Recuperação: Corolla ae82gt

Iniciado por afonaoae82gt, 21 de Março de 2014, 14:25

Tópico anterior - Tópico seguinte

afonaoae82gt

Boa tarde pessoal

A pedido de alguns e para partilhar a minha aventura, começo aqui o meu tópico no qual mostro, de uma forma resumida, a recuperação do meu clássico.

A compra foi feita em Julho de 2008. O estado era deplorável, mas recuperável.

O carro esteve parado num campo algures em Ponte de Lima durante cerca de 8 anos! No quadrante só acusava 130.000km!

Fotos:

Quando o comprei:







Com um tablier rachado, uma porta podre e alguns painéis impossiveis de recuperar comprei um 1.3 sem motor e caixa para peças.






I primeiro passo foi preparar o carro o suficiente para poder levá-lo à inspecção e recuperar as matriculas pois estas estavam canceladas!





Já com as matriculas recuperadas e a inspecção feita com poucas anotações começou a desmontagem:














Como a côr não era do meu agrado e os plásticos estavam algo queimados pelo sol, decidi alterar a côr para, de certa forma, fazer uma replica do black limited edition.
Utilizei uma côr original da Toyota, um preto simples para, desta forma, dar a côr aos plásticos e melhorar, ao mesmo tempo, a aparência geral do carro.











Começou a montagem! :)





Numa primeira fase, a idea era só pôr o carro a rolar! Ver e analisar o que o motor tinha e poderia vir a precisar!

Espero que gostem!

Depois partilho mais um pouco desta aventura! :)




metralha328


Francisco Rebelo


David C.

Gosto e estou à espera da continuação :thumbsup

Santos Silva

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

afonaoae82gt

#5
Bom dia pessoal!

Aqui fica mais uma detalhes, contratempos e paranóias desta minha aventura!

Depois de o carro ficar pronto de chapa, trouxe-o para casa para começar a montagem no interior!

O carro veio com um monte de tralha, tive a sorte de encontrar os bancos ainda com o tecido original (enviados para o estofador para lavar e encher) e o trabalho começou!

Como chegou:



Limpeza:



Montagem/Detalhes:

Plástico original das portas estava muito danificado! Fiz umas réplicas! :)



Por cima do plástico e antes do tampo, acrescentei uma espuma para eliminar ruido.



A alcatifa foi lavada e enchida.



Quadrante:







Como costuma acontecer com este modelos, a tampa central da consola tinha as dobradiças partidas! Como tinha dois manómetros guardados decidi aplica-los em substituição da tampa!



Pinturas e recuperação dos plásticos:








Espero que gostem! :)

Depois continuo....

mig_e300td

Excelente trabalho de recuperção  :thumbsup

Crashed

Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

metralha328

Muito bom, parece quase um certo EE90 que eu conheço...  :green:

Um dúvida: esse "REPAPLAST COLOUR FINISH" usaste para tirar o "queimado do sol" dos plásticos? Há quanto tempo? Aguenta-se bem?
:thumbsup

afonaoae82gt

Usei esse spray para "renovar" os plásticos! Estavam riscados e algo desgastados pelo que, após uma pequena busca, encontrei este produto e decidi usá-lo! Gostei do resultado e no ambito geral, melhorou o aspecto interior do carro! :)

afonaoae82gt

Bom dia pessoal

Mais uma pequena partilha desta minha aventura!

A montagem pintura e mimos continuam!





As pinças foram alvo de atenção:









Fui ao estofador para ver a evolução com os bancos e foi quando vi que as estruturas não estavam nas melhores condições!



Depois de muito lixar e limpar....



Entretanto algumas peças foram "aparecendo"!





As molas originais, foram comprimidas pelo dono anterior!!! Como novas já não estão disponiveis, fui ver o catalogo da "FENSPORT" e decidi comprar o kit disponivel de molas para este modelo.



Rádio "quase" de época! :)



Um achado!!

Watanbe RS bipartidas





Não achei muita piada a côr por isso....



(Já agora estão disponiveis para venda! LOL Watanabe rs 14X6.5 4X100... :) )

Os bancos e volante, finalmente ficaram prontos!!











Mais fotos e noticias para breve! :)

RT

Afonso, já muita vez te dei os parabéns por esse belo restauro, mas não é de mais. Novamente: Parabéns pelo restauro!!! :clap: :clap: :clap:

Está aqui sem dúvida um trabalho exemplar!
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

afonaoae82gt

Obrigado pelos comentários pessoal! :)

Deixo aqui mais do mesmo!

Com o carro já pronto e depois de ter levado:

Filtros, óleo, correias, calços, discos da frente, óleo dos travões, cabos malha de aço para os travões, dois amortecedores, 4 molas, velas, cabos silicone para as velas, depósito extra de óleo..

chegou a altura de mudar de radiador...! :lol

O que tinha era do 1.3 pelo que a diferença é notória!



Diferença entre os dois!!


Depois de restaurar, limpar e pintar a ventoinha...



Os detalhes no interior passaram nesta fase para a mala! Mais concretamente o tampo da mala!

Originais sem estar dobradas ou caidas pelo sol são praticamente impossiveis de encontrar! E a que o carro trazia era tudo menos a indicada! Comprei os fios originais na Toyota, fiz o molde e acabei por fazer uma do nada a utilizar, unicamente, os pontos de fixação originais!




Para lhe dar acabamento, decidi estofar também a parte inferior com alcatifa!



Depois de uns kms com ele reparei que o motor, para pouca sorte minha, precisava de uma junta nova! Comprei o kit de descarbonização na Toyota, a culassa foi rectificada, teve de levar o sensor do relanti e agora anda como se espera de um Toyota! :)

Resumidamente....







Os mimos e os detalhes continuam...mas em geral o carro está com este aspecto!



Motor:





Vou dando noticias! :)

metralha328

Está com tão bom aspecto que até enerva!!!
:thumbsup

mcorreia

Cumprimentos,
Miguel Correia
(Datsun 1200 "GX" Coupe & Datsun 2000 "fairlady" & Toyota Corolla GT coupé AE86 PH1)