Toyota Corolla TE71 Liftback

Iniciado por CCoelho, 10 de Abril de 2012, 21:50

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CCoelho

#60
Já tenho o carro em casa à cerca de um mês, para o ir montado, ainda tendo de voltar para colar o spoiler e meter os friso do vidro danificado. Em suma está feito o trabalho fora ainda que a pintura tenha deixado a desejar...



No que respeita à montagem, ainda que lhe tenha dedicado algum tempo, não é muito visível trabalho feito... não foi dedicado grande atenção ao interior por parte dos profissionais e eu não me reconhecia se montasse o carro sem rever alguns pormenores, nem sem uma boa limpeza. Por isso tenho dedicado o meu tempo a completar o trabalho em falta, sei que o podia levar lá e me faziam isso, mas não estou para estar mais um mês sem o carro para ser feito um trabalho igual ou em alguns pormenores pior... ao que prefiro ser eu fazer.

O trabalho têm sido diversificado, desde limpezas, montagens gerais, passar cabos e atá pinturas de protecção à corrosão... vou começar como já é habitual pelas limpezas.

O fecho



depois...


O trinco



depois...




Plastico interior




depois...




Tubo de protecção ao tubo de agua do vidro de tras


durante...










depois...




Borrachas das portas




depois..


peças diversas


depois...



e muitas mais que não me lembrei de tirar fotos...

CCoelho

mais algumas montagens:
Comecei pela porta da mala, vinha apenas com o vidro, era necessário passar os cabos de corrente da escova e da resistência do vidro... andavam pendurados e ainda traçava aquilo.

limpei a borracha e passei os fios... entretanto hoje e como tinha pintado a outra chapa que fixa a borracha, neste caso para passagem de cabos (a outra para o tubo de água do vidro de tras) resolvi retira e pintar tb esta de preto.






depois montei o linguete do trinco e afinei-o com o de baixo.. dito de outra forma, afinei o de baixo pois é este que sobe/desce




por fim o motor da escova




pelo meio algumas limpezas... a borracha ainda tinha tinta de outra pinturas









falta-me apenas a manga e tubo de agua para ficar esta porta "pronta"


Jcarl

Grande trabalho que está a ser feito! Às vezes mais vale o "faça você mesmo" do que entregar o trabalho, pagar e ficar ma servido... Boa continuação do restauro. :thumbsup

mizé

Citaçãoainda que a pintura tenha deixado a desejar

Parece um mal que afecta muitos de nós. Quando começamos a ver os pormenores...haja paciência  :tijolos

Mas com tempo e vontade vai corrigindo o que está menos bem. Pela positiva, é que sendo nossa a viatura vai ser cuidada com mais atenção  :green:

Continuação de bom trabalho
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Camry 2200

Bom trabalho! :thumbsup

No que diz respeito à pintura, não desanimes. No final há correcções que podem ser feitas com produtos de polimento etc. Fica da água para o vinho.  8)
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

CCoelho

No final de Abril / inicio de Maio tenho um outro projecto... de vida, pelo que me estou andava a esforçar para ter o carro pronto o quanto antes.

ja tudo limpo e pintado... foi tempo de passar fios, aqui ja ambos montados


Desde que o comprei que não dava sinal de porta do pendura aberta (luz interior) e na desmontagem verifiquei que o fio que vai ao sensor estava partido... agora, aquando da montagem resolvi o problema

o sensor durante a limpeza


depois...


e ficou montado e pronto a funcionar

estas calhas estavam mesmo a precisar, não foram pintadas agora, foi noutra intervenção que o carro sofreu nestes 30 anos... tenho mais coisas que vou tentar acabar de limpar para as poder montar, ainda que fiquem escondidas quando o carro estiver montado, prefiro meter ao sitio devidamente limpo, no futuro será trabalho poupado.




ainda não tinha metido a luz da matricula, as fotos nao estao grande coisa mas tb nao tem muito que se lhe diga








CCoelho

continuando a montagem da escova iniciada mais acima pelo motor..
o topo de borracha

a escova ja apertada

ja com a tampa do poarafuso

e depois de afinada


entretanto virei-me para os frisos. Comecei pelo friso lateral inferior dos vidros de trás, estavam guardados na garagem e é visível o tipo de etiqueta que fiz para todo o material que desmontei, estavam a precisar de limpeza e em alguns pontos uma pintura anti corrosão.
















depois de limpos, pintei as peças de fixação com anti oxidante




Estes frisos estão sempre associados à origem de ferrugem nesta área do carro, por isso antes de avançar com a montagem, decidi tomar algumas medidas preventivas. O friso é fixo à chapa por via de três furos onde devido à fricção acabam por desgastar ou quebrar a pintura dando-se inicio à oxidação da chapa, por isso de uma demão de anti oxidante criando uma área de desgaste/protecção.

Andei também a preparar o carro para receber os primeiros plásticos, no caso de recobrimento do pilar b, que devido ao excesso de silicone dos vidros tive de fazer uns ajustes.




CCoelho

depois virei-me para as portas, não se resumiu à montagem dos frisos, estive a afinar o vidro e a definir os limites de abertura, fiz o mesmo para os de trás






CCoelho

depois virei-me para a parte eléctrica de trás, estava tudo porco e com vestígios de tinta (de um outro trabalho de pintura anterior)













e lá se começa a ver resultados







CCoelho

frisos laterais limpos e prontos a ser montados, estes dizem respeito às pequenas janelas (de abrir) de trás. o processo de limpeza:











este friso era do ponto de maior corrosão do carro, ainda tinha chapa podre agarrada



com para fuso e tudo





finalmente limpo


o do lado direito não estava muito melhor




apenas de um friso



CCoelho

depois de praticamente três meses onde mal la pus os pés... la regressei à garagem para me reorganizar e voltar ao trabalho, se conseguisse fazer sempre um pouquinho por semana para ver se no inverno tinha o carro pronto  :wall

Comecei por instalar a parte eléctrica dos farolins de trás e a instalação do deposito de agua... pois deixei uns parafusos a secar da pintura de antioxidante







...no entretanto, fui montado a frente... que deu logo aspetco de trabalho realizado.




por fim ainda peguei nos retrovisores, os do carro foram pintados por engano de branco e depois de preto (ja estavam em branco mas tinha pedido para pintar de preto... ) mas o preto que foi pintado é demasiado brilhante para o meu gosto e relativamente à cor do plástico original no seu estado natural... como tenho um par a mais decidi-me pegar nesse ate porque precisava de restauro




perdi apenas umas horas por dia mas ja deu para sentir um pequeno avanço... vou tentar nao perder o ritmo...

CCoelho

#71
a titulo de conclusão do restauro dos espelhos do meu post anterior, aqui fica o resultado "final"

este tinha uma valente arranhadela, ainda se vê ali alguns vestígios, mas considerei que ja estava "qb"... um espelho de 30 anos sem uma arranhadela é como um jardim sem flores  :lol:  :out:  so tenho pena de não ter foto dele como estava, pois nas fotos acima ja tinha trabalhado nele. Aquelas manchas de tinta em cima também foram retiradas.

O outro (lado esquerdo) não estava muito mal, resumiu-se a pouco mais que uma pintura


Aproveitei e pintei tb o aro do espelho, pois o plástico estava em muito mau estado e começava-se a desfazer em po...


Em suma, um comparativo do trabalho feito pelo pintor, no tal preto brilhante e o trabalho feito por mim...


O esquerdo fico ja montado




entretanto fui limpado o que esta em falta para começar a montar





CCoelho

Entretanto e depois de meio ano parado o corolla não queria pegar, ate que depois de alguns dias a estudar a possível causa ele lá acordou.. Acho que devia estar encharcado, não fiz nada de especial .. Tirei o tubo de alimentação dos carburadores e vi que ao dar à chave saia gasolina, voltei a encher as tubagens dei à chave e lá ficou a trabalhar, para grande sastisfação minha.

algo que adquiri durante o período em que menos tempo tive para empreitadas...


foi uma sorte imensas encontrar isto, se é raro encontrar um TE71 numa sucata, mais raro é encontrar um com cintos atras. O carro muito provavelmente terá sido importado e tinha este "extra". Como agora tenho uma pequena de 7 meses, já posso levar a família toda a passear. Estou tentado em trocar o "cinto" por um azul para ficar igual aos restantes do carro... se conhecerem alguém que faça um bom trabalho, sobretudo com aquele tipo de cosedura que se vê na imagem, agradeço a partilha!

CCoelho

em Janeiro arranjei algum tempo livre e tenho vindo a trabalhar no carro

Era necessário forrar o fundo do carro com o isolamento acústico assim como parte do teto, lá encontrei o material e meti-me ao trabalho







nos entretantos havia peças, tacos (ou tapa furos) que tinha de ir colocando para poder avançar... alguns não se limitava a ser colocados era necessário limpa-los e/ou cola-los







Tinha cá em casa um volante que comprei para meter e ja recebi tb à algum tempo o cubo... toca a montar!



mas... ha sempre um mas... e o cubo não entrava na totalidade ate encostar na patinha da buzina, tive de andar a inventar (de qq forma vou reclamar ao vendedor)







e assim já se começava a ver trabalho feito e é neste ponto q o carro está


CCoelho

#74
O carro tem estado parado à mais de um ano... se contar com o tempo que esteve no chapeiro/pintor, ate ultrapassa esse tempo... e têm criado algum desanimo da minha parte, pois não contava com tanto tempo de "restauro".

Assim, soube que ia haver um track day aqui na minha terra (Braga) e apressei-me para ter o carro concluído nessa data (9 Fev)... o que não consegui, mas como a vontade era muita, foi mesmo em spec TD  :green:  só de manha quando saí da garagem é que me apercebi q não tinha retrovisor interior e ainda o montei durante a fila de entrada  :lol:


algumas fotos