Mimos Prelude EX

Iniciado por Sky, 26 de Fevereiro de 2013, 09:42

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Sky

Ora viva,


Como não podia deixar de ser, neste espaço será relatado o progresso dos mimos que vou dar ao prelude. Digo mimos porque nem de perto é um restauro geral e tão a fundo como alguns incríveis exemplos por aqui.


Para já ainda não tenho feito muito. Tenho estado a reunir orçamento e a identificar problemas ou coisas a corrigir no carro, (para além de também andar a ajudar um amigo no dele) e já tenho uma lista substancial.


Para começar será preciso uma revisão geral claro. Filtro óleos, etc, até porque o carro está com um problema que creio ser eléctrico. Ele se carregar no acelerador um pouco mais ou afundo, engasga-se todo, e parece baixar o ralenti se tiver mais coisas electricas ligadas como máximos ou ventilador, ou quando largo o travão. Não é bateria, pois esta tem energia suficiente para girar com vigor o motor de arranque.




Outro ponto, e para o qual eu tenho que arranjar alguem de muita confiança, é o ponto de ferrugem ao pé do vidro traseiro, que é crónico neste modelo. O ideal será retirar o vidro e tratar dos possíveis danos por baixo deste, pois quase de certeza será preciso raspar mais.

Sky

Já agora, as palas do sol estão em bom estado por fora, mas por dentro a esponja/cartão parece que se desfez de velhice. Se alguém tem alguma dica de como arranjar e restaurar as palas sem ter que andar à procura de novas agradecia :)

Kaizen

#2
Mais uma vez, fica a sugestão para a leitura deste tópico: Sugestão para a criação de tópicos.

É importante perceber bem que carro é e em que estado está! Duas fotos de 3/4 do carro, uma do interior e uma do motor, a descrição do modelo são pontos de informação simples que acrescentam mais conteúdo e interesse ao tópico.

Podes editar a primeira mensagem e acrescentar essa informação.
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Se o tecido das palas for simples de replicar, um estofador pode recuperá-las. Mas é mais barato procurar umas em melhor estado numa sucata, centro de abate ou ebay.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Sky

Eu li o tópico Kaizen, mas simplesmente ainda não tenho mais fotos por duas razões:

Além de desmanchar parte do tablier, para trocar luzes fundidas, ainda não lhe fiz mais nada, e ele está numa garagem escura, e eu não tenho uma máquina boa o suficiente para colmatar esse problema. Tenho é as fotos que coloquei na apresentação, e esta que tirei do ponto de ferrugem com uma lanterna e o telemóvel.


De qualquer maneira, assim que tiver, ponho.


Quanto às palas, o meu problema/dor é que o tecido por fora está perfeito! O contraplacado por dentro é que está algo mole/inchado. Eu queria aproveitar o que está bom e apenas trocar o contraplacado. Mas isso as palas vou tirar uma e tirar uma foto depois para se ter noção e edito este post.



Tenho também outro problema. Queria arranjar o radio de origem que veio com ele, assim como um radio da versão americana que quero para colocar nele, mas não encontro ninguém que arranje autorádios, muito menos antigos  :(

Flyingtiger

És de onde?

Aqui em Odivelas tenho quem arranje autorádios.
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

Sky

Boas Flyintiger,



Sou de Almada. Isso são boas noticias :) sabes se podem arranjar algo tão velho, e tens contactos? Obrigado!  :thumbsup

Kaizen

No Motorclássico devem estar presentes expositores que se dedicam à reparação de rádios antigos... onde o do Prelude é considerado como dos mais recentes.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Sky

Aparte rádios e outros pormenores, as coisas têm avançando algo lentamente, já que tenho estado a reunir material, e não tanto a trabalhar mesmo no carro, pois a falta de tempo e alguns meios às vezes é madrasta. No entanto, efectuei este fim de semana uma tarefa importante, que era estancar o avanço da ferrugem à volta do tecto de abrir. Para já lixei, apliquei conversor de ferrugem e pintei com primário, de modo a deter o avanço da mesma, e poder ver facilmente algum ponto onde ela continue a avançar.


Fica uma imagem (má eu sei, mas é a titulo puramente ilustrativo) de como estava antes. Pelo menos uma parte não se conseguiu salvar, ficando agora à minha consideração se opto pelo betume, ou chapa nova.


Sky

Bom, decidi atacar um pequeno problema. Eu comprei uma consola central dos EUA, pois quero colocar o radio + equalizador da versao americana. O problema é que alguém com pouco na cabeça deve ter tentado forçar o radio fora com uma chave de fendas, e danificou a dita peça. Bem, um pouco de milliput e umas lixas tiveram um bom resultado. Fotos do antes e depois em baixo.

Sky

Bem, houve muitas coisas feitas no carro. Nada drástico, mas muitas pequenas coisas. Para já, vou colocar aqui fotos do "antes", ou seja, de como o comprei  :)


[attach=1][attach=2][attach=3]

apeado

Boas Sky.

Eu tenho um de 3º geração, compartilha muitas coisas com o teu, entre as quais problemas.

Quanto ao vidro traseiro, eu também sofro do mesmo mal, mas atenção, o vidro tem umas molas metálicas e umas plásticas. Se as metálicas não são problema quando se retira o vidro, já as plásticas partem-se quase todas e a honda já não as tem. No meu tenho também que tirar o vidro para pintar o carro como é devido. No entanto não o faço enquanto não tiver as molas todas. Já consegui arranjar algumas.

Quanto ao tecto de abrir, na minha opinião, punha chapa, está muito degradado e um bom bate-chapa faz esse trabalho sem grandes problemas.
No meu modelo isso acontece muito, por causa do sistema de escoamento de água que deve ser igual ao teu.

Abres o tecto todo. Vais reparar que tens 4 furos, 1 a cada canto que escoa a água por uns tubos que passam dentro da carroçaria e saiem nas cavas das rodas da frente.
Os donos dos carros não desentopem esses furos e a água não sai, dando cabo da chapa.

No manual de oficina, mandam desentupir esses furos com água quente. Assim fiz e tive em atenção de reparar se a água saia pelas cavas das rodas.
Se não sair, talvez se perca dentro da corroçaria ( tudos partidos, rotos, etc ) isso é mau sinal. pode-te afectar outras partes do carro.

Boa recuperação do carrinho, e põe aí as fotos.  :)

Frederico Nina

Sky

Boas!  :D

Efectivamente as molas partem-se mesmo :( eu já tratei de toda a ferrugem, inclusivé do tecto de abrir ( felizmente a chapa é muito grossa e não tinha buracos) e do vidro de trás, mas parti duas molas das tais de plastico, e ainda ando a ver como as soluciono :(

os tubos felizmente estão desentupidos. Aquela ferrugem deve-se a água que fica entre a borracha do tecto de abrir, e a própria chapa.

Vou colocar mais fotos sim, até porque entretanto o carro levou:

Amortecedores novos
Ponteiras de transmissão novas
Para-choques pintados abaixo do friso como as versões americanas
Radio e equalizador honda das versões americanas
bando do condutor estofado
Tapetes com a inscrição "prelude" feita com a mesma fonte do modelo
Panela de escape nova
Simbolo da honda correcto da época no aileron traseiro
Revisão completa de fluídos e filtros
Ajuste da folga das valvulas
Lampadas que estavam fundidas trocadas, inclusivé dentro do tablier
Espelho interior "mole" arranjado
Limpeza total interior
Colunas à frente trocadas, e colocadas colunas atrás (o carro tinha a pré instalação, mas não tinha colunas atrás nem rádio com quatro saídas...realmente na europa estes carros estavam muito despidos :( )

E agora aparentemente tenho que tirar o compresor do ar condicionado, porque está colado por não funcionar à anos e anos  ::)

apeado

Boas Sky.
As luzes do tablier que falas,  são aquelas pequenas azuis ?
Onde as arranjaste?  E como se trocam? Tenho a do cinzeiro fundida.

O meu traz as 4 colunas, mas apesar do radio ser um pionnier o som é muito mau. As colunas não  valem nada.

Sky

No meu caso elas são amarelas, e até existiam no jumbo.

As colunas já devem é estar rotas, da idade. As minhas estavam, ainda eram as de origem, troquei-as por umas pioneer  :)

Sky

Aqui está como estava a panela...




... e como ficou!




E aqui estão as caixinhas dos kyb que instalei para substituir os cansados amortecedores de origem