Toyota Corolla TE71 Liftback

Iniciado por CCoelho, 10 de Abril de 2012, 21:50

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Vtwin

#105
CCoelho, também eu tenho essa curiosidade, se realmente compensa manter a originalidade mas alterar carburadores e colectores, ou arranjar um 2TG..
Mas ja agora a titulo de curiosidade, esses bancos são desse carro?? é que sempre pensei que com duas riscas era o 2tg, 1 risca 2tb e o sem riscas o 1.3 (desculpem mas nao estou certo da designação do motor, julgo ser 3k)
António Martins

Brunosantos


Vtwin

Pois não tinha mesmo a certeza...
Eu vou me castigar.......
:wall  :wall  :wall
António Martins

CCoelho

Sim os bancos são os do carro, penso que a diferença mais uma vez tenha a ver com o facto de o meu ser da segunda serie e sobretudo ser um SE, que é o nível de equipamento mais proximo do GT, pois o tipo de banco utilizado tem a ver com a versão de equipamento do carro, tipo DX, GL, SX, XE, SE (entre outras) e GT que é especifico, claro que por vezes os mercados definem o nível de equipamento conforme a cilindradas e apenas disponibilizam esse nível de equipamento, por exemplo em Portugal os 1.3 são quase todos DX, os 1.6 são XE e finalmente os GT. O meu têm a particularidade da côr branca que não saiu em Portugal, normalmente são iguais mas em bege/cinza.

Vtwin

Obrigado por satisfazeres a minha curiosidade....
Quer entao dizer que o modelo SE é o mais equipado a seguir ao GT??
António Martins

CCoelho

#110
vê a imagem do link abaixo (vai puxando para a esquerda pois as restantes imagens e informação que se seguem serão certamente do teu agrado), o mercado não é o nosso, existem algumas motorizações diferentes mas dá para perceber a diferença entre as versões, sobretudo pela comparação das fotos interior uns slides ao lado.

https://www.flickr.com/photos/63416089@N06/7911682856/in/photostream/

Vtwin

#111
Bem agradeço a informação, e deixa-me dizer que fiquei apaixonado por uns bancos tipo baquet para os nossos modelos.
Mas ficou a faltar ai o "nosso" motor, pois esse é outro assunto que não entendo, e não é por estar em japones :-)
Nuns sites dizem que o motor 2tb tem 88cvs noutros 90cvs e noutros ainda 105cvs..
António Martins

Brunosantos

#112
A variação da cavalagem por norma varia consoante a forma de quantificação, ps, din, sae por ai fora

Vtwin

Pois isso foi também o que encontrei na net, mas a historia dos cvs sae é que me confundem, pois se pensar que 1kw é mais ou menos 1.4cvs, 1hp é mais ou menos 1.05cvs, os cvs sae dizem que são a potencia do motor no volante, e não consigo encontrar um valor referencia para fazer as contas...
isto quer dizer que era publicidade enganosa? diziam que os carros tinham uma certa potencia e depois nao era bem assim???
António Martins

rpm

SAE é potência do motor sem acessórios. DIN é com acessórios. Não existe factor de conversão porque os acessórios dos diferentes motores não são todos iguais.

O que interessa é a DIN pois ninguém anda sem alternador e bomba de água, etc.

Portanto sim, dantes a potência anunciada era SAE e enganosa.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Vtwin

Por exemplo, nesta tabela diz que o motor 2tb apenas tem de diferença para o 2tg de 10cvs??

Features overview[edit]
Code   Bore mm   Stroke mm   Power PS (kW)   Torque lb·ft (N·m)   Compression   Years   Comments
T   80   70   86 at 6,000 rpm   86 at 3,800 rpm   8.5   1970–1979   
T-B   80   70   95 at 6,000 rpm   89 at 4,000 rpm   9.0   1970–1975   dual carburetor
T-BR   80   70   91 at 6,000 rpm   86 at 4,000 rpm   8.5   1970–1975   dual carburetor, low compression
T-J   80   70   80 at 6,000 rpm   82 at 3,800 rpm   8.5   1975-1979   Japanese emission controls for commercial vehicles
2T   85   70   102 (76) at 6,000 rpm   101 at 3,800 rpm   8.5      50 kW and 105Nm (South Africa)
2T-C   85   70   88 at 6,000 rpm   91 at 3,800 rpm   8.5   1970–1979   emission controls (EGR)
2T-B   85   70   105 at 6,000 rpm   101 at 4,000 rpm   9.4   1970–1975   dual carburetor
2T-BR   85   70   100 at 6,000 rpm   100 at 4,000 rpm   8.5   1970–1975   dual carburetor, low compression
2T-U   85   70   90 at 6,000 rpm   94 at 3,800 rpm   8.5   1975–   Japanese emission controls (TTC-C)
12T   85   70   90 at 6,000 rpm   94 at 3,800 rpm   9.0      Japanese emission controls (TTC-L)
12T-U   85   70   88 at 5,600 rpm   96 at 3,400 rpm   9.3      Japanese emission controls (TTC-V)
12T-J   85   70               Japanese emission controls for commercial vehicles
2T-G   85   70   115 at 6,400 rpm   105 at 5,200 rpm   9.8   1970–1975   DOHC, dual carburetor
2T-GR   85   70   110 at 6,000 rpm   101 at 4,800 rpm   8.8   1970–1975   DOHC, dual carburetor, low compression
2T-GEU   85   70   115 at 6,000 rpm   109 at 4,800 rpm   8.4   1978–1985   DOHC, EFI, Japanese emission controls (TTC-C)
3T   85   78               
3T-C   85   78               emission controls (EGR)
3T-U   85   78               Japanese emission controls (TTC-C)
3T-EU   85   78   105 at 5,400 rpm   162 at 3,600 rpm   9.0      EFI, Japanese emission controls (TTC-C)
3T-GTE   85   78   160 at 6,000 rpm   152 at 4,800 rpm   7.8      DOHC, EFI, turbo, twin spark plugs, Japanese emission controls
3T-GTEU   85   78               Same as 3T-GTE
13T   85   78               Japanese emission controls (TTC-L)
13T-U   85   78               Japanese emission controls (TTC-V)
4T-GTEU   85.5   78.0   180            Road version, DOHC, EFI, turbo, twin spark plugs, Japanese emission controls, 1,791 cc
4T-GTEU   89.0   84.0   180            Race version, DOHC, EFI, KKK


e esta conversa toda para quê???
para saber se realmente devia sonhar com um motor 2tg, ou se mantenho o meu...que puxa muitissimo bem.

CCoelho desculpa estar com este assunto no teu topico, mas foi o topico onde achei que realmente iria ter uma resposta conclusiva
António Martins

CCoelho

Ainda esta semana foi comentado com o Brunosantos esses bancos do levin-apex  :D

Em relação à cavalagem tem precisamente a ver com o mencionado pelo Bruno e RPM, ja a diferença no papel entre ambos, não parece muito, mas a base de evolução (se for essa a ideia) é bem diferente... Tenho repetidamente referido que este motor 2T-B é bem porreiro, aliado ao baixo peso do carro, o 2T-G era o culminar deste projeto "LEVIN" que tenho vindo a fazer.

Não há problema em debater o tema aqui, pois é assunto tb do meu interesse. Tens de abrir um tópico do teu carro! Uma das minhas maiores dificuldades foi arranjar partilha de informação acerca deste modelo, tendo grande parte das resposta obtido em fóruns internacionais por muito pouco que se saiba há sempre algo em que se pode ajudar.

rpm

#117
Tenho um scan de uma revista Portuguesa de 1983 que diz o seguinte:

Corolla 1.6 XE Liftback: 86 cv às 5600 RPM
Corolla 1.6 GT Liftback: 108 cv às 6200 RPM
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Vtwin

Aí os bancos da minha errata são esses do levin?? quer entao dizer que existem em Portugal...
Em relação ao motor, sou também de acordo que o 2tg deve ficar bem mais engraçado, mas o problema é que depois perco a originalidade do carro.
Também tenho essa dificuldade em arranjar informação deste modelo.

Ja agora rpm nessa revista fala se o xe é de caburador duplo?
António Martins

rpm

#119
Não, só tenho a típica lista de preços e características. O tipo de alimentação não consta. De qualquer forma são estes os dados por que se deve guiar, pois essas tabelas da internet não são referentes ao mercado Português.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65