Veio de Excêntricos/Arvore Cames

Iniciado por JOU Datsun 1200, 10 de Setembro de 2010, 23:15

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JOU Datsun 1200

Olá Boa Noite,

Parece que foi desta que me calhou uma havaria bem esquisita no meu 1200. Apareceu um barulho que em acelaração/desacelaração que me parecia  de valvulas  a bater, mas após afinadas ficou tudo na mesma. Como não conseguia diagonisticar o barulho foi ao doutor que afirma ser o veio de excentricos a precisar de ser substituido. Será possivel suceder sem o carro ter aquecido este desgaste. Nunca tinha passado por esta situação. Como se pode confirmar o diagonostico pois parece-me que vem ai muito trabalho e gostaria de perceber a verdadeira razão.

Desta não estava a espera.

Kaizen

Veio de excêntricos... estás a falar da árvore de cames, certo?

Ou como diria um anúncio do OLX de um 106 GTi "arbro de campos"  :lol
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

JOU Datsun 1200

#2
Arvore de cames sim senhor. Mas o nome correcto parece ser arvore de excentricos.

Kaizen

E disseram-te que tens a árvore de cames picada, certa?
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Santos Silva

O sintoma parece ser mais de folga nos moentes  (bronzes) da árvore de cames (em português correcto : veio de excentricos!).
Se for isso, vai dar algum trabalho...
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

JOU Datsun 1200

#5
Sim, mas qual a verdadeira razão. No passado fiz tantas asneiras com um outro 1200 e nunca tive problemas. Este barulho apareceu sem razão aparente.

Para proceder a sua substituição é necessário tirar o motor fora ?

Kaizen

Sim, porque está no bloco, presumo.
Se fosse num Mazda, por exemplo não seria preciso porque estaria na cabeça.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

JOU Datsun 1200

Correcto está no bloco mas isso não quer dizer nada pois sempre que meti segmentos não tirei o motor fora. Associado a este problema para mim deverá existir uma razão, mas qual ?

Kaizen

Ao meteres segmentos, o "estrago" já está feito. Tirar o motor fora a partir daí é só porque dá mais jeito.
Nos OHC é que não precisas de tirar quase nada para acederes a essa área.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Santos Silva

Bom, respondendo directamente à questão "porque aconteceu" a resposta será quase de certeza: "falta de lubrificação" talvez por falta de pressão na bomba de óleo ou por entupimento dos canais de óleo.
É o que parece mais obvio.

Dou um exemplo:

No motor do CorollaTE71 (Miguel) a bomba de óleo deixou de bombar e partiu uma valvula o que desfez um pistão. Guardei esse motor pois foi colocado outro e agora lembrei-me de mandar a cabeça para rectificar e reparar os estragos provocados pela cabeça da válvula a ser "mastigada" dentro do cilindro.
Conclusão: para além dos estragos visiveis, havia um desgaste enorme nos moentes dos veios de excentricos, o que inviabiliza uma reparação dentro de valores comportáveis.
A bomba foi testada antes de montar e não puxava oleo. foi colocada outra bomba e posteriormente verificamos que a bomba original estava cheia de lixo e não puxava oleo.
Não sei se ajudei :duh:
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

prelude guy

Certamente que ajudaste  ::)

O veio de excêntricos tem vários furos para lubrificação. Se começarem a entupir vão comprometer a lubrificação dos mesmos e podem levar ao desgaste do topo do excêntrico. Depois a válvula não abre o suficiente. A falta de óleo também pode originar isso.

Usar óleos de qualidade (com agentes de limpeza que combatam o "sludge") e mudá-los frequentemente (não é mudar aos 7.500 kms e isso depois demorar 4 anos  ::) ) serão os procedimentos preventivos a fazer.
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)