Manometro de pressão oleo TA22 motor 2T-B

Iniciado por Toylex, 20 de Julho de 2008, 19:02

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Kaizen

CitaçãoMas para o uso que nós damos ao carro, ou seja, de clássicos, isso não é motivo de muita preocupação nossa.

És uma enciclopédia!

Deixa-me só puxar pela memória em alguns segundos:

1 2T-B gripado
1 2T-B gripado
1 2T-G gripado
1 2T-G gripado
1 2T-G gripado
1 2T-B gripado

... 10 segundos e 6 motores 2T aqui do fórum gripados!
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Kaizen

Ainda vou a tempo de acrescentar mais um 2T-G gripado?
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Toylex

Qual foi a razão para tanta GRIPE generalizada !?

Talvez se possa tentar prevenir alguma coisa...
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

ThE CrOw CsC

#18
A bomba de óleo cedeu.
A solução é tirar a boma, repará-la e aumentar um pouco a pressão que ela debita...
Da experiência que tenho.

Rui, falei do meu caso particular. Eles gripam, tanto que a bomba de óleo é a parte mais frágil do conjunto todo. Mas também do que me apercebo, se tivermos noção que a bomba por si é fraca, e com o passar doa anos, mais fraca fica, é normal que tenhamos cuidado nesse aspecto, e como tal, que isso aconteça MUITO menos.

Toylex

Citação de: ThE CrOw CsC em 10 de Dezembro de 2008, 12:45
A bomba de óleo cedeu.
A solução é tirar a boma, repará-la e aumentar um pouco a pressão que ela debita...
Da experiência que tenho.

Rui, falei do meu caso particular. Eles gripam, tanto que a bomba de óleo é a parte mais frágil do conjunto todo. Mas também do que me apercebo, se tivermos noção que a bomba por si é fraca, e com o passar doa anos, mais fraca fica, é normal que tenhamos cuidado nesse aspecto, e como tal, que isso aconteça MUITO menos.


A bomba de oleo é reparável ?

Eu tenho visto algumas à venda na net, não será + facil comprar uma nova ?

José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Kaizen

  Corvo, como escreves sempre em afirmação e tens pouca experiência real, é comum as tuas mensagens induzirem em erro. Repara que numa mensagem escreves que para o uso que damos aos carros não é preocupante e na última escreves que demos ter cuidado. Em que ficamos afinal?

  As informações que lês no "rebaixa que é bom e tira os emblemas" são frequentemente baseadas em teoria e pouca prática. Tens de filtrar a informação e só quando tiveres a certeza do que estás a escrever é que deves fazê-lo em forma de afirmação.  ;) (Se achasse que as tuas opiniões não valiam a pena, não estava aqui a pregar-te e deixava rolar. Paz e gasolina) ;)

  As bombas de óleo dos 2T são o elo mais fraco destes motores, como é óbvio por esta razão, quando se faz uma reparação ao motor deve-se sempre verificar a pressão (se estiver boa, siga) ou jogar pelo seguro e meter uma nova.

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

nunoturbo

Ó Kaizen, onde posso arranjar um bomba de óleo para um 2-TB?  :assobio
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Kaizen

Tivesses escrito isso ontem e tinha mandado vir uma para ti. São baratas no ebay.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Toylex

#23
Citação de: Kaizen em 10 de Dezembro de 2008, 16:10

  As bombas de óleo dos 2T são o elo mais fraco destes motores, como é óbvio por esta razão, quando se faz uma reparação ao motor deve-se sempre verificar a pressão (se estiver boa, siga) ou jogar pelo seguro e meter uma nova.



Só para tirar a minha dúvida, então as bombas de oleo do 2T-B, não são reparáveis ?

Já agora, no embalamento do assunto... as bombas de oleo do 3K-B (do Corolla) também é recomendável trocar ? Sofrem do mesmo mal crónico ?
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

ThE CrOw CsC

Kaizen:

Sabes que sempre tive alguns problemas em me fazer entender - já na primeira mensagem queria dizer para se ter cuidado com a bomba, por exemplo, e só na segunda passou bem essa mensagem. :p
Sabes que não leio fóruns do rebaixa e tira os emblemas. Por agora só tenho tempo para o AJA.

ToyLEX:

Dão para tirar e reparar, se não estiverem más, mas acho que ainda é "fácil" arranjar novas e fazer com que elas debitem um pouco mais de pressão.
Não conheço casos semelhantes no 3K-B mas com certeza há aqui pessoas que te informam com mais certezas e maiores conhecimentos de causa se dão ou não problemas.

Santos Silva

Sem querer meter mais lenha na fogueira, o ultimo 2T-G que me passou pelas mãos, tinha a bomba a debitar ZERO...depois de aberta e limpa ficou como nova!
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Toylex

P/ não abrir outro tópico, alguém me pode indicar como poderei limpar a valvula de pressão de oleo do 2t-b ?

1 - Posso meter gasolina ou produto similar para o interior da valvula e tentar que saia lixo do interior, sem estragar nada do interior da valvula ?

2 - Tou com o motor na bancada, comecei a desmontar p/ pintar e ver pistons e seguementos, mas acham que devia por exemplo também trocar capas de bielas ?

3 - A bomba de oleo nova não encontro, será que poderei mandar reparar a velha ?

Obrigado,

JMSantos
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Santos Silva

Quanto à limpeza da válvula, não sei responder.

Se o motor está aberto, o ideal é trocar também as capas de biela e os casquilhos da cambota.

A bomba de óleo está gripada? Não tem pressão? Se não apresentar estes sintomas, basta limpá-la muito bem e neste caso pode ser com produtos mais agressivos como gasolina, diluente ou outro
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

landcruiserbj40

Este post chamou-me rapidamente a atenção porque agora já posso conduzir o Celica sem andar escondido. e foi das primeiras coisas que reparei foi a sensação que a pressão estava baixa...

O meu está com leitura a frio por volta dos 2kg/cm2 e a quente baixa para 1,5 kg/cm2

Eu já andava a desconfiar destes valores à algum tempo, mas como o meu Celica vinha com livro de instruções deu para facilmente tirar a dúvida, apesar destes manometros não darem a leitura mais correcta.

Transcrição do manual:

"Medidor de Pressão do Oleo (ST,GT)" :

"Serve para indicar a pressão do lubrificante no motor. A agulha indicará, normalmente, entre 3 Kg/cm2 a 5 kg/cm2 quando o motor está quente e em condução normal e indicará por volta do 0,7 Kg/cm2 quando o motor não está em carga. Se a indicação de pressão do óleo estiver em condução normal por volta dos 0,7 Kg/cm2 ou 0 é necessário parar rapidamente o motor verificar o nivel de oleo. Se o nivel estiver bom dirigir-se a um concessionário Toyota para verificação do sistema de lubrificação."

Como o meu indica valores fora, vou arranjar um manometro analógico para medir a pressão do caudal de lubrificação para ver se será a válvula de pressão suja ou não... Caso os valores estejam correctos e a bomba após desmontagem  (ver procedimento no manual de reparação 2T-B) não se encontre no melhor estado substituir ou limpar e calibrar...

Vou ver se este fim de semana já perco tempo com isto... não está a apetecer brincar com má lubrificação...

Toylex

Os motores dos Ta22, precisam de alguma atenção sobre a pressão de óleo, inclusive quando se fala por aí que as bombas de óleo não são muito fiáveis, eu próprio fiquei surpreendido com a baixa pressão registada no ralenti do carro.

Mas agora que tenho o restauro do motor em andamento, do qual já poli e pintei parte, aproveitei e com o embalamento, tirei o carter e verifiquei capas de biela e apoios da cambota. Posso dizer; foi na hora... sim estava mesmo a pedir a substituição, tinha um desgaste acentuado nos apoios da cambota, felizmente não feriu a cambota.

A substituição/verificação destes componentes do motor, fica barata e garante a longevidade do mesmo, na minha opinião fazia o mesmo ao teu, sacava o carter e verificava.

O meu AE86 tem kilometragem real e mais que confirmada de 117000 mas vou fazer isso logo que possa no 4AGE.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51