Honda XR 600

Iniciado por metralha328, 18 de Março de 2014, 09:03

Tópico anterior - Tópico seguinte

metralha328

Abro este tópico para falar sobre a minha mais recente aquisição: Honda XR 600 de 1993.

Todo o processo de compra foi muito descontraído: fui passar um fim-de-semana ao norte para ver as vistas e aproveitar o EE90 e em conversa com o meu primo pergunto se conhece alguém com uma mota matriculada assim "baratuxa". Falou num amigo com uma XR que queria trocar por um modelo mais recente e, no mesmo dia, fomos ver a mota.

Com todo o aspecto de moto de passeio TT (sem mariquices de "ah e tal os plásticos está raspados"), estava com 2 pneus novos, revisão feita, kit transmissão em bom estado, pronta para fazer o Arcos TT no dia seguinte.
Enquanto se bebia um martini e apreciava as restantes motos da garagem (sim porque o antigo dono tem cada uma das suas anteriores motos na garagem, com o aspecto usado mas todas a trabalhar), não conseguimos chegar a acordo e disse-lhe para ele fazer a prova de TT como despedida e no domingo logo lhe ligava.
Domingo antes de almoço ligo-lhe, pergunto se correu tudo bem, 2 dedos de conversa e... o preço que me interessava. Passadas duas horas estava ele à porta de minha casa a explicar como a por a trabalhar, as manias dela... basicamente o manual de utilizador.  :green:
Dei metade do valor com a condição de pagar o restante durante a semana (tal como disse não estava preparado para comprar a mota), ele deixou-me a mota em casa e... na 2ª feira o meu primo liga a dizer que já lá tinha os documentos e a declaração de venda assinada. Isto antes de pagar! É bom ver que ainda há gente séria!

Quanto à mota, está toda de origem em temos de motor (nem podia ser de outra forma, é a alma deste trator) está com as suspensão regulada no máximo (o dono tinha 1,90m), ponteira de escape artesanal, aro da frente Akron, guiador Renthal, mica c/ faróis UFO (que permite manter o conta-kms), protecção de punhos Polisport e esta versão já tem o depósito de gasolina em plástico, que torna a mota mais leve e nao danifica tanto em caso de queda. Até tem a bolsa preta junto ao banco! e como não tem arranque eléctrico, não me preocupo com baterias!

No imediato preciso apenas de baixar a suspensão (desapertar as bainhas à frente e regular o amortecedor atrás), lubrificar a corrente, comprar umas botas (para por a mota a trabalhar e passear - já explico o porquê), umas luvas, um capacete e disfrutar! Enfim, sou um homem feliz!  :green: :green: :green:
Se tudo correr bem no final de Abril coloco mais umas fotos!
:thumbsup

:offtopic
No longínquio ano de 2000 adquiri uma XR igual a esta a um amigo, mas devolvia-a passadas 2 semanas, andar na cidade com uma mota sem canhão de ignição nem arranque eléctrico é complicado...  e descobri à minha custa que all-star e "pedal de kick" não combinam!  :wall

Flyingtiger

Parabéns Vitor, essa Honda é mesmo a tua "cara", boa sorte e aproveita-a bem.  :thumbsup
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

metralha328

#2
Citação de: Flyingtiger em 18 de Março de 2014, 09:16
Parabéns Vitor, essa Honda é mesmo a tua "cara", boa sorte e aproveita-a bem.  :thumbsup

Obrigado, só a acho um pouco "avermelhada" demais... quem sabe se encontro um forro para o banco em azul  :green:

Flyingtiger

Deixa lá isso Vitor, é vermelho do "sol nascente"  :green:
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

metralha328

#4
Boa tarde a todos
Kit transmissão mudado, e ela esta pronta para ir lavrar terreno. Amanhã ponho umas fotos dos mimos que lhe arranjei para quando ela for passear. :)

Santos Silva

Assim mesmo, lavrar!

Boa aquisição!
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

metralha328

Aqui ficam umas fotos... neste dia foi mesmo só passeio, ela está sem a protecção do cárter (e não arrisco andar nas pedras sem ela). Estou a estudar uma em alumínio (semelhante às motos mais recentes), pois a de origem são 3 ferros apenas,

Já tem um guarda-lamas novo e umas tampas a combinar, para quando for passear à vila  :green: