Restauro de Honda N600 de 1975

Iniciado por ArmandoLima, 19 de Abril de 2011, 23:10

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ArmandoLima

Dou início a este tópico sobre o restauro do meu Honda N600 de 1975.

Como disse na minha apresentação, este carro foi-me oferecido por uma tia que o comprou em 1977 e o utilizou diariamente até 1993, altura em que decidiu trocá-lo por um Micra K11 e eu não a deixei vender o Honda pelos 40 contos que, então, a muito favor lhe ofereceram, que com toda a certa teria ido acabar numa qualquer sucata. O carro foi-me então oferecido, numa altura em que eu ainda nem tinha carta. Ainda deu alguns passeios, mas um problema no altenador e o cancelamento do seguro fez com ele ficasse parado por vários anos na garagem.

Como perto do local onde trabalho costuma estar sempre parado um N600 branco, impecável, como que a provocar-me, eu finalmente decidi, no mês passado, dar andamento ao tão adiado restauro do meu Honda, antes que pudesse ser tarde de mais.

Como o Honda foi parado a andar e completo, além do problema do alternador e dos problemas habituais de um carro parado há vários anos, ele aparentava estar em boas condições, apesar de "as tralhas da garagem" se terem ido apoderando dele ao longo dos anos...











O conta quilometros marca hoje pouco mais de 48000Km, o que com a "volta" que já tinha dado prefaz 148000Km.

ArmandoLima

Assim, como no Verão do ano passado eu tinha tido conhecimento de um senhor, que tendo sido mecânico da Honda durante toda a década de 70, tinha um conhecimento enorme destes modelos e alguma facilidade em encontrar peças ou recuperar as antigas, tratei de o contactar, e levei-o a ver o meu Honda.
Dois dias depois dessa visita, no dia passado dia 2, o Honda via a luz do dia depois de anos dentro da garagem e subia para o reboque para ser levado para a oficina dele.




ArmandoLima

Peço desculpa se o meu relato parece muito básico, gostaria de dar mais dados "técnicos" mas receio que os meus conhecimentos não cheguem para muito...

Assim, seguindo os conselhos de quem percebe...  8) O restauro do Honda finalmente começou!
Depois de anos a adiar, por gostar de ter sido eu a ir fazendo aos poucos, decidi entregá-lo às mãos de um especialista em Hondas.

Acordamos tratar de toda a mecânica primeiro, antes de pensar nas cosmética.
Começou, assim, a desmontar-se a mecânica... para ver de não havia surpresas...

8 dias passados desde que lá entrou, o honda já estava sem rodas, sem suspensões, sem travões, sem eixo de trás, sem carburador, sem servo-freio, sem bomba de gasolina, com o motor aberto, chofagem desmontada, embraiagem aberta, sem grelha da frente, sem janelas de trás, sem banco de trás, etc e tal...



Para já poucas surpresas... de chapa está muito bom, com apenas os pontos de ferrugem visíveis no guarda lamas e no capot do lado do passageiro, e umas partes podres na "saia" frontal e de mecânica também não há supresas.

ArmandoLima

15 dias depois de ter dado entrada na oficina...







Confirma-se a saúde do motor. Estava bem lubrificado, o óleo e o filtro foram já mudados e óleo está a subir bem, a bomba de gasolina foi recuperada, o carburdor limpo e remontado, a direcção que tinha uma ligeira folga foi rectificada, assim como um apoio da coluna de direcção.
As molas foram todas para reparar, os amortcedores da frente também ainda são recuperaveis, apenas os traseiros serão novos.
Os calços dos travões traseiros foram recuperados, e levará calços e rolamentos novos à frente. Quer os discos da frente quer os tambores traseiros também serão recuperados. De resto, levará o escape todo novo, um apoio da caixa de velocidades, rotulas, casquilhos, tubos dos travões, etc...








A cabeça do motor foi já colocada, para o dono ver na hora...  :)




Trouxe já as jantes para "largarem" os pneus Mabor, para recuperar e pintar e colocar os novos pneus Marshal.






ArmandoLima

Para já, as peças que detectamos precisar, são as que refiro em baixo. Se alguém me puder dar dicas sobre onde encontrar... sejam sites na internet, seja sucatas... eu agradeço!

O rectificador de corrente (que vou tentar encomendar na internet, em Inglaterra).

O sistema de escape completo, que ainda não procurei.


A tampa do deposito de gasolina, que tendo partido o apoio do fecho que permite operá-la desde o interior, foi arranjada, na altura, pelo meu avô, que solucionou o problema com dois olhais que prendiam o fecho, evitando colocar uma fechadura exterior.


Os dois farois traseiros (pisca, travão, e presença) todos com uma única cor vermelha, que estão ambos rachados e o cromado interior não está em condições. Se eu encontrar o conjunto, incluindo aros cromados e borrachas em bom estado era óptimo.


Os piscas dianteiros que fazem também de mínimos, apenas com cobertura em cor de laranja, pois estão rachados e as costas em metal estão completamente podres. As ópticas dianteiras, ainda que vá tentar saber se consigo recuperar as minhas...


A placa "Honda" da tampa da bagageira.


As tampas das saídas do ar interiores.

Kaizen

Muito bom aspecto.
Felicidades com o Honda N600, numa belíssima cor de época.  :D
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

toyota1000

Mais um que irá voltar a ver a luz do dia.

Parabéns

Quando temos estes carros na família e conhecemos a sua história é sempre muito motivador recupera-los e usufruir deles depois!!!

Toyota 1000 - 72 / Toyota Hiace - 87 / Nissan Sunny - 93 / Mitsubishi Galant - 95

Flyingtiger

Parabéns pelo início do restauro, força!
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

Toylex

O teu Honda 600 tem condições para ser um pequeno/grande Japonês Antigo, depois dos cuidados que lhe vais dar, não vais querer mais nada  :thumbsup

Tenho ouvido algumas coisas sobre mexer nesses motores, é que quem mexer deve saber e conhecer bem, se não, depois não é fácil coloca-lo novamante a trabalhar  :redface


A cor está bem, é de manter  :thumbsup


:offtopic
A minha HONDA à algum tempo para cá é mais para o mini-carro da marca das pedras preciosas, preferencialmente a 2ª geração de 70 a 74 o A100 / 101   
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Umtali

1º - gosto MUITO da cor  :thumbsup

2º - é muito importante encontrar gente com conhecimento e dedicação que leve avante os nossos restauros  :thumbsup

Muitas felicidades pois este N600 teve muita sorte e certamente irá estar presente nos nossos encontros!  :clap:

João Freire - Sócio AJA nº 11

palatsi

Adoro estes pequenos grandes carros  :D

ArmandoLima

#11
Obrigado a todos pelas mensagens de apoio!
Tentando responder a todos:
Sim, é muito bom estar a recuperar este carro, do qual toda a família tem histórias para contar.
Relativamente ao encontrar uma pessoa que saiba mexer nestes carros, com dedicação e conhecimento, confesso que tive muita sorte... encontrei uma pessoa que sabe, que está a fazer o serviço com gosto e dedicação.
Sim, o amarelo será para manter! talvez não este tom exactamente, porque não é mesmo o original. Ele tinha um tom mais claro, e numa altura em que foi pintado veio neste tom mais forte... não é que não goste, mas vou tentar afinar o tom original.
Em breve vão-me ter com o meu Honda nos encontros!

Desculpem, mas não resisto a partilhar algumas imagens nostalgicas:


O meu avô a fazer a manutenção do Honda, quase novo, algures nos finais dos anos 70.

Eu, no banco de trás do Honda, em 1983.


A foto da (quase) despedida do Honda, em 1993. Sempre foi adorado pelas crianças da famíla!

lavrador

Boas bela maquina lindo estas ultimas fotos fantasticas nao á palavras :bemvindo:
Toyota veio para ficar!

ArmandoLima

#13
Dia 21 de Abril, mais uma visita ao Honda...


As escapes já cá estão.








Algumas peças já recuperadas.




Da proxima vez, o compartimento do motor já estará amarelinho...


O depósito, que está em boas condições.

Kaizen

As fotos deviam estar separadas, as da nostalgias são fantásticas  :thumbsup
Rui Coelho
Associado AJA Nº1