(Ainda outro) semi-restauro de um KE20

Iniciado por GrindeR, 03 de Julho de 2009, 14:14

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Coelhomaluco

Citação de: RT em 07 de Novembro de 2009, 22:08
Esse radiador estava mesmo feio...

Mas ainda bem que apesar da situação o carro não sofreu nenhum problema :clap:

Já agora se não se importarem aproveito o tópico para tirar uma dúvida...

No meu AE86 o radiador vai ser novo (está guardado), a bomba de água e termostato foram novos.

Que mais aconselham a fazer para limpar bem o circuito de refrigeração?

Um "truque" que ja vi fazerem, foi: com chaufagem para o quente (sempre), liga-se uma mangueira á saída da bomba de agua, com a entrada na bomba de agua solta (fora da bomba), abre-se a torneira e regula-se o fluxo de agua ate ter um jorro consistente... Para melhor efeito, voltar a fazer isso após andar uns dias com o carro, visto alguma porcaria mais agarrada se soltar com o anti-congelante. Ah, usem sempre o anti-congelante, não que em Portugal o radiador possa congelar, mas devido a ter propriedades anti-oxidantes, evitando criar ferrugem dentro do motor, e em casos extremos (aconteceu-me num clio) rebentar mesmo as relas :)

RT

'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

GrindeR

Boas!
Bem o que fiz no KE, não sei se no AE86 é igual, a água circula por três sítios, vá lá...
Bomba de água - termostato e em baixo tem outro parafuso, em cobre.

O que fiz foi: com o parafuso apertado fiz a limpeza ao "1º circuito" - Bomba de água - termostato, até a água sair limpa, depois desapertei o parafuso em baixo e meti a mangueira, ora na tampa do termostato ora entrada da bomba de água, até sair branca.

Depois meti água no circuito e deixei andar uns dias, repeti o processo e pus anti-congelante"

como já é tarde se for preciso digo como foi com mais pormenor. ..