Restauro datsun 180b by Ricardo_m.a.silva

Iniciado por ricardo_m.a.silva, 02 de Outubro de 2009, 10:09

Tópico anterior - Tópico seguinte

ricardo_m.a.silva

boas!
adquiri recentemente um datsun 180b q estou a restaurar.
o exterior ja está quase completamente restaurado. o interior é q esta um bocadinho mais atrasado mas mais 2 ou 3 semanas e fica pronto. foram adaptados uns bancos de um alfaromeo q agora n me lembro o modelo... sei q era um v6... sao em pele, electricos e ja têm um bom apoio lateral. assentaram q nem uma luva!
neste momento está a estufar o chao e mala de novo.
o motor tb foi restaurado e ja conta com radiador de oleo, 2 carboradores, colectores facejados, etc, preparado por MBRacing.
tenciono num futuro proximo colocar o motor do nissan 200sx.
neste momento ando à procura de umas jantes à altura do projecto... se alguem souber de umas belas jantes com uma boa aba ente 15 e 17" à venda, agradeço q me digam onde as posso encontrar.
este nao é um projecto em q se procura manter a total originalidade do carro mas sim melhorar o q for possivel de melhorar. num futuro proximo serao mudadas tb as suspensoes e os travoes.
qd sair para a estrada ja vai contar com um "bom" sistema de car-audio, alarme e fecho central (ja está adquirido, só estou à espera q chegue do estufador para poder montar tudo).
por agora acho q ja chega... lol
fica entao uma foto:


cumps!

Tractortp

Bem vindo Ricardo, tens aí uma bela maquina, um dos Datsun que mais gosto.

Mas............ não estragues com essas modernisses......

Original é que é bonito !

Com o capital que vais gastar com essas "coisinhas", compras um 200SX à maneira e não tens de fazer nada.

E ficarás melhor servido com menos trabalho e menos gastos.

Assim este mantens original, que é o que lhe pertense.

Abraços




ricardo_m.a.silva

tem toda a razao... com o q dei por ele e o q ja gastei podia ter comprado um 200sx e sobrava dinheiro!
qd comprei este carro nao foi pelas suas "fabulosas" prestaçoes, comprei pq  gosto das linhas destes carros, pela raridade q se vao tornando nos dias de hoje e pq achei q era uma boa base para o projecto q tinha em mente...
ja ha mt tempo q queria fazer uma coisa destas... a ideia é mesmo tranformar este 180 num "pequeno grande monstro" com potencias na ordem dos 300cv.
eu compreendo q gostem de os ver originais! eu tb gosto muito mas, este carro nao foi comprado com esse propósito.
por fora quero mante-lo original, apenas modificando as jantes e fazendo um rebaixamento mas por dentro e principalmente no compartimento do motor, vao haver algumas mudanças...

blardY


Olá Ricardo,

Queria felicitar-te pela compra desse belo Datsun, mas sinceramente não compreendo o teu projecto.
Queres prestações na ordem dos 300cv e sistemas de som, num 180B !?
Parece-me que estás um pouco "perdido" no meio de todas essas ideias, mete mas é a máquina a andar como ela está, vais ver que te vai dar um gozo enorme ter o carro dentro do espírito para o qual foi concebido, um desportivo dos anos 70 com os seus poucos e curiosos extras. Já imaginas-te o LCD do teu rádio ao lado do painel de fundo azul com os ponteiros old school que ele tem? Mistura estranha não?

Não leves a mal as minhas palavras, desejo-te sinceramente boa sorte no projecto se é assim que o queres, como já deves ter percebido não são projectos como o que idealizas para o teu Datsun que se defendem no AJA, como todos sabem cada um é livre de fazer o que quiser com o seu carro, mas continuo a achar que conseguias fazer sem grande esforço financeiro, dessa base, um Datsun lindíssimo.

ps: com o que sobrava compras um 200SX e tiravas férias dele com o prazer de condução do 610-L18  :thumbsup
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

ricardo_m.a.silva

de facto nao estou "perdido" nem um centimetro! ha uma ideia, um projecto bem definido para este 180b. sei q nao se enquadra mt no espirito deste forum e por isso nunca me vou alargar mt nas descriçoes das alteraçoes q vao sendo feitas no mesmo.
quando estiver pronto depois "falamos"  :)

Jcarl

Viva Ricardo,
Parabéns pelo carro que adquiristes, nos dias de hoje já vai sendo difícil encontrar carros do modelo do teu (e logo o coupé!) no bom estado de chapa e pintura em que esse aparenta estar... Quanto a mim esssas alterações que vais fazer, vais estragar um carro muito bonito e que para ficar original pouco trabalho e dinheiro terias para fazer e gastar nele... Mas enfim o carro é teu e claro que fazes o que quiseres nele... mas pensa muito bem antes de o desvirtuares irremediávelmente :thumbdown:.
Um abraço e felicidades para o projecto (seja ele qual fôr)

Tractortp

Ricardo, esse chassis x suspenções, não vão aguentar os 300cvs.

Vais gastar muito e acabar por ter um carro inguiavel.

Pensa melhor na utilização que queres fazer.

Toylex

Esse burmelho da foto, está um espanto, o carro é teu e deves fazer o que quiseres com ele, mas é um carro lindo de mais para se fazerem essas alterações de fundo na sua forma natural genética, vê lá se não arranjas um franciu, ou um mussolini, sem menosprezo para os carros Franceses e Italianos, mas pelo menos sempre são mais abundantes em relação a esse BELO 180b.


Off tpc.

Admiro muito essa frente, imagem de marca da Datsun, muito semelhantes aos 2200 táxis, quem não se lembra da Série televisa USA da Balada de Hill street !?  eu via os episódeos quando era puto, só para ver os bólides da policia com aqueles pares de faróis   :)   
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

RSilva

 Parabéns pela aquisição!:clap:

É um excelente exemplar e ainda para mais dos raros!
Sei que a tentação de o modificar é grande porque já passei pelo mesmo mas em carros como este, tão raros, acho que manter a originalidade vale apena.
Existem por aí carros bem mais adaptáveis a alterações do que este mas a decisão é tua! Não me parece que no final vás aproveitar os tantos cavalos que lhe queres meter e com o dinheiro que o projecto te pode custar bem podes comprar um original com os cavalos que queres.
Tem atenção que no final o valor do carro não cobre os custos do investimento.
Enfim... Boa sorte!

blardY


Citaçãode facto nao estou "perdido" nem um centimetro! ha uma ideia, um projecto bem definido para este 180b.

Ok, vejo assim que estás com ideias firmes para ele.
De todo o modo gostei da tua resposta, já nos aconteceu a apresentação de ideias para projectos como o teu em que foram dadas opiniões semelhantes às que lês aqui, mas simplesmente os donos não reagiram da melhor maneira por não quererem entender o nosso espírito.
Se o entendes e se o teu projecto é esse, força!
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

ricardo_m.a.silva

#10
boas!

e pegando na ultima resposta ao topico,
é claro q compreendo a vossa posiçao em relaçao ao meu projecto para este 180 e respeito isso. nao sou pessoa de achar q só eu é q tenho razao... e de facto voces têm razao naquilo q dizem e agradeço as vossas respostas e as vossas opinioes! serao sempre bem-vindas!
sei q o carro nunca vai ficar a valer o dinheiro q vou gastar nele, sei q vou ter de mudar mts coisas para o poder conduzir com segurança e fiabilidade depois das alteraçoes q vao ser feitas. sei q vai perder parte do seu valor historico e que para muitos de voçes o que estou a fazer é um "crime" mas, eu estou a construir este carro para mim e nao para vender.
por esse motivo o valor em euros com que ele vai ou nao ficar, de facto, nao me interessa minimamente. sei o valor q vai ter para mim e isso é q conta. tenho 27 anos e espero q quando tiver 72 ele ainda esteja na minha garagem!
se podia ter escolhido outro carro para realizar este projecto? poder, podia... mas nao era a mesma coisa! :)
espero q nas minhas dificuldade possa contar sempre com a juda de toda esta gente porreira q por aqui anda. voces podem contar cmg no q eu puder e souber.
abraço
Ricardo Silva :green:

Tractortp

Ricardo, por aqui só encontras malta que te quer ajudar, a sério.

Quer com conhecimentos, quer com conselhos ou mesmo com a "mão na massa".

Eu próprio já tive mais perto do que tu neste tipo de projectos, tenho um 300ZX para peças com um TE51 dum lado e uma KE26 do outro.......

Mas a razão chama-me à realidade e com uma máquina destas, mataría-me literalmente, a minha profissão faz com que veja um lado dos automóveis que poucos ( ainda bem ) nem sonham.....

Como já disseram, o carro é teu, apenas damos-te conselhos e linhas de projectos.

Seria mais compensador para ti e para o carro, um projecto apimentado dentro do espírito da época e originalidade.

Se queres potencia de sobra, por que não uma réplica de competição JDM ou uns pózinhos valentes nessa mecânica e suspenções ?

Esse carro com mais uns 30 - 40 Cvs já deve dar muito trabalho e GOZO a conduzir, não precisas de matá-lo com trocas e baldrocas...

Abraços

Kaizen

   Eu também reforço a ideia que +20 + 30 ou + 40cv seria a opção ideal e mesmo assim terias 5.000€ (provavelmente mais) para gastar na mecânica! Estaria legal e seria exequível.

  Mas ao ver a mensagem do TractorTP lembrei-me que ele é o homem dos turbos-em-tudo, considerando que a Nissan não tiraria mais que 180/200cv do motor L20 (valores por alto) só com turbo ou com um motor mais recente é que, a meu ver, conseguirás lá chegar.

  Alterando o motor/cilindrada entras no problema da legalidade da viatura e da apreensão da mesma. Como casos destes já são conhecidos, volto á ideia inicial do upgrade do L18.

  Casos como o teu (dos 300cv + Iva) já tivemos vários, o mais curioso foi o do TheCrow que queria meter o motor Porsche 2.7 no Celica. O entusiasmo, sobretudo com o programa Overhaulin a ajudar, mas depois o tempo, conhecimento e a nossa realidade encarregam-se de balizar os projectos.

   O sonho comanda a vida, mantém o sonho e alguma coisa há-de resultar de acordo com os teus objectivos  :thumbsup
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Dário Simoes

#13
 Eu venho dar os parabens ao estado do carro, que parece mesmo muito bem mas venho tambem reforçar a ideia do Kaizen e de mais alguns membros porque tambem acho que o "tuning" actual nao se enquadre no carro.

Mas nao sou contra o fazer um desportivo "á epoca", com as respectivas abas de guarda lamas e ailerons  e etc. na minha opiniao tambem acho que o motor do 200sx é um pouco fora do contexto, ficava mais engraçado, na acho eu um motor da idade do carro, como por exemplo um l20 ou coisa parecida bem envenenado e umas suspensoes e um escape a condizer penso que ficava no ponto.

De qualquer maneira respeito os teus gostos e as tuas decisoes e tenciono acompanhar, nem que seja deste lado do ecrã , o restauro/alteraçao do carro.

Força com o projecto!

ricardo_m.a.silva

obrigado a todos pelas vossas respostas ao topico. :thumbsup