Rallye de Inverno - 21 Janeiro 2012

Iniciado por Santos Silva, 10 de Janeiro de 2012, 08:53

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Crashed

Lá estarei para dar uns cliques em Leiria, a Figueiró logo vejo se vou...
Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

Helder Nuno


Como tinha já planeado fui com o pessoal cá de casa e com o Luís Duarte assistir à 1ª secção do Rali de Inverno.

Foi um dia para rever amigos e colocar alguma conversa em dia.

Aproveito para deixar uma foto da "nossa" equipa. :D






Toylex

Está... Bonito  :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

O carro está muito bem com essas jantes e o seu aspecto é muito agradável, a publicidade é a que melhor se poderia aplicar naquele espaço, parabéns  :thumbsup
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Helder Nuno


Aqui fica a classificação da categoria clássicos:





s 800

#34
Eu só repito o que disse aos "meninos" ás 4 da matina... ide para a escola !!! :green:

Do 35º passavam para o 18º se soubessem contar !!!  :dance:

Divertiram-se ? Aprenderam os "truques" ? Queimaram pneu e gasolina ?  :thumbsup
Eu gostei e vos ver e principalmente de estar convosco. E o caldo verde ao "pequeno almoço" soube-me... do "canário".
E, Abilio, vais ter que aturar o SS só porque o gajo tirou 0,2 pontos ao teu Kartódromo. Mas convenhamos que as tuas condições de pista eram muito mais "visiveis". Mas tambem estavas "frio"... olha, entendam-se.

E ficamos á espera da vossa crónica !!! e , depressinha !
Sócio AJA nº 6

Helder Nuno

#35
Não podia deixar de colocar também uma foto da dupla dos meus amigos, Gonçalo Palhas/Gonçalo Pinto, em Datsun 1200 que ficaram num excelente 16º lugar da geral-clássicos.  :thumbsup





Santos Silva

#36
Pois, e já nos entendemos, S800!

Entendemo-nos hoje durante o almoço que durou atá às 4...da tarde!
Como já se percebeu, chegamos a Cantanhede a casa do Abílio quase às 5 da manhã depois de termos apanhado bastante nevoeiro. Termos, não, porque uma parte do trajeto vim a dormir... Para não ter que fazer mais 1 hora de caminho até ao Porto fiquei a dormir por lá e claro que nos levantamos perto da hora de almoço. Alomoço a que se nos juntou a família do amigo Mateus que nos acompanhou na prova com o filho para alguma eventualidade de assistência. Só precisamos de gasolina!

Mas começando antes, chegamos ao Kartodromo por volta das 9.00h quando já estavam 3 concorrentes a marcar presença. O carro foi em cima do atrelado pois com a relação de caixa e diferencial que tem, não dá mais de 148Km/h com as rpm a chegar ao redline e para além disso queriamos poupá-lo. Colamos os autocolantes, acertamos os cintos de segurança de 4 pontos, arrumamos as "tralhas" todas em locais adequados e fomos marcar o ponto no secretariado. O parque foi ficando composto pelos mais de 100 concorrentes que alinharam. Muita maquinaria "pesada" com motores que tinham muito mais do que os 90 CV do nosso EP71.
O Starlet por sua vez tem outros atributos como: 4 carburadores Dellorto, bomba de gasolina eletrica, suspensão mais dura, pneus TOYO R888, autoblocante, arco de segurança, cintos de 4 apoios. Sentimos (muito) a falta de 2 coisas: farois suplementares que não chegaram a tempo e chaufage que foi retirada para poder albergar os enormes dellorto. Outro problema são os travões que respondem tarde e com pouca força.
Sabiamos que estavamos lá como estreantes, que o Abilio não tinha experiência na condução do EP71 (sem ser nas voltinhas que fez por Aveiro) e que a prova era puxadita. Sabiamos, por isso, que estavamos noutro "campeonato"!
À entrada para o Kartodromo dos primeiros Escort, BMW e 911, ficamos abismados com o binário dos motores, com a rapidez dos arranques, com as travagens firmes e seguras e, sobretudo, com as "unhas" de quem os conduzia. OK, nós já esperavamos isto mas ve-los assim tão perto foi esclarecedor!

Chega a nossa vez, o numero 48, e entramos confiantes na pista que já haviamos percorrido a pé para tentar perceber como abordar as curvas. A primeira impressão que tive foi que o carro tem a frente muito "amarrada" e que por isso podiamos levá-lo ao limite que o autoblocante em conjunto com os pneus iriam fazer o seu trabalho. Passamos na linha de meta e o cronómetro começou a contar. Curvas e mais curvas e fiz a leitura de 52 seg. A 2ª passagem teria que ser feita aos 1m44s o que veio a acontecer e na 3ª volta iriamos passar aos 2m36s. Isto apesar de`na travagem para a entrada na reta da meta uma garrafa de àgua se ter enfiado no meio dos pés do piloto! Atrapalhados com a situação, presos aos bancos pelos cintos, não fomos capazes de retirar a garrafa em tempo útil e sem que nos tivessemos apercebido (também fruto da pouca experiencia) avançamos para a 4ª volta o que nos traria uma penalização de 50 pontos! A penalização deu-nos mais pontos que os pontos dos segundos gastos na prova!!!
Saímos em direção a Ansião seguindo o road book do qual apenas me lembro que ter tido dúvidas numa nota que (estou convicto) tinha um erro grosseiro de distância. Todo o resto estava bem feito. Chegados ao Slalom de Ansião aguardamos a nossa vez pacientemente. Apesar de não ter dito nada na altura, achei que o Abilio abordou mal pelo menos duas curvas o que terá feito perder algum tempo (a comprová-la a 2ª passagem, de noite, em que teve que abrandar para "zerar" pois caso contrário fari facilmente menos 3~4 segundos). Menos de 9 Km mais tarde, chegavamos a Ribeira de Alge para a tão falada Rampa de Figueiró dos Vinhos, da qual o piloto já havia tirado notas uns dias antes para ajudar a perceber que curvas nos esperavam. Pela primeira vez "cantei" notas a um piloto, qual Luiz Moya a navegar Carlos Sainz e a experiencia foi engraçada mas penso que preciso de mais coordenação entre a estrada e a cadência da "cantoria". Isto memso ficou provado na 2ª subida onde me perdi nas notas e deixei o piloto literalmente a "navegar". 3.52 era o tempo a igualar na 2ª subida o que percebemos ser muito quando comparado com tempos de 3.26 que soubemos, à hora de jantar, terem sido alcançados. Pior mesmo foi quando no final vimos alguns tempos que nem vou aqui colocar...
Seguimos para Castanheira de Pêra onde novo slalom nos esperava, este mais rápido, com duas rotundas em que a 2ª era feita para carros com volante à direita... e onde uma passagem de caixa falhada (entrou mais tarde) me fez recear uma saida de pista mas, mais uma vez o autoblocante e os pneus ajudaram o confiante piloto a mantê-lo em pista. Mais tarde, já de noite, o Abilio fez novamente um tempo igual mas por indicação minha pois em condições normais iria tirar mais uns 3~4 segundos à 1ª passagem.
O regresso a Ribeira de Alge foi feito por caminhos menos recomendáveis, principalmente com os travões a queixarem-se. Descidas de várias centenas Já de noite, era chegada a nossa vez, disparamos serra acima e, já depois daquela azelhice de me perder nas notas, foi confirmar o tempo parcial que haviamos combinado na 1ª subida e, espanto meu a contagem regressiva apontava 0.00.00! Zeramos e estaríamos no tempo certo! Pois...mas não foi isso que aconteceu!!! O cronometro nem havia sido ligado!!!... :tijolos
Não havia nada a fazer. Continuei a ditar notas e chegamos ao fim. O controlador colocou o tempo da subida e para espanto dos dois, fizemos mais 1 segundo! Isto de noite, sem farois suplementares, com troca de notas e com o piso com alguma humidade. Correu bem!
Era tempo de parar para jantar e deixar a equipa de assistência ter algum protagonismo. Verificação de nível de óleo, OK. Água do radiador nem por isso e verificaram que o tampão de radiador estava algo sujo e não deixaria fazer o retorno do vaso de expansão. foi limpa e voltou ao sítio. Fomos "abastecer" o estomago e aproveitamos para conversar um pouco. Estavamos satisfeitos até aqui com excepção dos 50 pontos que "apanhamos" no Kartodromo e dos quais estavamos convictos serem errados. No final o director de prova confirmou-nos que o "transponder" fez a leitura correta e até nos disse que a 4ª volta tinha sido feita em mais 1 seg que as 3 anteriores...
Enquanto esperavamos pela 2ª passagem do slalom de Castanheira de Pêra tivemos tempo para saber que tinha havido 2 acidentes fortes com desistencias, na Rampa e ainda vimos um BMW2002 a ser esticado com a frente amarrada numa arvore. Enquanto esperavamos, fomos ver a saída dos primeiros. Percebemos bem como era possivel fazer tempos tão baixos...nos primeiros 100mts deviamos estar a perder uns 2 segundos!! Conforme já referi, fizemos o mesmo tempo mas com o acelerador a meio gás nos ultimos 200mts.
Daqui para a frente tinhamos 2 controlos de passagem cujos tempos eram tão à justa que no 2º deles o Abilio teve mesmo que se aplicar, depois de eu ver que, a meio do trajecto tinhamos 7 min para fazer 7,8Km. Dá uma média de pouco mais de 60Km/h mas nas estradas de montanha com curvas apertadas e com poucos travões, não é muito fácil. Chegamos ao controlo com apenas 32 seg de folga! A equipa com numero anterior ao nosso, entrou nesse controlo a escassos 10 seg de penalizar...
Se no Slalom de Castanheira tinhamos tido luz de rua para nos orientarmos, aqui em Ansião, na Zona industrial, estava tudo "de noite" e apenas pudemos contar com os farois originais.
Agora iriamnos de regresso ao Kartodromo e tinhamos 1h20m para fazer os 57,8Km. Tempo de sobra! Pois...não fosse o nevoeiro que entretanto apanhamos pelo caminho! O para-brisas embaciava e sem chaufage só tinhamos duas soluções, limpar ou abrir os vidros para igualar a temperatura exterior com a interiror. Como os cintos nos limitavam os movimentos optamnos pelos vidros abertos...que frrrrio!
Chegamos dentro do tempo mas esperamos muito pela 2ª entrada no kartodromo.

Era a minha vez de ir para os comandos e tentar fazer um tempo decente. Frio, humidade, nevoeiro e pista feita em sentido inverso. Ricos ingredientes para bater o meu piloto!!!
Entrei confiante (apesar de ter conduzido o carro apenas 1 vez durante pouco mais de 4~5Km) e apliquei-me. Logo no fim da recta inicial, "enfio-lhe" um 2ª para curvar à direita e sinto uma pancada: era a embraiagem a atracar tão forte que transmitiu essa força ao motor e este aos apoios. Percebi que não podia usar a embraiagem com tanta rapidez mas nem por isso me contive. As curvas surgiam tão depressa que por vezes não tinha tempo de trocar de caixa mas isso também não era problema pois com o escalonamento que tem, as diferenças de rotação eram muito pequenas o que permite ter as rotações sempre altas e o binário presente. Não usamos cronometro. Queriamos apenas fazer mais uma prova e divertir-nos. No final os tempos de 51, 50 e 51 somaram menos 4 segundos que no inicio da tarde. Estava satisfeito!

No fim, o 35º lugar da geral de clássicos foi um resultado justo mas que acabou por saber a pouco pois estamos convictos que no proximo sábado fariamos muito melhor e com menos falhas de "azelhice". A prová-lo os tempos sempre melhores que foram sendo feitos nas 2ªs passagens!

Amanhã vou começar a trabalhar para o próximo...que não sei quando será :assobio
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

prelude guy

 :clap:

Pelo menos, ficou uma bela história para contar e com muito entusiasmo!

Gostei de vos ver por lá  :thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

s 800

Sócio AJA nº 6

s 800

#39
Citação de: Helder Nuno em 22 de Janeiro de 2012, 18:43
Não podia deixar de colocar também uma foto da dupla dos meus amigos, Gonçalo Palhas/Gonçalo Pinto, em Datsun 1200 que ficaram num excelente 16º lugar da geral-clássicos.  :thumbsup




Os meus parabéns para eles. Devem ter provocado alguma "azia" a outros concorrentes com grande "artilharia" e que pensaram que dali não havia perigo. Por PM, gostava de saber se alem do "kit de unhas" ( e vejam a trajectória usada ) há por ali muito mais coisas, que francamente não me pareceu.

Sócio AJA nº 6

Santos Silva

Pois...se o Starlet estava bastante discreto, então que dizer deste Datsun 1200!!!

Fizeram um a bela prova. Parabéns!
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

dms

boas! parece ter sido um evento em peras :D

mais registos de pessoal cá do fórum?
ない明日がないかのように毎日住んでいる!
Diogo Dimas

doscapuzes

O retrato de como correu o Rallye já foi feito e muito bem pelo SS. Foi para mim um prazer dividir o Starlet com tão bom NAVEGADOR e PILOTO. Ficam aqui os meus agradecimentos ao Santos Silva, pois desde a hora em que foi convidado a participar comigo nesta aventura, sempre se mostrou disponivél para tudo e preocupado para que nada falha-se. Falha minha, da qual peço desculpa, foi não lhe ter agradecido no final da prova, tão boa companhia e partilha dos seus saberes. Fica aqui e agora o meu agradecimento em público. OBRIGADO SS.

Aos amigos do AJA que por lá apareceram e nos deram incentivo um bem AJAm para todos.

Para a equipa de assistência vai outro agradecimento. Sabendo que somos amigos de longa data e com gosto pelos automóveis, também sabemos que se privaram de assistir á prova para que tudo pudesse correr pelo melhor, no caso de aparecer qualquer eventualidade. Sei que não é fácil acordar de madrugada e deitar-se quase á mesma hora, só para andar atrás de uns maluquinhos que andam a "passear" de carro. É claro que o carro sendo japonês não deu que fazer senão atestar de "gota".

Para o S800 vai também um agradecimento por não ter atirado laranjas á nossa passagem e por ter tirado uns bonecos todos "pi pis"  Deve ter gostado das jantes :lol

ps:

SS vai treinando que eu vou fazer o memsmo, nunca se sabe.......... :assobio :assobio



Cumprimentos.

Santos Silva

Tantos agradecimentos até me deixam incomodado.
Fiz com muito prazer e com vontade de fazer mais :D

A verdade é que estes dois dias serviram para nos aproximar e para fortalecer a amizade.  :thumbsup
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

s 800

Cumbersa... só cumbersa !
O Verde Pino já está a rolar. Como as inscrições são mais caras... comecem a tratar dos patrocinios. Eu posso fornecer as fotografias que tenho, em alta resolução. Designers gráficos para fazerem o dossier, não devem faltar. Acredito que o Helder tambem "faz a ponte" com o Gonçalo Palhas (datsun 1200) e o Pedro Serrasqueiro ( Honda Prelude ) para se juntarem como equipa.
Espero não ter que me "incomodar" mais com esta questão !!!
Ah, professora de Matemática para vos ensinar a contar, tambem arranjo !!! ( deixem lá, ouve equipas do top e com muitos mais Km do que voces nestas andanças que fizeram o mesmo erro.)
Sócio AJA nº 6