Datsun 1200 4 Portas

Iniciado por Diogo Oliveira, 22 de Novembro de 2011, 20:50

Tópico anterior - Tópico seguinte

Diogo Oliveira

Olá a todos, como alguns já sabem sou novo aqui no AJA e estou a restaurar um Datsun 1200 de quatro portas, o restauro já está começado e já conta com alguns passos concretizados:

-Carro desmontado excepto diferencial, chariot e suspensões  
-Foi lavado com água quente pois o carro estava parado á algum tempo, e ajudou a tirar muita porcaria que estava agarrada nas caves das rodas etc
-Não o decapei uma vez que o estado geral do carro não era alarmante, apenas lixei zonas onde a tinta estava tipo podre (a saltar) e levou ainda umas boas horas de escova de arame com o berbequim e a rebarbadora
-Encontrei alguns podres que foram todos arranjados
-Zonas em que não se justificava colocar chapa nova foi todo tratado com conversor de ferrugem pois a chapa estava oxidada
-Depois de tudo tive de voltar a montar as portas porque o pintor quis ver, se as portas não tinham problemas de alimentos e folgas

Neste momento está na pintura onde já foi todo lixado betumado novamente e já levou uma camada de primário, mais novidades não sei pois eu estou fora de Portugal neste momento e so vejo a maquina de mês a mês, mas espero ter boas noticias no dia 22 de Dezembro.

O meu restauro ao nivel de fotos está um pouco pobre, pois foi coisa que não tirei muito pelo menos até agora e então nesta fase da pintura ainda menos.... mas tenho algumas e vou colocar aqui em breve.

Abraço

Diogo Oliveira

Diogo Oliveira

#1
Fotos:

Diogo Oliveira

#2
Fotos 2:

Diogo Oliveira

#3
Fotos 3:

Umtali

Força aí Diogo ... esta é a pior fase pois normalmente demora mais tempo (neste momento não é problema para ti ...)
João Freire - Sócio AJA nº 11

Diogo Oliveira

Citação de: Umtali em 22 de Novembro de 2011, 22:10
Força aí Diogo ... esta é a pior fase pois normalmente demora mais tempo (neste momento não é problema para ti ...)


Obrigado pela força. Eu tenho muita calma e não tenho pressa.

Abraço

Diogo Oliveira

#6
Fotos 4:

Diogo Oliveira

As fotos não tem muita qualidade e a superficie do carro tambem não estava muito fotogenica.... Tinha muita sujidade e tambem alguma oxidação, mas é assim não se pode ter tudo, ou se faz o trabalho sujo ou se passa a vida a tirar fotos ao menino.

Gostaria tambem de falar um pouco sobre a minha intensão, o carro é vermelho não ha duvida, mas parece-me que foi amarelo em guerras passadas, o motor está impecável tem 60 mil km reais uma vez que tenho o papel comprovativo da ultima revisão.
A minha ideia é pintar o carro de azul escuro, mas ando um pouco confuso com o código das cores etc etc, já vi dois carros que adorei ver em azul um foi um KE20 e outro foi um 1600 SSS. Se alguem me conseguir ajudar com os codigos utilizados nos dias de hoje agradecia.
Outra ideia é manter as jantes de "origem" quero mandar restaurar pintar por dentro de preto conforme eram e polir o "lip", o que acham destas jantes?

Abraço

Diogo Oliveira

Kaizen

Não se utilizam códigos "dos dias de hoje", mas sim os códigos da época.
Este é um conselho comum, pelo menos aqui, que é dado aos novos utilizadores.

A cor de origem valoriza sempre o carro. Se por um acaso a cor não for do agrado do proprietário (acontece com frequência), então usa-se uma outra cor mas sempre do mesmo modelo. Raros são os casos em que a pintura noutra cor que não a original não gera arrependimento passado algum tempo.

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Diogo Oliveira

Citação de: Kaizen em 23 de Novembro de 2011, 02:55
Não se utilizam códigos "dos dias de hoje", mas sim os códigos da época.
Este é um conselho comum, pelo menos aqui, que é dado aos novos utilizadores.

A cor de origem valoriza sempre o carro. Se por um acaso a cor não for do agrado do proprietário (acontece com frequência), então usa-se uma outra cor mas sempre do mesmo modelo. Raros são os casos em que a pintura noutra cor que não a original não gera arrependimento passado algum tempo.



Agradeço a sua ajuda, mas diga-me então onde e que eu com um código antigo faço alguma coisa hoje, porque no meu pintor que está farto de pintar viaturas antigas, quando lhe dei os códigos que tenho da Datsun de 1970 até 1975 ele não encontrava nenhum que correspondesse na sua base de dados.

Acho que qualquer pessoa sabe que hoje em dia existem normas, normativas e directivas e as "coisas" estão sujeitas a um controlo de qualidade que não estavam a 40 anos a trás outro ponto importante nos "dias de hoje" é a questão ambiental e á 40 a trás as tintas eram aquosas e hoje em dia já nao existem tinta aquosas mas sim tintas acrilicas em que os códigos são diferentes, agora o que eu gostaria de saber é se esses códigos de á 40 anos receberam alguma nova referencia referente a tintas acrilicas.

Em relação ao arrependimento o carro está decidido que vai ser azul.

Cumprimentos

prelude guy

Há equivalências actuais para os códigos antigos. O pintor que peça a quem lhe vende a tinta  :thumbsup

E já agora, há 40 anos atrás eram de base celulósica ou sintética. Depois passaram a acrílica e agora são de base aquosa (mas a acrílica continua aí - é o chamado "brilho directo).
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Diogo Oliveira

Citação de: prelude guy em 23 de Novembro de 2011, 09:54
Há equivalências actuais para os códigos antigos. O pintor que peça a quem lhe vende a tinta  :thumbsup

E já agora, há 40 anos atrás eram de base celulósica ou sintética. Depois passaram a acrílica e agora são de base aquosa (mas a acrílica continua aí - é o chamado "brilho directo).

Muito obrigado prelude guy, vou então ver o que me pode fazer o pintor, pois realmente é verdade enganei-me eram de base celulósica ou sintética.

E ajudas em relação as jantes?

Abraço

Diogo Oliveira

#12
Fotos 5:

Diogo Oliveira

#13
Fotos 6:

Depois do estado nestas fotos ainda lhe desmontei as forras das portas e os vidros.

Abraço e vão fazendo comentários as fotos, gostava de uma opinião em relação ao que estou a fazer.

Umtali

CitaçãoOutra ideia é manter as jantes de "origem" quero mandar restaurar pintar por dentro de preto conforme eram e polir o "lip", o que acham destas jantes?

Suponho que estás a falar sobre as jantes que estão nas fotos ... eu gosto pessoalmente. Nunca tinha visto esse modelo.
João Freire - Sócio AJA nº 11