Ano 2013

Iniciado por s 800, 05 de Fevereiro de 2013, 21:27

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Santos Silva

#15
OK, é justo!

Mas se bem o conheço ,depois de eu escrever aqui ele vem e escreve algo do género "Assino por baixo"  :lol

Não prometo que escreva tudo de seguida que a minha mulher está a "ameaçar" com o jantar a qualquer momento :angel:


Conforme se lembrarão, este Rallye de Inverno é o segundo que nós fazemos.
No ano passado estreamo-nos a fazer algo juntos e acabamos por nos entender muito bem. Tão bem que consigo andar ao lado sem enjoar (mas isto é normal em mim), sem precisar de estar a "controlar" a estrada e sem precisar de amolgar a chapa corta fogo com o pé direito.
Não sei o que se passa mas confio mesmo na condução do Abílio.

No rali do ano passado andamos a tentar perceber como se faz e a entendermo-nos. Mas mesmo assim, mesmo a feijões, não quisemos fazer má figura.

Este ano, conscientes de que para além da necessidade de sermos regulares, o rali iria ser decidido na rampa de Figueiró dos Vinhos (esta prova demora entre 3 a 4 minutos enquanto as outras entre 45 e 65 segundos) que é a mais longa. A lógica foi: vamos tentar igualar os tempos da duas provas para não termos penalizações. Claro que o tempo total conta muito mas no kartodromo, no slalom de Ansião ou de Castanheira de Pera, podemos ganhar 2~3 segundos o que dava 0,3 pontos por segundo; as diferenças entre a 1ª e a 2ª passagem eram penalizadas a 1 ponto por segundo. Percebe-se que as diferenças de tempos são SEMPRE prejudiciais.... é só fazer contas.
Em resumo, na Rampa é onde se iam decidir as grandes contas e era onde consideravamos poder reduzir em muito os 3m52s de 2012.
Do pensamento à ação foi um click e combinamos ir fazer a rampa no domingo anterior para tirar notas e perceber melhor as curvas e como as abordar. Eram 8.00h e depois de uma noite dormida em casa do Abílio, lá arrancamos rumo a Ribeira de Alge. A carrinha de serviço da Fortaleza pneus serviu de "muleto" e entre subidas e descidas fizemos mais de 40 Km. Satisfeitos com os treinos, regressamos para almoçar com a famlia Azevedo.

No sábado dia 2 de Fevereiro, acordamos às 5.30h e fizemos os cerca de 100Km até ao Kartodromo dos Milagres no Lugar da Triste Feia (claro, sendo Feia anda sempre Triste...). Fomos a 4ª ou 5ª equipa a chegar passavam uns 10 minutos das 7.00h.
O EP71foi de atrelado pois a caixa de velocidade muito curta tornaria a viagem de ida e de regresso um martírio para os ouvidos. Para perceberem, às 5500 rpm, em 5ª velocidade, vamos a cerca de 100Km/h
Estacionado no lugar 56 e reboque arrumado, foi tempo de fazer o "check-in", colar os autocolantes, acertar o relógio, fazer algumas verificações. O tempo passava devagar e demos uma volta ao parque para ver a concorrência. Ficamos abismados com a quantidade de super-desportivos principalmente alemães daqueles que não têm radiador... e dos outros! RS2000, GT4, GT3, 325i, R5 turbo, 911, 928, 2002, GTI, isto para falr dos não Japoneses pois também tinhamos mais de meia dúzia de Impreza's, outros tantos AE86, MX5, etc. motores até 1300cc só os dos B110, o nosso e talvez mais um ou outro. A maior parte eram 1300 1.6!!! Ok, sem stresses que viemos para nos divertir.
Eram 9.30h e conforme o definido na folha de horários, partiu o 1º concorrente. Aliás, esta foi a toada de todo o dia: horários a ser cumpridos! Tudo bem organizado e oleado.
Como eramos o 56, só entramos para o circuito às 10.24 (o nr 13 não existe nestas coisas!). Sabiamos que no ano passado o Kartodromo tinha corrido mal com uma penalização por ter dado 4 em vez de 3 voltas e por isso este ano estavamos prevenidos com uma folha feita em excel. A pista estava humida da chuva que caira durante a noite e até de manhã.
Entramos e o Abilio rapidamente percebeu que teria que ter muito juizinho. 54 segundos na 1ª volta. A folha excel indicava que 2ª passagem pela meta teria que ser feita aos 1.48. 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1, zero. "Acertaste em cheio. Vamos lá para que estamos a andar bem". Curva para a esquerda, recta, "entra aqui por fora... isso!" "Dá-lhe gás!". Olho para a folha e vejo que o tempo da 3ª volta terá que ser feito aos 2.42. Apoio-me nos cintos de 4 apoios, seguro a cabeça que agora pesa mais com o Sparco que o Abilio me emprestou. O Ep ataca o ultimo gancho que é f#$%&o mas o autoblocante na tração frontal vai fazendo o seu papel muito bem e leva o carro para onde se aponta a direção. "Atenção que sais na próxima!"- gritei! Nova contagem decrescente ... 5, 4, 3, 2, 1, 0 SAI agora, sai, sai... mas o Starlet já estava nas boxes. "Acho que acertamos nos tempos, pelas minhas contas fizemos 54,54, 54".
Agora era com Road-book. Tiramos os capacetesw e arrancamos para o troço de ligação até ao slalom de Ansião; iam ser mais de 50 Km por estradas secundárias. O Fernando Mateus aparece no seu Alemão de fim-de-semana e começa seguir-nos. A determinada altura deixamos de o ver. Azar, ele sabe onde são as classificativas que o ano passado andou a fazer de voiture de assistência.
Chegamos à Zona industrial de Ansião com uns minutos de folga. Deu para aliviar a bexiga, colocar os capacetes, apertar os cintos, olhar para a configuração do circuito e já estavamos a olhar para o relógio TAG com ponteiros de cor fluorescente. O ponteiro já iniciava a subida, cada tic e cada tac parecia o bater do coração, 10... vrruummm, 9, vruumm, vruumm, vruumm, 6, 5, 4, 3, 2, 1, VAI. A caixa foi trocada até 3ª e logo para 2ª, as rotações chegavam ao redline e a rotunda foi feita prego a fundo, contornamos os separadores e voltamos à esquerda. Eu ia dando indicações com a mão esquerda para ajudar a optimizar os trajetos. Passamos a linha: 60 segundos. Era dificil fazer melhor. Carta de controlo apresentada e seguimos para a Rampa de Figueiró. Uns 8 km nos separavam desse grande objetivo: andar depressa e bem, sem falhas. Tinhamos tempo de sobra. Preparei os apontamentos. Antes de arrancar, liguei a máquina de filmar: ia ser memorável... ou não! O ponteiro fazia o trajeto igual ao outro relógio. Quando ficou na horizontal o motor começou a roncar. Agarrei bem a paleta com as notas e preparei a voz. "Diz-me as notas alto e bom som". A 1ª esgota-se num ápice a já a 2ª vai a gritar a plenos pulmões, "direita... esquerda...direita... esquerda 3 por dentro... direita longa, sai em gás pela direita, gás, gás" as curvas sucediam-se numa cadência ritmada. O EP abordava cada curva da melhor forma. O Abilio ouvia as notas, absorvia a informação e acreditava! Aqui e ali dava-lhe mais umas achegas. olhava para as notas e para a estrada alternadamente: a determinada altura vejo o fotografo que abriu este tópico mas a curva era para "direita 3 longa sair em gás pela esquerda". Já iamos a mais de meio, a vegetação quase desaparecera merce dos fogos florestais e o Sol já tinha secado a estrada.. "esquerda 2 por dentro a abrir para fora.. esquerda 3 por dentro" O Abilio dava aos braços e trocava de caixa amiude. Várias vezes puxou 5ª para logo a seguir "amarrar o carro" com uma 4ª ou mesmo uma 3ª. Havia publico em determinados locais do trajeto mas estavam todos muito quietos... não percebi se era da falta de emoção à nossa passagem ou do frio. Era do frio de certeza! Última curva: "...direita longa a sair de gás pela esquerda". E terminamos. Quando olhamos para o cronometro achamos estranho mas a carta de controlo não deixava dúvidas! A diferença de tempos à partida e à chegada era de 3m29s. Haviamos tirado 23 segundos ao tempo do ano anterior. O reconhecimento estava pago!

(continua)
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

doscapuzes

#16
Assino por baixo :lol :lol :lol :lol :lol :lol :lol, tirando a parte que é o segundo que fazemos, pois não corresponde inteiramente á verdade :thumbsup

Santos Silva

É o 2º Rallye de Inverno...mas já fizemos outro, no Outono

Atualizei o post anterior. Depois continuo.

Acho que já tenho direito a uma foto :assobio
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

rpm

Excelente relato. Essa caixa assim curta é de loucos! Impunha-se um tópico a explicar a preparação da viatura ao pormenor, tintim por tintim. Por favor...
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Camry 2200

Muito bom texto, até parece que vamos dentro do carro! 8)

Conte mais SS, e s800, ponha mais fotos!  :drool:
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Santos Silva

...

Tive que confirmar as folhas do ano passado para ter a certeza do feito. Confirma-se! A rampa fora feita em menos 23s.
Arrancamos para Castanheira de Pêra com muitos pensamentos na cabeça. Pelo caminho fui vendo o trajeto do slalom que havia sofrido uma pequena alteração na 2ª rotunda. Passamos à porta do restaurante Paris (onde seria o almoço) e logo a seguir já nos posicionavamos na fila de espera. De repente comecei a ouvir tiros de caçadeira! Alguém andava à caça ali perto, pensei. Mas a cadência era estranha e o som estav muito perto... percebi uns segundos mais tarde que 8 a 9 carros à frente, estavam vários Subaru Impreza que se preparavam para arrancar para o circuito!!!
Novos preparativos. Capacetes, cintos, notas, cronometro, máquina de filmar. O Clio Williams arranca e já sabiamos que faltavam 59, 58, 57 segundos para a nossa vez. Mais uma entrega da carta de controlo, confirmação do tempo. Boa sorte, deseja o controlador com um sorriso genuino.
A primeira parte com menos de 200m tinha apenas um separador à esquerda, o que nos obrigava a circular pela direita de modo a abordar a 1ª rotunda no sentido anti-horário. Iamos já a esgotar a 3ª e já a 2ª fazia falta para abordar a rotunda. Dá-lhe gás, gritei! Sabia que se mantivesse a aceleração, conseguiriamos ter tração devido ao indispensável autoblocante. Assim foi 360º e já estavamos a caminho dos próximos 8 separadores, esquerda, dirieta, esquerda... e nova rotunda, esta de menor diametro e com a saída ao fim de 3/4. Mais uns metros e cruzavamos a linha de tempo. 1.05. Chegavamos mais uma vez ao controlo e "Que tempo querem?" perguntou o controlador? "queremos 1.05", respondi com naturalidade. Verificou e disse: "Vou dar-vos uma prenda?... 1.05", disse com um sorriso. "Boa sorte". Esta foi a toada em todo o rallye, gente bem disposta, que deu a cara pelo NDML, que esteva ao frio todo o dia, que teve sempre uma atitude profissional mas não menos afetuosa.
Para a próxima ligação tinhamos mais de 1h30m até à nova subida de Figueiró. Paramos um pouco antes e, aproveitando o Sol, fizemos umas sandes com o pão de Cantanhede que levaramos. Retemperamos forças, esticamos as pernas e projetamos a próxima prova. "Tens-te dado bem com as minhas indicações?" "Sim, sim!" "E não achas que às vezes dou indicações a mais? não te baralha?" "Não! Podes dizer tudo, quanto mais informações mais me ajudas".
A estrada era descer e depois de arrumar o farnel, deixamos a montada deslizar encosta abaixo. Mais abaixo, os concorrentes amontoavam-se numa formatura desordenada e sem sequência numérica. Desci até à linha de partida na tentativa de encontrar alguns resultados parciais mas não havia forma de comunicar uma vez que a rede de telemovel simplesmente não existia. Havia minutos antes tentado uma ligação do meu PC mas não foi possivel. Aos poucos o estacionamento desordenado ia tomando tino. Já lá estavam alinhados do 46 ao 51. A ponte sobre a ribeira de lage já se avistava e nela os próximos 2 concorrentes a partir. De minuto a minutos sentiamos o som dos motores a subir de regime e depois a desaparecer no meio das encostas e da floresta. Revi novamente o que precisava e desta vez colocamos o cronometro do tablier em contagem regressiva: 3.29. Coloquei o outro cronometro em zero (nesta coisas precisamos sempre de ter a dobrar para o caso de algum falhar. Paleta com as notas na mão; entramos na ponte; o inicio é logo na outra margem. Havia bombeiros e os respetivos carros parados na berma. O nosso minuto estava chegar. Avançamos ao sinal do controlador até à linha imaginária no chão que era determinada pelos seus joelhos. Parecia um dejá vu. Um dedo num cronometro e o outro no segundo. Click, click e aqui vamos para nova rodada. As curvas já as conheciamos e as notas foram repetidas mais uma vez na cadencia necessária. O fotografo estava mais acima que na subida anteriro e até tive tempo de lhe acenar. Iamos descontraidos. A determinada altura lembrei-me de olhar para o cronometro do tablier e o tempo indicava 3.26. Ato contínuo esqueci aquele e concentrei-me o outro: o Abilio tinha marcado 3h e 29m em vez dos 3m e 29 segundos! O tempo que restava pouco mais era que 20 segundos. A ultima curva foi feita comigo a contar de 4, 3, 2, 1, 0. Se não zeramos, a diferença não podia ter sido mais de 1 segundo. 3.30 foi escrito na carta de controlo. Agoar tinhamos 2.20h até ao novo controlo: era tempo de almoçar. Como levamos o farnel, ficamos descansados no estacionamento a mastigar o que levavamos. Reclinei o banco e fechei os olhos mas o ruido dos carros que não paravam de passar, manteve-me acordado. Arrancamos e só paramos em Castanheira para tomar um café que já me fazia falta, a avaliar pela leve cefaleia que me assaltava. Ainda esperamos uns bons minutos. O slalom esperava-nos para a 2ª passagem. Foi uma repetição do anterior e, fizemos menos 1 segundo. 65 na primeira e 64 na segunda era pior que 65 - 65.
Arrancamos para Ansião onde chegamos perto das 18h00. Bem, não foi só cumprir o trajeto pois tinhamos dois controlos de passagem que teriam de ser cumpridos nos tempos marcados. "Olha lá! Não foi aqui que no ano passado, a meio do troço me disseste para me deixar de morrinhices e me aplicar para chegar a tempo?!!" "Pois foi! É melhor andares ligeirinho para ter a certeza que chegamos dentro do tempo." E assim foi, a média teria que ser acima dos 45Km/h por estradinhas municipais de montanha! A determinada altura: "Escusas de ir tão depressa que vamos com tempo", "Eu sei mas está a dar um gozo bestial!" retorquiu o Abilio cheio de contentamento.
Na rotunda que antecedia a entrada no Slalom, tinhamos o Rui Correia a fotografar e o amigo João Pinheiro a acenar entusiasticamente. Rimos e ficamos mais motivados. Atrás de nós andava agora um Citroën AX proto pois o BMW2002 já tinha ficado pelo caminho.
"Não tem nada que enganar, já conheces a pista. É sempre a abrir... até eu começar a contar para zero".
Arrancamos e começam as chicanes, os pneus chiaram o tempo todo na rotunda, a transferência de peso para um lado e para o outro era uma constante e não foram os cintos e o paoio lateral dos bancos, teria sido muito dificil. Entravamos no ultimo troço a curvar longo à esquerda. Mais 7 chicanes e o relogio. O controlo indicava 61 segundos: mais uma penalização de 1 segundo. Daqui para a frente era só fazer a ligação ao Kartodromo.
Já era noite fechada quando lá chegamos. Os pés ainda não tinham aquecido durante todo o dia pois a chauffage está desativada. Mas ainda faltavam 3 voltas à pista e desta vez no sentido inverso. Entramos. A folha excel na mão. 1ª volta em 52 e as seguintes em 51 cada. Era evidente que o dominio do carro era cada vez maior!
Estacionamos e fomos comer um caldo verde e uma febra.
Analisamos os resultados parciais antes do Kartodromo e percebemos que para ficarmos em 1º lugar da classe aquele que estava à nossa frente teria que ter asneirado muito nesta ultima prova e isso não era o que se percebia ao longo de toda a prova.
Desertámos. Carro no atrelado e rumamos a casa.
Só quando chegamos a casa soubemos o resultado: 28º em 74 clássicos e 48º na geral de 123 inscritos.
Na viagem percebemos que precisamos de uma carro mais potente, que tenha uma aceleração mais rápida, que tenha mais fôlego para nos permitir subir na classificação. O Starlet está num nível de preparação bastante elevado e por muito que seja melhorado, nunca deixará de ser um 1300, 1.3...
Esperem pelos próximos eventos e, se houver por ai algum patrocinador, temos os paineis do carro à venda por valores "LOW COST"  :lol
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

doscapuzes

Assino por baixo mais uma vez e acrescento:

Rampa Figueiró 2013

Cumprimentos.

Camry 2200

Miguel Vale - Associado AJA Nº69

prelude guy

Santos Silva,

grande prosa, pá  :thumbsup


Merecia ser publicado  :D
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

rpm

本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Santos Silva

Já mandei para uma revista mas tem lá outro "escriba" que também andou no Rallye a dar ao zarelho... :thumbdown:

O AJAsun poderá ser uma hipotese ou então tentar outra revista... desde que não seja a teu amigo...  :-X
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

CelicaGTI

 A caneta lixou-te os tempos  :lol

Ganda SS!!!!!!!  :clap:

MetalicMan

Nao imaginava que era possivel participar com carros de estrada...

Em que valores fica a participação e qual a próxima prova??

Santos Silva

Mais informações aqui:

http://www.rallyeverdepino.com/

O preço é bastante diferente para sócios e não sócios mas este custava 250€ para não sócios
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

doscapuzes

Mais um video, este do Slalon de Castanheira 1. :dance: :dance:

Slalon Castanheira