Restauro do Datsun 1200 (1973)

Iniciado por Eugénio Tavares, 26 de Janeiro de 2011, 17:14

Tópico anterior - Tópico seguinte

Eugénio Tavares

Citação de: prelude guy em 05 de Fevereiro de 2011, 19:43
Quanto ao 1200 dá para perceber que está bem encaminhado, mas eu queria questionar-te com o estado actual em que o carro se encontra. Naturalmente temos todo o gosto em acompanhar o restauro em retrospectiva, mas é para perceber se (ainda) é pertinente fazer comentários sobre o processo de restauro.

:thumbsup

Caro Luís Duarte, desde já agradeço o seu comentário! :)
Relativamente ao estado actual do carro é lógico que está mais adiantado, pois só recentemente encontrei este fórum!
Como afirmei no início, vou colocando as fotos gradualmente e por ordem cronológica, pois assim se consegue ter uma retrospectiva do evoluir do restauro.
Quanto à importância de fazer comentários durante um restauro, bem, isso fica na consciência de cada um, mas certamente é uma mais-valia para a pessoa que está a restaurar o seu carro ler mensagens de apoio ou mesmo criticas construtivas!
Por vezes esses comentários servem de alerta se algo não está a correr bem, podendo-se melhorar o restauro quando está numa fase inicial.
Os meus respeitosos cumprimentos.

Eugénio Tavares

Passemos à parte de remoção da antiga pintura, esta fase é importante para se verificar na íntegra o estado de conservação da chapa e rectificar algo que esteja oculto por debaixo da tinta! :)





























lavrador

#32
Boas este é mais um que dá gosto de ver este restauro está a ir todo a chapa isso é que é trabalho boa continuação :dance:
Toyota veio para ficar!

reyz

Parece estar muito bom de chapa!!

Está ai uma bela base de restauro.. força com isso!

Já há cor escolhida? ;)

reyz

Estive a ver com mais atenção as suas fotos...

Reparei que retirou a parte das grelhas da chaufage ao pé do capot... Foi dificil de descravar o painel?
Essa zona é uma das zonas mais criticas dos nossos 1200!

Eugénio Tavares

Citação de: reyz em 11 de Fevereiro de 2011, 23:13
Estive a ver com mais atenção as suas fotos...

Reparei que retirou a parte das grelhas da chaufage ao pé do capot... Foi dificil de descravar o painel?
Essa zona é uma das zonas mais criticas dos nossos 1200!

Realmente esta parte do carro é das zonas mais críticas! Em relação ao grau de dificuldade não sei, pois o restauro está entregue a um amigo que por sua vez tem uma equipa especializada em restauros, mas vou tentar saber se foi difícil.
Em relação ao chapeiro tive sorte, pois além do seu indiscutível profissionalismo, tem uma larga experiência na área de restauro e trabalhou muitos anos para a Datsun na época destes modelos. :)
Cumprimentos.   

blardY


Aqui está um restauro "muito forte"  :thumbsup
Como já havia dito, saber o historial dos nossos carros é uma mais valia que nem todos conseguem ter, se o historial do carro se desenvolve em conjunto com o das nossas vidas, bom isso é ouro sobre azul.

Curioso ou não é ver aquela ferrugem por baixo do painel por baixo do vidro pára-brisas, afinal o carro parecia estar muito bom de chapa, e pelo que se vê, está mesmo. Os meus parabéns pela condução que os trabalhos estão a ter, julgo que és mais um com a sorte de ter deixado o JA em boas mãos!!
  Que tratamento deste na cabeça e colector de admissão? Gostei bastante do resultado final do aspecto exterior do motor. O kit de reparação do carburador arranjas-te fora de portugal certo?

Continua a postar fotos, temos aqui um belo restauro  :thumbsup
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

prelude guy

Fui à pág. anterior confirmar os comentários do BlardY, mas  :duh: as fotos estão gigantes e o PC quase bloqueou...
... ia sugerir rever a dimensão das fotos, mas pelo que vejo estas últimas já estão em 800X600, por isso nesta página já corre tudo bem.

Gostei muito do trabalho no motor. A única questão que gostava de referir tem a ver com a falange na cabeça do motor que recolhe o líquido do radiador da "sofagem" e que me pareceu com bastante corrosão (o que é normal). Sugiro que a mudes pois pode dar problemas de fugas; se não houver na Nissan, um torneiro faz uma nova a partir da velha  :thumbsup

Continuação de excelente trabalho  :D 
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Eugénio Tavares

Citação de: prelude guy em 12 de Fevereiro de 2011, 21:37
Gostei muito do trabalho no motor. A única questão que gostava de referir tem a ver com a falange na cabeça do motor que recolhe o líquido do radiador da "sofagem" e que me pareceu com bastante corrosão (o que é normal). Sugiro que a mudes pois pode dar problemas de fugas; se não houver na Nissan, um torneiro faz uma nova a partir da velha  :thumbsup

Continuação de excelente trabalho  :D 

Esse tubo que recolhe o líquido do radiador foi feito de novo, mas chegou posteriormente à montagem do motor!  :thumbsup

Flyingtiger

Caro Tavares, grande evolução nesse restauro, continuação de bom trabalho. :thumbsup
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

Eugénio Tavares

Citação de: blardY em 12 de Fevereiro de 2011, 18:34

  Que tratamento deste na cabeça e colector de admissão? Gostei bastante do resultado final do aspecto exterior do motor.  Continua a postar fotos, temos aqui um belo restauro  :thumbsup

Não foi dado grande tratamento, foi ao jato de areia e foi envernizada! :)

Eugénio Tavares

Citação de: Flyingtiger em 14 de Fevereiro de 2011, 08:15
Caro Tavares, grande evolução nesse restauro, continuação de bom trabalho. :thumbsup

Muito obrigado caro José Tavares pelas suas palavras de incentivo! Aliás, agradeço a todos o apoio que me têm dado, obrigado! :)

Eugénio Tavares

Terminado a remoção total da antiga pintura, foi aplicado um primário para evitar a oxidação da chapa! :)





















Eugénio Tavares

Com esta série de fotografias dou por encerrado esta fase aonde a carroçaria foi submetida a um tratamento anticorrosivo, assim como uma rectificação mais pormenorizada de algumas anomalias da chapa! :)
Feitas estas rectificações, o carro está pronto para a nova etapa, a pintura! :thumbsup


















































EthosTA22

Sócio AJA Nº 72