Mitsubishi Colt A156A

Iniciado por kombota, 14 de Abril de 2011, 11:49

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Santos Silva

Muito bom!!! Mais um bem encaminhado! :clap:
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

tmrcoelho

O Mitsubishi Colt não para de surpreender, além de ter um invulgar sistema de altas e baixas na caixa de velocidades, descobri que o carro tem vidros de cor (verdes), e não foi modificação porque os vidros têm as marcas da origem, corrijam-me se estiver enganado mas é coisa que também não se vê muito.
Infelizmente também descobri que ele tá a consumir um pouco de óleo, provavelmente devem ser os segmentos porque ele deita um fumo um bocado azulado. Até ver não vou mexer no motor, vou repondo o óleo para manter o nível, porque tenho uma reparação mais importante para fazer no deposito da gasolina que está muito ferrugento por dentro e irá acabar por fazer buracos para o exterior do deposito.
Descobri isto porque o meu pai e um amigo foram buscar o carro quando o comprei e ele em menos de 100kms parou umas 10 vezes pelo caminho com o filtro da gasolina tapado, tive de tirar o deposito fora para limpar e vi que está muito ferrugento por dentro.
Felizmente sei da existência de uns produtos próprios para recuperação dos depósitos, que é um acido que arranca tudo do metal deixando o deposito limpinho e depois usa-se uma espécie de resina/cola enfim o que lhe quiserem chamar que cria uma camada protectora para as paredes do deposito.
Se quiserem dar alguma sugestão sou todo ouvidos.
Cumprimentos.
I love my Mitsubishi Colt

Kaizen

#62
Citaçãocorrijam-me se estiver enganado mas é coisa que também não se vê muito.

São comuns, desde a década de 60. Os vidros dos carros montados em Portugal é que eram incolores, quase todos, porque há alguma excepções.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

tmrcoelho

já se passou algum tempo desde a ultima actualização do tópico, por isso aqui vai.

Já tenho um orçamento do material para substituir os segmentos e a distribuição:
Segmentos, capas de biela, jogo de juntas, tensor e correia de distribuição são 380€ mais iva com 30% de desconto. :eusa_think:

Ainda não vi como está a correia da distribuição mas não faz mal nenhum precaver-me em comprar a correia e o tensor.

O carro soluça bastante quando se pisa mais de meio acelerador e abre a 2ª câmara do carburador, o mecânico diz que pode ser da mistura ar/combustível, sujidade ou folgas, isto não é grave porque ele só com meio acelerador tem força que baste, mas estou à espera de um jogo de reparação do carburador para dar-lhe uma boa revisão, quero ver aquele motor a 100% das capacidades  :green:

O Sr. Nelson deve estar recordado do bico do mija de trás partido, a agua antes de cair no vidro sobe uns 2 metros no ar  :icon_lol: , mas com muita sorte existe um bico igual no armazém da mitsubishi na holanda e já vem a caminho, se vier a tempo já vai ao encontro informal sul com esse pormenor resolvido.

Tenho de dar uma vista de olhos no escape que pelo barulho deve ter uns furinhos  :)

Já tenho os produtos para arranjar o deposito, mas ainda não houve disponibilidade para o reparar, só será depois do encontro porque o deposito tem de ficar uma semana sem gasolina para solidificar bem a resina, por enquanto ando com 2 filtros de gasolina suplentes no tablier  :assobio

Também tenho de dar uns retoques nos cantos dos guarda-lamas e das portas que estão ligeiramente enferrujados.

Se alguém tiver tiver umas palas de roda bonitas com o símbolo da mitsubishi que queira vender é só dizer alguma coisa.

volto a actualizar quando houver novidades. sugestões, dicas e conselhos são bem-vindos(as).


I love my Mitsubishi Colt

kombota

Viva Tiago,

Relativamente à correia de distribuição quando comprei o carro verifiquei o seu estado e pareceu-me estar boa, no entanto é sensato substituir e assim evitar surpresas.

Nos km´s que fiz com o Colt, não me apercebi que ele queime óleo. É normal carros com esta idade queimarem algum óleo, mas se não for excessivo não faz mal nenhum. O motor tem força, não fuma, e apenas o estás a utilizar ocasionalmente.

Se decidires reparar o motor obriga-te a ter que fazer obrigatoriamente uma rodagem como deve ser.

Relativamente ao carro soluçar acredito que o problema continue no depósito e nas impurezas que eles contêm. Tenta reparar primeiro o depósito. Se o problema persistir avançar para outras etapas. 

Vou ficar atento a material para esse carro.

Cumprimentos,

Nelson (kombota)

P.S - Tiago esquece o "Sr." Até fico agoniado....

tmrcoelho

Citação de: kombota em 03 de Outubro de 2011, 09:03

P.S - Tiago esquece o "Sr." Até fico agoniado....


Peço desculpa Nelson  :lol
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tmrcoelho

Reparar o motor é uma ideia a longo prazo, ele nos primeiros quilómetros que fiz com ele fumegava bastante, mas com o passar dos quilómetros o fumo tem vindo a diminuir, o cheiro a óleo é que persiste, tenho controlado o consumo de óleo e não é preocupante, já houve muita gente que aconselhou a usar um aditivo para o óleo, mas é uma ideia que não vejo com bons olhos.

A distribuição é para mudar, pelo menos fico a saber quantos quilómetros de uso tem, os soluços pelos sintomas deve ser do carburador, porque no dia que o fui buscar tirei o deposito para limpar, e depois voltei a monta-lo já limpo e ele soluçava na mesma, e sente-se no pedal do acelerador uma ligeira prisão a meio que é quando abre a 2ª câmara e começam os soluços.

Nelson vai estar presente no encontro dia 9 de Outubro certo?
Vamos ter oportunidade de nos conhecer-mos e trocar mais impressões e irá matar saudades do colt.
Infelizmente  o meu pai não vai poder ir, vou com um amigo do clube de clássicos do carregado.     
I love my Mitsubishi Colt

Pericão

#67
Não tenho palavras... :drool: :drool: :drool: :drool:

Esse Colt está com uma aparencia tão boa... :thumbsup Parabéns aos dois que o compraram. É bom ver que os Mitsubishi vão aparecendo pouco a pouco. :D

Sabia de um Colt igual mas já com o restling do ano de 1983, mas infelizmente já se foi. É um carro que também sonho em ter um.
Esse Motor é quase igual ao meu, tanto a tampa por onde se deita o óleom e a tampa da correia, a vareta e os apoios. e há mais, o motor das escovas também me parece igual. :)

epá... Parabéns!!! :D :D :thumbsup


Só um aparte... Perguntaram mais atrás se esta era a primeira geração Colt, mas não é, este é a 2ª geração, apesar de este ser o primeiro a ser chamado somente de Colt.

tmrcoelho

Pelos catálogos de fabricantes de peças este é o colt de 1ª geração, mas somente com o nome colt, antes deste houve o colt galant que o umtali tem 1, colt lancer entre outros.

Era um carro que eu só conhecia do jogo Gran Turismo 4 e 5 e achava-lhe muita piada por eu ter um colt novo e aquele ser um colt antigo, quando vi o carro a venda na Internet quase cai para o lado.

Neste momento o colt encontra-se imobilizado na garagem porque estou a restaurar o depósito e não está fácil porque a ferrugem é muita, mas tudo se resolve, estou dependente da disponibilidade de um familiar que tem mais jeito para estas coisas por isso só depois de dia 6 de Novembro é que o deposito fica operacional.

De seguida vou dar uma revisão ao carburador, (já tenho o kit de reparação), na esperança de eliminar os soluços, porque já fiz o teste ao controlador de vácuo do carburador e está em plenas condições, e quero ver como ele está a nível de emissões de gases, para não ter surpresas na inspecção em Maio.

Comprei uma chave original do carro na mitsubishi para ficar com uma suplente, ainda tenho de abrir as ranhuras.

Entretanto a ver se mudo a distribuição; tensor, correia e retentores.

Estou a ver se faço um pé de meia para fazer stock de peças de desgaste.

Tenho de comprar tinta para dar uns retoques num pontos da carroçaria que estão a ser atacados pela ferrugem.

E queria encontrar um carro igual, mesmo que não tenha esta caixa de velocidades e se encontre em pior estado para dador de peças para assegurar o futuro do colt.

Se alguém tiver material para este carro diga alguma coisa.

Com tempo e dinheiro tudo se faz, a parte do dinheiro é que é mais complicada mas arranja-se sempre qualquer coisa. :lol
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blardY


Tudo se faz, é preciso é calma e não deixar que a crise passe (não vá isto piorar) :green:

Vi este, mas é demasiado caro para desmontar, e mesmo não estando no teu, merece ser salvo.

http://www.standvirtual.com/carros/Mitsubishi/Colt/P5347696/

  :thumbsup
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

tmrcoelho

Parece estar em bom estado, é um A151A, mas fazem referencia que é de 1200cc mas a tampa das válvulas é igualizar à do meu. Deve ser como o 4d55 e 4d56 por for são iguais mas um é 2300cc e o outro é 2500cc.

Vale a pena ser salvo. Gosto desta versão antes do facelift de 1983, mas o painel de instrumentos é diferente do meu.
I love my Mitsubishi Colt

tmrcoelho

Viva, o deposito da gasolina já foi todo "desenferrujado" e já levou a cera/resina ontem, agora fica estacionado umas 2 semanas para secar bem, nas instruções diz para deixar secar pelo menos uma semana mas vou deixar 2, depois vou lavá-lo bem por fora e pintá-lo para ficar como novo.

Hoje ainda conto ir ás Caldas da Rainha fazer uma visita ao AJA e procurar umas palas que assentem bem.
I love my Mitsubishi Colt

dms

muito bom!! e que bela aquisição, tanto do anterior dono como o actual ;)
ない明日がないかのように毎日住んでいる!
Diogo Dimas

tmrcoelho

Viva, depois de algumas semanas sem noticias está na hora de actualizações, neste momento o colt está operacional com o deposito da gasolina restaurado por dentro e por fora, no fim de semana fiz uns 60 km's só para matar saudades, pois estive 1 mês e pouco sem andar nele.

Entretanto o colt também já tem uma chave nova original da Mitsubishi, a chave de origem é para guardar.

Brevemente o carburador vai ser revisto, e uns podres nos cantos das abas dos guarda-lamas para tratar.
I love my Mitsubishi Colt

tmrcoelho

Boas.

Espero que tenham passado um bom natal com boa companhia, boa comida, boa bebida e muitas prendinhas.

No fim de semana passado tive de ir com o colt à inspecção, havia um erro com a data de registo do carro, no livrete diz que o registo é de 1-1-1982, e no papel da inspecção dizia que o carro estava inspeccionado ate meados de maio, fui com ele a inspecção no sábado passado para acertar a data de inspecção com o registo.

Tive o cuidado de verificar as luzes, fiz umas palas provisórias para não apanhar surpresas, mas fui surpreendido com uma fuga de gasolina pela bomba de gasolina, reprovaram o carro, tive de vir a casa resolver o problema, por sorte tenho um tio que tem um elevador, pus o carro no ar para ver e a gasolina pingava quase a fio por uma ponta de tubo ligado a bomba com um parafuso na ponta a "tapar", nem umas abraçadeiras a apertar nem nada. Troquei o parafuso por uma ponta de uma broca partida com abraçadeiras bem apertadas e lá segui outra vez para o centro ipo.

No fim fiquei com uma folha de inspecção sem deficiências, contudo o examinador não reparou num fole da transmissão solto e sem massa  :lol

Nelson queria saber se a bomba que o carro tem é indicada para o carro ou é uma adaptação.

Bom ano novo a todos
I love my Mitsubishi Colt