TOYOTA - Hiace H5 - 3ª geração LH50, LH51 - 1982-1987

Iniciado por nunoturbo, 09 de Outubro de 2009, 14:37

Tópico anterior - Tópico seguinte

nunoturbo



The third generation was released in 1982, certain variants of the second generation were still built for several years after.

The new Hiace was launched as van and the Hiace pickup truck coming later. The cab design was common to the bigger Toyoace light truck, though it had different frontal styling.

The van's model number contains various wheelbase specification information: 50 series vans have short wheelbases, 60 series have long, and 70 series have super long. The pick-up trucks are 80 and 90-series. The Toyota Mobile Lounge, displayed at the 1987 Tokyo Motor Show, is based on the Hiace high-roof Commuter. While the van and Commuter were redesigned in 1989, the pick-up lasted until mid-1990s. This was the last Hiace pick-up.


Currently on Japan's list of the most commonly stolen vehicles the Hiace currently resides at #1. Because of a lack of a theft immobilizer, it is fairly easy to steal a Hiace, as opposed to much more valuable SUVs and sports cars, which have very technical theft deterent systems.

Hiace are also popular forms of transportation used by members of the entertainment business in Hong Kong.


http://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_Hiace
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

nunoturbo

Toyota Hiace Van



Model LH113V

Grade SUPER GL

4 Door Van

5 seater - rear folding seat

Standard roof

Year 1995

2800cc 3L Diesel Engine

Automatic Floor Transmission

Mileage 189,000 kms

Private owned,one owner good condition

After market Audio Player for CD,MD. AC,PS,PW

2 Tone Colour White & Silver base

Price Yen 500,000 FOB Jpn


Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

nunoturbo

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

nunoturbo

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Toylex

#4
3ª Geração série H50 curta,  H60 longa,  e H70 extra-longa      

Lançamento no ano 1984 até 1990  na África do Sul esteve em produção até 2007  :thumbsup      


Motor Diesel    motor 1L  (fase de lançamento Europa)   * 2188cc *   62cv 4200rpm  * Binário máx. 126nm / 2400rpm      
                   motor 2L                                            * 2446cc *   75cv 4000rpm  * Binário máx. 156nm / 2200rpm  
                            2L-Turbo (Ásia/Oceania)              * 2446cc *   Turbo 90cv


Motor Gasolina   3Y        * 1998cc *   84cv  / 4600rpm   *  Binário  150nm  / 2600rpm
                     4Y        * 2237cc *   94cv  / 4600rpm   * Binário  181nm / 2600rpm                    
 

- 3 distâncias entre-eixos :  Curta 2295mm , Longa 2495mm e Extra-Longa
- A versão curta e Europeia, foi montada em Portugal pela Toyota em Ovar para o mercado interno.

Transmissão normal e 4WD

Esta foi a 1ª Hiace com direcção assistida, infelizmente não no mercado Português. Esta geração e a seguinte são o principal meio de transporte em África, cidades como Luanda, Maputo e por toda a África do Sul, é fácil ver em poucos metros de qualquer rua ou avenida 5 a 10 carrinhas destas a circular, Angola é responsável pelo desaparecimento destas carrinhas das estradas Portuguesas e também do norte da Europa, curiosamente pagam mais por um usado da 3ª e 4ª geração do que da 5ª geração, essas não têm procura em África.

1ª fase   - Ainda com o motor diesel 1L  da 2ª Geração o 2,2 Litros


Europa   2ª fase  


Austrália e Africa do Sul


Austrália e Japão


Japão e norte Europa (Escandinávia)




África do Sul
Toyota Super T  ( Siyaya )  - Em produção local mais de 25 anos até 2007 neste mercado esta geração sofreu algumas evoluções a nivel mecânico, direcção, motores menos poluentes p/ acompanharem o mais de 1/4 século em produção.




Versão de 16 lugares


4WD longa, motor gasolina, mercado Suisso, onde a Hiace lidera as vendas.

José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

prelude guy

 ::)

O Homem é uma bíblia em Hiaces  :assobio

:thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

nunoturbo

É o que se quer, muita informação concentrada para enriquecer este nosso fórum, cada vez mais distanciado pela diferença e qualidade.
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Toylex

HIACE, provávelmente a Van Comercial mais vendida em todo o mundo, no Japão é consecutivamente desde o seu lançamento nos anos 60 a Van mais vendida, é a principal referência para todos as outras marcas e versões do mercado Japonês, aquando do lançamento da 6ª Geração, esta foi eleita como a "viatura comercial OFICIAL do Japão", numa espécie de eleição por Entidades públicas e privadas.

Hiace é sem dúvida um dos modelos de respeito e conhecida nos 4 cantos do mundo à semelhança dos Land Cruiser.

A Toyota também é Hiace, e Hiace é Toyota  :thumbsup   
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Toylex

#8
A Hiace em África, devido à sua robustez e capacidade de enfrentar todo o tipo de terreno,  é um dos veículos mais comuns de África, principalmente sendo empregue como táxi minivan. O preço relativamente baixo, juntamente com ampla a disponibilidade de peças permitem que este veículo sirva de transporte público para milhões de pessoas. Estima-se pelo Departamento de transportes da África do Sul, que 8 em cada 10 táxis são toyota Hiaces.


http://www.sa-transport.co.za/taxis/taxi.html
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Toylex

#9
Catálogo Português da Hiace LH51









José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Toylex

José Manuel Santos - Sócio AJA nº51