Nacional de Velocidade Já começou [fotos 1ª prova já online]

Iniciado por Crashed, 24 de Março de 2009, 17:07

Tópico anterior - Tópico seguinte

Brunosantos

Estive lá os 3 dias, não me vou estender muito porque tenho muita pena desse carro, por motivos simples, desde os maus tratos que leva, bem como as pessoas que o rodeiam que nada o dignificam, acho que a equipa "Toyota" devia colocar os olhos nas equipas estrangeiras, não só na postura em pista, bem como na postura no paddock...

De resto acho que quem lá foi teve alguns motivos de alegria com outras provas, pena não ter havido a gentleman drivers, ao que tudo indica por existir uma outra corrida num mítico palco na mesma data e que encurtou o número de participantes por cá...

;)

Kaizen

  OK, agora vou eu... isso não são coisas bonitas de serem escritas num fórum como este. Se não gostam, abstenham-se ou critiquem com objectividade. Se possuem informação que nós não temos e se essa informação não pode ser partilhada, resulta numa rodinha de conversa que não vai a lado nenhum.

  Eu já manifestei a minha opinião por aqui (penso eu de que), e chega uma vez.

  E a aposta, até agora, tem atingido os seus objectivos.


 
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

nunoturbo

#62
CitaçãoBoavista - TPCC 1300 1: Ferreira vence duelo com Alegria (Actualizada)
Data: 12/07/2009 12:08

Foto: Jorge CaldeiraA primeira corrida da Taça de Portugal de Clássicos até 1300cc teve uma animação da primeira à ultima volta, graças em grande parte à luta entre Miguel Ferreira e Luís Alegria.

Na partifa João Ramos defendeu-se bem de Miguel Ferreira na primeira travagem, acabando Ferreira por ser passado por Luís Alegria na travagem para a rotunda da Boavista. Nesta altura, e com menos de 1km de corrida, já era evidente a vantagem deste trio em relação aos restantes. Ramos isolou-se e a luta pelo 2º lugar estava ao rubro.

Na 3ª volta entre o "safety-car" devido ao toque de José Nogueira na descida de circunvalação, com as vantagens consegiudas a desaparecerem. Retomada a corrida Ramos voltou a isolar-se, Alegria e Ferreira mantinham a luta animada pelo 2º lugar, mas sem que o piloto do Escort lograsse sequer tentar a ultrapassagem.

À 6ª volta João Ramos começa a sentir problemas de caxa de velocidades ao ficar só com 2ª e 5ª. A luta entre Alegria e Ferreira passa a ser a luta pela liderança e à 7ª volta Miguel Ferreira arrisca a ultrapassagem na rotunda de Matosinhos com algum facilitismo de Alegria que abordou a curva bastante por fora. "Sabia que só ali poderia passar, porque no resto do circuito não dáva." explicava Miguel Ferreira que conseguiu cavar um ligeiro fosso para Alegria, mas que se esfumou na parte final apesar do homem do Escort referir que estava a controlar a vantagem que tinha. Rufino Fontes teve uma excelente passagem pela Boavista ao colocar-se no 3º posto. Apesar dos problemas, Ramos ainda conseguiu o 4º lugar final.

No final Luís Alegria viria a ser desclasificado por uma irregularidade no depósito de óleo dos travões. Tratava-se de uma situação já conhecida da FPAK, comum à maioria dos Datsun e que tinha sido vista nas verificações técnicas que antecederam a prova. Por tudo isto Luís Alegria afirmava "estar bastante triste, faz sentir-me vítima de perseguição. Não alinharei na corrida seguinte e não faço mais provas."

Classificação final:
1º Miguel Ferreira - Ford Escort RS - 9v. em 28m00,570s
-- Luís Alegria - Datsun 1200 - a 0,815s (Desclas.)
2º Rufino Fontes - Alfa Romeo Alfasud - a 36,269s
3º João Ramos - Toyota Starlet - a 41,876s
4º Fernando Soares - Austin Cooper S - a 44,201s
5º Carlos Abreu - Alfa Romeo Sprint - a 52,878s
6º Fernando Becedas - Datsun 1200 - a 1m37,872s
7º Tiago Brandão- Datsun 1200 - a 1m43,556s
8º António Paquete - MG Midget - a 1m53,871s
9º Rui Azevedo - Ford Escort RS - a 2m35,818s
10º Veloso Amaral - Hillman Imp - a 1 volta
(...)

Actualizada às 19.06 de 12/07/2009


CitaçãoBoavista - TPCC 1300 2: Ferreira repete o triunfo (Actualizada)
Data: 12/07/2009 16:52

Foto: Jorge CaldeiraMiguel Ferreira repetiu o triunfo na segunda corrida da Taça de Portugal de Clássicos Circuitos, tendo terminado com Vitor Araújo na traseira a completar uma recuperação desde os ultimos lugares.

Na partida faltou Luís Alegria que decidiu não alinhar em protesto pela desclassifcação de que foi alvo na corrida da manhã. Manuel Ferreira assumiu a cabeça da corrida seguido de Rufino Fontes, mas a entrada na avenida do edifício transparente já foi feita com João Ramos em 2º.

Rufino Fontes protagoniza uma violenta saída contra os rails na travagem para a rotunda do Castelo do Queijo devido à quebra de uma transmissão, acidente felizmente sem consequências para o veterano piloto de Oliveira de Azemeis.

Ainda no decorrer da 1ª volta João Ramos começou a perder terreno devido a problemas de travões mas também pela desalinhamento do Starlet em virtude de um toque na entrada da Avenida da Boavista.

Com estes incidentes Miguel Ferreira ficou isolado na frente, mas cedo recebeu a companhia de Rui Azevedo que acabou mesmo por ascender à liderança na 3ª volta. Miguel Ferreira não conseguiu acompanhar o novo líder e assim os dois primeiros ficaram isolados, isto apesar de uma aproximação única de Ramos a Ferreira na 4ª volta.

Na corrida Vitor Araújo subia posições, depois de ter arrancado de penultimo e estava a aproximar-se de João Ramos que era o 4º, acabando mesmo por consumar a ultrapassagem. Na 7ª volta Rui Azevedo desiste na zona da meta devido a problemas de diferencial.

As derradeiras voltas foram feitas com Miguel Ferreira a gerir os problemas de travões e Vitor Araújo a gerir o desgaste dos pneus enquanto se aproximava do líder. No entanto Ferreira estava a gerir essa aproximação apesar de ter reconhecido que "na ultima volta tive mesmo de andar depressa." João Ramos fechou o pódio, apesar de ter batido na entrada da circunvalação quando decorria a derradeira volta.

http://www.sportmotores.com/
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

nunoturbo

Não fosse o reservatório de óleo dos travões, parece que o melhor Datsun 1200 de competição, teria dado cartas...

Falta saber qual a diferença ou vantagem é que o dito reservatório dava em cada volta...
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Santos Silva

Por uma insignificancia perde-se um pódium... :thumbdown:

Quanto ao resto, estou de acordo com o Kaizen. Não vai ser pelos nossos lamentos que algo vai mudar.
O carro e o piloto já deram provas de serem bons e se terem "encaixado" bem um ao outro. O que se passou na boavista é fruto daquilo que eu costumo dizer: "quem anda à chuva, molha-se!"
Não queria que parecesse mal o que estou a escrever ou que o esteja a fazer com 2ªs intenções mas, estou deveras impressionado com as prestações do João Ramos a discutir taco a taco as corridas com os melhores e com pilotos de nomeada. Certo é que o carro que possui é bom (já sabemos) mas o material não tem ajudado pois em termos de mecânica quase tudo é de origem, com mais de 20 anos e modificado cá

Quem é que não gosta de o ver passar irradiando saúde com o motor a cantar a plenos pulmões?

E descansem que ontem já o vi com as medidas no sítio. Material ainda há...pelo menos para mais duas batidelas :assobio

Vila Real é já a menos de 2 semanas...


Santos Silva
Sócio Fundador nº7

fernandokp61

Espero que em Vila Real o carro só seja visto pela concorrência desta maneira...

Santos Silva

Oh Fernando, tu tens dado uma ajuda valente... :assobio
Bem Hajas! ;)
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

nunoturbo

Vila Real - TCCC 1300: Azevedo estreou-se nos triunfos
Data: 27/07/2009 00:22

Foto: Inês Caldeira
Rui Azevedo e Vitor Araújo repartiram os triunfos nas duas corridas de clássicos 1300, com o destaque para a esteria de Azevedo nos triunfos.

Na primeira corrida o piloto da Trofa conseguiu levar a melhor sobre João Ramos, isto depois de ter visto Miguel Ferreira desistir na 3ª volta quando andava na luta pela liderança.
R
Na segunda corrida João Ramos não chegou a efectuar meia volta, com o Toyota Starlet a encostar. Rui Azevedo fez mais um pouco, mas abandonou na volta seguinte com problemas no Escort. Vitor Araújo levou assim o Datsun ao triunfo, com Rufino Fontes a conseguir um pódio com o Alfa Romeo. José Manuel Fafiães foi o 3º. Esta segunda corrida acabou por ter apenas ser interrompida à 8ª volta em virtude de óleo na pista, acabando por ser dada como terminada dessa forma.

Classificação - Corrida 1:
1º Rui Azevedo - Ford Escort 1.3 GT - 10v. em 22m55,149s
2º João Ramos - Toyota Starlet - a 2,758s
3º Vitor Araújo - Datsun 1200 - a 41,840s
4º Rufino Fontes - Alfa Romeo Alfasud - a 1m14,472s
5º Fernando Soares - Austin Cooper S - a 1m43,564s
(...)

Volta mais rápida: Rui Azevedo - 2m15,833s

Classificação - Corrida 2:
1º Vitor Araújo - Datsun 1200 - 7v. em 16m44,358s
2º Rufino Fontes - Alfa Romeo Alfasud - a 11,230s
3º José Manuel Fafiães - Datsun 1200 - a 23,762s
4º Fernando Soares - Austin Cooper S - a 44,037s
5º António Paquete - MG Midget - a 46,128s
(...)

Volta mais rápida: Vitor Araújo 2m18,157s (1ª)

http://iris.cpidt.pt/sportmotores2003/do?com=DS;5475869014;101;+PAGE(1002)++K-NOTICIA(26773);
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

nunoturbo

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

s 800

Ouve corridas em Vila Real ?  :assobio







Sócio AJA nº 6

s 800

Sócio AJA nº 6

s 800

O Júlio é sócio da AJA e uma simpatia, mas temos que lhe dar outros méritos...







Sócio AJA nº 6

nunoturbo

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Crashed

Excelentes fotos, é impressão minha ou alguém comprou uma lente nova ???  :assobio
Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

fernandokp61

Mais uma vêz o azar bateu á porta...Ou ganha ou parte!