Toyota Corolla KE20 1979

Iniciado por edguerra KE20, 08 de Março de 2017, 17:42

Tópico anterior - Tópico seguinte

edguerra KE20

[attach=1]

Só não consegui resolver o problema do esguicho. Andei de volta daquilo, e conclui que o problema é da bomba. Vou tentar desmontá-la para ver se ficou algum grão de areia a bloquear algo. E se não conseguir fazer nada daquilo, compro uma nova, que já as vi à venda a preços decentes.

Vtwin

O Corolla é sem duvida muito bonito, desejo te um excelente viagem e cuidado com o calor, para não desidratares  :thumbsup :thumbsup :thumbsup
António Martins

edguerra KE20





Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

edguerra KE20




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

edguerra KE20




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

mizé

Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

edguerra KE20

Hoje foi dia de acordar cedo, já que havia muitos quilómetros para fazer e previsão de 41º graus.

[attach=1]

Primeira etapa, Vila Real - Foz Côa, com passagem pelo Pinhão e parte da N222.

[attach=2]
[attach=3]

Local onde, em 1979, o KE20 foi comprado novo.

[attach=4]



edguerra KE20

#82
Foz Côa é de facto um sítio muito especial.

[attach=1]

[attach=2]

[attach=4]

Próxima paragem, Gouveia, museu da miniatura automóvel. Encontrei lá o KE20 (ou 25...?) bem representado.
[attach=3]
[attach=5]


O trajeto recomendado pelo Corolla TE71 valeu a pena, especialmente a parte a chegar a Carregal do Sal.  Deu para ver que teria sido mais bonito fazer o percurso ao contrário, mas enfim...

O KE20 portou-se muito bem, sempre disponível mesmo nas condições mais adversas.  E olhem que fazer à estrada às 14:30 com 41º graus não é pera dôce. Entre Foz Côa e Gouveia, no IP2, chegou a assustar, com o ponteiro da temperatura a chegar muito perto do traço do "perigo". Tive mesmo de parar 5 minutos à sombra para ter a certeza que não tinha um azar... Mas com 41º graus e a puxar a 100 km/h, é compreensível, não acham?  Entretanto já vi a água e está tudo ok, ainda pensei que pudesse ser alguma fuga...

Amanhã continua a aventura

Vtwin

Muitos parabens pela odisseia, tenho a certeza que muitos como eu, adorariamos acompanhar te nesta aventura.
Que te corra tudo pelo melhor e obrigado pela reportagem.
António Martins

mizé

Essa zona tem tracjetos muito bonitos
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

João Espadaneira

Carro fantástico e post extraordinário.
Muitos parabéns.

edguerra KE20

Hoje começámos o dia com uma visita ao Museu do Caramulo. Que regalo para a vista! Mas infelizmente poucos japoneses...

O KE20 dormiu descansado e acordou à sombra, como se quer.  Estava cheio de poeira branca e o ar cheirava ainda bastante a incêndio. Inacreditável o que aconteceu no dia anterior...

[attach=1]

Fizemos-nos à estrada em direção à Salvador Caetano em Ovar.  A estrada entre o Caramulo e a N1 é simplesmente deliciosa, pude "brincar" um pouco com o carro. Paisagens espetaculares, mas ainda muito marcadas pelos incêndios de anos anteriores.

Chegámos a Ovar sem problemas. Missão cumprida. O meu KE20 regressou ao local que o viu nascer.

[attach=2]

[attach=3]

Ainda tentei fazer o choradinho ao GNR que guardava as instalações para me deixar entrar apenas para uma foto mais "limpa" na fachada, mas nada feito...

[attach=4]

De seguida, o plano era rumar ao sul, pela N109 até Leiria e N1 até Lisboa.

A passar na Figueira da Foz, sofremos uma contrariedade.

[attach=5]





edguerra KE20

#87
Mas eu estava preparado.

[attach=1]

Uns minutos depois.

[attach=2]

Ainda me assustei, porque parecia que o pneu suplente estava também furado. Mas correu tudo bem.
Não sei se o pneu furou ou se o que aconteceu foi o reincidir de um problema antigo com a válvula daquele pneu. Irei ter com quem sabe e me dirão.  Entretanto reparei também que o suplente está careca. Vou aproveitar para o substituir.

Perto de Alenquer, mais um episódio curioso. Comecei a sentir algo na minha perna. Olhei para baixo e vinha uma vespa a subir tranquilamente a minha tíbia.  Consegui levantar a perna até à janela e dar um piparote no pobre animal, tudo isto em andamento!  Se fosse com a minha cara metade, tinha dado acidente de certeza... :)

E já perto das 9 da noite...

[attach=3]

Objetivo cumprido. 754 km depois, o meu KE20 terminou o seu périplo histórico e chegou à sua nova casa.  Irá dormir de hoje em diante ao lado do "big boy" e vou poder mimá-lo com mais frequência.

[attach=6]

[attach=5]



edguerra KE20

Foi uma aventura e pêras, e o KE20 portou-se lindamente. Ficam no entanto algumas notas para tratar:

1 - o ralenti está muito acelerado quando o carro está quente. É normal? Quando o ligo está ok, mas depois de andar fica muito acelerado.
2 - a direção tem uma pequena folga de menos de 1/8 de volta. Mas o pior é que fica desalinhada em função da curva. Ou seja, fica a fugir para a direita depois de uma curva para a direita e a fugir para a esquerda depois de uma curva para a esquerda. Isto está relacionado com a folga que tem? Estava a pensar pedir para me verem isto da folga quando fosse tratar dos pneus. Acham boa ideia, ou devia levar o carro a um especialista em clássicos?
3 - fiz a média de consumo até ontem ao fim da tarde. 7 l aos 100. Parece-me muito bom, tendo em conta que parte dos kilómetros foram umas voltas ainda em cidade. Assim que possível vou encher e refazer a média, mas como hoje fez quase 400 km com pouco mais de meio depósito, parece-me bastante bom
4 - consumiu cerca de meio litro de óleo na viagem toda. Acham normal?

A boa notícia é que hoje não sobreaqueceu em nenhum momento. Mas também as temperaturas foram bem inferiores, apesar de acima de 30º.

Muito obrigado a todos pela ajuda e pelos comentários.

mizé

Belíssimo descritivo.
Uma verdadeira aventura, com paisagens excelentes
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54