Toyota 1000 Pickup de 1973 - KP36

Iniciado por Kaizen, 26 de Janeiro de 2017, 00:56

Tópico anterior - Tópico seguinte

Kaizen

Um amigo comum a alguns membros do AJA é um aficionado do Toyota 1000. Tem outros modelos antigos da marca, mas sem dúvida que o preferido é o Toyota 1000 KP3*, por tal, vamos chamar-lhe "Mr. Copain".

Este nosso amigo usa diariamente uma KP36 V, ou seja, uma Van de 3 portas. Diga-se, sem ironia, um dos carros mais rápidos em que já andei!  8) Tem outro P3 em estado imaculado, mas não me recordo se é outra Van ou se é o sedan.

O Toyota 1000 P3 foi a 3ª geração do Publica, que precedeu o Starlet P6, vendida entre 1969 e 1978. Dependendo do mercado usava os nomes Publica, 1000, Copain e Osaka. Tal como o Starlet, é o modelo do segmento abaixo do Corolla. Este modelo era baseado no Corolla E1.

Há cerca de um ano, o Mr. Copain teve a felicidade de poder comprar um P3 pickup. Trata-se de uma pickup importada da Grécia para a Alemanha com o objectivo de ser restaurada.





Em baixo, uma foto de catálogo da Van e da Pickup:


Marca: Toyota
Modelo: 1000
Versão: Pickup
Código: KP36
Ano: 1973
Motor: 2K - 993cc
Caixa: K40 - 4 velocidades
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Kaizen

#1
O passo seguinte foi o de identificar as peças que são precisas, e não é só falar:


Como quem trabalha é recompensado, foi um instante até que:


Felizmente, a experiência de muitos anos neste modelo permitiu arranjar algumas peças directamente das prateleiras:



O Mr. Copain usa as mãos para trabalhar e, como tal, não se atrapalhou em pôr as próprias mãos nos diferentes processos do restauro.

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Kaizen

Vou actualizando o tópico conforme as novidades forem chegando.
Se souberem de material disponível para este carro digam alguma coisa.

Fotos e informação deste modelo são bem-vindas.
O Mr. Copain vai dando uma vista de olhos a este tópico de vez em quando. Por isso, façam o favor de comentar e motivar.  :thumbsup
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Vtwin

Que abuso de carrinha, boa sorte com o restauro :thumbsup
António Martins

Corolla TE71

 Rviper, só tenho a dizer-te.....

Toronto-Amsterdão boing747
Amsterdão-Suiça LC95

   :lol :lol :lol
sócio AJA 33

Kaizen

Vontade é coisa que não falta. Íamos ter mais uma semana excelente por lá!  :thumbsup
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

mizé

Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Kaizen

#7
Como referi em cima, o Mr. Copain trabalha com as mãos e é metódico, essa forma de estar permitiu rever todos as peças da carroçaria por dentro e por fora.



Aqui, as longarinas a serem desmontadas, limpas e tratadas.



Quando vejo no OLX escrito "restaurado de A a Z" penso sempre que deve ter sido de A a F...



O chão da cabine a ir ao sitio.







Aqui com a frente já "apontada"




A caixa de carga:

















O Mr. Copain procura uns farolins originais, até lá tem que se guiar por uns tunnningues. Se souberem de um par à venda, por favor avisem.



E não tarda nada já vai para a estrada novamente!  :dance:



Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Santos Silva

Manda-me a morada dele que tenho uma prenda para lhe enviar. :angel:
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Toylex

Provávelmente o melhor trabalho de chapeiro que vi na net, muito bom, ao vivo só era capaz das 1ªs palavras minutos depois.

Se fosse em PT, o que já está feito e visto nestas fotos fica fácilmente acima de 3000E, só em chapa.

É mais um caso em que no fim se gasta 8 ou 9 mil (a pagar num profissional, que aqui não é o caso, pois além da poupança pelo dono, imagino o gozo que lhe deve dar) e ninguém os dá, mas também não interessa, se for como a minha 1000 ...não se vende, goza-se.   

José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

ceed

Que grande trabalho :clap:.

Quando não é necessário retirar as longarinas, qual o processo indicado para as tratar e limpar por dentro?

Umtali

Citaçãoqual o processo indicado para as tratar e limpar por dentro?


Não existe nenhum processo de limpeza pois estão "seladas"  :thumbsup

Como disse o Toylex, há pouca gente em PT a fazer este trabalho a não ser por conta própria  :tijolos
João Freire - Sócio AJA nº 11

Kaizen

Entretanto o próprio Mr. Copain teve que ir á mestra e o restauro atrasou um bocadito.

A carrinha já está pronta para a pintura, como se vê pelas fotos.

Entretanto, a van continua activa é de uso diário no verão. 

Sent from my SM-G920W8 using Tapatalk

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Kaizen

E já está pintada! E meio montada.
Como podem ver nas fotos iniciais, foi pintada na cor original van.

Sent from my SM-G920W8 using Tapatalk

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Kaizen

Impecável de todos os lados!


Sent from my SM-G920W8 using Tapatalk

Rui Coelho
Associado AJA Nº1