Rallye de Inverno - 21 Janeiro 2012

Iniciado por Santos Silva, 10 de Janeiro de 2012, 08:53

Tópico anterior - Tópico seguinte

s 800



Sabem quem é, não sabem ? O nosso "velho" amigo Pedro Jacomé que costuma aparecer nos nossos passeios de MX 5








Sócio AJA nº 6

s 800

Sócio AJA nº 6

s 800

Sócio AJA nº 6

s 800

Sócio AJA nº 6

Helder Nuno

Citação de: s 800 em 23 de Janeiro de 2012, 22:33
Cumbersa... só cumbersa !
O Verde Pino já está a rolar. Como as inscrições são mais caras... comecem a tratar dos patrocinios. Eu posso fornecer as fotografias que tenho, em alta resolução. Designers gráficos para fazerem o dossier, não devem faltar. Acredito que o Helder tambem "faz a ponte" com o Gonçalo Palhas (datsun 1200) e o Pedro Serrasqueiro ( Honda Prelude ) para se juntarem como equipa.
Espero não ter que me "incomodar" mais com esta questão !!!
Ah, professora de Matemática para vos ensinar a contar, tambem arranjo !!! ( deixem lá, ouve equipas do top e com muitos mais Km do que voces nestas andanças que fizeram o mesmo erro.)

:thumbsup

redMX5

Ora bem!!! Rallye de Inverno 2012!

Comecemos pelo princípio. MX5 é para as regularidades do AJA, MR2 para os Rallyes de Regularidade. E porquê? Simples...porque o MX5 tem um bom chassis, curva bem, mas tem 115 cv e o MR2, curva bem (embora mais complicado), trava bem, é mais rígido e tem...156 cv e muito mais binário...
Pois é...e depois neste rallyes temos as rampas...ora as rampas são a subir e a subir todos os cavalitos ajudam né?! Pronto, nesta parte estamos conversados.

Agora vamos à prova. Já habituado a estas andanças, com 3 participações no Verde Pino, o figurino da prova era familiar. Já não o era para o navegador, o João Bernardino (o do MX5 10th aniversary dos passeios AJA), que era para ele uma estreia.
A primeira prova era o kartódromo de Leiria onde teríamos de fazer 3 voltas com o mesmo tempo, sendo que a volta inicial seria a de referência para as seguintes. Aqui põe-se sempre o velho problema: entramos de pneus frios, temos cerca de meia volta para os aquecermos e depois temos de fazer o melhor tempo possível nesta volta, pois as restantes facilmente (se tudo correr normalmente) são fáceis de igualar. Feito este raciocínio entrei para a pista com a ideia de que a primeira volta seria crucial...sim, crucial para borrar a pintura toda!!! Depois de passar na meta toca de despachar rapidinho a coisa e a primeira curva deu-me a sensação que estava já com um bom grip nos pneus e ora venha de lá a reta das boxes para esgotar a segunda do MR2 e vamos entrar ali na esquerda e ligeira deriva mas sem perder grande velocidada...isto era o que eu queria...mas não...a traseira soltou-se na dita esquerda e resolveu ultrapassar a frente de forma intempestuosa e nem as voltas que dei ao volante foram suficientes para endireitar "a fera". Pião feito, primeira metida e toca a andar que o cronómetro não pára e o tempo sobe logo para uns horríveis 55s. As duas restantes voltas a tentar igualar a anterior são feitas devagar, mas mesmo assim quase tenho de parar para tentar fazer o mesmo tempo...mesmo assim faço menos. Saímos logo ali do kartódromo com 15 pontos que em condições normais e sem exageros meus não nos deviam pertencer, mas as provas são feitas disto mesmo e nunca se pode ou deve baixar os braços. Ainda temos muitos kms para nos divertirmos e é esse o nosso principal objetivo. A classificação surgirá por arrasto!
Segunda prova é em Ansião. Um traçado em arruamentos em forma de U com uma rotunda no final para se contornar e jerseys para servirem de chicane. É uma prova muito rápida, as chicanes estão muito abertas, mas as curvas do U são escorregadias e há que tomar atenção e não cometer exageros. Fazemos o "nosso" tempo, pensando já que terá de ser mais tarde igualado à noite.
Rumamos a Figueiró, para a rampa que sabemos estar com zonas secas e zonas húmidas, o que aconselha a cautelas redobradas. A rampa é feita com um ritmo "à defesa", até porque sabemos que vamos ter de igualar o tempo à noite, o que sendo sempre complicado, neste caso ainda o seria mais devido à humidade noturna. Fazemos um registo de 3,23s na subida, com 6 s de diferença para o tempo conseguido no Verde Pino de 2011 em piso seco. Não é mau de todo, tendo em conta as condições do piso e a moral vai subindo.
A prova seguinte é o slalom de Castanheira de Pêra e mais uma vez temos um traçado desenhado com rotundas e jerseys que se faz muito rapidamente. É feita com algum cuidado para não se exagerar no tempo, já que a passagem seguinte será à noite...o tempo gasto 1,03s.
Depois voltámos à rampa de Figueiró, já de noite, para fazermos a segunda passagem e o tempo sai mesmo assim comprido demais...3,28s, ou seja mais 5 s. Pode ser demasiado ou não...tudo vai depender das diferenças que os outros concorrentes vierem a fazer...e na verdade há muita gente a fazer diferenças enormes.
Depois regressamos a Castanheira de Pêra, após um jantar para retemperar forças e temos a notícia que houve dois acidentes na rampa. Um S2000 e um Subaru, foram "atraiçoados" pelo estado muito instável do piso e saíram de prova. Felizmente não há danos corporais e a prova tem de sofrer uma neutralização de 45 m. Partimos ao fim deste tempo de espera para a segunda passagem pelo slalom de Castanheira de Pêra e a diferença de tempo cifra-se num segundo apenas.
Depois em Ansião o tempo na prova é bom demais, o João avisa-me que vou adiantado, tiro o pé e pimba! Mais um segundo no final. Esta coisa de acertar o tempo ao segundo com o pedal do acelerador e a velocidade e distância ainda é para mim muito complicado. Requer muito mais treino...
Finalmente o kartódromo de Leiria! Pareciamos umas dezenas de D. Sebastiões a galopar no kartódromo tal era o nevoeiro que nele se abatia. Esta prova é feita com todo o juízinho e sem "invenções", e lá está, certinho e direitinho e o cronómetro dita ali uns 50s, 50s, 51s nas três voltas.
Bem posto isto tudo e depois da caldeirada feita, com penalizações de estrada e outra penalizações somadas - que mexeu e muito nalguns casos na classificação provisória - calhou-me um 11º lugar à geral nos desportivos e um 2º lugar na classe.
Não foi mau de todo mas o objetivo de ter ganho a classe ficou a uns 7,8 pontos.

Parabéns a todos os participantes e em especial aos vencedores.

Um abraço amigo a todos os que participaram com montadas japonesas.

E até uma próxima brincadeira!!!!  :D

MAG

Menos sorte começou teve a pick-up, começou bem, mas mais uma vez a caixa não aguentou o motor. Bem, é desta que vai ter que levar uma caixa à altura do dito cujo.

Mas para o verde pino vai ter que ser substituida e essa substituição está em vias de ficar assegurada.

Parabéns aos colegas dos japoneses, e um abraço de parabéns ao palhas que com um carro de série (apenas suspensão baixa e de dureza superior) e um kit de unhas exemplar, fez o resultado que se viu.

Santos Silva

Ora aqui estão mais uns testemunhos.
Muito obrigado pela partilha da vossa visão da prova :thumbsup
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Crashed

Parabéns a todos os participantes, estive com o pessoal amigo a assistir no Kartodromo de Leiria e depois seguimos para Figueiró, mas quando la chegamos já tinham passado metade dos concorrentes e como não demos com a rampa decidimos ir a Castanheira.

Aqui ficam algumas fotos com o meu brinquedo novo que ainda obriga a alguma habituação, especialmente no peso.  :-X













Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

Crashed

#54






Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

Crashed

Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

josef

Bom dia,
Por dificuldade de agenda (um tipo tem de trabalhar) ainda não tinha vindo aqui agradecer ao Abilio e ao Santos Silva a (boa) companhia durante todo o rali... e também deixar invejosos todos aqueles que não tem oportunidade de andar um dia inteirinho atrás de um Starlet bem bonito!!!
Espero vir aqui mais tarde, caso a administração permita, dar uma ideia de como correu a nossa prova (apesar de a ter feito num carro ordinário).
Abraço
JF

P.S.: agradeço também ao S800 a (unica) misera fotografia (da traseira?!) que me tirou (ou pelo menos apresentou até agora).

Santos Silva

É verdade Zé!
Quis o destino que ficassemos seguidos e foi bem fixe ter alguém conhecido e tão bem disposto a acompanhar-nos. Pode parecer exagero mas foi mesmo bom e o Abilio também ficou com a mesma ideia porque mo disse.

Quanto à crónica, venha ela que seguramente trará novas visões da "coisa" :thumbsup
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

josef

Boa noite,
Como o tempo vai sendo pouco (a  par da inspiração) coloco aqui um video in board da prova (já que o Pedro RedMX5 se anda a baldar).

3 Rali de Inverno Figueiró 1

Espero que gostem
JF

Santos Silva

Uma imagem vale por mil palavras! Imagens a mexer então... :clap:

E aprendi alguma coisa com o navegador!!! :D
Santos Silva
Sócio Fundador nº7