Restauro do Datsun Cédric 280C

Iniciado por mizé, 14 de Agosto de 2011, 10:03

Tópico anterior - Tópico seguinte

mizé

#60
CitaçãoLembro-me que no compartimento do motor havia uma lanterna com fio que tirava-mos do capot e permitia-nos ver o que se passava
de errado em volta do motor.

Esta gambiarra, que menciona, deu trabalho a recuperar. Talvez tenha sido uma das minhas maiores surpresas, porque não esperava encontrar este luxo, que permite ver todo o motor em situação de necessidade. Sim, porque basta desenrolar a lâmpada do encaixe de suporte e logo um fio possibilita deslocá-la ao longo do motor!

Todos ficam surpreendidos ???, pelo inesperado equipamento.

Mas sim, é muito interessante descobrir este carro. Absolutamente surpreendente.
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

mizé

#61
Para já acabaram as férias >:D  :thumbdown:  :(

A viagem de regresso ocorreu no sábado, com uma paragem estratégica em Oeiras.

Sim, porque fizemos questão de aproveitar a amabilidade do Pedro Massa que se disponibilizou para ver o carro e contribuir com a sua opinião de especialista sobre a continuação do restauro, sendo que agora se trata de retificar pormenores e melhorar o aspecto geral da viatura à qual atribuímos o cognome de "charuto voador". Uma personal joke.

O Pedro logo reparou num conjunto de coisas a corrigir, que nunca nos tinham ocorrido, como o símbolo do capot que está ao contrário  :wall.

Mas o que interessa é que o carro está a andar e bem. A condução é espetacular. A viagem suave, como se deslizassemos pela estrada!

E como não estavamos ainda satisfeitos, depois da viagem de sábado, ontem lá fomos até à Póvoa de Lanhoso. Gostamos realmente do carro.

Lá para o fim da semana regressará à oficina para limpar o motor, parafinar e corrigir o que está menos bem.

Depois com tempo trataremos pessoalmente de pequenas coisas, porque esse será um prazer que não queremos deixar para ninguém.

Para já, outra vez no trabalho  :assobio
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

blardY


Foi com todo o prazer que vi o Datsun, ou não fosse eu um "datsundependente" em último grau :green:

O carro está fantástico! A pintura ficou fabulosa, os interiores e ao contrário do que previa, estão em muito bom estado. São sem dúvidas o espelho do tratamento que o carro teve durante a sua vida. Como são compostos por inúmeros componentes, muitos deles frágeis, não é fácil de disfarçar um defeito sem substituir por material novo (que está onde..?)

Os para choques ficaram excelentes, gostei bastante do resultado final. Tem umas coisas a rever mas é mais graças às suas linhas pouco redondas, que permitem montar peças ao contrário!
Quilómetros em cima dele, que essa máquina não merece outra coisa  :clap:

ps: fotos destas não tiro muitas infelizmente..  :wall
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

Kaizen

Parafinar? Por aqui tem-se escrito que isso é muito mau para os nossos carros porque estraga as borrachas.
Deve-se lavar o chassis e depois lubrificar, parafinar é que não.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

mizé

#64
Kaizen, como não percebo nada disto, agradeço a informação e vou saber melhor o que se vai fazer ao charuto voador.

Não quero estragar nada do que já foi feito. :duh:

Por isso, vou ter em atenção esta dica, obrigada.

Pedro, muito obrigada por tudo. Já guardei a foto!

Mas haverá, seguramente, mais oportunidades para os fotografar juntos. Com o nosso com algumas correcções que vão ser efectuadas.
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Camry 2200

Eu penso que parafinar é mesmo só o nome vulgar dado ao acto de lubrificar. Mas convém sempre confirmar se, neste caso, tal lubrificação será feita sem parafina.

Quanto aos carros, bela foto de família! :thumbsup
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Toylex

Lubrificar, tem a ver com o uso de massa consistente injectada nos bicos de lubrificação ou... "grasser" (não sei se é assim que se escreve) de peças sujeitas a movimento, ex. rótulas, ponteiras, casquilhos, rolamentos de veio de transmissão, mangas de eixo, se desmontado os rolamentos das rodas também podem ser lubrificados aquando da montagem.

Parafinar, é o uso do liquido à base de parafina misturado com algo mais que não sei e resulta na vulgar parafina que é aplicada em pistola de ar por todo fundo do carro ou motor e dá um ar muito brilhante e "untado" de óleo e que é aconselhável para repelir humidades na carroçaria e proteger da ferrugem, mas que segundo muitos dizem, destroi as borrachas, tornando-as demasiado gelatinosas.

Eu faço isto com muita frequência nas chassis-cabine da m/ firma, no ano passado levei o AE86 à Ipo todo parafinado, e levei com um apontamento na folha que tinha várias fugas na zona do motor, pois o inspector nem me disse nada antes, se não mandava-o lamb%$ o fundo da carroçaria para ver se era óleo de motor ou parafina.

Pelo menos uma vez por ano, parafino os fundos e zonas de motor, é preferível a longo prazo trocar alguma borracha, do que no mesmo periodo aparecerem ferrugem ou podres.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Camry 2200

Está explicado Toylex :thumbsup

Já agora, o "grasser" como referes, que em português também não sei se é mesmo assim que se escreve,(nem sei se a palavra existe em português) é um anglicismo da palavra "greaser" que traduzido significa lubrificador. E então por cá é comum ouvir-se o tal "grasser" que referes! 8)
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

mizé

#68
Ora então, como vamos novamente de férias, deixamos o "charuto voador" entregue à oficina para acabar pormenores, como forrar os encostos de cabeça dos bancos traseiros, colocar as jantes como deve ser, tratar da lavagem do motor...

E, claro, colocar os frisos laterais (que o Pedro logo deu por falta deles! :duh:), virar o símbolo para a posição correcta, colocar as letras traseiras e assim :assobio.

Esperamos bem que esteja bastante apresentável para o Informal a 13 de Novembro, onde participará pela primeira vez :angel:.

Velho, sim, mas estimado!  :D

As letras traseiras, oferecidas generosamente pelo Pedro, estão assim (nada mal, sendo um restauro caseiro, pois não ???)
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

blardY

CitaçãoEsperamos bem que esteja bastante apresentável para o Informal a 13 de Novembro, onde participará pela primeira vez

Claro que está, está impecável!
É essa a ideia, preto com as letras a cinza, não está nada mau.

Mais um passo dado  :thumbsup
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

mizé

Depois do protesto solene do restaurador cá de casa quando viu as letras no site, porque afinal ainda não estavam acabadas  :assobio, envio uma imagem mais recente e com melhorias  :shhh:
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

mizé

#71
Ainda não vi, e por isso não posso dizer como estão, mas as jantes já foram reparadas e colocadas (sim, porque mesmo distante, contacto com a oficina para saber os avanços no charuto voador). Parece que a matrícula traseira também já está corrigida (veremos ::))

Hoje está no estofador para corrigir os encostos traseiros da cabeça. :angel:

As letras estão colocadas. :D.
Temos um problema: os frisos pretos das portas; parece que só os da esquerda é que estão em condições  :wall. Lá ando eu outra vez à procura de peças. Irra :help3:

Só sábado à noite o verei  >:D, porque domingo, a tudo correr bem, vamos levá-lo a Ovar, ao Informal.

Gostaria muito de ter imagens, mas nada feito a esta distância de casa :mad01:.
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

mizé

#72
De regresso a casa, terminadas as curtas férias, fomos buscar o Cédric. Primeiro problema: abrimos a mala e depois não fechava  :wall
Fomos à oficina e também não compreendiam, porque de tarde tinham aberto e fechado a mesma por diversas vezes e nada de estranho se passava! Afinal, um pequeno aperto no encaixe resolveu imediatamente o problema  :green:

Contudo, a antena não funciona  :duh:. Deve ter sido um fio que se desligou com a lavagem do motor.
Quanto a este, o motor, apresenta um melhor aspecto depois de lavado e "parafinado". Os encostos de cabeça ficaram bem depois de estofados  :D. Pareceu-nos que a solução foi a mais acertada. Quando tiver coloco fotografias. As jantes também melhoraram, agora vamos mudar as "porcas", que já temos novas.

Hoje fomos buscá-lo e levamo-lo ao Informal na fábrica da Toyota. Foi muito giro.

Regressou ao seu lugar de repouso sob uma forte chuvada.
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

mizé

E por fim lá regressou à oficina para tratar de pequenas coisas, mas importantes, como a antena e outras.
Os encostos estão assim:
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Camry 2200

Parabéns pelo carro. Visto ao vivo tem-se melhor noção do bom estado em que se encontra e também do seu luxo. Gostei :thumbsup
Miguel Vale - Associado AJA Nº69