Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor

Iniciado por metralha328, 21 de Agosto de 2013, 14:38

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metralha328

Novidades: no sábado passado coloquei um produto para limpeza do sistema de refrigeração (da STP) e encomendei o termostato, que entretanto já chegou. Sábado mudo o termostato, coloco líquido refrigeração no sistema e... logo dou notícias.
:thumbsup

Flyingtiger

José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

metralha328

Novidades: no sábado mudei o termostato (estava preso na posição "aberto") e coloquei o novo líquido refrigerante.
Resultados: o ponteiro da temperatura já sobe com naturalidade e a luz do ECONO acende! Parece-me que está tudo ok por aqui, mas vamos esperar 1 semana para dar feedback.
Obrigado a todos pelas dicas (especialmente as "off-record" do Flyingtiger)  :green:
:thumbsup

Flyingtiger

Vitor já vais ter o "quentinho" a funcionar ás mil maravilhas  :green: :thumbsup
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

metralha328

Bem, vou deixar o feedback sobre este assunto: passado um mês de ter substituído o termostato e efectuado a limpeza do circuito de refrigeração, o carro porta-te às mil maravilhas, aquece normalmente e está a fazer consumos bem mais de acordo com o esperado.

Obrigado pela vossa ajuda.  :thumbsup

metralha328

Infelizmente falei cedo demais...  :thumbdown: :thumbdown: :thumbdown: :thumbdown: :thumbdown:

Este fim de semana a caminho de Évora e decidi esticar um pouco o motor ao carro, para não andar preso (em Lx ando sempre bastante devagar). Circulava calmamente na A2, sozinho na estrada, o ponteiro a nos 180 km/h (e de vez em quando descia um pouco) e... ponteiro da tempertura dispara!

Reduzi, encostei, deixei arrefecer, abro o capot e... líquido refrigerante em todo o lado!
O sistema ganhou pressão e o liquido saíu pelo tubo que liga o deposito de água ao radiador. Por acaso tinha um garrafão de água no carro, ainda coloquei uns 2 litros no radiador, arranco e sempre sem passar dos 100 km/h passados uns 30 kms o carro aquece novamente.

Repeti o processo e desta vez deixei a tampa do radiador na posição 1 (fechado mas não vedado). Aguentou o resto da viagem sem problemas.

Alguém consegue perceber o que é que está mal neste filme??? Toda a ajuda é benvinda.

rpm

Uma bomba de água e um radiador talvez. Se calhar começava por aí.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

metralha328

Citação de: RPM em 07 de Abril de 2014, 22:19
Uma bomba de água e um radiador talvez. Se calhar começava por aí.

Desculpa a minha pergunta, mas:

1 - Se for bomba de água é porque a tenho de trocar certo? Tendo em conta que levou uma bomba de água nova em Nov-12 (cerca de 15.000 kms atrás), não volto a comprar desta marca!

2- Se for o radiador, o que pode ser? Estar entupido? Ainda outro dia fiz a limpeza do circuito!

Não entendo!  :hum:

rpm

#23
Lá por teres tentado uma limpeza não quer dizer que tenha ficado limpo... Andaste com água no circuito, saiu água castanha, algo não está bem!

Com um Honda (se calhar com os outros Japoneses também, nunca tive nenhum) a receita para o sucesso é fácil porque o carro tem uma engenharia fantástica: material original e boa manutenção. Nada de material aftermarket, nem anti-congelante que não o correcto, etc etc.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

metralha328

Teste: o carro aqueceu, verifico as tubagens e o tubo de saída do radiador está a escaldar, o tubo de entrada (que vem do motor) gelado. Bomba de água???

Flyingtiger

Vitor, desmonta o radiador e manda limpar numa casa de especialidade, podes ter alguns alveolos entupidos e não estares a dissipar bem o calor do liquido do circuito de refrigeração. (se quiseres ajuda apita).
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

CelicaGTI


Se precisares de alguma coisa, apita!  :thumbsup

Tenho muita experiência em refrigeração!  :thumbsup

Na questão da refrigeração, tem que se considerar muitas variantes, mas sem dúvida que é a primeira coisa que faço quando restauro um carro.

- Verificar o estado da Bomba de água vs termóstato (às vezes é preferível tirá-lo);

- Até o estado das borrachas tem interferência (borracha rija vs borracha mole e elástica);

- O própria tampa do radiador pode estar avariada e não fazer o retorno;

- No meu Celica, estive 3 dias a mandar água para o bloco e só ao fim do 3º dia é que já saía limpa  :green:...

- Para o radiador não estar a refrigerar é preciso ter os favos muito danificados;

etc...





metralha328

#27
Boa tarde a todos!

Quanto a este problema, conforme o RPM sugeriu, retirei o radiador e... estava cheio de porcaria e com favos danificados. Face à diferênça entre reparar o radiador e comprar um novo, optei por comprar um novo.
Já "apertei" com o carro e a verdade é que a temperatura não sobe! Parece-me que o problema do sobre-aquecimento está resolvido.

Quanto ao sub-aquecimento... voltei ater o problema anterior (carro a demorar a aquecer e a luz ECONO sem acender).
O que acontece é o seguinte: nestes dias quentes o carro aquece bem, nos outros o carro demora muito a aquecer e quando aquece (mantendo-se nas rpm que permitem estar em "modo ECONO"), deixo de acelerar ou paro num sinal e a temperatura vem por aí abaixo. Resultado: aumento do consumo de combustível.

Desmontei o termostato e... já estava marado! É o que dá usar peças da concorrência! Seguindo os sábios conselhos (obrigado RPM) já encomendei o termostato de origem e aguardo a sua chegada. Quando estiver montado dou feedback.
:thumbsup

rpm

#28
Usa o também o anti-congelante da Honda para garantires a longevidade do sistema. O meu EK já tem 17 anos e tendo usado sempre este anti-congelante, ainda não precisou de trocar absolutamente nada. :thumbsup
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

metralha328

O da esquerda é original Honda, o da direita é da concorrência. Diferênças?