Honda Prelude 2.0 I-16 4ws (B4140) - 1989

Iniciado por apeado, 20 de Maio de 2015, 15:25

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apeado

Introdução

Como referi anteriormente, andava exaustivamente à procura deste modelo. Finalmente após ver alguns modelos à venda e após muitas peripécias ( que mais tarde vos posso contar ) consegui adquirir este automóvel que vos apresento hoje.
Para quem não conhece este modelo, pois foram vendidos poucos exemplares no nosso país, junto coloco uma nota introdutória.

Modelo da 3º geração de Honda Prelude ( 1988 – 1991 ), sendo um coupé  com motores de 2000 c.c. de 16 Válvulas da série B . Inicialmente SOHC a carburadores e posteriormente DOHC com sistema de injecção PGM-FI de diferentes potências.
 
Entre muitas particularidades deste modelo destaca-se as seis colunas que suportam o tejadilho serem muito estreitas, oferecendo assim uma visibilidade aos seus ocupantes muto agradável. Destaca-se também a suspensão , que não sendo do tipo Macpherson,  tem uma geometria que na altura era usada na Fórmula 1 e no NASCAR, tendo uma absorção de ressaltos e um conforto extraordinário.
Por fim e não querendo alargar-me muito,  o mais excêntrico : 4WS em alguns modelos .( 4 rodas direccionais. Até um certo angulo de viragem as rodas de trás viram no sentido da rodas dianteiras e em ângulos de viragem maiores a rodas de trás viram no sentido oposto às rodas dianteiras ) Tudo isto mecânico.
A Honda levou cerca de 10 anos para conceber este sistema mecânico. Nas gerações anteriores do Prelude, não o tinham e nas gerações posteriores o sistema passou a ser electrónico.
Melhor que palavras deixo-vos aqui alguns vídeos para os mais curiosos e interessados.

Videos comercias da época:
https://www.youtube.com/watch?v=-HmZ8kuWEC8
https://www.youtube.com/watch?v=u8zmVQISixM
Video brochura dos nossos amigos Japoneses:
https://www.youtube.com/watch?v=Qjve6FFRSWI
Video de um modelo restaurado por um fan deste modelo
https://www.youtube.com/watch?v=0DsqmfOua2w

Apresentação da Viatura

Sendo assim vamos agora à Apresentação do meu Modelo.
Viatura de 1989, Nacional ( matricula preta ), sempre do mesmo ex- dono, apesar de ter 3 registos anteriores de propriedade, ( a viatura era registada em nome de empresas que o próprio tinha ). Parado há 14 anos debaixo de um telheiro.

Motor - Felizmente é a versão  mais potente lançada na Europa ( motor B20A7 c/ 150cv , DOHC , PGM-FI) .

Exteriores - Carroçaria muito direita p/ o tempo que tem mas apresentação de sinais de oxidação em alguns lugares.  Pintura de origem, Cinzento Metalizado, apresentando falta de verniz e desgaste.

Interiores – Banco do condutor com desgaste no forro, devido ao "entrar e sair" e banco traseiro com desgaste no forro devido à forte inclinação do vidro traseiro que deixa o "Sol incidir de chapa sobre o mesmo". Rádio, leitor de cassetes Pionner de origem.

Restantes componentes mecânicos – Sem inspecções, parecem estar em razoável estado.

Anomalias presentes – Os  faróis são escamoteáveis, tendo 2  formas de abrir/fechar. A 1º com um botão que os levanta ou abre, podendo de seguida ligar as luzes com a manete para esse fim.  A 2º forma, usando directamente a manete de luzes, que para além de acender as luzes, acciona também os motores de levantar os faróis. O que se passa é que usando o 2º sistema os faróis abrem e fecham, sem parar. Pois este sistema é controlado por uma unidade que não está a enviar um sinal ( 12v ) ao motor dos faróis que é responsável por os parar de abrir ou fechar.

Objectivo

- Viatura  para "dar uma volta" ao fim-de-semana, com a família ou aos encontros AJA e outos de clássicos.
- Restauro mínimo inicial, parar a sua deterioração , ( restauro dos interiores, parar a oxidação, arranjo e manutenção de componentes mecânicos ).
- Restauro Total, após o estudo de como o fazer. ( Ex: gostava de uma pintura geral, mas acontece que é muito difícil arranjar material para este carro. Ao tirar os vidros do carro, algumas molas de plástico, ressequidas com tempo vão ter tendência para partir e tenho medo de arranjar uma carga de trabalhos.)
Por isso tenho que estudar bem o assunto.

Fotos

Como o comprei:


- Grande problema destes modelos, oxidação no vidro traseiro.


- Bolhas de ferrugem, tapadas com betume.


- Por deixar entrar água teve tapado, não sei por quanto tempo.


- Frisos de vidro Honda, nunca os compreendi muito; pintura por cima de algo polido ou cromado, o resultado não é muito bom.

Após 2 dias intensos de limpeza, na pintura dava para fazer desenhos com o jacto de água. O pó nas borrachas estava colado.












Espero que gostem. a seguir vou mudar todos os liquidos e filtros.

Fiquem todos bem.
Frederico Nina.

rpm

Muitos parabéns pela aquisição! É um modelo muito bonito e sofisticado. Não vai ser muito fácil encontrar peças novas para substituição. Sugiro que vá ao seu concessionário Honda mais próximo e compre já tudo o que ainda houver, pois daqui a um ano ou dois o pouco que há hoje pode já não haver de todo... Boa sorte!
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

apeado

Obrigado RPM.

Eu também já pensei nisso, e comprar outro carro para muleta deste, existem alguns muitos estragados de chapa por preços acessíveis.
No entanto o "tempo está escasso". Vai-se devagar...

PS : Acrescentei uma foto do motor, estava esquecido. Motor ou enciclopédia, tem sensores que nunca mais acaba, só dentro do distribuidor tem 3 sensores.
Enfim...para dar dores de cabeça. :duh:

Kaizen

Parabéns.
Apesar de algumas mazelas, parece estar num nível muito bom e melhorável com pouco investimento.
Uma opinião, se a pintura é a de origem e estiver uniforme, é um erro pintar o carro. A pintura original é  dificil de replicar e uma nova pintura retira valor futuro. O RPM pode dar mais indicações sobre este tema, mas se a pintura ainda estiver capaz, consegue-se o mesmo resultado por menos de 1/25 do valor de uma pintura nova e mantém-se a pintura original.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Vtwin

Boas apeado, parabens pela grande maquina que ai tens...
Tenho um que me parece ser igualzinho aqui na minha rua, que todos os dias me babo só de olhar para ele, e depois penso, "que crime dormires na rua"..
Não sei se em termos de motorização e extras se é igual, mas carroçaria e tampoes é tal e qual...
Mas para servir de muleta, como dissestes, acho que não serve, pois ja conheço o carro aqui ha uns 5 anos e esta em muito bom estado, pelo que duvido que o dono (um senhor de idade, pois ja o vi) se desfaça dele.
desejo-te as maiores felicidades ao volante e na garagem também a olhar para essa maquina...
Ja agora, como fizeste para meter fotos por aqui? é que não consigo reduzir o tamanho das minhas.
António Martins

rpm

Citação de: Kaizen em 20 de Maio de 2015, 18:22
Parabéns.
Apesar de algumas mazelas, parece estar num nível muito bom e melhorável com pouco investimento.
Uma opinião, se a pintura é a de origem e estiver uniforme, é um erro pintar o carro. A pintura original é  dificil de replicar e uma nova pintura retira valor futuro. O RPM pode dar mais indicações sobre este tema, mas se a pintura ainda estiver capaz, consegue-se o mesmo resultado por menos de 1/25 do valor de uma pintura nova e mantém-se a pintura original.
Tendo em conta a ferrugem na minha humilde opinião infelizmente acho que esta pintura não é recuperável. Como o cinzento é extremamente sensível a diferenças de cor entre painéis penso que uma pintura integral acaba por ser a melhor opção aqui.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

mizé

Apeado, como verificará com o tempo, existem pessoas neste fórum com um conhecimento incalculável.

No meu caso apenas opino. Expresso a minha opinião e gosto.

E gosto da máquina.
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Umtali

João Freire - Sócio AJA nº 11

FC

Belo automóvel este, tive o 1* modelo do prelude mas esse é o mais bonito.
Muitos parabéns pela aquisição, com calma tenho a certeza que esse rapaz vai ficar novo
Socio AJA nº 55

apeado

#9
Citação de: Vtwin em 20 de Maio de 2015, 19:03
Ja agora, como fizeste para meter fotos por aqui? é que não consigo reduzir o tamanho das minhas.

Bom Dia Vtwin.
Logo que possa ponho um tópico em "Área de Testes e Perguntas Frequentes" a explicar como faço.

Cumprimentos
Frederico Nina

apeado

Bom Dia a todos.

Muito obrigado pelas vossas palavras e incentivo, são muito importantes para nunca perdermos o entusiasmo. :)

Fiquem bem.

Cumprimentos.
Frederico Nina

RT

'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

apeado

#12
Boa Tarde a todos.

Este Sábado tirei um bocado de tempo para a "máquina", pois no Domingo o destino é Aveiro, ver as outras máquinas.
De manhã, um Amigo meu que trabalha numa empresa Internacional de eventos "De apresentação de novos modelos de grandes marcas", tinha chegado da Itália, se não me engano da apresentação de um novo modelo da Jaguar, não sei precisar. Pegou nos "produtos" dele, polish, e outras coisas mais que não sei o nome. Demos polish, hidratámos os interiores, tratámos dos vidros e do motor. Ficou um bocadinho mais bonito e cheiroso.





À tarde, fiquei sozinho, pois ele teve de ir para um baptizado .  Entretive-me a restaurar o negro dos plásticos.


Curiosidades:


O que é isto ?


Uma caixa ?


Olha que interessante.


Isto é que já não sei para o que é. Alguém sabe. Será para o triângulo ?

Fiquem todos bem, o resto de um Bom Dia.
Frederico Nina.



Nersinho

excelente... sim senhor belo trabalho.. o modelo é lindo... a 30 anos os japoneses ja eram extremamente organizados nos compartimentos dos carros, ainda hoje há carros (de outras marcas que não são assim).
parabens

Vtwin

Esse pormenorzito da ferramenta e de estimar. Também tenho a ferramenta toda de origem do meu corollazito e 'e para mim mais um motivo de orgulho.
A ver se tiro fotos do honda parecido com o teu que tenho aqui na rua para veres.
António Martins