Restauro - Datsun 120Y by filipesbp

Iniciado por filipesbp, 06 de Agosto de 2009, 17:06

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filipesbp

Boas, bem, fui retirar parte da minha apresentação ( que falava mais do carro que de mim) e passei para aqui, o seu devido local!

O carro é um Datsun 120y com o motor de um 1600SSS.

URL=http://img5.imageshack.us/i/img8732e1024.jpg/][/URL]





O carro tem uns podres, que irei ter de resover, e umas xunguisses que tambem vão sair..

De resto ainda tenho muito trabalho pela frente, tenho os pneus todos diferentes, e os 2 da frente são jante 13, medida nao averbada para ajudar, e melhor que isso foi um pneu ter furado quando cheguei no dia que comprei, ao menos deu para fazer 150km e chegar a casa.
Um grande pormenor deste carro, das muitas alterações que teem e que vou tirar, estou a tentar que fique com um aspecto mais normal, tem o motor do 1600SSS, alteração que faz com que o filtro de ar não caba, preciso de inventar um bocado ou arranjar outra solução.

Aceitam-se sugestões, criticas construtivas :P

filipesbp

Primeira questão!
Como é que me desenrasco desta:



A caixa original do filtro de ar não cabe, pelo que podia trocar por uns filtros K&N, mas tambem não tenho muito espaço, tenho para ai 5 centimetros, e tambem não sei como ligo à boca deste carburador:



Mas fico naquela, existem adaptadores para ligar algum tubo dos filtro conicos?

Tenho algum espaço a frente:



Estava a pensar numa solução com um unico filtro, mas devo precisar de um T ligado a um conico? É que são duas entradas separadas..

Ideias precisam-se!

PS: Ideias sem gastar muito €!

Umtali

A primeira questão que gostava de colocar é se tens o livrete averbado para esse motor ?

Não vás estar com trabalho e despesas para depois teres problemas na IPO ...  :redface

João Freire - Sócio AJA nº 11

Kaizen

Se não conseguires "mexer" nos carburadores, podes tentar por a bomba de travões remota.

Não me lembro ou conseguir ver bem nas fotos se está com servo-freio!
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

filipesbp

Bem, Umtali realmente no livrete nao tenho averbado o motor, mas estou a tentar resolver isso..

Em relação ao problema dos filtros, ja mandei vir do ebay dois filtros da k&n com 5,5cm de comprimento.. a ver se cabe tudo.

Tenho de meter fotos da minha ultima alteração:
** Removidos os autocolantes com publicidade! tenho de tirar umas fotos, porque até ficou engraçado, como o carro está um bocadinho sujo devido a este tempo (parece que chove areia) fiquei com o local dos "autocolates" marcados pela sugidade á volta.

nunoturbo

Espero que tenhas consciência que se fores fiscalizado em IPO ou em Operação Policial o carro é logo apreendido.

Sabes se a restante estrutura do carro foi reforçada/preparada para comportar um motor 1600cc?
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Datsunbat

Boas amigo!

Pensei o mesmo que o Nuno, numa operação ou IPO o carro pode ser logo apreendido...

Porque não arranjas um A14...sempre passa mais despercebido...embora eu ache que o motor original seja mais giro, até porque é um motor muito versátil e que com algumas modificações tem prestações verdadeiramente interessantes...

A preocupação do Nuno na estrutura é mesmo o ponto essencial no carro...ele está reforçado? Já o testaste a curvar? Como é que ele se comporta?

Agora em relação aos filtros, eu punha as bombas para dentro...assim tens o problema resolvido...não sei onde li, mas sei que há quem faça!

Cumps.
Mário
In DATSUN We Trust!

filipesbp

Agradeço a preocupação com o motor, de momento estou mais preocupado com o meter o carro a andar, mas faço intenções de arranjar o motor original..

Pessoalmente axo que é um carro com um aspecto muito bonito, e quero eventualmente, nao digo deixar o carro original, porque todos nós gostamos de personalizar um bocado o carro, mas deixar muitas coisas de origem..

Em relação aos filtros, descubri que os minis tambem teem este carburador, os SU's e encontrei no ebay dois conicos da K&N pequenos que devem caber ao preço de um cá em portugal..

Em termos de reforço, o carro precisa de uns toques, descubri ontem um buraco de ferrugem na cava da roda.. :(

Para já como ja tinha dito estou precupado em deixar o carro minimamente a andar, vou mudar o oleo dos travoes, que não faço a minima ideia que oleo tem, mas vou meter DOT4..

Por acaso DOT4 é o normal não?


PS: Fotos ja estão a caminho! que é aquilo que o pessoal gosta! :P

filipesbp


blardY


Tens de com urgência arranjar umas jantes todas iguais para a máquina  :assobio

Uma ideia também: esses espelhos são porreiros mas não para esse carro, eu no teu lugar punha os originais do 1200/120Y, afinal de contas é daquele tipo de carros que convém ser discreto dada a alma que o move  :assobio  :clap:
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

filipesbp

#10
Já chegaram os filtros!
Como veio do ebay, tive o "azar" de vir só um adaptador de cortiça para ficar entre o carburador e o filtro..
Aproveitei fui a Izi e toca de comprar os parafusos, anilhas para prender o carburador e uns azulejos de cortiça para o chão!

Fiz dois adaptadores de 4mm de altura (o original é de 3mm)..


que acentou como uma luva..




Foto de um montado..


Não parece, mas ficou com um dedo de espaço entre o servo-freio e o filtro!


Já sangrei os travoes, e parti uma jante! a 5km/h, já estava toda rachada nos pernos, pelo que o carro só andou 20 metros, depois foi tirar a jante para fora pegar no martelo, andar a tentar meter +/- direito a chapa para voltar a encaixar na roda e empurrar com muito cuidadinho o carro de novo para o lugar de estacionamento..

Agora urgente mesmo é arranjar duas jantes 12 polegadas para o desenrrasque com a furação 4x114.3 e averbar jante 13 para as minilite!!

PS: estive na Nissan e já não me arranjam nenhuma peça para o datsun.. agora só tenho mesmo o mercado da concorrencia para conseguir de desenrrascar..

Não fazia ideia que estes espelhos não eram originais, tens a certeza?
Este ingles tambem tem o mesmo espelho: http://www.flickr.com/photos/collylogic/sets/72157605497992622/
só tem é apenas 1, que acho que fica muito melhor..

Kaizen

Um problema resolvido, venham os próximos para por o carro na estrada.

Já compraste as minilite? Se sim, ok. Senão, não compres.

São mais do mesmo, principalmente os Datsun que já parecem fotocópias uns dos outros (todos querem personalizar, mas todos fazem o mesmo e ficam com carros iguais!) e há muitas jantes mais de acordo com a história do modelo, e sobretudo jantes japonesas. My 2 cents.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

filipesbp


Ainda estou a juntar uns trocos para as jantes..

Epah, o que falas tambem é verdade vai quase tudo corrido a minilite.. Mas descubrir jantes 13 á venda em portugal?!
Está a ser complicado a escolha..

As minilite são as mais comuns:



Simpatizo até com mais jantes, estilo estas:













Principalmente as 3 primeiras, mas não faço a minima ideia de onde arranjar em portugal..

Já as minilite descubri nos sites dos minies, parece que não mas quase se consegue fazer um nini de raiz tudo com peças novas, e estou a falar de sites nacionais que para mim são os que inspiram mais confiança na altura da compra..

Por acaso a lugo tem estas:

Mas não sei se fica bem no datsun..
Estou recetivo a opniões/sugestões em relação ás jantes, e onde as possa arranjar..

prelude guy

Principalmente, tenta não fugir à época das jantes e do carro (as do Civic já são nitidamente década de 80).
(Nas imagens puseste algumas raríssimas, que valem - ou custam  :redface - à vontade o dobro do teu carro e são um sarilho para descobrir).

Arranjar umas usadas (e mandar repará-las como novo) parece o mais lógico. Estão estas anunciadas por aí que devem ser "à medida" para o 120Y:

http://figueiradafoz.olx.pt/en/jantes-aluminio-para-datsun-13-iid-41171488
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

filipesbp

Já estou a tentar entrar em contacto com o dono dessas american vector, o blardY tambem ja me tinha chamado á atenção delas, obrigado aos dois pela atenção!

A ver se consigo ficar com elas.. parecem ficar muito bem no 120y!