Espólio AJA - Toyota Corona Station Wagon de 1977 (RT116)

Iniciado por AJA Team, 13 de Maio de 2011, 16:43

Tópico anterior - Tópico seguinte

AJA Team

 Toyota Corona Station Wagon de 1977

Na passagem do 1º aniversário do AJA, em 2004, o nosso associado Pedro Marques aka SPDragon ofereceu ao AJA esta Toyota Corona Station Wagon, a qual recebemos com particular orgulho e responsabilidade por mais um gesto representativo do espírito AJA.

Esta oferta teve como objectivo, para além da componente prática de apoio a eventos do AJA, a promoção da união dos entusiastas do AJA em torno da Corona.



Nessa data o AJA não tinha quotização que permitisse abraçar um restauro ou utilização frequente da Corona.
Uma onda de espírito de grupo traduziu-se em ofertas de vários entusiastas, tanto através de pequenos donativos (5€) como sob a forma de peças de substituição novas e usadas.Para além disto, diversos entusiastas reuniam-se em jantares com o objectivo de angariar meios financeiros.
O resultado de todo este esforço e dedicação foi muito positivo.




Em 2005 o tópico referente à Corona contava com quase 200 mensagens de apoio e incentivo à manutenção e restauro, mas tal como o restante fórum, foi afectado por uma falha no servidor e a informação perdeu-se.




Desde a sua chegada ao AJA, a Corona andou por várias garagens e a dificuldade de parqueamento levou a limitações na sua utilização.
Em 2004 foi efectuada a primeira intervenção ao nível da manutenção mecânica e exterior, numa acção a que chamamos "Workshop AJA".
Em 2006 foi feita uma manutenção mecânica, por um profissional que ofereceu os seus serviços ao AJA.

O crescimento do AJA, e a necessidade de se tornar clube entre outros objectivos, retiraram a atenção à Corona, até à pouco tempo.

Como primeiro passo para inverter esta situação, ressuscitamos este tópico para que desta vez haja um movimento de grupo à volta da Corona que permita operacionalizar e devolve-la aos nossos eventos.

Por outras palavras, precisamos e contamos com ajuda de entusiastas para além daqueles que constituem a Direcção do clube.  :thumbsup
Cumprimentos,
   A equipa do AJA

ajateam@amigosjaponesesantigos.pt
www.amigosjaponesesantigos.pt

AJA Team

#1
 Características técnicas:


Marca / Make: Toyota
Modelo / Model: Corona
Versão / Version: Station Wagon
Código / Code: RT116 L - KRF
Motor: 12R 1587cc
Ano / Year: 1977 - Averbamento em 16/03/1978
Cor / Colour: Azul
Proprietário / Owner: AJA
Desde / Since: 10/05/2004
Inicio de produção: Agosto de 1973
Fim de produção: Julho de 1978

O significado do código RT116 L - KRF

R - Motor da série "R" a gasolina

T - Corona

11 - 6ª geração Corona

6 - Carroçaria Station Wagon com motor de economia

L - Left hand drive, volante à esquerda

K - Caixa de 4 velocidades no chão

R - Equipamento standard

F - 4 portas (Wagon)


A nossa Corona pertence à 2ª fase comercial deste modelo, e é a versão pós-restyling feito em finais de 1975.
Cumprimentos,
   A equipa do AJA

ajateam@amigosjaponesesantigos.pt
www.amigosjaponesesantigos.pt

AJA Team

#2
Nesta foto, a Corona participou nos dois dias do Encontro Nacional do AJA em 2005 na Anadia.
A Corona foi cedida ao entusiasta Mauro Mendes que nessa data não tinha JA (Japonês Antigo). Este é um dos tipos de utilização que pretendemos dar à Corona, isto é, além de a mantemos activa, funciona ainda como veículo motivador para quem ainda não tem JA, e como veículo de cortesia.



Entre as doações de material registamos:

- Catálogo comercial
- Manual de carroçaria
- Manual do motor
- Catálogo de peças

Foto do catálogo (versão diesel):


Catálogo de peças:


Cumprimentos,
   A equipa do AJA

ajateam@amigosjaponesesantigos.pt
www.amigosjaponesesantigos.pt

AJA Team

Cumprimentos,
   A equipa do AJA

ajateam@amigosjaponesesantigos.pt
www.amigosjaponesesantigos.pt

AJA Team

#4
Nesta mensagem pretendemos dispor a lista de peças que precisamos:

Peças em falta:

1) 2 tampões de roda
2) Plástico da luz interior (tecto)
3) Saco de ferramentas
4) Manual de utilizador

Peças a substituir:

1) Borrachas
2) Amortecedores
3) Grelhas
4) Emblemas laterais e traseiro

Aceitamos donativos de peças novas ou em bom estado  :thumbsup

Restauro:

1) Diversas áreas da carroçaria
2) Desmontagem parcial e pintura


Áreas principais onde a nossa Corona precisa de uma intervenção mais profunda ao nível da chapa:

1) Fundo do parabrisas a todo o comprimento
2) Calha de escoamento da água no tejadilho do lado esquerdo, a todo o comprimento
3) Fundos dos dois guarda lamas
4) Longarina do lado direito por baixo do banco do passageiro
5) Cantos do habitáculo do motor junto ao corta fogo

Não se identificaram mais áreas de intervenção de chapa.

Indicações registadas e peças a recuperar:

-> Para choques traseiro, desempenar mossa e cromar
-> Friso da tampa da mala, pintar de acordo com as cores originais que lá estão
-> Entradas de ar dos pilares traseiros, pintar de acordo com os originais. Não sabemos qual a cor original.
-> Isolar todos os autocolantes originais antes de pintar. Exemplo: caixa do filtro, cabeça do motor, alternador etc.
-> Pintar as calhas dos bancos da frente
-> Não tirar forro do tejadilho, isola-lo durante o restauro.
-> Grelhas das ópticas e grelha central, pintar e cromar
-> Retirar com cuidado os frisos laterais das portas pois são para aproveitar


Outras operações que o AJA deseja fazer mas que não foram consideradas para esta fase de intervenção, por razões técnicas e de orçamento:

-> Limpar, pintar peças de mecânica. Exemplo: Bloco, tampa das válvulas, alternador, motor de arranque.
-> Desmontar, limpar e pintar mecânica
-> Desmontar limpar e pintar a grade do pneu suplente
-> Aquisição e montagem de peças de desgaste diversas: Casquilhos, escape, calços, cintas etc


Quando compram peças para os v\ carros, perguntem ao vendedor se tem peças para esta Corona  :thumbsup
Cumprimentos,
   A equipa do AJA

ajateam@amigosjaponesesantigos.pt
www.amigosjaponesesantigos.pt

AJA Team

Já em Maio de 2011, levamos a Corona até ao nosso associado Luís Duarte que manifestou disponibilidade para efectuar alguns trabalhos de reparação, nomeadamente ao nível de chaparia, interiores e área do motor.

Não temos data definida para a conclusão dos trabalhos por parte do Luís. O objectivo com estas reparações é a de mantermos activa, com IPO e em bom estado de manutenção e apresentação. Por falta de orçamento da parte do AJA, não é possivel efectuar para já um restauro de fundo.


PARTICIPEM, COMENTEM, APOIEM  :thumbsup
Cumprimentos,
   A equipa do AJA

ajateam@amigosjaponesesantigos.pt
www.amigosjaponesesantigos.pt

AJA Team

#6
Uma curiosidade da nossa Corona é ter sido uma viatura da Toyota (Salvador Caetano) entre a data de registo de 1977 e a data do averbamento em 1978.

:thumbsup
Cumprimentos,
   A equipa do AJA

ajateam@amigosjaponesesantigos.pt
www.amigosjaponesesantigos.pt

prelude guy

#7
Como o AJA Team disse, a Corona está ao meu cuidado desde há uma semana. E já começámos de volta dela  :D
Se bem que sem prazo de entrega, não é nossa intenção arrastar muito esta intervenção.

Se calhar, porque vocês têm fotos com a viagem e chegada da Corona, ia deixar-vos 1º colocar aqui essas fotos para manter a ordem cronológica e depois seguia com as minhas da intervenção...

:thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Camry 2200

Bela história a desta Corona  :clap:

Está muito bem entregue ao AJA, força com esse restauro!

:offtopic
A versão coupé não conhecia e fiquei...  :icon_eek: Lindo!!
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

doscapuzes


mozarth

Rui Filipe Abreu

Sócio AJA nº40

Santos Silva

Então aqui ficam as fotos desta odisseia que levou a Corona de Gaia a Peniche para umas retemperadoras férias à beira mar :thumbsup
















Santos Silva
Sócio Fundador nº7

prelude guy

#12
 :thumbsup

Está o "testemunho" entregue.

Curiosamente as fotos são quase iguais (só mudam os "artistas"  :green:):





Mas, não se deixem enganar  ::).  A rapariga é muito fotogénica... vista ao perto está um bocadinho pior  :redface


:offtopic
E o BJ40? Não há fotos? Andei nos bancos de trás do BJ40 (coisa que suspeito nunca me tinha acontecido) e isso não ficou gravado para a posteridade  ???
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

prelude guy

Uma área que todos gostam de ver:


Um pormenor com pouca importância... a bateria estava morta, dead, kaput... lá terei que encontrar uma usada :lol


E outro pormenor. Imagem do autocolante da tampa das válvulas. O Zero de "fora a fora" na horizontal mede 15,5 mm... não vá alguém quere fazer uma réplica do autocolante  8)

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Kaizen

Nota-se em fundo qual era a largura e altura do autocolante 12R. Podes medir?

Ao contrário do que o Luís escreveu, a Corona está boa. Não está perfeita de chapa, mas é por isso que está nas mãos dele.
Foi uma coisa que notamos logo à chegada, o pessimismo em tudo o que via! Esperemos que com o tempo "se entranhe"  :thumbsup
Rui Coelho
Associado AJA Nº1