Apresentação Jorge Correia

Iniciado por JorgeCorreia, 24 de Fevereiro de 2011, 13:22

Tópico anterior - Tópico seguinte

JorgeCorreia

Cumprimentos a todos.

Já há algum tempo que acompanhava este fórum mas só hoje pedi para aderir. É impossível não querer participar e trocar opiniões com gente tão interessante e em restauros tão incríveis.

Sou um entusiasta de clássicos e em tempos fui proprietário de um Corolla 1200 sedan de 1971, matrícula RT/87-86, cor vermelha. Foi comprado por mim e mais dois amigos para "a brincadeira". Naquela altura (1993) queríamos um carro com bom preço e tracção traseira e pensamos num Fiat 124, num 132 ou num Opel Kadett 1000. O Corolla e os Datsun 1200 ainda eram caros e raramente se encontrava um que não estivesse estimado. Era assim há 18 anos (o tempo passa a correr).

Numa sucata encontramos um Fiat 132 (com o motor gripado mas que ainda pegava), um Kadett azul eléctrico (que talvez andasse) e um Corolla 1200 Station cheio de pó. O individuo queria 80 contos por o Toyota mas isso estava fora do nosso "budget". Quando estavamos prestes a desistir começamos a colocar papeis nas escovas a dizer "gostaria de comprar este carro" em Corollas e em Datsuns 1200 e 120Y. O único que estava dentro do nosso limite (60 contos) era um Corolla mal tratado, com uma batida na mala, a precisar de uma bomba de travões e com meia-volta de folga no volante. Ia para a sucata mas o dono, a custo, acedeu e o nosso sonho tornou-se realidade, tínhamos um Corolla 1200!  :dance:

Hoje em dia parece crime mas há 18 anos um Corolla 1200 ainda estava bastante presente nas estradas.

A verdade é só uma. Com meia-dúzia de contos arranjaram-se os travões e ficamos com um carro que nunca, repito, nunca avariou apesar dos tratos que sofreu. Acabamos por o vender para peças passado meio ano.

De todos eu era aquele que tinha menos posses e fiquei triste com o uso que estávamos a dar ao Corolla. Desde esses tempos que penso nesse carro à medida que a Internet crescia mais ficava a saber sobre o KE20. Chegou a rondar a obsessão... desenhava-o nos cadernos nas aulas, pesquisei na Internet, puli e restaurei os emblemas que ficaram para recordação, escrevi um conto onde o Corolla 1200 era o tema principal... Fiquei a saber que era um dos primeiros KE20, tinha a frente com umas carenagens nos faróis e era uma versão simples, os mais luxuosos eram os Deluxe e aquele tinha a parte inferior do tablier em chapa, tal como as portas.

Espero voltar a ter um igual mas desta vez para estimar e cuidar.

Cumprimentos e espero que me perdoem estes devaneios de juventude.

RT-87-86 RIP  :(


Umtali

Muito bem vindo Jorge  :clap:


Perante semelhante pecado a absolvição será "comprar, restaurar e manter" um outro KE20 Fase 1 pois o RT-87-86 já não tem salvação ...  :assobio


:bemvindo:
João Freire - Sócio AJA nº 11

JorgeCorreia

Obrigado

De facto Umtali...

Só mesmo comprando um igual e desfazer o mal de há 18 anos atrás. Antes de tudo preciso de uma garagem e até agora só sei de um Corolla 1200 para venda na Polónia, onde me encontro a viver. Trata-se de um KE20 vermelho de 1972 que foi importado em 1976, agora gostaria de saber é como foi parar a um país que na altura era comunista e proibia a venda de automóveis fabricados fora do bloco de Leste.  ???

Há coisa de uns dois anos vi para estes lados um Corolla SL amarelo-canário em cima de um reboque e por pouco me despistava com o choque!  :lol Por estes lados da Europa só mesmo trazendo-os de outros países.


Kaizen

 :bemvindo:

O melhor país europeu para se comprar, manter e restaurar Corolla´s 1200 é Portugal.

Ainda que dando uma volta pelo olx etc, 95% dos anúncios parecem ser dirigidos para Marte tal é o preço que pedem e que está à mesma distância (de Marte) da realidade.

OS Fase 1 têm mais encanto. Boa sorte para encontrar um, aqui ou aí.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Wiky

 :bemvindo: !!!

Boa sorte com essa procura!! espamos ter notícias brevemente !  :)

Cumprimentos
Gasolina é como religião: não se discute!!

Flyingtiger

 :bemvindo: e força nessa busca pelo "santo Graal" um 1200 barato e em bom estado. :lol
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

JorgeCorreia

#6
Citação de: Kaizen em 25 de Fevereiro de 2011, 12:18
:bemvindo:

O melhor país europeu para se comprar, manter e restaurar Corolla´s 1200 é Portugal.

Ainda que dando uma volta pelo olx etc, 95% dos anúncios parecem ser dirigidos para Marte tal é o preço que pedem e que está à mesma distância (de Marte) da realidade.

OS Fase 1 têm mais encanto. Boa sorte para encontrar um, aqui ou aí.
Citação de: Wiky em 25 de Fevereiro de 2011, 17:25
:bemvindo: !!!

CitaçãoBoa sorte com essa procura!! espamos ter notícias brevemente !  :)

Cumprimentos

Obrigado. Não tenho duvidas que Portugal é a Meca dos Corolla antigos e também dos Datsun 1200. A nível de restauros também me parece que estamos bem representados e não ficamos nada a dever, por exemplo, aos ingleses.  :thumbsup

Citação de: Flyingtiger em 25 de Fevereiro de 2011, 17:39
:bemvindo: e força nessa busca pelo "santo Graal" um 1200 barato e em bom estado. :lol


Obrigado, antes do carro tenho de ter uma garagem.
 :D

LCNeto

Luís Neto
Sócio AJA nº 53

Jersey

Jorge Correia, parabéns pela sua apresentação sincera e cheia de sentimentos!
Como eu compreendo estes desabafos...  :(
Boa sorte na procura!
Atenciosamente, Roberto Henriques