Recuperação de Toyota Corona Mark II (RT61)

Iniciado por pedropintopvp, 10 de Maio de 2011, 11:48

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pedropintopvp

Boa tarde, gostaria de saber se alguém consegue ajudar com mais informações sobre o meu JA  :)

Comprei-o há cerca de um ano, mas ainda tenho poucas informações, tais como modelo etc. No livrete diz 1707cc, comecei a dar-lhe o devido valor, pois encontra-se com alguns problemas de ferrugem nas embaladeiras, guarda-lamas e gostaria de saber se alguém sabe de um dador  :)

Deixo algumas fotos de como o adquiri. Agradeço muito uma resposta. abraços :thumbsup



Toyota Corona MarkII


Características do modelo:

Marca: Toyota
Modelo: Corona MarkII (RT61)
Ano: 1971 - Produzido entre Fevereiro de 1970 e Dezembro de 1971
Carroçaria: Sedan de 4 portas
Motor: 6R - 1707cc
Caixa: 4 Velocidades Manual
Cor: Não está identificada no colour trim
Pneus/jantes: 165/80R13.

Utilização futura: A utilização que pretendo dar ao carro no futuro será mesmo, uma utilização de fim-de-semana, para usufruir de um belo e diferente prazer de condução.

Objectivo de restauro: O objectivo principal do restauro é devolver lhe toda a originalidade e beleza de outros tempos :D , sendo que de chaparia já foi feito um restauro total, e em que me puxou um pouco o baixo orçamento que disponho. Pretendo também manter o carro todo original tanto a nível de interior como exterior.


Kaizen

Na área do motor tens uma placa da Toyota com essas infos todas, desde o código do motor (que sendo 1707 é um 7R, se não estou em erro), à cor original exterior e interior e ao código do modelo.

Quanto ao código do modelo, fiquei baralhado quando numa conversa na semana passada falou-se num carro igual a esse ser o RT60. Agora percebo, não é um Corona mas sim um Corona MarkII.


Nota: Devias editar o assunto do tópico para ser mais perceptível com o tópico.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

pedropintopvp

Obrigado kaizen pelas imformações  :) , tenho de ver a chapa de motor para tirar as duvidas , quanto ao modelo ... Mas ja agora se algum souber de algum exemplar igual para tirar duvidas e ideias , é que apesar de adorar japoneses antigos ainda sou novo nestas andanças e cheio de duvidas :-[ . Duvidas tais como se arranjo facilmente material ? Se existem muitos modelos iguais ao meu ? etc ...

Kaizen

Material não é fácil de arranjar, daí que deverias primeiro ter investido uma nota (das grandes) em material de substituição e só depois então avançar para o chapeiro. Mas tudo se arranja, com tempo e persistência.

Há mais modelos iguais a esse, e por sorte os que estão no mesmo estado são relativamente baratos. Este ano já apareceram uns 2 para peças.
Nos Informais Norte volta e meia aparece um, em estado impecável.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Camry 2200

Da experiência que estou a ter no restauro do meu KE20 posso partilhar o seguinte:

Em primeiro lugar verifica se tens espaço para ocupar durante tempo indefinido. Esta parte é importante para que o restauro nunca esteja condicionado pelo tempo que possa demorar. Ao mesmo tempo, certifica-te de que esse espaço tem condições para fazer a maior parte do trabalho.

Depois, se o objectivo é ter um carro restaurado a 100%, há que tratar da desmontagem. Aqui é preciso paciência, há peças que podem dar algumas dores de cabeça para serem retiradas e, como não queremos derrapar no orçamento, não podemos estragar o que está bom. Além disso tens de tentar documentar tudo o que vais fazendo porque, quando chegares à fase da montagem, pode ter passado muito tempo e vai haver sempre alguma coisa de que não te lembras onde fica nem como é montada. Portanto, é ter sempre a maquina fotográfica ao pé da 10 - 11 e da 12 - 13  :lol

Ao mesmo tempo que vais desmontando, vai fazendo uma avaliação ao material e ao que é preciso substituir e ao que pode ser recuperado.

Para além de tudo isto, podes começar por procurar um manual de oficina do teu carro. São sempre uma grande ajuda porque são muito ilustrados e explicam passo a passo o funcionamento e montagem dos componentes do carro.

Já agora, aqui fica o link para um desses manuais que podes adquirir, neste caso no ebay:

Haynes Toyota Corona & Mark II 69-74

E claro, à medida que os trabalhos forem evoluindo partilha aqui no fórum!  :thumbsup
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

pedropintopvp

#5
Kaizen Quanto ao código do modelo ja verifiquei a chapa Na área do motor e trata se de um toyota corona mark II rt61 , e relativante a material ,  o carro tem tudo de origem , o problema mesmo é de chaparia , que depois de decapar o carro todo começaram a aparecer os podres  :duh: , por isso se arranja sse outro para peças a um bom preço era o ideal , só que não sei onde procurar ...

Agora respondendo ao Camry 2200  :) quanto a espaço é o que não falta e ja tenho o carro á cerca de um ano parado , mas ja fiz muito trabalho por mim :) tais como desmontar tudo tanto exterior e interiores , sempre de maquina em punho  :lol ,(em breve posto fotos de todo o processo ) e tambem já o decapei todo pois encontrava se com muita massa para disfarçar os podres  :( ... actualmente encontra se ja só com a parte da mecánica , em que ja pedi diversos orçamentos de chapeiro , mas como os podres são em sitios como nas embaladeiras e guarda lamas , o ideal era mesmo um dador , se não so me resta a solução de o meter numa oficina a restaurar de chaparia... E por fim agradeço a ajuda quanto ao manual :) :)

Umtali

Citaçãoo ideal era mesmo um dador

Insistes na questão do dador mas o dador não te vai servir para retirar material de chapa ... tenta arranjar o melhor orçamento (e escolha) de chapeiro pois só assim vais resolver a questão dos podres.  :thumbsup


João Freire - Sócio AJA nº 11

Tractortp

Pedro, um doador, como o Umtali disse, não te vai servir de chapa, até porque para estar a bom preço a chapa deve estar igual ou pior que o teu.

Procura um bom chapeiro, daqueles que na falta de peças .....  fazem-nas.

" Orçamentos " é a velha história.......


Se precisares de ajuda apita.  :thumbsup

pedropintopvp

Aqui fica mais uma foto da minha maquina  8)

Alguem me sabe dizer onde encontrar e se existe os farois de traz novos ? é que o do lado esquerdo esta estalado  :(

Kaizen

E borrachas, já as conseguiste arranjar?
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

pedropintopvp

#10
Kaizen as borrachas eu guardei as todas durante o processo de desmontagem , mas pretendo meter todas novas , onde é que me aconselha a compra las ?  :dance:

Kaizen

#11
 :lol

Era aí que eu queria chegar...
...não sei onde as arranjar, mas sei que é um investimento forte.


É quase sempre um passo delicado nos nossos carros pela falta de material.
Há que ser persistente e não desanimar.  :thumbsup
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Camry 2200

Não se arranja fora? Tenho visto no ebay, para o KE20, jogos completos a preço porreiro! Será fiável em termos de montagem uma vez que não são originais?
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

prelude guy

Pois... isso é que é pior  :duh:
As borrachas vêm do extremo oriente (mas é da Tailândia ou Malásia, ou China, sei lá) e não têm a qualidade das originais...  :-[
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Camry 2200

Pois... É que eu também vou chegar a essa fase mais cedo ou mais tarde e ainda não sei muito bem o que fazer. E preciso delas todas!

Para o Corona ainda deve ser mais raro!  ::)
Miguel Vale - Associado AJA Nº69