Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga

Iniciado por Contas, 08 de Abril de 2011, 08:34

Tópico anterior - Tópico seguinte

Santos Silva

#30
Rui(s),

Acho que nesse site existe alguma confusão.

O motor 3K-R é proveniente da mecânica K e básicamente é um bloco 1200~1300 e com uma cabeça de 16 válvulas.
Eis uma foto:



e um site com mais informação: http://retroscenemag.com/post/Toms-3K-R-Engine.aspx

O motor 151e é baseado no 2T-G, mecânica T com bloco 1600 e cabeça de 16 válvulas. Este motor era usado nos Corolla TE27 de competição, como podem ver aqui: http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=1717.0

Foto da cabeça onde se vê dois excentricos por cilindro em cada arvore de cames:



Espero ter ajudado :thumbsup
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Kaizen

CitaçãoO motor 3K-R é proveniente da mecânica R e básicamente é um bloco 1200~1300

Não faz sentido e há engano nessa afirmação.

O motor das fotos (3K-R) é um bloco 3K de 1166cc alargado a quase 1300cc (para estar dentro da classe 1300 japonesa) e montado em alguns modelos de competição como o Publica 1000 KP30 e o Corolla KE25.

R significa que era um motor desenvolvido exclusivamente para competição (racing) e não tem nenhuma relação com motores da série R nem usa nenhuma peça dos motores dessa série.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Santos Silva

#32
Mecânica "K" queria eu dizer. :redface

O bloco do 3K (1166cc) e do 4K (1290cc) são iguais por fora. Apenas o diametro dos cilindros é diferente.

Já corriji.
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Dário Simoes

Boas
estou a adorar ler este tópico mas está aí qualquer coisa mal :shhh:

o bloco 3K e o 4K teem o diametro dos cilindros exactamente igual (75mm) o que difere é mesmo o curso da cambota, o 4k tem o curso mais longo para aumentar a cilindrada do original 3K ficando assim com os tais 1290cc

Kaizen

Sim Dário é isso.

Os 3K e 4K, independentemente da versão, têm o mesmo diâmetro que é 75mm e o que diferencia um do outro é o curso.

O Santos Silva enganou-se ao escrever  :D mas estava a pensar bem. O que ele queria escrever é que para a cilindrada do 3K-R o diâmetro dos cilindros é diferente mas o curso mantém-se.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1