Restauro de TOYOTA MARK II

Iniciado por RSilva, 19 de Fevereiro de 2009, 13:57

Tópico anterior - Tópico seguinte

RSilva

Venho apresentar o meu Toyota Corona Mark II (RX12)

Trata-se de um veículo francês comprado em França em 1973 e legalizado em Portugal em 1981.
Possui um motor R18 de 1968cc com 88cv.

Foi a partir destas duas fotos que o comprei através de um anúncio na net:

RSilva

Como vim a constatar quando o vi pela primeira vez, estava em relativo bom estado ao nível de chaparia, sem podres, necessitando apenas de alguns retoques e pintura.
O motor não trabalhava fazia 5 anos e os estofos estavam deteriorados.

Mais algumas fotos:

RSilva

O passo seguinte foi analisar o estado da mecânica.
Infelizmente o motor de arranque estava avariado mas após a reparação, BINGO!
O motor pegou sem problemas e o mecânico diz que trabalha lindamente.

RSilva

Antes demais um reparo: O carro foi registado em 1975 e não em 1973 como referi.

Com a mecânica resolvida (para já), avancei para o restauro do chassis.

A nível de chapa havia algumas pontadas muito ligeiras de ferrugem e algumas amolgadelas resultantes do uso normal da viatura.
O carro foi integralmente desmontado à excepção do tablier.

RSilva


RSilva

Após os devidos retoques e polimento começou o meu maior problema: A pintura.

Como não gostava da cor original, procurei outra cor, mas que fosse original do modelo.
Encontrei a "Orange rust" que julgava eu ser interessante, mas após os primeiros testes de cor fiquei desiludido.
Começou então o meu pesadelo: Testei mais algumas cores mas nenhuma me motivou.
Foi então que procurei a cor no catálogo do celica da mesma época e encontrei a cor orange 393.
Dependendo da luz tem nuances entre o cobre e o laranja intenso.

RSilva

Após a pintura do compartimento do motor, foi dada atenção ao piso da viatura.
Foi bem lavado e levou um tratamento anti-gravilha.

RSilva

Finalmente levou a 1a demão no exterior à cor laranja mate, esta para facilitar a detecção de ligeiros empenos e detalhes que haviam escapado no polimento.
De seguida o carro voltou a ser polido e corrigidas as imperfeições (não tenho fotos).
Esta cor veio reforçar o efeito camaleão da pintura como poderão verificar à frente - uma inovação feita pelo pintor ao projecto.

RSilva

A seguir o carro foi rigorosamente isolado para a pintura final.
Como podem ver a cor varia mediante a luz, num caso com flash, no outro sem flash.

RSilva


Kaizen

Já está tão adiantado que...

Isso está mesmo no bom caminho para ires aproveitar o verão. :)

  O motor é 18R e não R18

  É um carro muito agradável e suave-
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Santos Silva

Mais um que está no bom caminho! :clap:

Essa cor é muito bonita!
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Ze Corona MKII

Finalmente tenho companheiro para o meu corona  :dance:

Não tarda nada a fazermos um passeio de coronas.  :assobio

Parabéns pelo restauro.
Sócio AJA nº22

RSilva

Obrigado pelos comentários.

Agora que o carro começa a ser montado, já começo a ver a luz ao fundo do túnel! :D
Mais fotos para breve.

FilipeA



Muito bom mesmo

Ze, realmente ja tens companhia para o teu corona

Filipe