Dúvidas VTwin - Corolla TE71

Iniciado por Vtwin, 27 de Maio de 2015, 07:50

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Vtwin

Boas a todos, tenho uma duvida com o aquecimento do motor do meu Corollazito, e gostaria de saber se me conseguem ajudar.
Ora aqui vai:

O carro esteve parado muito tempo, cerca de 17 anos para ser mais preciso, e quando o fui buscar, para além de ter de desbloquear rodas etc, fiz-lhe uma revisão geral, incluindo um radiador novo, bomba de agua nova, termostato novo e anti-congelante, segundo me disseram, do bom.

O que acontece é o seguinte, esteja calor ou frio, mas mais agora com calor. Se andar com ele normalmente, o ponteiro de temperatura nunca passa o meio, mas se apertar com ele, a temperatura chega quase aos 3/4, fica ali entre o meio e os 3/4, e depois desce para entre 1/4 e o meio, e se continuar a puxar por ele, anda sempre nisto.
A minha duvida é se isto é normal? e se existe alguma coisa que poderei fazer para melhorar esta situação, algo como uma ventoinha electrica adicional, ou se algo está mal e deva trocar a bomba de agua e termostato (talvez arranjar um que abra mais cedo).

Agradeço desde já a atenção dispensada ao assunto.
P.S: mesmo assim não duvido que ele me leve até ao fim do mundo e de volta  :thumbsup
António Martins

Tractortp

Pode ser do termostato, abre a uma temperatura mais alta ( 90º ), podes optar por trocar por um a abrir aos 80º

rpm

Os carros modernos, para não alarmarem o condutor, têm um ponteiro de temperatura mentiroso que se mantém sempre no meio entre os ~70 e os ~100 graus... Já nos antigos pode não ser esse o caso.

Tenho um com ponteiro realista: em fila de trânsito o ponteiro sobe até 3/4 e depois a ventoinha entra e a temperatura baixa. A ventoinha desliga, a temperatura sobe, e assim sucessivamente.

Ou seja, alguém que conheça melhor o modelo pode opinar melhor, mas é possível que não haja nada de errado com o seu carro.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Brunosantos

Vou relatar algo que aconteceu com o TE71 do CCoelho, que pode ajudar ou talvez não  :lol
O TE71 dele, parado a temperatura fixa "no meio", e depois em andamento baixa, só quando abranda é que volta a subir para a posição "normal". No caso dele segundo o mecânico (no qual tenho plena confiança) o termostato está avariado e na posição de "aberto", por norma segundo o mesmo, os termostato dos Toyotas tendem a avariar abertos, o que não é mau de todo porque não leva a estragar nada (caso avaria-se na posição de fechado).
Se calhar o ideal era começar por mudar o termostato, procurando sempre arranjar um original, porque tendo em conta que o carro esteve muito tempo parado, o novo que meteu pode ter ficado estragado, tendo em consideração que foi colocado anticongelante (que em carros antigos deve ser feito com dosagem com água, porque o anticongelante pode ser demasiado agressivo para circuitos antigos em que por norma foi sempre utilizada água) e o mesmo vai por ventura soltar muita crosta do circuito.

:thumbsup

Vtwin

Obrigado a todos pela ajuda, vou começar pelo mais barato e trocar o termostato (aconselham original Toyota ou um da concorrência que abra mais cedo?).
O anti-congelante que utilizei foi um para misturar com agua, será melhor um mais barato ( o meu custou uns 20 eur) e misturar agua?
Nos primeiros kms que fiz com o carro ate tive o cuidado de fazer a revisão como falei, e passado cerca de 500 kms, troquei oleo, filtros e anti congelante outra vez, e o anti congelante que saiu nem tinha barro nem nada, alias nem a bomba de agua nem o termostato..
António Martins

Nersinho

Pela experiencia que tenho, não conheço nenhum carro que o "normal" do ponteiro ande acima do meio... em caso de puxar um pouco é normal subir um bocado e depois liga a ventoinha e baixa ate ao meio(mais ou menos)... mas uma vez que meteste anticongelante verifica se o circuito esta bem sangrado (purga), pois altera o ponteiro em caso de haver ar no circuito...

Resumindo pela explicacao que deste  acho que não há problema, uma vez que é um carro antigo aconselho meter a válvula para disparar a ventoinha mais cedo...

Abraço

Vtwin

Nersinho agradeço a ajuda, mas acho que não consigo meter a minha ventoinha a disparar mais cedo visto ela trabalhar com a rotação da cambota
António Martins

RT

Pela minha experiência em Toyota's antigos: Após aquecer, ponteiro sempre "um cabelo abaixo de meio". Não passa daí por motivo nenhum. Nem para cima, nem para baixo. Isto baseado em Corolla AE86, Corolla CE100, várias Dyna 150, Hilux LN56.
O meu Lexus IS200 é igual.

Os carros que noto variação de temperatura são normalmente os Alemães e Franceses. O meu pai tem um E30 316i que passa sempre um pouco de meio (ali até aos 100 graus), depois baixa. O mesmo acontecia num Opel Corsa B a gasolina de um amigo meu. Quanto aos Franceses, TODOS os Citroën e Peugeot que tive (a gasolina) faziam isso e é normal. Sobem até 3/4 e depois ficam abaixo de meio quando dispara a ventoinha. O mesmo para uma Berlingo 1.9D que temos cá na empresa desde nova, só que no caso da Berlingo a ventoinha nunca dispara.
Quanto à ventoinha não disparar, as 5 VW Caddy da empresa fazem isso: Aquecem até um pouco abaixo de meio e aí ficam, sem nunca trabalhar a ventoinha.

Quanto ao termostato, é das coisas que compro SEMPRE de origem.
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Vtwin

#8
Á ida para o encontro de Leiria, ja atrasado (culpo as mulheres) sempre dentro dos limites de velocidade  :wall, o indicador de temperatura la fazia das suas, acima (na foto mostra o maximo atingido) e abaixo...
Quando cheguei a casa depois de arrefecer verifiquei niveis e comprovei que estava tudo em ordem, será que me deva preocupar??
António Martins

Santos Silva

Nessa foto está tudo bem... a essa velocidade é normal a temperatura subir um pouco.

Troca o termostáto. Original abre aos 82º se não me engano e custa uns 20 a 25€. Os da concorrência abrem a várias temperaturas mas tens que escolher o certo. Custam 1/4 dos originais.

Não aconselho a colocar ventoinha elétrica. Começa pelo termostato. Se for preciso manda limpar o radiador (2ª hipotese); a bomba de água também pode ser responsável por esse problema.

E já agora, desde o tempo do Corolla KE20 de 1972 que foi do meu pai, que me habituei a ver os ponteiros dos Toyotas (os que têm ponteiro) sempre a meio e quietos. Isso de andar a subir e descer no para arranca é coisa de franciús.
Esse ponteiro tem que estar sossegado a meio desde que andes a velocidades "normais". :thumbsup
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Vtwin

Obrigado pelo conselho que irei seguir....embora na foto tenha uma velocidade exagerada, o indicador também faz a mesma indicação se andar pelos 130. A ver se ate ao fim de semana troco o termostato.
António Martins

Vtwin

Boas pessoal, preciso da vossa ajuda.
Tenho um problema na direcção do meu corolla, esta com uma folga descomunal e apareceu assim de repente.
Fui á toyota e dizem que ja nao fazem a peça que eu preciso, mas nao me disseram o nome da peça..
apos alguma pesquisa pela net, la encontrei, acho eu, a peça..uma tal de Tie Rod....
a minha questão é se conseguem identificar a peça perante as fotos que vos apresento, e se sabem onde comprar isso ca em Portugal, de preferencia zona de Lisboa, ou se a peça no link indicado corresponde ao que preciso...
Obrigado desde já pela atençao dispensada...

o Link é:
http://www.ebay.co.uk/itm/NOS-MTR1826-TOYOTA-COROLLA-1979on-CHARMANT-SPRINTER-TIE-TRACK-ROD-END-/371275855674?hash=item5671c3f73a

Nas fotos tento demonstrar a vista por cima e por baixo, na vista por baixo é visivel a folga que ganhou.
Na foto da vista por cima é visivel que a peça esta aparafusada á carroçaria...

António Martins

FViterbo


Vtwin

Mas a peça é so junto daquela parte que tem a porca freada ou tambem vem com o braço que liga á carroçaria?
António Martins

Umtali

Acho que estão equivocados quanto ao nome da peça ... pelas fotos e descrição acho que precisas do "pendural"  :thumbsup

João Freire - Sócio AJA nº 11