Veio primário de caixa com desgaste

Iniciado por Kaizen, 28 de Agosto de 2010, 22:53

Tópico anterior - Tópico seguinte

Kaizen

Soluça?
Tenho um carro (de dia a dia) que com 3 ou 4 mil kms já está assim.
O volante ou a prensa levantaram um esquentamento e agora já não há remédio.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Santos Silva

Luis:

Se não aceleras, é normal que dê solavancos...a rotação do motor não chega para o binário de fazer andar o carro.

O ruido do veio primário ao ralenti é muito normal, desde que não seja um barulho tipo "máquina de fazer pregos" :lol
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Kaizen

O diagnóstico aponta para o seguinte:

1. O problema do veio primário é o rolamento do veio primário. Peça que ainda não falamos nela até agora. Lá para o natal a caixa deve sair fora e tratar-se desse rolamento e de outros que queiram ser substituídos :p
Vai custar uma nota...

2. O problema da torção da caixa, isto é, do veio da transmissão é real e não fruto da minha imaginação. O problema é do apoio do veio da transmissão.
Também vai ser trocado na mesma altura do ponto anterior.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Tractortp

Citação de: Kaizen em 08 de Setembro de 2010, 03:56
O diagnóstico aponta para o seguinte:

1. O problema do veio primário é o rolamento do veio primário. Peça que ainda não falamos nela até agora.....

Citação de: Tractortp em 02 de Setembro de 2010, 08:41
Por mais que leia isto, só aceito que o chiar do veio primário venha da fricção com o rolamento de apoio deste ou o de encosto.

Ou seja, para que seja necessário substituir o veio primário por chiar é porque o rolamento de apoio ou o rolamento de encosto já deu a alma ao criador à muito tempo e faz desgastar o veio.
.....



Já falamos desse rolamento sim ......  :assobio

Quando se abre uma caixa de velocidades deve-se trocar TODOS os rolamentos, e com material de qualidade.



Kaizen

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

apardal

Os rolamentos de encosto são consumíveis nas T50. Já troquei pelo menos 2 vezes o rolamento e o ruído volta passado pouco tempo.

Quanto ao rolamento do veio primário, também já troquei logo quando comprei o carro e actualmente tenho o veio primário com bastante folga e o rolamento de encosto com bastante ruído. No entanto, o uso que o meu carro leva é tudo menos "normal".

Rui, o trabalho de reparar a caixa, feito em casa, sai bastante económico. E não é tão complicado assim. É uma questão de ter tempo e o manual de serviço :)

Tractortp

Citação de: apardal em 07 de Outubro de 2010, 18:33
.....E não é tão complicado assim. É uma questão de ter tempo e o manual de serviço :)

Mas convém ter as ferramentas indicadas, inclusive para " sacar " os rolamentos

;)

Kaizen

#22
André, obrigado pela ajuda.

Na Toyota não consegui as peças de substituição. Apenas 3 de 10 (+/-), os que que usaste na reparação da tua caixa compraste em PT ou vieram de fora?

Esta caixa é do Celica, por isso não creio que vá ser recorrente porque o carro apesar de fazer quilómetros, não é muito esforçado. Digo eu.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

prelude guy

Pois... não me parece que o 2TB de série consiga fazer mal à caixa  ::)
Já no caso do André julgo que é normal ter de substituir componentes...

Olha, tinha aqui isto de reserva nos meus favoritos:
kit da caixa

Não sei mais nada, por isso, se estiveres interessado aconselho que estabeleças contacto prévio com o vendedor  :thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

apardal

Citação de: Tractortp em 07 de Outubro de 2010, 20:18
Citação de: apardal em 07 de Outubro de 2010, 18:33
.....E não é tão complicado assim. É uma questão de ter tempo e o manual de serviço :)

Mas convém ter as ferramentas indicadas, inclusive para " sacar " os rolamentos

;)


Sim, de facto ter um tio torneiro mecânico com uma prensa ajudou :).

Citação de: Kaizen em 07 de Outubro de 2010, 22:10
André, obrigado pela ajuda.

Na Toyota não consegui as peças de substituição. Apenas 3 de 10 (+/-), os que que usaste na reparação da tua caixa compraste em PT ou vieram de fora?

Esta caixa é do Celica, por isso não creio que vá ser recorrente porque o carro apesar de fazer quilómetros, não é muito esforçado. Digo eu.

De nada Rui!

Em 2003/4 comprei tudo na Toyota.

- Kit de juntas
- Rolamento de encosto
- Rolamento do veio primário
- Sincronizadoras quase todas
- Manga n.º 1 e 2 (acho que a n.º 3 não precisei)

Não troquei mais rolamentos nenhuns.

Na montagem da caixa, a folga do veio primário também pode ser muito por culpa da folga existente no encaixe do veio primário no veio secundário, que é feito com uns roletes colocados à mão com massa. Convém não poupar na massa consistente.

Cumprimentos

Kaizen

Luis, vou ver esse link.

André, consegui uma ou duas juntas, um ou outro fole e o rolamento de encosto (que já é igual ao Carina e AE86). De resto mais nada.


Estive a rever e tentei encomendar 14 peças para a caixa: Rolamento de encosto, vedante, junta, fole, rolamentos vários, rolamento do veio primário, rolamento de roletes, anilhas, rolamento tri-fixo etc. Apenas 4 peças estavam disponíveis.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Kaizen

Luís, já contactei e tive resposta.

Esta é uma das principais razões de eu não gostar de comprar nada a americanos, são do mais idiota que se encontra na internet! 80%

"Shipping charges to Portugal: US $161.95 UPS"

Não envia de outra forma! E nos EUA é de borla!
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Umtali

CitaçãoNão envia de outra forma! E nos EUA é de borla!

Ai é? Então dás-lhe uma morada nos EUA ...  :assobio

João Freire - Sócio AJA nº 11

apardal

Citação de: Kaizen em 08 de Outubro de 2010, 14:30
Luis, vou ver esse link.

André, consegui uma ou duas juntas, um ou outro fole e o rolamento de encosto (que já é igual ao Carina e AE86). De resto mais nada.


Estive a rever e tentei encomendar 14 peças para a caixa: Rolamento de encosto, vedante, junta, fole, rolamentos vários, rolamento do veio primário, rolamento de roletes, anilhas, rolamento tri-fixo etc. Apenas 4 peças estavam disponíveis.


Não querendo dizer que no local onde pediste as peças os indivíduos são incompetentes, mas já me aconteceu muitas vezes ir a um balcão de peças pedir qualquer coisa e dizerem-me que não há e depois noutro balcão já há.

Investiga isso, porque acho muito estranho não terem essas peças. No entanto, para rolamentos podes sempre ir a uma casa da especialidade pedi-los que dificilmente ficas "apeado".

Cumprimentos

Santos Silva

Santos Silva
Sócio Fundador nº7