[Projecto] Toyota Corolla KE20 Deluxe

Iniciado por LeandroCaetano, 11 de Abril de 2009, 16:21

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LeandroCaetano

Vivas,
Venho apresentar o meu KE20. O carro tem 32mil km, era de um ex-vizinho que o comprou novo na época. Esta completamente original e completo com mecanica irrepreensivel. Claro que tem que haver sempre um defeito, e neste caso é o estado de chapa. muito muito trabalho pela frente. Neste momento estou a ponderar se realmente o restauro à originalidade, ou uma versão mais agradavel (e um pecado maior) do meu ponto de vista como, por exemplo, uma jantes minilite e as abas do guardalamas que sempre adorei ver nestes carros. Gostava de opiniões após verem as fotos pois não sei se vale a pena o restauro porque não faço ideia do valor de um exemplar destes. caso não valha a pena vendo o carro inteiro ou às peças que sempre é melhor que apodrecer numa garagem.














A tampa do filtro fui eu que tirei para o pôr a trabalhar. ao fim de 3 anos imovel pegou quase a primeira.

RT

Lindo exemplar!

Adorei as faixas, são de origem?

Nota-se aí algum trabalho que precisa ser feito. Boa sorte no restauro! :clap:
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

LeandroCaetano

Sao de origem. não se mexeu em nada desde que se comprou. hoje andei nele. ate da gosto. a carroceria está a estragar-me os planos. ou arranjo uma carroceria em condicoes ou vendo o carro inteiro ou peças. da para restaurar perfeitamente mas estou mesmo indeciso quanto a isso.alguem me pode ajudar?

JONAS1200

#3
Bom, primeiro tens que avaliar se gostas mesmo do modelo  e se estás disposto a gastar dinheiro (muito) nele. Não podes é pensar se deves restaurar ou não porque o modelo é pouco valorizado comercialmente, porque se o quiseres recuperar a sério, esquece vendê-lo.

Quanto ao trabalho de chapa, pelas fotos não parece assim tão alarmante. Uma outra carroceria em que estado estará? Decerto que também terá pontos podres e não sabes do seu passado ao nível de acidentes (estrutura danificada muitas vezes é pior do que um podre...). Deste pelo menos conheces o historial. Ou quase.  :angel:

As faixas de origem não são assim. São realmente um mais larga em cima e uma estreita em baixo, mas terminam junto do trinco da porta. ;)

Força nisso

P.S. Ah e já me esquecia. Esses espelhos são os mais bonitos para os Corollas.  :)
João Amêndoa
Associado AJA Nº28

fellowmax

Pelas fotos a chapa não parece tão má quanto isso para recuperar, tenho visto bem piores e a serem recuperados.

E com esses Km se realmente gosta do modelo era de recuperar.
Sérgio Gomes
Sócio AJA Nº 12


Daihatsu Charade G10 XTE Runabout 1981

LeandroCaetano

Ele é recuperavel de chapa. mas com trabalho (€). Eu sou mais do tipo 205 GTI. mas adoro qualquer carro. vamos ver como vao andar os orçamentos no proximo mes e pode ser que o trate como deve ser. ou alguem o ha-de comprar para o fazer por mim..

Quanto as faixas garanto que foi comprado assim em novo. Estranho que realmente as que se falaram sejam diferentes..

Toylex

O teu carro, é restaurável... mas as pessoas têm a mania de dizer por tudo e por nada que restauraram um carro, mesmo quando lhe dão apenas uma pintura geral e à pressa :duh:

RESTAURO, é uma acção digna do próprio nome, e não é só desapertar uns parafusos e dar um banho de tinta em cima e dize-se que foi restaurado. Restaurar é dar novamente o ambiente e o visual do carro, quase como ele veio ao mundo pela 1ª vez, isso é restaurar, mexer em todos os componentes e rever todas as máguas do material.

Se deres um fuminho de tinta, e fizeres uns disfarçares, gastas uma ninharia, mas se levares a peito um trabalho digno podes chegar a gastar 5 ou 6000 Eur nesse Toyota, podes ter a certeza disso.

Falo por experiência até ao momento, e ainda não conclui os meus restauros, mas o meu KE25 fica-me acima dos 5000 e ninguém me pagará tal valor, excusado seria porque também não venderia pelo dobro, se não também não gastava tal valor nele.

Podes não gastar 5000 Eur nesse carro, mas se queres ficar ele e restaurar, nunca contes em gastar pouco.

José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Kaizen

  Pelo que li e vi... mantém o 205 em grande forma.

  O Corolla não é, sequer, parecido com nada relativamente ao 205 GTi.

  Ainda não viste os verdadeiros podres, e já achas que tem muitos!Só aquele que está entre as entradas de ar dá pano para mangas. Não te enganes a ti próprio, com dinheiro á vista e sendo estudante tens projecto para 2 ou 3 anos no minimo.

  Outra coisa que podes ter a certeza, esse KE20 tem para cima de 232.000kms. As riscas para trás da porta não são originais, devem ter sido coladas quando lhe aplicaram esses espelhos (a propósito, foram aplicados no sitio errado pois eles ficam á frente da roda, é um erro comum porque os chapeiros confundem o circulo de abertura na longarina com a saliência especifica que existe mais á frente), a consola da caixa de velocidades também não, e por fim a bacia (pelo menos o corta-fogo) do motor já foi pintada.

  Com recursos limitados e já com um carro tão bom como o 205 GTi, é preferível mimares e entreteres-te com o Pug. Espero que entendas esta opinião de forma positiva, porque é esse o objectivo. De te ajudar a não te encravares e o carro também não ficar encravado.

A propósito, um carro que sempre quis ter e acredito ser só uma questão de tempo é... um Corolla 1200 Deluxe de 3 portas de 73 ou 74 em branco  ;)  (Ou amarelo, ou laranja, ou outra cor alegre)
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

LeandroCaetano

Respondendo..eu gosto de qualquer carro. Um dos motivos pelo qual ainda nao o desmontei é porque nao tenho mais espaço ca em casa. daí o carro estar na aldeia. Ha dois meses atras restaurei um 205 XAD para meu carro de dia a dia. foi restauro a chapa como deve ser. gastei 5 vezes o valor dele mas é claro que tambem penso como voces: o carro é para ficar, nao importa o valor. Ha duas semanas para ca acabei o "restauro" de um 205 GTI 1.9 Miami Blue. Edição especial dos 205 em que so sairam 600 unidades 1.6 e 600 1.9. Nem falo nos valores para este carro mas tambem não me importo. Ha meio ano atras restaurei à chapa um Lancia Thema 2.0 turbo 16v que acabei por vender e foi o pior negocio da minha vida! ainda hoje estou arrependido mas motivos de força maior o obrigaram.
Ca em casa mora um Siata Spring. nao sei se alguem conhece. carro de familia desde novo. este KE20 era de um falecido vizinho com a casa mesmo em frente à minha. Muitas vezes nos cruzamos a entrar com os carros. Conheço perfeitamente a historia do carro e ele sabia a admiração que eu tinha. ja vi fotos dele quando novo. Lindo. É tal e qual como esta hoje. na foto parece que o cofre foi pintado mas nao. a côr è a mesma. Tem 31mil e kk coisa kms. Este carro quando saia fazia 3kms: Valadares era uma aldeia e o carro nunca saiu daqui. O antigo dono tinha-o sempre engraxado na garagem. em 1998 os filhos deram-lhe um Honda concerto. e mais tarde um toyota Corolla novo. o carro ja nao rulava ha 10 anos. rulou este fim semana nas minhas maos. deu-me gosto conduzir a maquina. é fantastico e projecta-nos para outros tempos, tal como o Siata. Tenho duas hipoteses. ou é mais um restauro ou vendo o carro a quem me prometer trata-lo com dignidade. Tenho muito respeito ao antigo dono. vou falar com uns chapeiros e ver o que me orientam.
Kaisen, parece que o meu carro é o que procuras. Certo?

Desculpem o bloco de texto.

Kaizen

   Hummm, mais ou menos! Não sei de que ano é, mas a matricula GG parece ser da DGV de Lisboa! Falo no ano e na matricula porque eu gosto mesmo é do de 73 e 74 Deluxe, uma das diferenças é na napa dos bancos e das forras das portas.

  Desculpa insistir, mas o corta fogo já foi pintado. Repara na borracha por onde passam os tubos da sofagem, no repartidor, nos tubos metálicos etc. Essas peças têm de ser pretas (as borrachas) e cinza / amarelo do metal.

  Se decidires ficar com o carro aconselho-te duas coisas:

1. Põe-no a andar, não o desmontes já. Arranja-o até á condição de conseguires fazer a IPO, depois reúne o maior número de peças novas ou de substituição que conseguires e só depois disso... restaura. Assim vais puder perceber o que está bem, o que está mal e se gostas do carro ou não.

2. Não entres na onda de jantes toiningues, espaçadores etc etc. O KE20 não é um "corredor" e tem muito mais pinta direitinho. Vê os tópicos do ZecaOliveira para inspiração.
 

Nota: Só para que fique claro, infelizmente, este ainda não é o tempo certo para eu ter um KE20 ;) Tou out.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Toylex

Não é uma critica destrutiva, mas já tinha reparado nesse corta fogo, pintado foi pouco, isso parece remendado betumado e sei lá o quê, não muito normal ver um KE nessa zona tão deteriorado, embora seja uma zona critica.

Até deve haver grande dificuldade em ver o VIN do carro, tá mesmo um bocado mau aí.

Mas só tu é que podes decidir o que fazer com ele.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

RT

Cá vai a minha posta..

Já que isto está a ser tão falado, também não quero ficar por fora.

Como já disse, tens aí um lindo exemplar. Se tivesse posses restaurava um desses a seguir ao meu AE86, sem a menor dúvida!

Se realmente pensas restaurar o carro, fá-lo apenas se vires que o podes fazer e fá-lo por gosto, se o tás a pensar restaurar por respeito ao antigo dono não sei se irás sentir-te realizado com o restauro do carro.

Se estás a pesar restaurar e vender, lembra-te que, dependendo do restauro, poderás vendê-lo a um preço muito inferior ao que gastaste.

Eu até poderia dizer agora mesmo "RESTAURA LÁ ISSO!" porque adoro esses modelos  e adoro vê-los circular em condições, e acho melhor do que ir para peças, mas ver o carro começar a ser restaurado e ser vendido para peças a meio do restauro sinceramente não me agrada a mim nem a qualquer um de nós que adoramos estes carros (a não ser a alguém que precise mesmo de peças! Eheh)

No geral, parece-me restaurável e parece-me melhor que o BMW 316 que vou restaurar depois do meu AE86.. Mas atenção que muitos podres só aparecem depois de começar a "descascar" o carro.

Pensa bem nisso pois eu também fritei os meus miolos antes de comprar o AE.

Estou a gastar muito mais do que tinha previsto e já perdi uma aposta com o meu pai ( :P ) mas o gozo que isto tudo me está a dar, vale por tudo.

;)

Cumprimentos
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

LeandroCaetano

A parte do cofre foi disfarçada com tinta, nao pintada a fundo nem betumada remendada e cosida, e andei a riscar para ver se encontrava ferrugem mas parece que as unicas partes podres sao mesmo as entradas de ar. nao estou preocupado com o trabalho que vou ter nem nada disso. fosse este o pior carro que apanhei e era um gajo feliz. Trata-se apenas se realmente vale a pena a restauro de um KE20 nos dias de hoje e a unica resposta admissivel para mim é: se o dono quiser. Tenho um orçamento de 1500eur para chapa e 600eur para pintura. estava a espera de bem pior. Embora ja tenha gasto mais num lancia. o resto faço na minha garagem.
Em principio vou-me desfazer do carro. Para peças não tenho coragem. Tambem custa-me vê-lo apodrecer na aldeia e embora adore o carro, tenho outras prioridades. a unica solução que encontro é fazer o restauro todo em casa de um amigo que costumo tabalhar que tem tig e estufa e aí sai-me ao preço do material. só é preciso tempo..

Encontrei finalmente o livrete: 26 Janeiro de 1973 na DGV Lisboa.

Devem imaginar a febre em que se fica quando se está numa situação semelhante. Gostava que o proximo restauro fosse a um gasolina turbo. Se alguem me oferecer uma troca ou interesse na compra vou pensar no assunto. embora va falar com o meu amigo para tratar do restauro..Quanto mais não seja vai para trackdays à chuva. tenho aqui muito material para me divertir com ele e sem estragar. os podres na pista ate ajudam a refrigerar o habitaculo.

Kaizen

   No fim da recta da meta já estarias aborrecido, na 2ª curva estavas desconfiado por ele não curvar nem a bem nem a mal e no final da primeira volta estarias a lamentar a ausência do 205GTi ;)


   Como te disse em cima, este carro não é para essas "vidas".

  Turbo a gasolina... Daihatsu Charade GTti 997cc 3 cilindros turbo de 101cv, entre outros ;)
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

RT

Citação de: Kaizen em 14 de Abril de 2009, 14:26Turbo a gasolina... Daihatsu Charade GTti 997cc 3 cilindros turbo de 101cv, entre outros ;)


Se for Japonês, nem mais! O Charade é grande canhão mesmo!

Outras marcas tens sempre o R5GTT, isto se quiseres bastantas dores de cabeça :green:
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz