Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )

Iniciado por 2400GT, 03 de Setembro de 2011, 00:14

Tópico anterior - Tópico seguinte

2400GT

#15
He,he....Vocês são muito optimistas  :green:

Ainda falta pintar o carro todo e mais uma data de coisas, portanto duvido que acabe a tempo do informal de Outubro, mas fica prometida para o proximo informal a presença do Corona.

Para este informal deverei levar o Datsun 180B Coupé, que alguns ainda não viram ao vivo.

Voltando á estória do restauro, depois de muito trabalho e de estar uma semana a trabalhar impecávelmente, de repente deixou de trabalhar  :thumbdown:

Andei a ver o que se passava e verifiquei que o carburador estava completamente entupido com pequenas particulas de ferrugem e uma espécie de "gosma" cinzenta que tinha conseguido passar o filtro de gasolina........estava tudo entupido e tudo tinha de ser limpo e desarmado, incluindo a bomba de gasolina e o carbudador que eram novinhos em folha.... :wall

Só havia uma explicação : O depósito estava contaminado com depósitos de ferrugem e de gasolina velha, fruto dos 18 ou 20 anos que esteve parado e só havia uma coisa a fazer....Tirar o depósito fora e resolver o problema pela base.

Depois de investigar durante uma semana na net a melhor forma de o fazer, optei pelo método de decapagem interior do depósito por acido fosfórico e posterior electrólise e selagem do mesmo.

Assim sendo, e seguindo as recomendações deste site que vos recomendo para quem tiver o mesmo problema, pois dificilmente poderia estar mais explícito : http://www.mopedarmy.com/wiki/Removing_rust_from_a_gas_tank

Ataquei o problema !

Removí o depósito , tirei a sonda e olhei lá para dentro e fiquei estarrecido  :hum:......Era um cenário impressionante de lodo e ferrugem lá dentro, embora não observa-se sinais de corrosão exterior ao depósito, apenas interior.

Depois de o lavar exaustivamente por dentro através da utilização de uma máquina de jacto a 130bar para remover a maior gosma ( acreditem que sairam quilos lá de dentro ! ), deitei 5 litros deste produto ( Desox ) lá dentro e depois de selar os orificios do depósito, abanei aquilo durante uma boa meia-hora, de forma ao produto chegar a todo o lado dentro do depósito.



Desox , informação detalhada : http://www.davis.com.br/Boletim/40.htm

Este produto tem a vantagem de ser decapante da ferrugem, e é extremamente eficaz, embora de seguida tenha de ser neutralizado com uma base alcalina, pois é um ácido e não pode ficar em contacto com o metal .....

Deixei o produto actuar durante a noite e de manhã o cenário lá dentro era agora bem diferente :angel:

O depósito apresentava-se agora limpo e na côr do metal na maioria do mesmo, embora persistissem algumas zonas ainda resistentes....Depois de o lavar novamente com a máquina de jacto, passei á fase 2, ou seja, a decapagem interna por electrólise.

Depois de encher o depósito com 70 litros de água, misturada a cada 10 litros com 3 colheres de Carbonato de Sódio ( Vulgo Blanka das máquinas de lavar roupa ), mergulhei pela zona da sonda um varão de aço de 13mm das obras inserido numa rolha de cortiça para que não fizesse contacto com as laterais do depósito e com o comprimento calculado, de forma a não conseguir tocar no fundo do depósito ( muito importante ! ).

Se seguida liguei um carregador de baterias á corrente, ligando o borne negativo ao depósito e o positivo ao varão de aço de 13mm, e quase de imediato começa-se a observar uma reação química de electrólise dentro do depósito, visivel pela formação de uma enorme formação de bolhas de hidrogénio a sair da mistura e formação de espuma. O que basicamente acontece é que por força da indução da corrente electrica, a ferrugem começa a saltar da chapa do interior do depósito e a ser atraida pelo anodo positivo ( varão de aço  ), que tb vai por acção da corrente electrica, começar a perder bocado de aço que se vão depositar nos locais fragilizados pela anterior ferrugem ;)

Esta operação tb tem a vantagem de ser feita utilizando uma base alcalina, que vai neutralizar qq vestigio do ácido fosfórico, anteriormente utilizado na fase 1 do processo.

ATENçÂO : O Hidrogénio é altamente inflamável, logo esta operação deve ser feita ao ar livre, para não fazermos saltar o telhado lá de casa !
Deve-se ir adicionando água misturada com o Carbonato de Sódio ao depósito, conforme esta vai evaporando, para evitar que o anodo fique exposto ao ar. De vez em quando tem de se tirar o anodo para fora e limpar com um pano a ferrugem que está agarrada ao mesmo e acreditem que no meu caso, a ferrugem agarrada era de tal ordem que fazia uma espécie de cacho agarrada ao anodo !

Mais um site relativo a este processo de limpeza :

http://antique-engines.com/electrol.asp

Depois de 2 dias a fazer electrólise, o processo ficou completo e sabemos que é assim, pois deixa de haver observação de reacção quimica na mistura, pois a ferrugem fica completamente limpa do objecto, e não havendo mais nada para limpar, o processo pára sozinho.

Dei mais uma tareia de máquina de jacto lá para dentro, agora tinha finalmente um depósito completamente decapado por dentro da côr do aço inoxidável :green:

Passei assim á fase 3 do processo, ou seja, a selagem interna do depósito através da utilização deste produto que mandei vir do EBay.uk, e do qual tb já tinha ouvido falar maravilhas :



http://www.kbs-coatings.com.au/kbs-gold-standard-tank-sealer

O Gold Seal da KBS é uma espécie de resina epoxida, que depois de secar é completamente imune a solventes de toda a espécie, ácidos, sal, etc......(aliás, nem com uma chave de fendas se consegue arranhar aquilo depois de secar, parece aço ).

Assim, depois de estar 2 horas a secar o depósito por dentro através da utilização de uma pistola de calor, tratei o mesmo com este produto, e depois ficou a curar cerca de uma semana ( o minimo são 3 dias ), e assim fiquei com um depósito novo  :dance:

Tratado por dentro, passei a tratar o depósito por fora, que foi decapado e pintado com primário de chapa e tinta preta de alta temperatura ( anda perto do escape...) e ficou impecável....já que o depósito estava fora, coloquei uma nova sonda de combustível,  tratei e pintei toda a zona da mala e o resultado foi este :    











Depois de terminar de tratar a mala, ainda tive de desmanchar, limpar e montar novamente todo o sistema de combustível do carro, pois tudo estava entupido. No final coloquei dois filtros em vez de um antes do carburador, e foi apenas dár á chave umas 3 ou 4 vezes até carregar o sistema e voilá : O Corona ressuscitou a até hoje nunca mais deu qq tipo de problemas ( afinal é um Toyota... :thumbsup )

Todo este processo demorou mais um menos um mês de trabalho até ficar tudo como as fotos documentam.

Amanhã continua o relato.

Abraços

Jorge












" O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos. Por isso longo é o caminho através de normas e regras, curto e eficaz o que é dado pelo exemplo ( Séneca, Sec IV, AC ) "

Flyingtiger

José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

dms

bem... isso foi qualquer coisa de fenomenal.. todo esse processo só para limpar um depósito...
ない明日がないかのように毎日住んでいる!
Diogo Dimas

toyota1000

Mas que belo procedimento, muito bom  :clap: :clap:

Quando me reformar, ou seja daqui a 40 anos !! (se na altura ainda existirem reformas) também me quero dedicar a estas actividades!  :assobio :assobio
Toyota 1000 - 72 / Toyota Hiace - 87 / Nissan Sunny - 93 / Mitsubishi Galant - 95

2400GT

Boas.

Amanhã continua o "documentário", pois cheguei agora do trabalho.... ::)

Abraços

Jorge

" O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos. Por isso longo é o caminho através de normas e regras, curto e eficaz o que é dado pelo exemplo ( Séneca, Sec IV, AC ) "

dms

ない明日がないかのように毎日住んでいる!
Diogo Dimas

blardY


Depois desse relato, ainda fica mais claro o porquê de quando falavas "na bruxa" que havia dentro do depósito do corona, nunca te dava muito para rir, e até és um tipo divertido  :green:  :lol

O interior da mala ficou impecável. Continua o report e parabéns pelo trabalho  :thumbsup
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

2400GT

#22
Ora bem, continua então o "documentário" do Corona.

Agora que já estava toda a parte mecânica tratada, a parte de baixo do carro, o depósito e a mala, estava na hora de passar a tratar do interior.

Assim, desmontei todo o interior do carro, arranquei as alcatifas velhas e o forro do piso e mandei para o lixo, pois estava tudo velho e a cheirar mal.

Depois encomendei uma alcatifa igual á original ao meu fornecedor habitual no EBay.au, que recomendo a todos, pois tem uma qualidade excelente, não são caras e vêm perfeitas e com a parte de baixo do modelo em causa moldada na carpete a vapôr, ou seja, praticamente basta colocar dentro do carro e colar as laterais na posição certa  :angel:

O seller é o Allcarcarpets, basta procurarem no Ebay.au.

Depois de desmontar todo o interior, e as quartelas das portas tb, limpei tudo muito bem inclusivé as colas velhas com diluente, e apliquei em todo o fundo do carro uma finissima camada de Gravitex, assim como na parte interior das portas, de forma a que nenhuma humidade alguma vez consiga mais chegar á chapa pelo lado de dentro.

De seguida pintei todo o o interior do carro de novo, com a côr dele e depois de secar, apliquei uma valente camada de cera de abelha da 3M á pistola para dentro das embaladeiras, interiores das portas, e em todos os locais onde eventualmente a humidade se possa depositar.

Aproveitei, desmontei tb as grelhas em frente ao pára-brisas do carro, limpei tudo e fiz o mesmo tratamento, complementando no final com cêra de abelha á pistola.

Gastei no total 2 kgs de cêra nesta operação, e ficou com uns cartões por baixo a pingar de um dia para o outro até parar ( duvido que alguma vez mais volte a ganhar lá o que quer que seja...)  :dance:  

( Este foi o mesmo tratamento que fiz quando montei o interior do meu SSS, está cheio de cêra em todo o lado...).

Antes de tratar o interior do carro retirei todos os tapa furos velhos de borracha do fundo do carro, mandei para o lixo e comprei plugs novos, que instalei depois da pintura estar seca, como podem ver nas imagens.

De seguida, restaurei as quartelas das portas com um produto de limpeza de vinil, pintei os frisos cromados com tinta própria e apliquei novos plásticos de protecção no interior das portas, não sem antes limpar e encher de massa consistente todos os mecanismos dos vidros, que agora parecem uma pluma a actuar  :green:

O resultado foi este das fotos, após esta fase existem mais uns avanços, que depois coloco fotos aqui no fórum amanhã , assim como do aspecto agora das quartelas das portas.

Abraços

Jorge


Depois de pintado de novo....



Protecção do interior das portas antes da tinta



Painel de instrumentos á " La Celica"...



" O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos. Por isso longo é o caminho através de normas e regras, curto e eficaz o que é dado pelo exemplo ( Séneca, Sec IV, AC ) "

prelude guy

Tu 'tás um mestre  :clap:

Bem, como estás a documentar isto à posteriori não adianta dar sugestões... mas fica o trabalho bem documentado

:thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

rpm

Fantástico tópico, muito obrigado! Tudo documentado ao pormenor, não se limita a listar os trabalhos. Opta antes por explicar como se faz, que é o que realmente interessa. Um exemplo para todo o fórum!  :thumbsup
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

tmrcoelho

Boas, o deposito do Colt queixa-se do mesmo mal, vai ser tratado no próximo fim-de-semana, já tenho um kit de produtos de finalidade identica mas de outro nome, "Restom".
E já agora esse restauro tá demais, espetacular.
Cumprimentos
I love my Mitsubishi Colt

dms

Esse restauro está qualquer coisa...

muitos parabéns!
ない明日がないかのように毎日住んでいる!
Diogo Dimas

2400GT

Obrigado a Todos pelos comentários  :brinde

Existem mais umas actualizações que vou colocar assim que possivel.

abraços

Jorge
" O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos. Por isso longo é o caminho através de normas e regras, curto e eficaz o que é dado pelo exemplo ( Séneca, Sec IV, AC ) "

2400GT

Citação de: prelude guy em 10 de Setembro de 2011, 11:53
Tu 'tás um mestre  :clap:

Bem, como estás a documentar isto à posteriori não adianta dar sugestões... mas fica o trabalho bem documentado

:thumbsup

Manda sugestões, pois são sempre bem vindas.

;)
" O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos. Por isso longo é o caminho através de normas e regras, curto e eficaz o que é dado pelo exemplo ( Séneca, Sec IV, AC ) "

Jersey

Realmente está tudo muito bem documentado!  :clap:
O processo de tratamento do depósito de combustível, está fantástico!
Obrigado pela partilha Jorge:thumbsup
Atenciosamente, Roberto Henriques