Apresentação novo membro - Datsengo

Iniciado por Datsengo, 11 de Outubro de 2012, 00:56

Tópico anterior - Tópico seguinte

Datsengo

Olá a todos!

Apresento-me como novo membro, conforme as orientações do fórum.
Pois bem, chamo-me Rui Sengo, tenho 27 anos, resido no concelho de Vila Nova de Famalicão, mas nasci no Porto, cidade onde também estudei, no ISEP. Atualmente trabalho, irá fazer 5 anos em Novembro, na área do AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado). Desde sempre tive paixão por automóveis e cada vez mais este gosto vai-se afiando, agora pela razão de ter um objetivo a concretizar que é o restauro do Datsun 1200 cá de casa. Foi o primeiro carro de família, foi o que o carro onde aprendi a conduzir, foi o carro de muitas peripécias em viagem, enfim, tem um enorme valor sentimental. A juntar a isto vem a minha enorme afeição pelos carros, clássicos principalmente e especificamente os Datsun 1200.
A principal motivação para me registar no AJA é precisamente a vontade de aprender e partilhar mais conhecimentos sobre este carro particularmente, pelas razões acima apontadas, mas fundamentalmente porque, tratando-se de um restauro que pretendo realizar, necessito de adquirir, através da ajuda dos membros deste fórum, sugestões, recomendações, informações técnicas, advertências, enfim, tudo aquilo que possa contribuir positivamente para o quero fazer, dentro das minhas limitações financeiras (que infelizmente são grandes).
Para já tenho apenas duas fotos do carro, tal e qual no estado em que ele se encontra. Não estão com muita qualidade mas irei tirar obviamente outras, porque gostaria de ter o vosso parecer em relação à condição do carro e por onde devo ou não começar o serviço ou que deverei ou não fazer.
Espero que este projeto se realize e que possa partilhar aqui toda a evolução, se assim as condições me permitirem.
Um grande bem-haja a todos!
Cumprimentos.




mizé

 :bemvindo:

Como irá seguramente descobrir, ajuda é o que não faltará.
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Flyingtiger

José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

Wiky

 :bemvindo:

Força com esse restauro! Vale bem a pena  :thumbsup
Gasolina é como religião: não se discute!!

Camry 2200

Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Helder Nuno


Datsengo

Boa noite e desde já obrigado pelas boas -vindas  :)

Bom parece que vim mesmo bater à porta certa! Pelo que pude ver do pouco que ainda consegui, aqui tem mesmo muuuuita e boa informação que me poderá ajudar bastante neste trabalho! Claro que haverá trabalhos para vários €€€ mas no meu caso o que pretendo fazer é algo simples.

Assim por alto posso adiantar que já arranjei algumas peças que não tinha, como por exemplo um tampão de roda original, fica desde já aqui registado o meu agradecimento ao Sr. António Silva pela paciência e disponibilidade na troca de e-mails que tivemos antes de se concretizar a compra (mal sabia eu que estava a falar com alguém que estava ligado ao AJA). Agora sim! Tenho 4 tampões originais. Vou colocar várias fotos brevemente. Arranjei também um espelho interior retrovisor novo e original e um exterior (usado em estado razoável).

Pergunta: O espelho exterior que tenho é o cinzento, não o totalmente em plástico, mas o que tem o braço de fixação metálico (não tenho a certeza se é metal puro ou liga metálica). No entanto sei que existia um modelo de espelho exterior que é cromado. Eu poderei cromar o que tenho? Gosto bastante dele cromado e gostaria de saber se existe algum processo que seja eficaz.

Também comprei as grelhas de saída de ventilação que ficam na parte superior do tablier novas e originais também. Tive foi uma pequena surpresa (ou não), é que a cor não exatamente a do tablier, mas mais cinzenta. Comprei também uma antena nova, pois a que tinha estava quebrada.

Uma das coisas que gostaria de recuperar, porque acho que não se arranja novo (nem usado ao que me parece) eram os símbolos lateriais do pilar de trás que dizem deluxe. Qual o melhor tratamento para a recuperação?

Bom, por enquanto ainda não tenho fotos de detalhes porque tenho o carro numa oficina para fazerem orçamento para a recuperação da chapa. Aquilo que pretendo fazer não é um restauro para museu (não tenho disponibilidade financeira para tal) mas uma recuperação geral dos pontos fracos que ele apresenta atualmente, mas sempre com o rigor que as limitações de €€€ permitirem.

A nível de mecânica o carro faz algum fumo branco e está a travar bastante mal, embora trave.

Amanhã em princípio saberei valores para chapa e pintura...Vamos a ver qual será o "tombo"...

Cumprimentos

Umtali

João Freire - Sócio AJA nº 11

Wiky

Nota-se muito entusiasmo!! e isso conta muito  :thumbsup
Gasolina é como religião: não se discute!!

Earthp

 :bemvindo:

Antes demais, grande máquina que tens aí. Boa história a do teu Datsun, trata-o bem...ele merece. :thumbsup

dms

ない明日がないかのように毎日住んでいる!
Diogo Dimas

Mascarenhas

 :bemvindo:

Mais um DaTesao a ser salvo! :)

Qualquer duvida ou esclarecimento a nivel mecanico, dispoe!

Cumprimentos..

http://mascarenhasgarage.no.sapo.pt/



Datsengo

Ora boas noites a todos!

Sei que desde o dia da minha apresentação, tenho andado "fugido", mas não me esqueci que estou aqui! :green: É a primeira vez que estou neste mundo e nem sempre o tempo que é necessário dedicar ao assunto é quanto gostaria que fosse. De qualquer forma, o restauro está a andar e conforme prometido já tenho aqui as primeiras fotos do bólide já desmontado, com vista a iniciar o processo de recuperação das partes críticas da chapa. Conforme tinha explicado, este não será um restauro exaustivo, ao "osso", conforme muitos ambicionam (eu próprio, se tivesse hipót€s€), mas será dado o máximo cuidado dentro do limite do possível a todos os pontos onde houver necessidade de intervir. Já me deparei com algumas surpresas que não me passaria pela cabeça que lá estivessem, como alguns buraquitos em zonas da chapa menos visíveis, como por exemplo na parte interior dos guarda-lamas. Nalgumas zonas já calculava que estivessem... Também fiquei a ver que as borrachas dos raspadores dos vidros e da calha tem que ser substituída, pois as existentes apresentam evidentes marcas de degradação! As das portas idem, embora seja possível recuperar a que se aplica na carroçeria. Todas as outras em princípio serão para colocar novas, mas ainda estamos a estudar a hipótese de aplicar a do óculo traseiro e pára-brisas, mas ainda não houve uma decisão definitiva sobre o assunto...

Aqui ficam algumas fotos!

Cumprimentos a todos! :thumbsup









FC

Socio AJA nº 55

Datsunbat

Boas!

Bem-vindo!!!

Vamos em força nesse restauro e trazer mais um 1200 para a estrada...

Parece-me muito bem o carro...as ferrugens são normais...com tempo e cuidado volta tudo ao sítio.

Se era carro de família melhor ainda...e foi sempre branco?

Cumps.
Mário

In DATSUN We Trust!