Quanto custa afinal um restauro?

Iniciado por rpm, 24 de Fevereiro de 2013, 18:13

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rpm

Surgiu esta conversa do tópico do restauro do SSS que o Umtali está a fazer mas penso que é um assunto com "pano para mangas" que é por isso melhor discutido separadamente. Pronunciem-se por favor os entendidos.  :thumbsup

Faço quote ao que já foi dito só para dar o arranque:

Citação de: EthosTA22 em 23 de Fevereiro de 2013, 23:45
PS: isso meia duzia de remendos e uma pintura, é coisinha para ficar em quanto?  :assobio :shhh:

Citação de: Santos Silva em 24 de Fevereiro de 2013, 10:00
Este "restauro" (acho que lhe posso chamar isso) indo ao pormenor porque é isso que o "Cliente" quer, não fazendo trabalho na mecânica (apenas colocar autoblocante e trabalhar um pouco as aberturas da cabeça) não deve passar os 4 digitos.
Mas isto sou eu a falar e´sei que o "Já agora" pode ser fatal para os "digitos"...

O Umtali que se pronuncie ou então manda PM para receberes orçamento :lol

Citação de: prelude guy em 24 de Fevereiro de 2013, 18:00
André, nunca é uma pintura!
São geralmente 3.
Os remendos (que são poucos) é coisa para 500 Euros, mas as 3 pinturas para mais de 3000 (a 1000 cada uma).
E perguntas: mas, são 3 carros?!?

Não, é 1! Mas, é preciso pintar por fora, pintar por dentro (baía do motor incluída) e pintar por baixo.
E cada fase tem mais ou menos todos os procedimentos de aparelhar, betumar, lixar isolar, pintar, envernizar.

Já vou em 3 e meio, o resto do trabalho de desmontar, recondicionar peças de mecânica, zincar e cromar e montar vai parar a mais 6, o que fica pelos 9 e meio. Já agora, estes 6 são mais ou menos estáveis. Os 3 e meio é que são para uma base excelente; se for má, passa facilmente dos 10  ::)

Esclarecido?

P.S. para que conste não faço ideia do orçamento /estimativa que o João tem para este projecto...  :-X

Citação de: Umtali em 24 de Fevereiro de 2013, 18:07
Ainda estou à espera dos orçamentos para este restauro pois cada caso é um caso e muitas vezes querem a chapa à vista para não haver surpresas ...  :redface

Quanto ao restauro em si e como disse o Santos Silva, um restauro ao pomenor com tratamento de podres, pintura, substituição de todos os componentes de desgaste, tratamento dos interiores e apenas com o "embelezamento" do motor, não deve ultrapassar os 4 digitos ...  :assobio

E um post antigo do Kaizen:

Citação
Deve-se considerar que cada carro tem características próprias que condicionam os valores de restauro. Seja pela disponibilidade de peças, marca do carro, número de peças a cromar etc.

Os valores aqui disponibilizados têm por referência um nível de restauro bom/muito bom. Valores abaixo e acima pertencem a outras categorias, respectivamente arranjos e estado de concurso.

Mecânica

Linha de escape = 200€~300€
Amortecedores = 150€ (4)
Tubos de travão = 50€
Discos e pastilhas = 70€
Rolamentos = 100€ (4, originais)
Ponteiras, pendurais = 200€ base Datsun 120Y
Jogo completo de casquilhos = 550€ (com base em Celica TA22)
Jogo juntas - 75€ base 3K e 180€ base 2T-G
Pistões com segmentos - 250~300€ base KE20/25
Trabalho do mecânico - 300~450€ dependendo do tamanho e configuração do motor
Rectificação do bloco e cambota - 300€

Carroçaria

Reparação de chapa = 1.000€ a 3.000€
Pintura = 1300€
Decapagem a jacto de areia = 250~350€
Metalização = 250~350€
Reparação de jantes - 25 X 5 = 125€
Pneus = 120€ (155/80R13)
Conjunto de borrachas e raspadores = 650€ (com base em Datsun 120Y 2p)
Zincagem de parafusos e peças = 75€
Cromagem de pára-choques e frisos = 500€ (com base em Celica TA22)
Serviço completo de estofador = 500€
Emblemas = 150€ (jogo completo)

Material eléctrico

Ópticas = 20€ (cada, originais Koito p/ Corolla 1200)
Farolins = 150€
Piscas laterais = 45€
Piscas frente = 45€

本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Kaizen

Há aqui um tópico (procura naquele sitio) com uma estimativa de um orçamento.
Pega nela, coloca-o aqui e vamos modificando conforme as dicas. Depois passamos para o ralenti ou Galeria de modelos  :thumbsup
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Toylex

Ao ver o assunto, só me lembra o que já vai somado na Datsun 1000 pick-up, quem ver o tópico desde o início, pode reparar no estado em que estava.

O restauro não é daqueles de se tirar o chapéu como alguns aqui já expostos no forum, mas está muito pesadinho em custos, ainda não passou os 4 dígitos mas ficará muito perto com o estofador e o restauro do motor, mas posso adiantar que só o chapeiro tem 40% do limite dos 4 dígitos, sem menosprezar o custo do pintor, e no meu caso fui eu que desmontei e vou montando, com o agravamento de que a montagem pode levar um única tarde para se encontrar o parafuso do sítio certo, e tudo é tempo.

Os restauros para serem restauros, podem ficar 2 ou 3 ou mais vezes mais caros (não acredito que alguém pague Eur10.000 pela pick-up 1000) que o valor real do carro. Quando não houver orçamento para fazer um restauro como deve de ser, é melhor ir conservando e "lavando a cara" para se ir desfrutando do carro.

José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Santos Silva

Se cada um colocar aqui os valores dos restauros que já fez, vamos ter valores completamente dispares para trabalhos (aparentemente) identicos.

Acho que este tópico, mais do saber quanto custa um restauro, pode ajudar a perceber os diferentes tipos de restauros/reparações/arranjos/melhorias se podem fazer e o que pode custar cada um desses modelos. Poderá ainda servir para perceber se aminha pintura que custou 1000€ foi melhor ou pior que a do outro que custou só 800 ou a do outro que custou 3000. Claro que o Preludeguy só sabe fazer as coisas de modo a poder viver mais 80 anos sem reclamações :lol

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

rpm

#4
Sem dúvida que há muitos tipos de "restauro".

Reparação - tem como objectivo manter o carro funcional, sem objectivos de qualidade elevada. Será o mais barato.

Restauro - todas as peças são mexidas e recuperadas ou trocadas por novas. Muito caro.

Restomod - igual ao anterior mas para além disso são efectuados alguns upgrades (por exemplo instalação de autoblocante, preparação motor, suspensão desportiva, etc). Ainda mais caro.

Para mim um restauro sai caro porque, para mal dos meus pecados, não consigo viver com coisas mais ou menos. Ou é, ou não é. E isso paga-se.  :(

Isto é um orçamento que fiz recentemente para um carro que até é muito simplezinho:

1. Chassis
- remover ferrugem e pintura completa, borrachas, frisos €6,000.00
      
2. Suspensão
- revisão amortecedores €350.00   
- casquilhos  €250.00   
- restauro braços suspensão e eixo traseiro €150.00
- rótulas €50.00
- rolamentos €150.00
- reparação jantes €160.00   
- pneus €350.00   
         
3. Motor/caixa   
- Recuperação motor €1,500.00   
- tubos 100€
- embraiagem   €120.00   
- radiador   €120.00   
               
4. Travões   
- Discos e pastilhas   €250.00
- Recuperação bomba e pinças €150.00
- calços e bombitos   €100.00   
- tubos malha aço   €100.00
         
Total: €9,900.00
Factor de "medo" 25%: €2,475.00
Estimativa final: €12,375.00

Ficarei muito muito contente se estiver enganado neste orçamento, mas daquilo que aprendi com o que já fiz, não penso ser esse o caso.

Do restauro/reparação que já fiz, não coloco valores para não me chamarem maluco (mais do que agora  :lol) mas é lá para cima.

Por isso sou fã de comprar carros em estado impecável sempre que possível.  :thumbsup É a maneira de minimizar o investimento e maximizar o proveito.

Citação de: Kaizen em 24 de Fevereiro de 2013, 18:49
Há aqui um tópico (procura naquele sitio) com uma estimativa de um orçamento.
Pega nela, coloca-o aqui e vamos modificando conforme as dicas. Depois passamos para o ralenti ou Galeria de modelos  :thumbsup
Obrigado pela lembrança. Adicionei ao post inicial.  :thumbsup
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Santos Silva

Ia colocar uma resposta ao Ethos no tópico do SSS mas vou escrever aqui.

Há muitas (pelo menos mais que duas) formas de abordar um "restauro". Antes de mais penso que deverá existir uma objetividade bastante grande para sabermos o que queremos. Dou aqui algumas hipoteses:

1 - Ando poucos km por dia, não tenho pressas e adoro andar com um carro mais antigo que não me deixe adormecer ao volante. Não preciso de gastar mais dinheiro num carro mais moderno

2 - Gosto do modelo e quero participar em eventos de clássicos. Ando com ele só aos fins de semana e nem todos.

3 - O carro tem que estar disponivel para quando me der na ideia pegar nele e ... usá-lo para o que me apetecer - é o meu caso  :D

4 - Quero o carro com algum nível de preparação apenas para participar em provas de clássicos.

5 - Este carro (ou este modelo) é de família e por isso quero tê-lo completamente restaurado. Vou usá-lo poucas vezes mas gosto de olhar para ele e vê-lo em todo o seu explendor

6 - O carro é raro e por isso vale o restauro. Tem que ser de A a Z

7 - Gosto do carro mas não tenho euros para o restaurar. Quero tê-lo operacional , sem problemas ainda que possa não estar muito bonito.

8 - O meu carro vai ser uma referência no modelo. Tudo tem que ser feito ao pormenor de A a Z, incluido o K, o W e o Y. Até posso não o utilizar mas tem que ficar "em estado de concurso"

9 - Comprei este carro porque me entusiasmei mas não está em condições de circular e está bastante mau de carroçaria. Não sei quando lhe vou pegar... - também é o meu caso :p

etc...

Depois de saber em que alinea me quero (ou me posso) enquadrar, farei o que for melhor:

Ou o deixo apenas em condiçoes de andar sem problemas de IPO e vou fazendo manutenção curativa (só reparo/arranjo quando necessário);

E/ou lhe dou uma pintura para ficar mais apresentável;

E/ou o desmonto todo (carroçaria) para tratar o que é preciso e mantenho a mecânica que está a funcionar;

E/ou trato da mecânica que está "cansada" porque a carroçaria está ainda boa;

E/ou desmonto TUDO, trato tudo e volto a montar depois de tratar chapa e pintura, reparar motor, caixa e diferencial, estofar os bancos, zincar e cromar peças.

Ou faço o tal A a Z e aí devo equacionar a hipotese de substituir muitas peças por outras nova (quando as há)

Há ainda uma outra hipotese que é de ir fazendo as coisas aos poucos e ir melhorando o carro ao longo dos tempos, sem nunca deixar de usufruir dele.

E ainda!!! Sou muito rico! Faça-se tudo melhor que novo que eu pago!!!  :lol
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

rpm

#6
Bom post, gostei de ler! Gostava de fazer todos os pontos. Ter um carro impecável que pode ser usado diariamente e em eventos, desportivos ou não. Hahaha que sonho completamente impossível...

O post do SS alerta-nos para a importância de definir objectivos claros e realistas. Depois é uma questão de trabalho e tempo. Com muita força de vontade lá chegaremos. :)
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

mizé

O problema é contabilizar todos os custos quando se faz um restauro.  Por exemplo,  no Cedric, está perfeitamente determinado o custo efectuado nas oficinas. Mas como as peças são complicadas de encontrar e as já montadas vão sendo substituídas à medida que vão surgindo novas originais ou em melhor estado, esses valores vão somando  sem aparentemente serem tão valorizados, por serem montantes menores.  Mas a verdade é que aumentam muito os custos...
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Toylex

Citação de: mizé em 24 de Fevereiro de 2013, 21:01
O problema é contabilizar todos os custos quando se faz um restauro.  Por exemplo,  no Cedric, está perfeitamente determinado o custo efectuado nas oficinas. Mas como as peças são complicadas de encontrar e as já montadas vão sendo substituídas à medida que vão surgindo novas originais ou em melhor estado, esses valores vão somando  sem aparentemente serem tão valorizados, por serem montantes menores.  Mas a verdade é que aumentam muito os custos...

Se fizer o que faço para todos os meus carros, cada vez que vir o total, fica...  :icon_eek: mas não deixo de apontar despesas de 5Eur


3- Corolla ke25   
Aquisiçao     -850
matriculas   -35
oficina   -1500
peças ebay    -200
dobradiças -45
oficina   -1500
espelh  -72
tintas -107
rotulas ponteiras-150
reparaç motor   -150
borrachas vidr   -350
borrachas port   -102
bomba agua   -98
manometr te27   -200
kit juntas   -50
zincagem   -125
pintura peças   -100
peças ebay    -150
relógio/manipulos   -200
livros mecani -35
abas   -175
kit carburador   -120
forra tab e friso vid   -170
friso tejadilh   -150
zincagem      -100
friso alum embalad   -75
Abraçad plast -10   
      

A exemplo o meu Corolla KE25 copiado de ficheiro excel, e não vale a pena somar, pois o restauro ainda não terminou e este carro até está anunciado por quase menos 2000Eur do que aqui está mencionado.  :wall
   
   
   
                       


José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Kaizen

Tenho estas contas redondas na cabeça, para um JA sem IPO:

- 8.000€
- 6.000€, se for de montagem nacional.

Vale o que vale.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

EthosTA22

Olhando para o tópico com um olhar mais realista e dentro das minhas possibilidades, enquadro-me no ponto 3 e 7. Por outro lado, não gosto de fazer as coisas 2 vezes e gosto de tudo direitinho e ai gostaria de ter um restauro minimamente decente, conforme o modelo em causa respectivamente. Bom, sem querer acho que originou-se aqui um tópico que passa pela cabeça de todos muitas vezes  :green: E vai ajudar-nos a definir prioridades a mim ajudou  :thumbsup
Sócio AJA Nº 72

Santos Silva

Toylex,

Tens aí algumas peças com preços "pornográficos" amigo!!! Bomba de água 98€... Chiça!!!

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Camry 2200

Antes de mais, muito bom post! Serve para, quem nunca se meteu em restauros, ter uma noção daquilo que pode encontrar.

No meu caso, comecei muito sem ter noção de nada, de maneira que desmontei o KE20 todo a pensar que era sempre a andar (não é!). Hoje admito que poderia só ter reparado os pontos fracos e tirar prezer de o utilizar. Mas agora já está, e como não sou de desistir de nada, há-de ficar mesmo novo!!!

Eu acho  que a questão também passa por saber se somos ou não capazes de meter as mãos na massa e fazer muito do trabalho. Novamente no meu caso, adquiri os carros por preços simbólicos (corolla + swift + camry) e o dinheiro que não gastei na aquisição já dá para muitas coisas. Portanto se conseguir fazer o máximo, sei que no final terei orçamentos mais baixos que o normal. Demora é muito mais tempo e por demorar mais tempo, temos que ter muita força para aguentar alguma frustração que surge porque nos parece que o restauro nunca mais vai acabar.
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Datsunbat

Boas!

Antes de mais, parabéns por este excelente tópico...
Espero poder contribuir também com a minha opinião e deixar que pensar também!

Para mim, um restauro, é sempre um restauro, troca-se o velho pelo novo, ficam as peças mais difíceis de encontrar e algumas com patine, e faz-se pelo carro tudo o que estiver ao nosso alcance com o objectivo de tornar  veículo o mais fiável, original e perfeito possível, corrigindo mesmo algumas partes, por exemplo nas partes que sabemos que enferrujam com mais frequência são postas e tratadas de forma diferente.

Quanto se pode gastar...pois...sem dúvida...muito!

Mas se o objectivo passar por termos o carro que gostamos assim, ok! Até podem ser vários os motivos, como atrás foi referenciado, de família por exemplo!

Mas os custos...na sua grande maioria são a chapa e pintura...porque a mecânica, interiores e pormenores vão-se fazendo aos pouco...mas na chapa...meu Deus.

Posso confidenciar-vos que no meu 1200 60% do valor foi chapa e pintura...sendo o resto distribuído por todas as outras tarefas.

Se me perguntarem se fazia outro? Claro que sim...é caro sim...mas se gostarmos...

Agora, o outro senão, nas minhas outras aquisições já tomei em linha de conta o carro, o objecto em si, o estado dele, quer de chapa quer de mecânica, e penso que se conseguirmos um carro equilibrado, que um restauro a 100% não fica assim tão caro!
Mas há sempre a questão..."já agora" e isso sim...temos que saber quando parar...

Abraço
Mário

In DATSUN We Trust!

Miguel SSS

#14
Vou falar por mim....visto que eu tenho uma " pancada" por 510....

Neste momento estou a restaurar um SSS, que se pode dizer uma "restomod"....o valor que estou a gastar no carro já superou o "valor" que por aí se vende um SSS  circular restaurado( e o meu nem pintado está)....quando pensei em o restaurar não foi a pensar em inv€stimento futuro, pois se assim fosse não tinha metido nos restauros....

Posso dizer que o restauro do meu SSS chega bem aos 5 digítos....mas também não pensei nisso, para mim é um sonho a realizar....e quando se trata de um sonho, a gente não olha a €....pode demorar anos o restauro...como o meu...

Mas que se gasta muitos €...gasta...mesmo sermos nós a fazer 50% do trabalho....

Vejo muito pessoal a dizer...eu restaurei o meu carro e tal, gastei 2500€....isso nem chega para  chaparia de restauros bem feitos!!!! Não os de lavar a cara a carros e meter uns cremes(betume)...

Portanto que ninguém diga que um restauro fica barato...um bom restauro fica sempre a raspar na casa dos 5 digítos...