Episódios da História(s) da Indústria automóvel Japonesa

Iniciado por Datsunbat, 22 de Abril de 2014, 00:06

Tópico anterior - Tópico seguinte

Datsunbat

Boas amigos!

Vou iniciar um tópico apenas dedicado à industria japonesa nos ramos que mais gostamos, o motorizado, seja ele automobilístico, aéreo ou naval .

Tive algumas dificuldades em escolher onde colocar o tópico, se acharem que não se enquadra aqui peço que o mudem de sítio.

Ando a investigar umas coisas para mim e resolvi partilhar algumas histórias de realce e que são no mínimo engraçadas...

O tema escolhido deveu-se ao facto de eu andar a investigar o passado da Prince, abriu-me o apetite saber umas coisas acerca da marca e não é que me dou quase a investigar desde a aviação, aos comboios, aos barcos etc...

Entrem comigo nestes episódios e digam lá se não é delicioso.

Abri um canal do FB denominado Datsunbat Channel...vou actualizando lá e cá...eheheh
Espero que gostem e sempre que haja dúvidas digam-me, ok!

Vamos a isso?
In DATSUN We Trust!

Datsunbat

A Nissan inicia a sua participação no Rally Safari em 1963, portanto na décima primeira edição.

Nesta primeira entrada, utilizaram o Bluebird 312 e o Cedric G31.

Já em 1966, sendo esta a quarta participação, o Bluebird alcançou o primeiro de muitos feitos, ganhou a sua classe, e foi o primeiro carro japonês a fazê-lo.

Na décima quarta edição, e com as condições climatéricas a puxarem em demasia pelos participantes, apenas 9 carros terminaram a prova, sendo que 2 deles eram os Bluebird 411.

Já no ano de 1969 (17ª edição) o novo Bluebird (510) ganhou a classe e o prémio de melhor equipa.

Mas foi na 18ª edição (1970) que a Nissan com o seu Datsun 510 venceu à geral, à classe e por equipa, sendo este apenas o primeiro conseguido nesta mítica prova.

Este carro da foto, que teve o número 4, foi conduzido até à meta por E. Hermann / H. Schuller.

De salientar que no ano seguinte o mesmo feito foi alcançado, venceram à geral, à classe e por equipa, mas desta vez em Datsun 240z.


In DATSUN We Trust!

Datsunbat

O Datsun Bluebird (510) foi um dos produtos mais inovadores na história da Indústria automóvel japonesa.

É um carro que prova com realidade a excelência da engenharia Nissan.

Foi sim um automóvel que provou a performance, estilo e qualidade, abrindo as portas a um novo segmento de automóveis.

Com características diferenciadas dos concorrentes, este 510 oferecia suspensão totalmente independente, motor OHC, bancos reclináveis, fora os acessórios que eram oferecidos em catálogo e que qualquer um poderia escolher.

Mais de 1,3 milhões de exemplares foram vendidos apenas em 4 anos, tornado-o o primeiro automóvel Japonês a ser considerado o grande sucesso da indústria Automóvel Japonesa...

In DATSUN We Trust!

Datsunbat

Há uma lenda que existe na História Motorizada Japonesa...Ela existiu, é verdadeira, alterou o rumo da Indústria Motorizada Japonesa e vai perdurar para sempre...

Em 1964, a Prince Motorsport participa no segundo Grande Prémio do Japão na categoria GT-II. Entrou no circuito de Suzuka com um modelo muito especial, o Skyline GT com um motor de 2 litros.

Este Skyline GT competiu com o Porsche 904 GTS, um carro desenvolvido na Alemanha Ocidental e com características puras de aerodinâmica, de desenvolvimento de motor e entre muitos outros processos de evolução.

Contudo, uma volta bastou para o Skyline o ultrapassar...

Numa época em que se pensava que a Indústria Automóvel Japonesa, e as suas técnicas de evolução motorizada estavam muito atrasadas quando comparadas com o resto do mundo, o momento em que o Skyline ultrapassa o Porsche fez a audiência gritar, saltar, enlevar o feito dentro da pista.

Mas o que realmente estava a acontecer no mundo era muito maior...foi o motor de propulsão para aquilo que hoje conhecemos...Skyline...
Podemos afirmar com toda a certeza, que o Skyline é hoje uma associação desportiva, visto como uma fonte de performance desportiva, um carro cuja imagem é associada a velocidade, e tudo isto devido a este grande episódio...

A Lenda Skyline...

In DATSUN We Trust!

Datsunbat

Pela marca Nissan, o primeiro Skyline foi lançado no ano de 1969.

Este carro representava que representava o modo "touring" mas de uma forma tecnológica sem precedentes, foi configurado com características de competição que herdou do seu mano mais velho o Prince R380 (Nissan R380).

O Nissan (Prince) R 380 era um protótipo que continha toda a tecnologia disponível na época, tais como as 4 válvulas 4 DOHC, suspensão independentes e motor aligeirado.

Foi "O" carro da época, e o GT-R reinou as corridas japonesas, vencendo um total de 52 corridas em apenas 3 anos.

É este DNA criado no seio da competição que faz com que o Skyline evolua como nunca dentro do seio Nissan...

In DATSUN We Trust!

Datsunbat

A Nissan trouxe para o mundo dos automóveis desportivos grandes inovações...inovações que começam e acabam em "Z"... o Datsun 240z ou Fairlady (conforme os mercados).

O Z é conhecido mundialmente com o carro desportivo mais produzido em série em todo o mundo.

O 240z foi elogiado pelas suas linhas desportivas e estilo atraente, e consequentemente por ser um carro de alta performance desportiva a um preço bastante acessível, elevando-o ao níveis de praticalidade e uso diário, como se fosse um carro completamente normal que qualquer pessoa usava para ir para o emprego ou passear simplesmente.

Até ao surgimento do Z pode dizer-se que nenhum outro carro desportivo fora assim...

Pode dizer-se que este carro transformou o "sonho" anteriormente ambicionado, elevando as expectativas e nível requerido do carro denominado desportivo, tornado-o em "algo que é pertença de todos"

("something that belongs to everyone")

In DATSUN We Trust!

Datsunbat

Quando o estilo e o espaço são um só...

Em 1972, a Nissan lançou um "hard top de 4 portas", o Cedric / Gloria (modelo 230), conforme o mercado assim era denominado.

Com um desenho completamente inovador em que o desaparecimento do pilar da janela central representava o estilo coupé, e diga-se de passagem que foi um grande feito, pois um carro dessas dimensões sem pilar central ainda hoje em dia é difícil de se conseguir.

Ora, sendo um coupé e de 4 portas simultaneamente, o espaço interior saiu premiado, até nos bancos traseiros houve a atenção de requinte e toque original, tornado-os completamente exclusivos.

Este "4 portas hard top" rapidamente saiu da estrada e se iniciou na competição, dando origem a uma nova tendência.

É este o carro "4 portas hard top" que combinando o estilo coupé com um formato de 4 portas, que continuou a monopolizar o segmento de carros de luxo por mais de 30 anos após o seu lançamento.


In DATSUN We Trust!

Datsunbat

As histórias de Amor nasceram do automóvel...

E assim foi com este pensamento que a Nissan em 1969 iniciou a sua campanha de marketing " Skyline of Love" (o Skyline do amor).

É curioso o facto de que esta campanha é das que mais marcou o povo japonês, e aquela que mais permanece ainda na memória hoje em dia, factor indicador que se expressou na quantidade de unidades vendidas na 3ª geração (C10), que não é o da foto que aqui acompanha este texto, mas sim o seu antecessor...

Em 1972, com o novo Skyline (C11 - o da foto), portanto a 4ª geração, a campanha evoluiu para uma nova "novela"...e passou a designar-se "Ken & Mary".

Fui um grande sucesso e teve inúmeros vídeos promocionais, criando no mundo automóvel uma sequência entre modelos.

Foi assim apelidada de Fenómeno Social...

Mais tarde voltarei a pegar no "Ken & Mary" e desenvolver pequenos textos, por agora chega de informação.

Espero que continuem a gostar...



NISSAN STORIES: Love stories are born from cars / ラブストーリーはクルマから生まれる。
In DATSUN We Trust!

Datsunbat

"O motor que tornou o impossível possível"

(The engine that makes the impossible possible)

E foi mesmo o que aconteceu em 1979 quando a Nissan lançou o Cedric/Gloria - modelo 430, que foi o primeiro sedan japonês de grande exclusividade que incluiu e disponibilizou o motor turbo.

Mas este feito teve um início, e esta ideia do turbo já pairava no ar desde o início da década de 70, porque devido ás grandes restrições de níveis de poluição a as tomadas de posição de políticas ambientais de combate à poluição, a industria automóvel teve que procurar novas soluções e adaptar-se, pois queria-se potência a todo o custo e ao mesmo tempo economia.

Sob o tema dos motores mais pequenos e com grandes potencias, a Nissan desenvolveu o motor turbo, afirmando sempre que não seria necessário termos motores "enormes" para produzir potência qb, assim como também afirmou que com o desenvolvimento deste género de tecnologia, o consumo de combustível poderia ser mais baixo, o que levaria à marca a obter um certificado governamental de empresa ecológica e no rumo certo na pesquisa da tecnologia.

In DATSUN We Trust!

Datsunbat

Roupa, comida e abrigo...um em cada casa...DATSUN

A Nissan foi a marca que iniciou a produção em série/massa de toda a indústria japonesa automóvel, e foi iniciada onde hoje precisamente é a Fábrica de Yokohama.

Alcançou a produção anual de 10.000 automóveis por ano, e foi em Yokohama que se produziram os carros mais baratos e acessíveis da marca.

A missão da marca à época foi a de "Enriquecer a qualidade de vida das pessoas", e nesta perspectiva a Nissan conseguia manter os objectivos iniciais da marca.

Com o crescimento da marca a dar-se mais tarde, a Datsun viu muitos dos seus modelos a serem fabricados em diferentes continentes, caso dos USA e Europa.

In DATSUN We Trust!

Datsunbat

"Ficar com o palco" - A Liderança de um Produto...1935 - Nissan

A inovação da Nissan pode ser vista não só na tecnologia, mas também na comunicação de marketing e em todas as campanhas que foram realizadas para o lançamento dos novos produtos.

A Nissan colocava frequentemente os automóveis Datsun e Nissan "no palco" (na perspectiva física propriamente dita e na perspectiva de campanha).

Os musicais sempre foram uma forma de entretenimento no Japão, e a Nissan era muitas das vezes o patrocinador oficial, porque primeiro era fotografados e simultaneamente personagens, depois porque apareciam em diversas revistas, fora os comentários que eram feitos pelos espectadores.

A Datsun usou diversas actrizes famosas como imagem de marca no início dos anos 1930, caso da foto que acompanha este pequeno texto.

Podemos facilmente perceber que a Nissan desde sempre foi bem conduzida, sendo mesmo inovadora em diversos campos, neste caso, na divulgação de um produto...

In DATSUN We Trust!

Datsunbat

#11
Evoluir a performance de condução a cada prova...

Em 1936, a Nissan participou numa primeira série de eventos do desporto Japonês, sendo um dos mais emblemáticos o chamado "All Japan Automobile".

Como a estratégia de publicidade funcionava para o público "comum", a Nissan pensa então em algo diferente e direccionado para um tipo de clientela diferente, assim a Nissan criou um carro especial para a corrida "All Japan automobile", o "Datsun NL-75", que ia estrear a última tecnologia disponível na época, um motor DOHC com compressor.

O fantástico desta pequena história é que esta tecnologia funcionou exactamente como esperado, e a Nissan alcançou a vitória nesta prova, feito muito importante e que não só estimulou os departamentos de cariz mais desportivos da marca, mas que também originou desenvolvimentos noutras áreas e noutras marcas japonesas.

Este episódio tem ainda uma outra história, mostra que a Nissan era uma empresa avançada para a época e desde o seu início...



[MS HISTORY] Tama river Datsun Race
In DATSUN We Trust!

Datsunbat

#12
Em Novembro de 1924 a Ishikawajima Shipyards (empresa naval) funda uma empresa subsidiária, a Ishikawajima Aircraft Manufacturing Company.

Como o próprio nome indica, companhia dedicada à aviação.
(faz o seu primeiro avião de treinos que é muito conhecido, o Red Dragonfly)

12 anos mais tarde, em 1936 a Imperial Japanese Army adquire a empresa e muda-lhe o nome para Tachikawa Aircraft Company Ltd.

Daqui para frente, a Tachikawa constrói inúmeros aviões de tipos variados, e vão desde aviões de treinos, a caças e zeros exclusivamente para a IJA (Imperial Japanese Army).

Dos aviões mais conhecidos ficam na história os KI-9, KI-36, devido a serem produzidos em massa, assim como alguns protótipos, caso do KI-77 que fez um voo directo de Tokyo a Nova Yorke (avião de longo alcance).

Em 1940, a Tachikawa Aircraft Company Ltd vê-se autorizada na produção de um Lockheed Model 14 Super Electra, avião de diversos usos, que que seria construído exclusivamente para o transporte de tropas.

Curiosidade: Este avião, foi usado muito em Moçambique, era operacional da DETA (LAM - Linhas Aéreas de Moçambique).

Mas a Tachikawa não só produzia os seus próprios aviões como também produzia para outras grande companhias aéreas, por exemplo a Mitsubishi e o seu mais famoso avião, o Zero Fighter.

Em Agosto de 1945, com a rendição do Japão ás forças aliadas, toda a indústria japonesa é afectada, fechando mesmo a produção em algumas áreas, e mais concretamente a da aviação.

As instalações da Tachikawa Aircraft Company foram severamente bombardeadas durante os conflitos, a guerra quase a destruiu por completo, mas o que restou, o caso das pistas de aviação, o enorme terreno que estava demarcada, foram imediatamente ocupadas por forças militares americanas, tornado-se na Tachikawa Air Base.

Com este enquadramento, muitos dos engenheiros que estavam ligados à aviação e que criaram soluções de desenvolvimento espacial durante décadas foram recrutados pela industria automóvel, o caso da Nissan e da Toyota.

A Prince Motor Company, é assim o filho directo da Tachikawa Aircraft Company Ltd...e é fundada em 1952...

- A História continua amanhã...vamos ainda fazer uma viagem atrás antes de prosseguirmos nesta maravilhosa jornada...

- Espero que continuem a gostar deste tipo de História...está a dar-me um prazer enorme rebuscar as origens...



HD - Dogfight: Nakajima Ki-43 Oscar Hayabusa & Ki-21 - Imperial Japanese Army Air Forces Attack 1941

Nakajima Ki-27 WW II Aircraft "Identification of Aircraft Japanese Fighters 96 & 97" 1942 US Army
In DATSUN We Trust!

Datsunbat

E por agora actualizado...

Todos os dias insiro um novo episódio...e o de amanhã será a continuação do anterior...PMC...
In DATSUN We Trust!

Datsunbat

Tal como tinha prometido ontem, hoje iria dedicar este post à Prince.

Assim, e em forma de resumo, a Ishikawajima Shipyards (empresa naval) funda a Ishikawajima Aircraft Manufacturing Company, mais tarde esta é convertida na Tachikawa Aircraft Company Ltd e em 1945 esta devido à 2ª guerra mundial é praticamente destruída e transformada na Tachikawa Air Base, ocupada pelos Americanos.

Após a dissolução da Tachikawa Aircraft Company Ltd em 1945, e dos engenheiros terem sido recrutados por diversas marcas, caso da Nissan e Toyota, a companhia muda de nome, e funda-se assim ainda no mesmo ano a Fuji Precision Industries.

Esta empresa diversificou a sua área, deixando a aeronautica e intervindo em projectos diversos. Foi assim que desenvolveu a motorizada Fuji Rabbit, alguns microcarros, e o maior feito da companhia foi a produção do TAMA, o carro eléctrico Japonês.

Este carro era construído em Madeira, viajava electricamente cerca de 100 km's e atingia uma velocidade de perto dos 60 km's/h.

Tudo isto de deveu ao facto de a electricidade ser a fonte de energia que o Japão mais tinha após a guerra, pois era um país com poucos recursos no momento.

6 anos mais tarde, em 1952 a Fuji Precision Industries muda então o nome, e inicia o grande legado, estava formada a Prince Motor Company.

(curiosidade: A Fuji Heavy Industries era a Subaru - Departamento da Fuji Precision)

Esta mudança está associada ao Príncipe Akihito's pela sua coroação (10 Novembro de 1952) e era assim uma forma de o homenagear atribuindo um título ao carro.

Mas a Prince apenas ia durar dois anos, e em 1954 muda novamente para Fuji Precision Industries.

A razão da mudança foi o facto de a Prince estar dedicada aos automóveis e a Fuji, empresa dominante desenvolver produtos noutras áreas.

Assim, e em 1961, finalmente a Prince é cimentada como marca automóvel e serviria agora de marca apenas para o automobilismo, com qualidade, motor, luxo e exclusividade.

Veja-se o caso do Skyline e do Glória, para não mencionar prémios adquiridos noutros automóveis, que são sucessos inequívocos mundialmente.

Mas em 1966, e como estratégia de mercado japonês, a Prince era remodelada novamente, e a fusão da Marca acontece com a Nissan. (houve nesta época a fusão de grandes marcas, as que conhecemos hoje, Toyota, Mazda, Subaru, Isuzu etc todas elas adoptaram marcas existentes - As mais fortes adoptavam as mais fracas e tornavam-se muito fortes)

O Nissan Laurel foi assim o primeiro produto Nissan-Prince apresentado em 1968...mas que tinha sido iniciado o seu estudo muito antes da fusão...e que sucesso...

Amanhã há mais...

Mas a Prince desapareceria em breve...até ao dia de hoje...

Espero que não seja uma seca...ok!

Se for digam!




Tama EV's Aerodynamic Heritage
In DATSUN We Trust!