Hoje fui ver ao vivo o novo Toyota IQ

Iniciado por Kaizen, 12 de Março de 2009, 22:05

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Kaizen

Nos últimos 10 ou 15 anos, apenas uma mão de Toyotas me despertou a atenção. Apesar da boa qualidade e desenvolvimento, o foco no mercado europeu obrigou a perder algumas características do DNA japonês que eu aprecio nos modelos tradicionais desta e de outras marcas.

Os melhores exemplos: Hilux, LandCruiser´s, Prius à parte.

Hoje fui à Caetano Auto Gaia ver o novo Avensis e o IQ com expectativas moderadas. Começando pelo Avensis, a fórmula de sucesso parece-me ter sido atingida. O carro está isento de defeitos e tem muitas qualidades que os clientes Toyota apreciam. Está pronto para vender, mesmo com a concorrência apertada.

Vi também o novo Yaris, com as mudanças estéticas subtis e o espectacular motor 1.4 D4-D agora com caixa de 6 velocidades. Evoluíram bem o modelo. Era engraçado se a marca actualiza-se a versão T-Sport com o motor 1.6 Duas VVT-i de 132 em vez do 1.8 de 140. E com uns acertos no escape e ECU fazendo a potência subir para os 140 ou mesmo 150cv e estaria ali um novo pocket rocket competitivo.

Mas foi o IQ que prendeu todas as minhas atenções, vi em pormenor a versão mais equipada e, sem dúvida nenhuma, a Toyota está de parabéns e ao seu melhor nível com este modelo.
Os interiores eram de cor bordeaux e castanho que estavam com muito bom gosto. Os bancos são bem concebidos em termos de design e conforto. Eram inclusivamente aquecidos!
O volante foi muito bem desenhado, o GPS é em português com slot de cartões, entrada USB e muita informação. Por momentos fez-me lembrar o Honda Prelude MKI lançado em 1979 :)

E é mesmo verdade, viajam 3 pessoas à vontade independentemente do tamanho e peso. E podem viajar 4 pessoas, se estiverem em boa forma física. Surpreendente!
Conta com 9 airbags, ou seja, se cair num rio... flutua! :p

Os motores dispensam entrar em detalhes: 1.4 D4D de 90 com caixa de 6 velocidades (no Corolla anda que desunha, imagino no IQ!) e 1.3 a gasolina de 100cv. Controlo de estabilidade (ESP), controlo de tracção (TRC), ABS etc etc. As soluções técnicas estão fantásticas.

Até o preço parece equilibrado, é uma viatura Premium que nada tem a ver com o Citroen Aygo e seus irmãos. A cor branca com jantes em cromado escuro estão bem conseguidas.

Entrando numa de preciosismo, apenas o painel de instrumentos podia ser ao estilo Optitron como no Corolla E12.

Conclusão: É desta Toyota que eu gosto  :dance:  :thumbsup
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Santos Silva

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Tractortp

Eu já o conduzi, ;)  e foi uma agradavel surpresa.

Estava à espera duma condução algo entre o Smart e o Mini, afinal nada esquisito, bem longe do 2 lugares, mais automóvel, muito boa posição de condução e nada faz antever que o eixo trazeiro está mesmo perto.

Anda que se farta, andei no 1.0, muito rotativo, facilmente no arranque me vi a ir às 6.000 rpm, estabilidade muito boa, curvas com os pneus a chiar sem surpresas.

Muito espaçoso, impressiona mesmo....

Apenas duas notas menos positivas, o 3 cilindros faz-se ouvir muito a medias e altas rotações, mas já o é no Yaris, e o castanho do interior requer habituação...... ( devia ter uma decoração mais clara, menos triste )

A minha maria vi-o a passar e disse " é lindo ".....  :)




Kaizen

#3
Nuno, foi precisamente essa cor um dos aspectos que mais gostei. Eu não gosto de carros com interiores pretos, fazem-me lembrar os interiores dos cronhos alemães. Que é sempre a mesma coisa e mais do mesmo.

No entanto, pelas tuas palavras parece-me que experimentaste o iQ de bancos normais, e de facto esses bancos parecem um bocadinho... foleiros, sobretudo comparados com os excelentes bancos da versão mais equipada.

Em relação ao motor 1.0, digam os entendidos o que disserem, eu não gosto de motores "coxos" e acho uma parvoíce típica da Toyota substituir o excelente motor 1.0 de 4 cilindros e 68cv pelo 1.0 de 3 cilindros de 69cv. É muito mais ruidoso, é menos fiável (porque é e está comprovado) e em termos de consumo tenho as minhas reservas.

Com excelentes motores 1.3 (gasolina) e 1.4 (Diesel) é um erro comprar-se o motor 1.0, é muito menos value for money. OK, é mais barato...
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

ruizito

Curioso de o ver ao vivo e de o experimentar...

Também adorei o carro pelo que vi em revistas  :)

RSilva

Já fiz o Test-drive e achei o motor 1.0 um pouco monótomo, já o 1.4 d4d é fabuloso.
Acho que este carro justificava um motor realmente económico (consumos entre 3 e 3,5l), talvez um 800cc bicilindrico.
O preço não convida.
No que concerne ao espaço interior, a Toyota fez um milagre!

Santos Silva

Se o motor 1.0 é monótono e faz consumos de 4,5l então com um motor de 800cc e a gastar 3,5l era para adormecer.
Não concordo com essa opinião. Claro que depois de conduzir o 1.4D-4D o 1.0 parece um pastelão. Mas não confundamos as coisas. O motor 1.o é a gasolina e é preciso trabalhar com as rotações mais altas que no diesel.
Fiz uma viagem de 70 Km (Porto-Viana) no 1.0 e, tirando a maior subida, andei a velocidades acima dos 120Km/h com muita facilidade.
Quanto ao preço só vou colocar aqui meia dúzia de equipamentos que normalmente só se encontram em viaturas de segmentos muito acima e que por si só o justificam: 9 Air bags (o Smart tem 2), direcção assistida (Smart não tem em todas as versões) Controlo de tracção, controlo de estabilidade, ABS com EBD, Ar condicionado em todas as versões (automático nas mais equipadas), jantes especiais em todas as versões, volante e alavanca das velocidades em pele em todas as versões. Nas versões mais equipadas: sensores de chuva e de luminosidade, farois de nevoeiro, espelhos retracteis electricamente, estofos em pele.
Na versão mais equipada tem ainda um completo e sofisticado equipamento de multimedia com radio/leitor de CD e 6 altifalantes, GPS, entrada USB e AUX, leitura de cartões SD, ligação a i-Pod e Bluetooth.
 
E uma curiosidade:O raio de viragem é inferior ao do Smart apesar da distancia entre-eixos deste ser inferior! Eu experimentei e até me custou a acreditar.
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Kaizen

#7
Idem idem, aspas, aspas.

O ruído é mesmo o ponto mais fraco face ao anterior 1.0 de 4 cilindros. De resto é um motor honesto e poupado, sobretudo após os primeiros 30.000kms em que fica bem mais solto.

Quanto ao preço, acho que deve ser mesmo assim. O IQ é uma viatura Premium do segmento A, e só assim terá capacidade para vender. O contrário não teria lógica estratégica. Para preço... há o Aygo e o Yaris, e os concorrentes do segmento A.

O IQ tem tudo para ser um sucesso de vendas e para catapultar (finalmente) a imagem da Toyota para os patamares dos anos 80.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

prelude guy

A estratégia é claramente essa.
Basta ver as quatro páginas de publicidade exteriores à capa da revista Unica do Expresso desta semana. É óbvio qual o público-alvo.
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Santos Silva

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Kaizen

No Diário Económico e também noutros jornais sobre economia.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

RT

Eu quando via fotos do iQ só pensava o quão feio ele era...

Assim que o vi pessoalmente na Toyota, bem... O carro é mesmo lindo!

Não gostei em preto, mas o cinza metalizado é mesmo lindo.

Tenho que fazer um test-drive àquilo.
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Santos Silva

Cinza metalizado??? Não será o Branco Pérola? :duh:
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

RT

Boas

Tinha 3. Um Branco (julgo ser o pérola), um preto e um cinza.

Cumps
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Carreiras

O iQ nao pode ser comparado com o Smart. nem por sombras

O iQ pode ter partido do conceito do Smart, mas tornou-se um carro infinitamente superior.

Espaçoso, versátil, económico, apto para o fim a que se destina.

é mais caro porque é superior. como eu costumo dizer é mais "caro" e mais "carro", apesar de todo o respeito que o Smart merece.

Fiquei tão entusiasmado quando o conduzi que me deu vontade de brincar com ele e não foi nada fácil arrancar-me de lá.

é estupendo!