Restauro Datsun 120Y Van M 1977 - Daniel

Iniciado por daniel.120y.van, 24 de Abril de 2012, 11:01

Tópico anterior - Tópico seguinte

daniel.120y.van

Olá a todos, recentemente adquiri este magnifico Datsun 120Y Van M.
Digamos que foi uma aquisição quase ao acaso e não estou nada arrependido de o ter feito antes pelo contrário.

Segundo o anterior proprietário a sua garagem sempre foi a rua e claramente já começa a precisar de uns profundos cuidados, nomeadamente chapa e pintura...

De mecânica aparenta estar excelente, água e óleo sempre no ponto e circula praticamente todos os dias, sendo o meu único carro :)

Interiores, precisa de um cuidado ou outro mas nada de preocupante, é nitido o cuidado geral que o anterior dono tinha para com o carro apesar dos ematomas e a idade não perdoa.

Após tudo isto, seria um crime não cuidar desta "máquina" e decidi colocá-la na oficina para tratar da chapa e pintura...
O restante irei gradualmente melhorando, não há carteira que aguente :)

A ideia passa por manter pintura na mesma côr, talvez num amarelo um pouco mais escuro (aceito sugestões).
As faixas que actualmente estão a vermelho serão pintadas na cor preto e talvez ganhe umas jantes especiais 13", estou ainda a ponderar trocar ou mantêr a jante 12" (só não estou a conseguir os tampões).

Neste momento ainda está no trabalho de chapa que avizinha ser demorado, inicialmente deram-me o prazo de 2 meses para efectuar o serviço mas já não será entregue no prazo "combinado".

Vou deixar aqui algumas fotos e vou actualizando á medida que o trabalho se for desenvolvendo...

Abraços




















Datsun 120Y VAN-M 1978

qyron

Muitos parabéns e muita força para esse restauro!

Também tenho uma dessas e faz falta mais gente que as queira preservar, porque começam a tornar-se raras, ainda mais enquanto carros de uso diário.

Boa sorte e qualquer coisa que possa ajudar, dispõe.
Uma mente livre está aberta a novas ideias.

mizé

Força nesse restauro.

Pessoalmente gosto muito da cor amarela, bem como sou a favor de manter tudo original, mas cada um decide conforme entende melhor.
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

daniel.120y.van

Obrigado pela "Força", pelo menos força de vontade é abundante!

Este é um modelo que particularmente eu aprecio e gosto bastante.
Concordo, faz mesmo falta ver mais pessoas as preservá-las que é um cenário ao qual não tenho assistido.

Não sei se me exprimi correctamente, a minha intenção será mantêr a carrinha na cor amarela, talvez escolher um tom um pouco mais escuro (ainda em análise). Gosto de amarelo mas confesso que não é cor favorita se bem que originalmente a carrinha deverá ter sido vermelha/alaranjada, está bem patente na carroçaria...

Abraços,

Daniel
Datsun 120Y VAN-M 1978

qyron

#4
Onde resido há um Datsun 1200 que tem um tom de amarelo mais profundo que o amarelo que normalmente se via nesses carros. Talvez o dono tenha mandado algures na vida do carro repintá-lo e optou por um tom mais rico.

As cores baças dão um aspecto mais amorfo e liso aos carros, chegando em alguns modelos até a disfarçar linhas de carroçaria; para evitar isso não foram poucas as marcas que lançaram para o mercado carros com riscas e outros efeitos pintados, para quebrar a sensação de monotonia que certas cores podem dar.
A minha Van-M é branca e o branco tem o efeito de fazer a carrinha parecer "gorda": as linhas da carroçaria têm mais dificuldades em realçar, por contraste com o azul escuro ou as laranjas e mesmo as amarelas.

Experimenta tirar umas fotos à tua carrinha e depois, à mão, faz uns traços. Procura criar linhas que quebrem a uniformidade das superfícies. Estes carros têm duas linhas na lateral que sobressaem: a linha de ombro (que passa junto aos puxadores das portas) e a linha de base (parte da cava da roda dianteira e recua paralelamente ao friso da carroçaria). Só realçar estas linhas já fazem muita diferença.
Uma mente livre está aberta a novas ideias.

Umtali

Tens aí algum trabalho de chapa mas reparei que está bem encaminhado. De facto essa Van devia ter sido "laranja" de origem (igual ao 120Y sedan que restaurei) e foi pintada de amarelo posteriormente. Se não gostas do amarelo, não aconselho muito ir para um tom forte pois não sei até que ponto se enquadra nas linhas da Van; na minha opinião seria mais adequado ao modelo mais desportivo. Lembra-te que a pintura nova por si vai realçar bastante a cor e o brilho ... e porque não voltar ao laranja?!?

João Freire - Sócio AJA nº 11

Kaizen

As cores que mais gosto de ver em 120Y Van-m são precisamente o amarelo e o laranja. Mas nas cores originais do modelo.

O Umtali é uma excelente ajuda no restauro destes modelos.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Cortina Team

Estou a ver que o trabalho nessa van está bem encaminhado. Vamos continuar com força.
O amarelo típico das 120y van é o conhecido "amarelo mostarda". Na internet consegues ver como fica o aspecto dela, sobretudo naquela van que está à venda por 2500€.
O laranja também é uma possibilidade a ponderar.  :green:

Boa sorte.
O verdadeiro poder da 120Y VAN!!!
sócio nº31

daniel.120y.van

Olá a todos, bem encaminhado está. Demorado também...
Mas antes demorar e ficar bem...

Quando pensei em restaurar a carrinha, ponderei a mudança de cor.
Apesar de saber que esta não é a cor original e uma vez que a comprei na côr amarela assim continuará.
E pensei em vez de gastar o dinheiro na homolgação da mudança de cor, prefiro investi-lo noutras melhorias necessárias....

Penso que só irá para a pintura lá para meados do mês de Maio...

O bate-chapas sugeriu em aplicar um produto que normalmente se aplica no chassi do carro para evitar a corrosão, é meio aborrachado, cor preto, (não recordo o nome) no piso interior, que me dizem?

Abraço,
Daniel
Datsun 120Y VAN-M 1978

Kaizen

Depende da opinião de cada um.
A minha é "nem pensar". O piso interior dificilmente apodrece e, quando apodrece, é de fora para dentro. Se a ferrugem ao chegar ao interior estiver tapada com fleet coat (é este o nome em inglês) vai apodrecer tudo à volta sem dares por isso.

Dar "fleet coat" por baixo, nas zonas em que não leva de fábrica, é um hábito comum nos arranjos. Nos restauros fica como de fábrica, se a 120Y não for para usar diariamente esta é a melhor opção.


Muita gente opta por encher de "mel" toda a chapa lateral (portas, painéis laterais). Isso sim, é eficaz e preventivo.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

prelude guy

Rui, o "mel" é cera  :D

E sim, no interior o que faz sentido são as placas de insonorização, a aplicar sobre o aparelho. O anti-gravilha é mais adequado para o fundo e cavas dos guarda-lamas.  :thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

daniel.120y.van

Agradeço-vos todas as dicas...
Realmente já tinha pensado nas placas de insonorização.
Ah e carrinha é para uso diário ;)
Amanhã ou talvez segunda-feira irei ver o andamento do trabalho!
Já lá vão praticamente 3meses e já anseio por ver a máquina a pisar o alcatrão.
Abraços
Datsun 120Y VAN-M 1978

Camry 2200

Gosto de carrinhas!  :thumbsup

A foto do avatar é a tua 120Y? Acho engraçado o aspecto delas com a grade que costumam trazer no tejadilho, devias manter! 8)

Força com o restauro! :D
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

daniel.120y.van

Sempre gostei muito de carrinhas também ;)
A foto do avatar é da minha 120Y :) e a grade vai ser mantida como manda a tradição, pode-lhe dar uma ar "saloio" mas acho imensa piada.

Obrigado,

Abraços,
Daniel
Datsun 120Y VAN-M 1978

RT

Boa sorte no restauro!!

120Y Van, adorooo :D
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz