Apresentação

Iniciado por qyron, 08 de Novembro de 2010, 17:15

Tópico anterior - Tópico seguinte

qyron

Olá a todos os membros do Fórum A.J.A.

É com muito prazer que (finalmente) faço aqui a minha (nossa) apresentação, após quase um ano a acompanhar imensos tópicos e projectos como visitante, porque apesar de ir aqui falar - entenda-se escrever - no singular, o Fórum A.J.A ganha hoje mais dois aficionados da engenharia automóvel japonesa clássica: eu e a minha companheira.

Somos o Pedro e a Sónia, residentes no belo distrito da Guarda, mais propriamente no conselho de Gouveia. e somos os felizes e orgulhosos proprietários de um Datsun 120Y Van M de 1977 (com matrícula de 1978), que pretendemos reparar, restaurar e reconstruir para simultaneamente nosso "brinquedo" e nosso carro do dia a dia, pois além da paixão dos carros somos também pais e grandes aficionados de cães, tendo em casa um Cão de Fila de São Miguel e uma bebé para levar para todo o lado connosco, e quando chegou a altura da escolha de um carro familiar, só chegámos a uma conclusão: Datsun!

Ambos os nossos pais tiveram carros japoneses - o meu pai conduziu uma carrinha Corolla Starlet durante 2 anos e o pai da minha companheira teve um Datsun 1200 Deluxe durante alguns anitos - pelo que o bichinho dos japoneses vem quase do berço. Além disto, ambos gostamos muito de conduzir e tendo aprendido e "crescido" como condutores em carros mais mecânicos - eu ainda conduzo o meu FIAT UNO de 1993 e ela só com muita tristeza se desfez do seu Opel Corsa de 1986 há alguns anos (que foi substituído por um Toyota Corolla de 1991) por já estar a chegar a um ponto em que era perigoso de conduzir - os carros mais recentes e modernos são-nos desinteressantes. Escolher assim um carro da velha guarda foi _quase_ uma opção óbvia para nós.

A carrinha vem finalmente para as nossas mãos amanhã, após um longo e penoso processo de quase 6 meses, em que tudo o que podia ter corrido mal correu. Ficam prometidas fotos da recolha amanhã.

Cordialmente,

Pedro e Sónia

Uma mente livre está aberta a novas ideias.

qyron

#1
As primeiras imagens da nossa fera.

A primeira é do lugar onde ela esteve parada os últimos 4 anos.


E esta é a chegada dela à base.


Não deu para mais porque foi tudo a correr, com a chuva a malhar na lombeira do povo e a noite a chegar a passos largos, mas amanhã vou passar um bom bocado com ela e documentar bem o estado para abrir um tópico na secção de restauros.

Não deve em princípio haver problemas para visualizar as imagens em maior resolução, bastando carregar nas miniaturas, mas como não estou habituado a fazer estas brincadeiras, se houver algum problema avisem.
Uma mente livre está aberta a novas ideias.

jcac

Onde ter um celica não é uma opção mas sim uma honra.

prelude guy

 :bemvindo: Pedro e Sónia  :green:

Foi uma apresentação e tanto. Até já deixas espaços de mensagens para uso fututo.  :thumbsup

Parabéns pela coragem de avançar para uma máquina da velha guarda paea carro de dia-a-dia. Foi pena não teres chegado mais cedo para partilhar o processo connosco, mas mais vale tarde que...  ::)

Eu, pelo menos, ter-te-ia aconselhado por algo mais estradista e confortável e da década de oitenta, mas agora que a escolha está tomada, força aí  :thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

qyron

Citação de: prelude guy em 08 de Novembro de 2010, 18:41
:bemvindo: Pedro e Sónia  :green:

Foi uma apresentação e tanto. Até já deixas espaços de mensagens para uso fututo.  :thumbsup

Parabéns pela coragem de avançar para uma máquina da velha guarda para carro de dia-a-dia. Foi pena não teres chegado mais cedo para partilhar o processo connosco, mas mais vale tarde que...  ::)

Eu, pelo menos, ter-te-ia aconselhado por algo mais estradista e confortável e da década de oitenta, mas agora que a escolha está tomada, força aí  :thumbsup

A carrinha foi agora adquirida mas há um looooongo caminho pela frente até se poder dizer que está apta para ser o que se quer dela porque, entre muita coisa, esteve parada durante 4 anos debaixo de um castanheiro e está a precisar de manutenção (para começar). A fera é resistente, mas precisa de algum carinho...

Depois de recolhida à base - amanhã - vão aqui surgir as primeiras fotos e será aberto um tópico na secção de restauros para se acompanhar o renascer (e será mesmo um renascer!) daquela veterana da estrada.
Uma mente livre está aberta a novas ideias.

Flyingtiger

Caros Pedro e Sónoa  :bemvindo: (s) aos AJA.

Força com esse projecto :thumbsup, e sorte com o restauro.....e logo que possível fotos  :lol :lol
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

Umtali

Muito bem vindos Pedro e Sónia  :clap:

:bemvindo:


Escolheram um "grande" carro (também já tive uma Van-M) e estamos cá para vos ajudar no que for preciso  :thumbsup
João Freire - Sócio AJA nº 11

Kaizen

#7
 :bemvindo: ´s


O aniversário do AJA em 2009 foi em Gouveia.
E em 2010 também estivemos em Gouveia, mas em condições diferentes.

Compareçam ao almoço de natal do AJA  :thumbsup


"Eu" tenho um casal de cães de Fila de S. Miguel. Cada um pior que o outro... entre eles comeram: a matricula, alguns emblemas, piscas, pálas das rodas etc do meu Civic 1200.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

qyron

Citação de: Kaizen em 09 de Novembro de 2010, 20:56
Compareçam ao almoço de natal do AJA  :thumbsup

Não garanto nada, mas vou falar com a minha cara metade e logo se verá.

Citação de: Kaizen em 09 de Novembro de 2010, 20:56
"Eu" tenho um casal de cães de Fila de S. Miguel. Cada um pior que o outro... entre eles comeram: a matricula, alguns emblemas, piscas, pálas das rodas etc do meu Civic 1200.

Está-me a cheirar a cães que têm pouco ou nada para fazer! :)

O meu sacaninha é cão de casa e com 10 meses nunca me destruiu nada, à excepção de uns ossos de couro comestíveis que lhe vou dando. Um osso de 23cm aguenta um mês...

Mas são uns animais excelentes e recomendo esta raça a quem gosta de um cão possante e imponente, sem se tornar demasiado vistoso.
És criador ou tens por gosto?
Uma mente livre está aberta a novas ideias.

blardY

 :bemvindo:s

Primeiro que tudo parabéns pelo modelo que escolheram, uma 120Y creio que à velocidade que as foram e vão destruíndo vai ser um carro difícil de encontrar no futuro. Aliás, basta pensar em quantas é que vemos em eventos de clássicos, eu lembro-me de 3 ou 4 só.
A fiabilidade do modelo está mais que vincado e como carro de dia a dia só é pior em dias de chuva onde a estabilidade da traseira se pode tornar num problema. De resto, gasolina e siga!

Participem  :thumbsup
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

qyron

#10
O tópico referente ao restauro será brevemente aberto e vai ser um processo que se adivinha muito longo pois há certas condicionantes e prioridades que vão impedir um esforço concentrado para pôr a carrinha como nova rapidamente, mas devagar se vai ao longe e paciência não me falta.

E o fórum pode esperar bastantes pedidos de ajuda e conselhos, mas isso é conversa para outro lugar. :)

Uma mente livre está aberta a novas ideias.

Kaizen

Por gosto. Na altura tinham uns 30m2 para passear e um espaço onde estava o Civic. Azar.
Agora têm muito mais. Gosto deles, são espectaculares, têm uma inteligência que é mesmo invulgar e chega a impressionar mas... são maus demais. O cão é mais manso do que a cadela, mas é hiperactivo.

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

dms

Bem vindos!!

Mas que bela carrinha!! espero ver fotos dela a andar:)

ない明日がないかのように毎日住んでいる!
Diogo Dimas

qyron

#13
Vejo que tens os teus "aparados". Eis o nosso.


Normalmente as cadelas "fazem-se" mais depressa que os cães e são melhores guardas, mais atentas e menos propensas para brincar; enquanto os machos só devem ser considerados adultos com 2 anos, uma cadela com 14/16 meses já está formada e muito provavelmente aos 6 já está pronta para lidar gado.

Tive o prazer de conhecer um indivíduo que teve cães destes para caça grossa (javali e veado) e normalmente caçava com parelhas macho+fêmea, com resultados espectaculares, mais do que se só caçasse com machos ou fêmeas..

Mas não posso dizer que são cães maus. São muito protectores e têm um temperamento muito dominante e basicamente não sabem o que é o medo - o meu cão com 6 semanas afastava um pitbull adulto da tigela de comida para lhe roubar a comida - mas gostam até ao fim.

A minha filha tem um guarda de primeira classe, onde quer que esteja e para onde quer que vamos. Já o vimos arreganhar a "tacha" para pessoas a quem normalmente pede festas simplesmente porque se chegaram da maneira errada à garota. E no entanto passa a vida a chorar e a pedir ajuda quando a ouve chorar ou a sente irrequieta.

Mais duas poses:


A grande ironia nisto tudo é que no fundo foi ele o grande factor decisivo para se ir atrás da carrinha. Não é que ele se porte mal dentro do carro (normalmente usamos o Corolla para o dia-a-dia) mas o carro torna-se pequeno se precisarmos de levar outra pessoa connosco. Com a Datsun bastará enfiá-lo na bagageira e meter o povo nos bancos e toca a marchar, que está tudo pronto para seguir.
Uma mente livre está aberta a novas ideias.

Flyingtiger

#14
Caro Pedro, Bela máquina e que Belo Cão.

Eu também gosto dos "canitos" com cabeça de tamanho suficiente onde se possa fazer festas :lol :lol, tive até ao ano passado, aquando da sua morte natural, e durante 14 anos um Serra da Estrela de pelo curto e côr fulvia, que é o tipo mais raro e melhor para guarda dos serra das estrela.  Infelizmente já não o tenho para lhe dar festas e carinho mas as recordações  :assobio...essas estão cá todas e são boas :dance:

Deixo-te aqui umas fotos deste tipo de cão.




José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.