico. Recebeu algumas críticas/anotações, algumas das quais estavam já no meu radar, outras nem tanto:

- os 4 pneus devem ser iguais. Não sabia que isto seria uma característica estética/qualidade de uma viatura de interesse histórico, e por isso não estava nos meus planos, mas vou então acrescentar a troca dos 4 pneus na minha lista de to do's. As borrachas já têm 9 anos, pelo que tinha de os trocar anyway... A ver se consigo encontrar de uma marca que já existisse nos anos 70, a preços decentes.

- lavagem do motor e compartimento. Já estava no topo da minha lista.

- pequenas bolhas no capot. Provavelmente resultado de pressa e/ou falta de cuidado na pintura na altura do restauro. Já estava também na minha lista.

- o travessão metálico que segura todo o tablier está mal pintado e tem riscos. Já estava também na minha lista pintá-lo.

- o banco do condutor está mal preso. Esta não sabia, vou resolver.


Mas o mais importante é que passou! É uma viatura de interesse histórico certificada, e a ZER já não lhe mete medo. :)

Mudando de assunto, ontem chegou o novo porta-chaves.

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Fica muito bem com a chave original, de 1979. :) Ainda se vêem bem as letras.

Já agora, peço a vossa opinião: para lavar o motor e o respetivo compartimento, água jamais?
Num futuro clássico que tenho lá em casa usei a técnica do fórum abaixo, com magníficos resultados. Mas tenho medo de usar no KE20.

http://www.detalhe.net/forum/threads/10601-How-to-limpeza-condicionamento-de-motores

Os clássicos não costumam gostar muito de água...
Se a água for "proibída", é só mistolin, escova panos microfibras e muita paciência? Algum cuidado especial? E que condicionador usar (se algum), para proteger os componentes?

Vtwin

#101
Boas Ed e desde já os meus parabéns pelo certificado. Fiquei aqui com uma duvida, que borrachas é que teem mais de 8 anos que tens de trocar?

Os motores dos meus, Sss e te71, e baía dos motores foram lavados com mistolyn e água á pressa da mangueira normal, e ficou do dia para a noite. De seguida foram bem "besuntados" com wd40. Chamo a atenção para isolares bem o distribuidor, outros componentes eléctricos que julgues necessários e a parte da carburação.
António Martins

edguerra KE20

Citação de: Vtwin em 29 de Junho de 2017, 18:52
Boas Ed e desde já os meus parabéns pelo certificado. Fiquei aqui com uma duvida, que borrachas é que teem mais de 8 anos que tens de trocar?


Desculpa, devia ter escrito "borrachas" entre "". Referia-me aos pneus.

Vtwin

 :lol ok, é que me estava a fazer confusão se fosse por exemplo as borrachas dos vidros etc :thumbsup :thumbsup

Chegaste a resolver a direção?
António Martins

edguerra KE20

Ainda não resolvi, não tenho tido muito tempo... Talvez no fim de semana.
Na verdade não está assim tão desalinhada, por isso não é muito urgente, mas tenho de tratar disso.
Não tenho maçarico, mas vou tentar improvisar com utensílios caseiros... :)

Para depois testar rodar as barras, um alicate normal (daqueles maiores, ajustáveis) serve, ou é necessário alguma ferramenta específica estilo aqueles alicates grandes de canalizador? O homem da casa de pneus disse que era suposto as barras rodarem com facilidade...