Apresentação ESPANTA

Iniciado por ESPANTA, 30 de Outubro de 2016, 01:45

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ESPANTA

Boas pessoal
Sou o Rafael, tenho 22 anos e sou de Coimbra. Conhecido por ESPANTA entre os amigos.

Sempre andei com fwd desde qe tirei a carta e gostaria de transitar para um rwd para ver como é o reverso da moeda mas ainda não encontrei um carro que satisfaça os meus requisitos. Os gostos que tenho recaem sempre para modelos tipo um ae86 ou uma b120  mas isso implica muito o factor raridade(problema) e por norma um golpe muito grande na carteira

Como tal fui aconselhado por um amigo meu a inscreverme neste forum para que talvez me podessem ajudar a escolher dentro do possivel e também para aprender mais porque o saber nunca ocupa lugar.

Espero que me consigam ajudar
Cumprimentos

Santos Silva

Bem-vindo

A escolha do veículo é sempre muito pessoal e as ideia que possámos dar serão sempre em função do que nós próprios gostamos.

Mas mesmo assim, diria que um AE86 para alguém que não conduz RWD é demasiado, para além de caro e com muita falta de peças.
Modelos mais comuns, mais baratos e com maior facilidade de peças talvez olhar mais para Corolla 1200, Datsun 1200, Datsun 120Y Corolla DX KE70 Starlet KP. Mas há uma coisa que precisas de saber: Não há quase nenhum material novo para os carros japoneses! E material usado é raro e caro! Se a ideia é andar a treinar drift e a fazer rotundas à chuva será melhor treinar noutro veículos que tenham mais facilidade de peças!  :thumbsup
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Umtali

Muito bem vindo Rafael  :clap:

A melhor resposta já foi dada no post anterior  :thumbsup

:bemvindo:
João Freire - Sócio AJA nº 11

Vtwin

 :bemvindo: Rafael, se realmente queres andar de lado e relativamente barato compra um bmw e30 ou e36, são carros fiáveis com muita peça por ai e ainda andam a preços acessíveis (as versões ditas normais). Se optares por um clássico japonês tenho a certeza que por aqui vais encontrar toda a ajuda que necessitas.
Um conselho de quem não percebe nada, experimenta um e36 320I
António Martins

ESPANTA

#4
Obrigado pessoal
A ideia nao seria andar de lado. Pra isso o 106 ja fazem o servico e as peças são mais baratas :D
A ideia basicamente seria vender o gti e arranjar um substituto para dar o mesmo uso que lhe dou
Ir a encontros e passeios mas de vez em quando sair pa uma voltinha para aliviar mais o stress dai que o que procurava seria algo que fosse possivel curvar com algum andamento sem ter que o andar a atravessar em todas as curvas. Mas isso é algo que só quem os tem me poderá responder de como é ou não o comportamento. E que me permitisse ter algumas opções para ajuste e afinação a nivel de suspensão para melhorar de acordo com a minha condução

O ae86 ja tirei um bocado a ideia pois apesar de gostar muito do carro estao a comecar a subir muito de preco tanto o carro como o material e depois os trueno em PT sao praticamente impossiveis de encontrar. E as b120 sao raras e quando aparecem sao muito sobrevalorizadas para o que pretendo.

A modos que tenho me virado mais para 120y, ke20 modelos com linhas assim do genero. Mas como nao conheço tudo nem perto sugestões sao sempre bem vindas. Até porque foi esse um dos meus propositos ao inscreverme neste forum. Tentar encontrar feedbacks dos modelos por parte dos donos que de certeza conhecem bem melhor os carros que eu :D

mizé

Bem vindo.
Se o objectivo for o participar em encontros e dar uma volta de relaxamento,  ok. Ter um JA é excelente, particularmente um bonito e pouco comum.
Para outras aventuras é melhor algo menos caro e com facilidade de adquirir peças.
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Vtwin

Nesse caso porque nao consideras um TE71  :assobio
António Martins

ESPANTA

TE71 nao conheço. Nem nunca vi nenhum ao vivo. Não será porque é um pouco po raro talvez? Nao?
Bem secalhar seria melhor criar um topico para isto noutra secção do forum para não estar a encher as apresentacões de posts
Em que secção seria a mais indicada ja agora?

rpm

#8
Se quer um carro que curve bem a grande maioria dos RWD antigos vão ser uma grande desilusão. São crús. Eixo rígido na traseira... Nada a ver com um 106 GTi o AE86. KE20/120y pior com as molas de lâminas. Recomendo um MX5! Esse sim, um carro com comportamento referencial, mesmo aos olhos de hoje. O chassis não é rígido como um carro actual mas pelo preço não arranja melhor. Se quiser coupé um 200SX dos últimos seria uma boa escolha também.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Vtwin

António Martins

ESPANTA

Rpm eu nao digo qe tenha qe ser equiparado a um 106. Nem nada que se pareça. A unica coisa qe pedia era qe nao me fizesse sentir como se fosse ao volante de um micra k11 com jante13 com pneu de bicicleta a chuva em qe virar o volante ou não o resultado era basicamente o mesmo pois o carro vai sempre em frente se for acima de 40km/h
Eu andei uns meses com um ax1.4d com caixa curta e que apesar de o carro fugir bastante em chuva ou em seco era bastante divertido de conduzir. Porque fazia puxar pelo condutor para manter o carro na direção que se queria seguir quando ia com mais pressa. Foi o carro mais fraco e desleixado em todos os aspectos que tive ate hoje e mesmo assim foi o que me diverti mais e deixou mais saudade

Se mesmo que com algumas alterações conseguisse que um carro tivesse uma frente que não andasse a fugir do carro era o ideal. Não sei se me estou a conseguir fazer entender
200sx vi alguns. Ate 180sx. E mx5 tambem. So que nesses a piada do que procuro perdesse porque o que sempre quis ter e ainda não consegui foi um "parachoques cromados"

Eu não quero nada para ir competir para trackdays porque pra isso ficava com o 106gti. Apenas quero algo para me divertir tanto sozinho a explorar as manhas dos rwd como com outro pessoal em encontros e passeios mais nada. A altura das competições pra mim começou e acabou cedo por isso importame mais o comportamento do carro do que propriamente a potencia.

rpm

#11
Se gosta dos pára-choques cromados força com isso. Mas vá preparado para as limitações de forma a não ficar desiludido. Uns bons pneus e uma boa suspensão melhoram sempre muito a situação. Mas apesar de estarmos no AJA tenho de ser imparcial: para esse fim acho que ficaria mais satisfeito com algo como um Escort do que com um 120Y ou KE20... Só a direcção é logo uma diferença... A maior parte dos donos desse tipo de carro faz um uso mais comedido dos mesmos. E é aí que as suas qualidades vêm mais ao de cima.

Umas leituras para si:
https://www.flickr.com/photos/triggerscarstuff/albums/72157632603000042
https://www.flickr.com/photos/triggerscarstuff/sets/72157629359517230

ps: um trackday não é uma competição. Estou a chamar a atenção porque é uma associação perigosa e um mito que não convém perpetuar.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

ESPANTA

Atenção eu nunca participei em nenhum trackday (infelizmente nao se propocionou oportuno ainda) nem tão perto estava a comparar a qualquer tipo de competição. Qando falei nisso não estava a referir em trackdays mas sim na altura em qe se tira a carta e aquelas competições parvas de quem tem a mania qe se é esperto e qe temos qe andar mais que os outros. Depois a brincadeira sai cara. Mas ao menos abrem-se os olhos pa ter juizo

Eu falei em 120y e ke20 mas nao digo que sejam os unicos. Foi apenas 2 exemplos qe me lembrei do tipo de estilo que me agrada. 2/3portas, parachoques cromados e linhas não tão "usuais"
Por exemplo o celica ta22 é outro carro que adoro as linhas. Mas novamente peca pela sua raridade para o meu proposito.
Escort também ja me falaram e tenho conhecimento da vasta gama de material qe ainda hoje se fabrica para esses modelos mas com o preço um mk1/mk2 de 3 portas a precisar de restauro por vezes comprasse um japones e ainda sobra para lhe fazer a revisão.

E quanto as limitações qe fala a qe se refere por exemplo? É obvio que não se pode pedir muito de uma suspensão e travagem originais. Mas creio que por exemplo uma jante 13 com algum pneu, uma suspensão com possibilade de varios pontos de afinação e uma melhoria nos travões ja deve melhorar em alguma coisa correto? Só preciso é de partir de um modelo que se aproxime o mais possivel do que pretendo para não ser uma luta perdida logo de inicio.

E mencionando algo que o Santos Silva disse de não haver material quase nenhum novo para carros japoneses antigos. O que tenho visto na maioria dos casos, a nivel de suspensão é recorrerem a adaptação de componentes como do e30/e36 ou ae86 e ate ta22. Ha assim tanta compatibilidade de peças para o ta22?

Kaizen

#13
Para o objetivo e requisitos - rwd, para choques cromados = até 83 no máximo, coupé ou sedan de 2 portas -  só há uma opção válida entre os Japoneses, que é o Datsun 1200.
Tudo o resto é perda de tempo e dinheiro, tal como tu e o RPM disseram e bem, uma desilusão à espera de acontecer pela batalha perdida logo à partida.

Não havendo ligação emocional a um carro japonês, a opção racional será por carros europeus. Uma das melhores bases, ainda em conta e com bom suporte de material e progressão são os Opel Kadett C (1204, 1604, 1904) ou os Manta.
Um nível acima de ambas as propostas estão os BMW 1602 e 2002, que valem o esforço financeiro.

Se abrires as opções a sedans de 4 portas tens mais opções.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

rpm

#14
As limitações são por exemplo a nível de direcção, que nesses modelos é de "esferas recirculantes" em vez do agora habitual sistema de pinhão e cremalheira. Isso prejudica a precisão e tacto da direcção.

Depois o eixo rígido traseiro não é ideal para maximizar a tracção. Primeiro, a geometria não permite ganho de camber em curva, que é necessário para maximizar a aderência. Segundo, é um sistema com um elevado peso não-suspenso, o que dificulta o trabalho da suspensão. Terceiro, as rodas não conseguem reagir de forma independente ao relevo da estrada. O que acaba por acontecer é a traseira saltitar nas irregularidades e perder tracção. Sem autoblocante pior ainda pois sempre que uma das rodas fica sem carga toda a potência será perdida por aí.

Lembrei-me entretanto de um grande "drivers car" Japonês dentro dos "pára-choques cromados", que é o Datsun 510. É um sedan de 4 portas, pelo que talvez não seja tão apelativo à vista, mas é famoso em termos de condução. Já o vi referido como o "BMW Japonês" da época. Tem suspensão independente às 4 rodas. A direcção infelizmente é de esferas.

O Celica é um carro muito bonito, mas tenha em conta que é mais um "cruiser" que um desportivo puro. A direcção é por esferas e atrás esconde-se um eixo rígido. Há cá muitos donos desse modelo que o poderão elucidar melhor sob o carácter do carro.

Quanto a tunings em carros antigos em termos de compatibilidade de peças entre modelos não sei ajudar. Talvez alguém saiba, mas não é bem esse o foco do AJA. Agora algo que é geral é que uns bons pneus aliados a um bom conjunto mola/amortecedor e umas boas pastilhas de travão trazem sempre grandes melhorias, dentro do que é permitido pela base de trabalho.

Citação de: ESPANTA em 31 de Outubro de 2016, 00:02
Atenção eu nunca participei em nenhum trackday (infelizmente nao se propocionou oportuno ainda) nem tão perto estava a comparar a qualquer tipo de competição.

Acredito que não fosse a sua intenção, mas se reparar escreveu "Eu não quero nada para ir competir para trackdays", daí o meu comentário.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65