Novo Honda Civic

Iniciado por Kaizen, 28 de Agosto de 2011, 20:39

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Kaizen

A próxima geração do Honda Civic vai ser lançada em Setembro de 2011 no salão de Frankfurt.

Pela informação que circula, esta geração só será comercializada com carroçaria hatchback de 5 portas perdendo assim o carácter desportivo das versões de 3 portas e familiar como sedan.


The new Honda Civic - Ride and Handling
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Kaizen

Depois de deixaram sair a sigla VTi para a marca dos carros que passam mais tempo avariados do que a circular, a Honda está, tal como todos os outros construtores, empenhada em baixar os niveis de CO2 e de consumo. Para tal, os novos motores I-DTEC (que lindo!) estão a ser revistos.

Pelo vídeo dá para ver que o actual motor 1.8 de 140cv vai passar para os 150cv e com uma melhoria significativa do binário.

Novo Honda Civic - Performance and Efficiency
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

rpm

Há 20 anos, em Setembro de 1991, a Honda também apresentou um Civic... Nessa altura estava à frente de tudo e todos. Hoje, é apenas mais um, mediano...

A companhia da engenharia por excelência parece que está a ser gerida pelos tipos dos MBAs, que só pensam em dinheiro... Isso funciona apenas a curto prazo, a longo prazo o valor da qualidade e da engenharia vem ao de cima.  A Honda está a passar por um mau bocado, a ver se melhora depressa!
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Hayabusa

Também acho que os modelos mais recentes da Honda estão a ficar demasiado fracos, especialmente depois da notícia que iriam acabar com os Type-R. Como diz o Rui Meireles e concordo com ele, actualmente os Civic são modelos medianos que não se destacam em nada.
A Honda está a fazer carros com linhas mais simples e de perfil mais alto, o que na minha opinião, está a fugir um bocado à ideia que eu sempre tive da Honda, de carros mais baixos e de perfil mais desportivo. Apesar de estar a baixar um bocado a nível de qualidade, continua a ser a minha marca de eleição e espero que volte a se destacar num futuro próximo, afinal, se vermos bem, está a seguir o padrão das outras marcas mais viradas para os carros ECO e menos para os desportivos.

dms

temos que reparar que a honda está perfeitamente consciente da situação  actual da sua cliente europeia, uma situação de crise em alguns países e de eminente em outros.
Para continuar a produzir carros tem que aderir às tendencias actuais que seguirão as futuras, e nós como puristas e fãs de AJA's desta marca ficamos chocados com estas mudanças...
a Honda está a dar um passo em frente, e quando os outros construtores repararem que têm que lhe seguir as pisadas a honda estará já muito à frente dos outros..
Face a esta minha opinião acerca da posição da Honda tenho esperança que os modelos desportivos e os motores emocionantes voltarão na altura propicia a isso
ない明日がないかのように毎日住んでいる!
Diogo Dimas

Kaizen

#5
Por muitos estudos que a Honda tenha e tendências que possa seguir, há uma verdade verdadinha que não há volta a dar. Esta estratégia não segue o "The Power of Dreams" e quando uma empresa não segue a sua missão que tanto sucesso sempre trouxe... dá asneira.

O Soichiro Honda deve estar a dizer: "Olhem para a borrada que os cromos da Toyota fizerem e vejam se atinam!".

Digo isto, mas nenhum modelo da Honda me choca (excepto o Insight) e comprava-os todos sem pensar muito.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

dms

a empresa está a seguir um sonho diferente de soichiro honda.. de certo que a honda vende bem com os modelos actuais. isto porque segue a tendencia dos compradores actuais e deixa as opiniões dos puristas para trás.Como diz o kaizen, qualquer honda actual é interessante, sob a perspectiva actual claro
ない明日がないかのように毎日住んでいる!
Diogo Dimas

Camry 2200

Citação de: Kaizen em 29 de Agosto de 2011, 20:12
Por muitos estudos que a Honda tenha e tendências que possa seguir, há uma verdade verdadinha que não há volta a dar. Esta estratégia não segue o "The Power of Dreams" e quando uma empresa não segue a sua missão que tanto sucesso sempre trouxe... dá asneira.

O Soichiro Honda deve estar a dizer: "Olhem para a borrada que os cromos da Toyota fizerem e vejam se atinam!".

Digo isto, mas nenhum modelo da Honda me choca (excepto o Insight) e comprava-os todos sem pensar muito.

Concordo com tudo o que dizes Kaizen, no entanto, (como também gosto muito dos Honda, logo a seguir aos Toyota 8) ) acho que uma empresa para se manter firme tem de seguir o mercado. Por isso, sou da opinião que é preferível ir tendo de vez em quando um modelo "Powered by Dreams" do que não ter nenhum.

O facto triste é que a Europa não tem clientes para a raça de carros que antigamente o Japão oferecia. Hoje em dia todos querem um TDi (devia haver um smiley a cuspir para o chão para colocar aqui)  para "chipar" e fazer fumo!  :lol
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

dms

é isso mesmo que eu penso da situação actual, fazer carros para o mercado e um verdadeiro para quando dá..
ない明日がないかのように毎日住んでいる!
Diogo Dimas

Kaizen

Isso, não é bem assim. E exemplos na industria automóvel não faltam.

Mas voltando ao que interessa:

1ª imagem do novo Civic

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

rpm

#10
Uma grande marca não segue o mercado, uma grande marca faz o mercado! Veja-se por exemplo a Apple, que lança produtos brutais que revolucionam o mercado e depois vêm todos atrás tentar copiar. Cá em casa é só Honda e Apple, e por alguma razão... Mas parece que vou ter de ficar pelos Honda dos anos 90...

Neste momento a Honda nem sequer está a seguir o mercado em condições pois quando os rivais melhoram a qualidade dos interiores e tornam os carros mais desportivos (ver Astra GTC, Scirocco, Megáne Coupé, etc), a Honda tornou os interiores piores e os carros mais sensaborões! Inclusivamente nem versão 3p vão oferecer na Europa.

Quando os outros passam de eixo semi-rígido para multilink a Honda passa de multilink para eixo rígido...

Quando o mercado Europeu só vê diesel, a Honda só tem um único mísero motor, que é demasiado grande para o segmento C, que é o mais vendido.

E mesmo nos híbridos, enquanto a Toyota continuou a melhorar o seu sistema, a Honda estagnou e está agora a anos luz. E podia continuar mas acho que já dá para perceber a ideia.

Quanto ao novo Civic, é um restyling do anterior como as fotos espia deixavam antever. I am not impressed!
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

s 800

Escrevo... não escrevo...

Em relação ao novo Civic... passo ! Mais uma vez !
E aqui começa o problema.
Ou se compra um carro pela razão ou pela paixão.
A Honda deu-me cabo da paixão. E se é para comprar "electrodomésticos"... compramos o que vier á mão pelo melhor preço. E ao fim de 35 anos deixei de comprar Hondas, modernos !
Sócio AJA nº 6

Camry 2200

Uma grande marca só pode fazer o mercado se tiver clientes que aceitem os seus produtos. O problema aqui é mesmo sermos europeus. E por muito que nos custe, as marcas europeias oferecem muito mais em todos os segmentos. Não estou com isto a dizer que, no geral, os carros europeus são melhores que os japoneses. O que temos de fazer é olhar para o assunto como um cliente comum que só quer saber se o carro anda e se tem as mordomias da moda.

Quanto a este Civic, se é restyling ou não, pela foto que o Kaizen mostrou, acho que está ao nível do anterior. Pelo menos olha-se para o modelo actual e vê-se algo diferente da concorrência.

Por acaso neste momento, o carro que está no topo da minha lista, (caso fosse comprar novo) é o Accord Tourer.
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Kaizen

Há uns dias atrás, no Discovery Channel, o Jeremy Clarksson disse a respeito do novo Mercedes CLS AMG:

(qualquer coisa como isto)

"O problema da Mercedes é que a dada altura um conjunto de gestores de camisa branca decidiu que deveriam aumentar o lucro por cada unidade vendida. Assim, a Mercedes passou de líder do ranking de qualidade da JD Powers para os últimos lugares em apenas 6 anos. Perderam qualidade, clientes, vendas e conhecimento. Este CLS é bom, mas nota-se que a Mercedes ainda tem um caminho longo para recuperar do atraso na qualidade".


Com isto, reforço o que escrevi em cima e o que o Rui Meireles escreveu. Se a Honda atingiu o 5º lugar dos maiores construtores mudiais, com lucro, (e desses 5 era de longe a marca mais exclusiva) então é de manter a mesma estratégia e continuar a investir em I&D. Tal como o Rui referiu, a Honda não está a seguir nenhuma tendência está apenas sem saber para onde ir. E isto dentro de poucos anos vai-se fazer pagar.

E a Honda tinha todos os recursos para se manter no topo, pelos vistos, excepto na administração!
E, mais uma vez, exemplos na industria automóvel não faltam.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Kaizen

#14
Aí está ele:











Fui um adepto da anterior geração do Civic desde a primeira foto que vi. Lembro-me de não acreditar que algum construtor tivesse a coragem de lançar um carro tão ousado esteticamente e com um interior tão inovador. Era um corte radical com todos os carros do segmento e com o anterior Civic. Foi um sucesso comercial e uma referência.

Este apesar de não ser um rompimento tão grande como foi a anterior geração, continua com um ar futurista.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1