Trilogia completa - o meu 240z

Iniciado por Datsunbat, 09 de Outubro de 2011, 15:08

Tópico anterior - Tópico seguinte

Datsunbat

Boas amigos!

Antes de mais quero agradecer ao Zé e à Paula tudo aquilo que fizeram por mim e pelo Z durante toda esta interminável semana.
Sem eles este negócio não teria sido possível.
Só com amigos assim é que conseguimos ser felizes!
OBRIGADO!!!


Como já todos sabem, adquiri recentemente, há alguns dias um Datsun 240z, e ontem foi dia de o ir levantar e fazer a primeira de inúmeras viagens ao volante de um 240z!

Estávamos nas vesperas da autoclássico do Porto quando esta maravilhosa história começa. E começa com um telefonema para o grande amigo Zé "corona", perguntei-lhe se ele ainda sabia de um Z que uma vez tinha-mos falado, prontamente a resposta foi afirmativa e acrescenta que o carro ainda devia estar na garagem onde estava há 3 anos atrás. Com uma pequena pesquisa feita pela parte dele, liga-me e confirma-me tudo!
Então dia 1 de Outubro fomos visitar o meu futuro carro!
Vi que o carro estava com bom aspecto e que era aquilo mesmo que me interessava de momento. Não realizei no momento o negócio, apesar de a vontade de o levar logo dali me consumisse a alma, mas tive mesmo que manter a calma.
Durante todo o fim-de-semana nem reparei nas coisas mais visíveis, a minha cabeça só marcava Z.
Na segunda-feira confirmo via telefone a compra do carro e ontem foi dia de o ir buscar!


A história do carro é bastante engraçada e tudo começa em Agosto de 1971 quando é comprado pelo bi-bota de ouro, o jogador do FC Porto Fernando Gomes. Ele disfrutou do Z durante 15 anos, até ter tido um pequeno toque perto do Estádio das Antas. Nesse mesmo dia o carro foi levado por um pronto socorro para a Nissan-rotor, onde durante 1 mês foi reparado e pintado com peças de origem. O Fernando Gomes ainda o usa cerca de 1 ano e é vendido depois ao stand que o vendeu quando novo. O chefe da oficina, pai do Sr. que mo vendeu adquiriu-o por um valor muito baixo, e procedeu a uma reparação de rotina feita na oficina, levando todas as peças de desgaste necessárias.
Já na nova casa, o carro é oferecido como presente ao filho, que na altura tinha 16 anos, pois começava a interessar-se por automóveis por influência do pai e o 240z é desmontado e é feita a primeira reparação a 100%.
É todo revisto ao nível de mecânica, chapa e detalhes, ficando de fora o interior, mas pelo facto de estar em excelente estado. Na altura, é todo montado pelo filho com a ajuda em último recurso do pai.
O Sr. que mo vendeu assim que faz 18 anos e tira a carta de condução, termina toda a montagem do carro, levando-o para a estrada em Agosto de 1996 e onde lhe faz até ao momento apenas 30.000 km's devido à sua actividade profissional.

Há ainda mais pormenores na história do carro, e são giríssimos, este é curioso, o carro de origem era cinzento, e agora está de azul, o Sr. que mo vendeu manteve-lhe a cor azul.
Acho que conseguem imaginar o porquê? O Fernando Gomes era jogador do FC Porto, então pintou-o de azul com a traseira cinzenta, porque o branco não acentava muito bem. Cusiosamente são as cores do Porto...ele era mesmo Porto até morrer...ehehhe! E ainda há muitas mais...mas depois vou completando!!!

Este exemplar conta com 96.000 km's de origem e comprovado pelo livro de manutenções! Era cliente regular de uma oficina Datsun-Nissan, a rotor no Porto.
A última revisão geral foi efectuada no ano de 2008, onde foram colocados uns Koni sport, revisão geral de motor, lubrificações e onde inclusive foi reparado o alternador e motor de arranque. Levou ainda um radiador novo, tendo o velho ficado comigo como prova.

Ontem na viagem não consegui resistir e vim sempre a uma média de 110 km's/H pela auto-estrada.
Fez a viagem lindamente. O consumo foi de cerca 10 L/100, nada de especial, pois tenho debaixo do capôt 2392 cm3 e 151 Hp.
É bastante confortável e tem um binário muito engraçado, imaginem, aguenta a 5a velocidade a 60 km's por hora e sem aparente esforço!
quando puxamos um pouco por ele, tem um poder de arranque fenomenal!
Adorei a caixa de velocidades, muito precisa, os travões são muito eficientes e a direcção é bastante boa apesar de ser um pouco rija, mas isso também se deve ao facto de ele ter um motor com perto de 600 kg's.

De momento vou proceder-lhe a uma reparação ao nível de tubagens, desde radiador, travões e gasolina.
Vou substituir também todos os óleos, desde a embraiagem, travões, diferencial, caixa de velocidades e motor.
Vou apreoveitar e mudo logo também disco e prensa de embraiagem, assim como a bomba secundária de travões, rolamento de encosto, cruzeta e vedantes.

Depois é desfrutar do carro a 100% até ao seu restauro, que aocntecerá depois do restauro do SSS.

Espero que tenham gostado da história deste lindo carro e que gostem das fotos que vou inserir.

Depois sabem como é, vou actualizando!!!

Cumps.
Mário


A 1ª foto de todas...







O motor...vai ser todo limpo e depois é embelezado!


1ª paragem, salvo erro em Leiria!


2ª paragem em Abrantes!


Eu e meu pai a fazer a experimentação imediatamente à chegada...fomos ainda dar uma volta nele, e até a minha mãe andou com meu pai a conduzir!!! Uma alegria que só eu presenciei...eles estavam bastante espectantes em relação ao carro e quando o viram ficaram deslumbrados! Não resisitiram!



Quando cheguei...eheheh!





Depois da viagem, última verificação e descanso...





Espero que tenham gostado!
Cumps.
Mário
In DATSUN We Trust!

lavrador

Mas que linda maquina uma fantastico 240z
Toyota veio para ficar!

LCNeto

Luís Neto
Sócio AJA nº 53

FilipeA


Ola Mário


Parabens pela aquisiçao. Eu já conhecia e conheço esse carro pelo menos há mais de 15 anos. Foi esse 240z que me fez apaixonar pelo modelo.

Tudo começou quando o meu irmao foi estudar para a Trofa e esse carro estava na montra da oficina do pai do antigo dono e cada vez que lá passava até parava de propósito só para o ver.

Foi nessas idas à escola para buscar o meu irmao, que o "amor" surgiu...  :thumbsup. Quando tirei carta de conduçao o meu pai deu-me um Opel Tigra e passado 1 ano fui lá a essa oficina para vender o meu carro e ficar com o 240z. ( diferença de valores nao era muita) :lol

Ainda levei umas vezes à noite a minha mãe e a minha tia para as convencer, mas o meu pai dizia que nem pensar, vender um carro novo por um velho estava fora de hipotese...  :green:


É incrivel, ao ver agora as tuas fotos, dá-me uma certa nostalgia e (sinceramente) esse, além do meu tambem me marcou bastante.

Ainda me lembro da primeira vez que me sentei dentro desse carro, apeteceu-me dar uma voltinha e o Sr. Filipe (antigo dono do teu carro) teve que me aturar talvez perto de uma hora, pois não queria ir embora ou sair dali.

O meu espanto foi quando ele me disse que era um Datsun 240z, pois nem sabia eu que a Datsun tinha feito um modelo tao excepcional como esse.

E se fosse possivel tirar uma "foto da minha memória" já que uma imagem vale mais que 1000 palavras, de uma das vezes que lá fui o Sr. Filipe, levou-me à parte de traz dessa oficina onde estavam 3 240zs, todos sujos e mal tratados, 2 castanhos e 1 cinza todos para venda, entao aí entrei em delirio de ver tanto carro bonito!!

Além dos 240zs tinha lá um, que vou tentar tirar fotografias, pois eu sei onde ele está, era um carro da década de 60 (finais) tipo limusina, com televisao e ar condicionado, o carro era enorme de cor preta e tinha um ar "americano".

Tambem fiquei surpreendido quando vi que era um Datsun, esse tambem sera muito raro por cá, pois o tio desse Sr. Filipe, disse-me que só tinha vindo aquele para a Zona Norte e talvez fosse unico no país.

Já começo a divagar..... Mário Parabéns pelos teus Datsuns e por este 240z.

Abraço


Filipe

Helder Nuno

Parabens pela magnifica aquisição que fizeste. :thumbsup

dms

ない明日がないかのように毎日住んでいる!
Diogo Dimas

Flyingtiger

Caro Mário, esse caro assenta-te que nem uma luva  :thumbsup

Aproveita-o bem e quando estiver a teu gosto tens que o trazer a um informal Sul para o "partilhares" com a malta. :green:

PARABÉNS
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

Datsunbat

Boas amigos!

Obrigado por todos os comentários...

O Z é realmente uma máquina fantástica, não me canso de andar nele, nem de olhar para ele!!! Demais mesmo.

Filipe: O sr.Filipe já me tinha falado de algumas histórias de pessoal que tinha lá ido ver o carro, e a tua e o teu nome foi logo das primeiras que ele contou.
Curioso o facto de ser também este carro a levar-me a adorar o modelo. Já tinha visto inúmeros Z's, mas acho que nunca nenhu foi tão chamativo como este. No dia que o vi com o Zé, até tremia...estava deslumbrado!
Mas fica combinado, quando se encontrarmos dás uma volta nele!

Vou ao informal sul com toda a certeza, não pode é chover...ehehehe! Este que passou não deu mesmo, senão tinha ido. MAs fica a promessa!

Um dado curioso, este carro entrou em Portugal dia 1/1/1971...sendo registado apenas em Agosto, vi hoje no registo dele no IMTT, e já pedi o historial do carro em termos de proprietários...

Agora é alterar umas coisitas, como as escovas do pára-vidros, pintar o spoiler e as jantes, rever todos os óleos, e mudar o kit de embraiagem! DEpois é logo estrada...ah, e uns cintos...a ver se os encontro...

Abraço
Mário
In DATSUN We Trust!

toyota1000

Mas que grande máquina, um dos grandes modelos da Datsun.!!

Parabéns pela aquisição do super desportivo!! Adoro esse modelo!!   :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Toyota 1000 - 72 / Toyota Hiace - 87 / Nissan Sunny - 93 / Mitsubishi Galant - 95

Tiago S Santos

Que bomba!! muitos parabéns! Gosto muito do 240Z, quem sabe um dia...  :dance:

RT

Ainda não desisti da ideia de adquirir um exemplar destes. Pena que actualmente estão caros, pelo menos para a minha carteira. Ai se me saísse o euromilhões... Ia logo buscar um brinquedo desses. :drool:

Parabéns pela aquisição, está com excelente aspecto! :thumbsup
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

blardY

CitaçãoDEpois é logo estrada...

... e o resto é conversa!!!!

Mário gostei da história, gostei das fotos e gostei do motor!!! Mesmo sujo é lindo  :green:
Bons quilómetros nessa máquina, espero que o vás atestar sempre a Espanha que é mais barato, e enquanto vais e vens estás feliz!!!  :lol 
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

Henrique

Parabéns pela aquisição. O carro é lindo!!

Boa sorte com ele e que lhe dê muitas alegrias!! :D

civic1978

Parabéns.
Carro que provavelmente todos adoramos.
Impressionante o que um carro faz a uma pessoa.
Compreensível, goza bem a máquina.

mig_e300td

Este 240z é lindo. Não tem mais fotos dele?