Rally de Portugal Histórico - 2011

Iniciado por Kaizen, 13 de Outubro de 2011, 00:29

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s 800

Citação de: Santos Silva em 10 de Novembro de 2011, 19:40
Muito bom recebermos estas informações de quem anda "lá dentro".

Obrigado Rui Bevilaqua! :thumbsup

Quem sabe um dia precisarei de saber melhor como é... :assobio

Lá estás tu a "armar ao pingarelho"... :assobio
Ainda estou à tua espera para vires ver como é no Rainha Santa !
Levo-te da Aldeia das Dez até Arganil á média de 50. O iva fica para mais tarde !
Trás pneus novos, pastilhas novas e ... Vomidrine !  :lol
Sócio AJA nº 6

s 800

#31
Citação de: prelude guy em 11 de Novembro de 2011, 10:56
...
Eu também tinha ideia que, à excepção das passagens nos kartódromos, não havia necessidade de os carros serem tão performantes... mas afinal estava enganado.
Isto também ajuda a explicar a grelha de participantes que o Portugal Histórico tem.

:duh: :duh: :duh:

:wall :wall :wall

Tambem é verdade se eu não vos tenho "ensinado" mais... é porque não sei !
Mas lanço um repto ao Rui Bevilaqua.
Que tal, mesmo em episódios suaves, uma explicação de toda a prova ?

É um "serviço público" que a "nação AJA" agradece. Até porque a grande maioria da "nação" não era nascida quando o Rui foi Campeão Nacional ao lado do José Pedro Borges.  :assobio (  :shhh: não falemos em que ano foi... apesar de eu achar que o Rui, com quarenta e alguns anos está em grande forma, e aqui fala o roto para o andrajoso!  :brinde )
Sócio AJA nº 6

s 800

A meu cargo ficam as fotografias.
Dia 1 - Estoril - Figueira da Foz

Parque fechado na Figueira da Foz enquanto jantavam.



Dia 2 - Figueira da Foz - Viseu

Descida para a Lousã ( mas a civilizada... que a de Cacilhas poucos sabem o que é.)







Sócio AJA nº 6

s 800

De tarde e a caminho de Viseu fizeram o troço de Campia ( um dos primeiros passeios de regularidade do AJA fez este troço...)







Ouve, á noite, mais uma hora para assistencia em Viseu. Suponho que foi só ver niveis e limpar os vidros. E a classificação andava pelo 5 º lugar ?

O dia 3 foi Viseu - Viseu em que andaram principalmente pela zona do Douro. Mas tambem pela Freita que foi onde ... O Rui conta ?
Sócio AJA nº 6

s 800

O dia 4 vai de Viseu até Sintra. Dia "curtinho" a de "passeio"...

Eu estava antes da Gramaça na 1ª passagem.







Sócio AJA nº 6

s 800

#35
E no gancho do Soito da Ruiva na 2ª passagem. Parabéns Rui, foi dos poucos que não precisou de fazer manobras e tambem não usou o travão de mão... hidraulico !

Calma, que enquanto esperava foi preciso " ganhar moral " !
















Não esdquecer que estavamos com médias de 50+iva... e basta repararem , na 1ª fotografia, de onde vinham a subir.
Sócio AJA nº 6

Camry 2200

#36
Moralizado dessa forma, até eu fazia uma cobertura fotográfica deste nível! :D :green:


Muito boas fotos! :thumbsup

Tenho de colocar esta prova na agenda para a próxima! :assobio
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

RJB

Um grande obrigado pela excelente reportagem fotográfica.
Quanto ao pedido para "em suaves prestações" contar a prova, tenho todo o gosto nisso, mas uma vez que o Adelino Dinis me pediu para o fazer para a revista Motor Clássico (próximo nº), tenho receio de, mesmo insconscientemente, me repetir o que seria pouco ético.
Apenas repito que esta é a única prova que faço questão de repetir, porque, para além de funcionar como o meu elixir da juventude, onde me sinto verdadeiramente jovem, fazendo esquecer o cota de 61 anitos (e o tal campeonato foi 1979... ontém!), gosto de andar depressa a revisitar os velhos e conhecidos troços dos Vinho do Porto e Voltas a Portugal (apenas de nome a maioria, porque tudo está diferente), e nenhum outro rali o permite.
Neste rali, tudo correu sem qualquer problema, o carro é um Datsun... o que é muito gratificante. Apenas no troço de Arouca, o maior com 39 kms, fiquei súbitamente sem travões, por o óleo ter saído devido a aquecimento, o que calculam não dá muito geito, mas após visitar a assistência e retomar o rali saltando três troços, com a enorme penalização, pude terminar a prova apesar de ter perdido uma classificação que estava a exceder as minhas expectativas perante todos os experts com larga experiência do conceito de regularidade.
Aconselho fortemente que sigam a próxima edição, mas nos troços, devem procurar zonas de médias difìcilmente cumpríveis, porque em zonas rápidas será frustrante ver passar em velocidade lenta, mas também não poderei ajudar com sugestões, pois o percurso é secreto, mas pelas fotos juntas, têm boas companhias para ir aos sítios certos. E a imperdível noite de Sintra, com a moldura humana dos velhos TAP e Vinho do Porto.
Abraço,
Rui

s 800

#38
Ok, mas há uma coisa que eu gostava de saber e "isso" não vai para a reportagen do RPH.
A escolha do Datsun não foi "porque sim", nem acredito que estivesse no fundo da garagem e um belo dia dissesse "olha aqui um carrito parado, vou fazer o RPH com ele !"
Porquê, quando e como aparece o SSS ?
Sócio AJA nº 6

RJB

Citação de: s 800 em 13 de Novembro de 2011, 15:59
"olha aqui um carrito parado, vou fazer o RPH com ele !"
Porquê, quando e como aparece o SSS ?

Pois não esteve longe da verdade...
A história é simples. Quando do 1º Rali de Portugal Histórico e me avisarem que ia acontecer, fiquei entusiasmadíssimo e triste, porque não tinha nenhum carro para este tipo de provas.
Mas, desde o seu aparecimento, fui um fã dos Hilman Imp, com o seu motor em aluminio baseado no famoso Coventry Climax e proporcionou-se descobrir um exemplar muito bom e prepará-lo para esta prova.
Infelizmente esta mecânica exige um conhecimento muito especial, e, ao contrário de muitos outros clássicos, os especialistas nunca re-fabricaram componentes, pelo que cabeças, blocos, etc, continuam a ter 40 anos.
Após o 1º RPH em que não durou mais do que o 1º dia, a poucas horas da partida do 2º voltei a ter um problema gravíssimo, quando me disseram para levar um SSS que estava, de facto, imobilizado há algum tempo e pneus vazios. Não hesitei e calçei-o com os pneus do Imp.
E assim me estreei num SSS, que estava com a junta da cabeça queimada, mas com o qual cheguei ao fim, apesar de levar mais áqua que gasolina e ter andado a recolher as pastilhas de travões deitadas fora quando os outros SSS colocavam novas, porque nem tinha tido tempo para levar qualquer material extra.
Fiquei rendido!!
No ano seguinte, e após 11 meses de mais investimento e trabalho, voltei a fazer apenas algumas horas com o Imp. No regresso, ofereci o Imp e o muito material em troca deste SSS "quase abandonado", para surpresa do seu dono e amigo, mas nessa noite já dormi descansado.
Depois foi uma reconstrução do carro, com pintura replicando o vencedor do Safari, e gradualmente ir alterando o carro ao meu gosto, mas agora valendo a pena o investimento, porque já consigo fazer o RPH por inteiro!
Abraço,
Rui


mcorreia

Boa noite,
Alguém me pode informar, que motor é aquele do SSS vermelho?

obrigado,
Atentamente

Abraço
Cumprimentos,
Miguel Correia
(Datsun 1200 "GX" Coupe & Datsun 2000 "fairlady" & Toyota Corolla GT coupé AE86 PH1)

s 800

Citação de: RJB em 10 de Novembro de 2011, 15:36
Antes do mais, muito obrigado pelas fotos.
O andamento aqui exigido é, muitas vezes, ao nível de um rali "normal" com zonas muito dificilmente cumpríveis, e é exactamente isso que me atrai a estar aqui presente, neste rali de regularidade referido internacionalmente como "muito sport", e daí a forte presença de habitués das grandes provas como as Boucles de Spa, Monte Carlo, Córsega e outros.
Por isso a preparação de muitos destes carros é exactamente a mesma dos ralis tipo sprint ou de troços cronometrados, e explica o pormenor do travão de mão hidráulico, que também tenho mas não utilizo por não estar afinado, e muitas vezes perde-se mais tempo do que fazer certinho.
Quanto aos emblemas 1800SSS, tenho-os porque os descobri à venda no Japão, e como pretendo replicar os célebres 2000Proto que o Entreposto fez correr, e o do Van bergen era um 1800SSS (tal como também utilizado pelo Tony Fall), apesar de em Portugal aparecerem sempre 1600SSS por razões comerciais, decidi também usá-los e inscrever-me como tal.
Já agora, e porque aqui apareceu uma foto do meu motor, gostava de o explicar.
Atè 1977, a FIA em grupo 5 (onde também estavam os tais 2000 Proto usando o motor U20, os Citroen DS e SM cortados, etc), dava total liberdade às cabeças e assim aparecendo as célebres e mui raras OS Ginken e as dos LZ da Nissan, hoje existindo muito poucas e valendo fortunas. O mesmo foi aproveitado pela Ford para as Twim Cam e posteriores BDA e BDG dos Escorts, só que a Ford tinha à frente do Dept de Competição um senhor chamado Stuart Turner, que, além de dar carta branca à criatividade dos seus engenheiros, também lia regulamentos e ia homologando as várias evoluções, ao contrário dos nossos amigos japoneses a milhares de kms e a não ligarem a isso!
Os raros exemplares destas cabeças 2 árvores de cames e 16 válvulas, ainda correm na Austrália e Nova Zelândia, mas pela raridade, solicitaram à comissão de clássicos da FIA para autorizarem um motor de substituição, afim de pouparem estes, e assim foi autorizado o também raro FJ20, tal como na Europa, por exemplo, é autorizado os Fiat Abarth utilizarem a base Autobianchi Abarth A-112 para poupar os originais.
Com esta informação, fui à procura dum e encontrei no Japão, numa sucata e gripadíssimo, mas após muitos meses e pesquisas fui encontrando as necessárias peças para o reconstruir.
É este o que tenho e espero que dure muito, porque já não há peças.
Espero ter esclarecido.
Abraço

Vale a pena ler o tópico todo.
Sócio AJA nº 6

mcorreia

Boa Noite,
Estou esclarecido, obrigado.
Caso saibam de um motor igual á venda estou interessado.

Obrigado,
Mcorreia
Cumprimentos,
Miguel Correia
(Datsun 1200 "GX" Coupe & Datsun 2000 "fairlady" & Toyota Corolla GT coupé AE86 PH1)

Santos Silva

#43
Sei de vários à venda (FJ20) desde usados com mau aspeto até recondicionados... vão de 1000€ até .... 4500€... :assobio
Santos Silva
Sócio Fundador nº7