O meu Rover 213SE - 1987

Iniciado por ASJ, 09 de Setembro de 2011, 11:39

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dms

o meu honda sedan 3g tem o forro do tecto em pele, por isso não sei qual será a base :S
ない明日がないかのように毎日住んでいる!
Diogo Dimas

ASJ

Pele?  :-[ Brutal!

O meu tinha tecido... Se um dia precisares de o forrar, agradecia que visses isso. Mas é mais por curiosidade.  :)

Sei que os 213 são todos assim...

ASJ

Bem, aqui ficam umas fotos, tiradas ontem:









dms

por acaso a pele está um bocado estalada perto do vidro de trás, mas vou tentar hidratar para evitar ter de estufar...
ない明日がないかのように毎日住んでいる!
Diogo Dimas

ASJ

Como isto já está mais que desactualizado, vou-me limitar a fazer quotes de outros posts meus!  :redface

A 1ª viagem a Coimbra, para começar a deixar tralha no quarto. :P



E no 1º dia em Coimbra, o 213 teve umas jantes emprestadas, para ir ao encontro do clube da marca, que se realizaria no dia seguinte.

À noite, umas fotos com as 3 gerações de Rover 200.







Os piscas brancos, ao invés de laranja:



Como tive de devolver as jantes, coloquei no 213 as tampas da Austin Montego que temos, porque já não o conseguia ver com as jantes "nuas" :P


ASJ

(ainda em 2011)

No início de Dezembro, um pequeno descuido, num dia de chuva torrencial, aliado às más condições do pavimento de uma rotunda e aos pneus (provavelmente de plástico) que tinha, deu nisto:



Mas pronto, uma visita a uma sucata resolveu o problema, ficando eu com um farol novo. :P

Agora tenho de dar o mesmo tratamento ao outro...

Aqui depois de ser encerado:




E a prenda de Natal:



Apesar destas serem 15", ainda quis elevar o nível e experimentei umas 16. :P



O problema é que eu tenho um autêntico jipe...

As novas jantes:









E eu a queixar-me que ele estava a travar um pouco mal...





Uma foto de despedida ao Concerto



Mais um mimo, tapetes novos





O início de um processo de insonorização:





E, depois... Parece que o mal das juntas queimadas está associado ao emblema, não ao motor.



Desde então que o 213 tem estado encostado, e eu tenho usado a 416 Tourer do meu pai.

Agora só volta à estrada quanto tiver os seus males recuperados, nomeadamente no que diz respeito à suspensão (ainda de origem, com 219 000km, grande parte deles em ruas de calçada), casquilhos, barra de direcção, e, se tudo correr bem, a nível de chapa vai levar uns toques :)

O momento da troca:



Amanhã apresento os restantes. :P

ASJ

Bem, hoje lá lhe fui fazer uma visita:



A cabeça:





A junta... Ou o que resta dela.





O bloco:



E o aspecto do líquido de refrigeração... Com pedaços de junta pelo meio.  :roll:



E pronto...


ASJ

Hoje, para ver os progressos na cabeça do 213 e para ir buscar a do 200 1.4, fiz uma viagem até Rio Maior.

A caminho, há um centro de abate que, devido à sua variedade de modelos, me dá gosto de visitar.

Hoje deu-me um gosto em particular, porque trouxe isto:



É um extra bastante raro, que só vinha nos Civics mk3. Este Civic tinha também AC, que é algo bastante raro nestes carros, e 4VE. :)

M4H01806

Tinha um botão partido, mas já foi tratado. :)

Ainda vou ver quanto me fazem pelos componentes do AC...  8)

ASJ

Bem, novidades.


Com a cabeça de fora, eis a oportunidade perfeita para começar algo que já há muito tinha em mente. Insonorização!

Como o motor, apesar de silencioso em baixas, gritava demasiado justamente quanto eu não queria (em viagens pela AE, a 120 era o terror), decidi que este seria o 2º passo, depois da bagageira.





E quase no final, criei uma "forra", tal como via na minha Tourer.



O vídeo do acordar:

MOV00005

E depois, toca a montar os periféricos, e a metê-lo novamente na sua casa.



Logo nessa noite, quando ficou pronto (já a fugir para a madrugada), fui altura de um test drive, em que notei de imediato uma melhor resposta do motor, algo dentro do que sempre tinha imaginado da combinação deste motor com uma carroçaria leve deste tipo. :)

E também senti um incremento de suavidade!

Depois da firewall, o capôt foi o próximo a levar com telas:



Resultados: sem dúvida que tornou este automóvel ainda mais agradável. Já se pode falar perfeitamente com o passageiro aos 120-140 km/h, mas não fiquei 100% satisfeito. Os apoios do motor, do alto dos seus 190 000km (dois deles, provenientes do Concerto) e 220 000km (o único de origem do 213) passam algumas vibrações para o habitáculo, que agora se tornaram bastante audíveis. Isso e o ruído de vento, auxiliado pelo desalinhamento das portas.

De resto, agora nota-se que o som do motor propriamente dito já está bem filtrado da frente, porém ouve-se mais nas laterais. Isto implica que em breve quero tratar da insonorização das portas, e dos guarda-lamas. Nas portas, a insonorização irá ajudar a ter melhores graves nas colunas dianteiras. Ah, relativamente a estas, tenho que dizer que fiquei surpreendido com o som proporcionado pelo upgrade de 10cm para 17cm. Ficou com um som muito agradável!

Já fui a Coimbra com ele e vim, sem problemas. O motor está mesmo bastante agradável. Por momentos, em ultrapassagens, esquecia-me que não estava na minha Rover (com o seu 1.6, conhecido pelo binário atingido relativamente cedo, o que beneficia bastante a condução em 5ª, em nacionais).

Chegado novamente às Caldas, um pequeno upgrade.

Sempre odiei o barulho que fazia o botão dos espelhos eléctricos... E era um mal comum aos 213, assim como o desgaste visual destes botões.

M4H01860

Porém, ao andar na Tourer, vi que o botão era semelhante, mas com um tacto muito melhor! E nunca vi um em "mau estado"

Assim sendo, sabendo que era também comum aos Rovers 214 (geração de 96-2000), numa sucata encontrei o que queria.





E aqui está a confirmação. Apesar do part number ser diferente, os botões são iguais.

Em breve será feita uma nova limpeza ao circuito de refrigeração, assim como serão substituídas algumas peças que apresentavam desgaste. Por acaso, ao contrário do que tem acontecido até agora, a secção de peças da Honda das Caldas da Rainha tem sido uma grande ajuda!

De resto, em breve levará com amortecedores e casquilhos da suspensão novos, e quem sabe, pode ser que lhe mexa um nadinha nos parafusos da barra de torção. Desde que o D14A1 entrou neste carro, a frente ficou mais levantada. O resto será para mexer quando encontrar umas molas decentes (ando a ponderar entre -35 a -50mm) para a traseira, assim como amortecedores traseiros.

Aliás, neste vídeo dá para ver o estado miserável dos componentes da suspensão, a par do desgaste do casquilho da barra de direcção. (última volta que tinha dado antes de ser encostado para a reparação da junta :P)

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=38aIbYUy4Cc#!

(atenção que o chocalhar que se ouve é por ter preso a máquina ao encosto de cabeça, que tem as guias partidas)

ASJ

Mais umas pequenas prendinhas...

Nunca gostei do tecido da parte de baixo das portas dos 213. Era feio, ficava sempre muito "roçado", e dava um aspecto velho.

Assim sendo:



Aproveitei e forrei os plásticos inferiores das laterais, no interior:





Assim como os aros dos vidros das portas (para já, só nas portas traseiras)



E a gaveta da consola do tecto, que uso mais para colocar os óculos de sol, uma vez que fazia uns ruídos quando os colocava lá dentro.



Aproveitei para forrar também o cinzeiro dianteiro (sou não fumador, e é proíbido fumar dentro do meu carro... Logo, aquela gavetinha não passa de um espaço parra arrumação :P)

E umas fotos da iluminação interior:






ASJ

Afinal fiquei com os de 240mm. Porém, não deixa de ser bem bom! :P

Fiz confusão, e pensava que as bombas dos Civics MB eram compatíveis. Mas afinal é só dos EG.

Assim sendo...


O antes:







O depois:





A barra estabilizadora (não podiam ter posto uma mais fina?  :roll: ):



As pinças, após uma pintura:



Já no sítio:





E depois de uma pequena volta, em que foram reguladas as porcas da altura das barras de torção (dianteiras):





Antes:


ASJ

Estava difícil de encontrar este lip. Mas sem dúvida que estava mesmo em falta!



Ou seja:



Possa, agora que reparo... Até os Vitesses eram uns autênticos jipes. O meu agora é mais baixo à frente!

E o lip do 213 já tem todas as fixações feitas!







:)

ASJ

Bem, já chegou do reino unido o que faltava para findar com as fugas de água:




Era bom que conseguisse arranjar também o que me falta na suspensão (as torres dos amortecedores dianteiros e traseiros), mas isto estou a ver que só mandando vir da América...

ASJ

 foi feita uma pequena remoção de ruídos:



E já foi experimentado o alarme, pelo que, assim haja tempo, será colocado no 213! :)

Gemini 1160

O botão de regulação dos espelhos não foi adaptado para LHD, ou seja, estava um nadinha mais longe do condutor.

Vejam:

LHD:



RHD:



E pronto, com algum corte e costura, consegui inverter a moldura. :)



(Começo a chegar à conclusão que, quando não tenho frequências, tenho demasiado tempo livre  :lol: )

ASJ

Mais uma mod! :D







E um pouco de insonorização, que será complementada quando chegar à parte da mala :)





O resultado: