Caixa de 5 Datsun 1600 SSS

Iniciado por Miguel SSS, 14 de Julho de 2008, 11:48

Tópico anterior - Tópico seguinte

Miguel SSS

Pois amigos como no tópico diz, eu queria saber se alguém daqui já meteu alguma caixa de 5 num Datsun SSS ???, e gostava de saber o que tiveram de fazer para a meter ???!!!

Aguardo respostas :dance:

Kaizen

#1
Por não saber a resposta a essa pergunta... vendi o meu Datsun 180B  :duh:

No Geral, em pesquisa, escreve "Caixa de 5 para motores L" (faz as variações necessárias) e encontras o tópico.


Nota: Já estava na hora de aprenderes que "SSS" não tem significado nenhum solto. Podem ser 10 modelos diferentes... ;)
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Miguel SSS

É que eu estive a medir uma caixa de 5 , ela é maior 10cm que a de 4 e os apoios ficam ligeiramente a frente, a caixa de 5 encaixa perfeitamente no motor , mas tem que se fazer novos apoios mantendo os originais para o caso de querer voltar por a caixa de 4 e cortar o veio de transmissão...por enquanto é o que estou apurar... :assobio

Castello

Hmm... Mas tu ainda tens uns problemazinhos extra.
Boa sorte Miguel!

Miguel SSS

Mas nada que não se resolva!!! ;)


Castello

That's it  :green:

vai metendo umas fotos do processo para a malta ver, há pouca documentação fotográfica acerca disso.

Abraço.

Miguel SSS

Eu depois posto aqui umas fotos do processo!!! ;)

nunoturbo

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Santos Silva

Sem saber muito bem do que estou a falar, mas apenas pela lógica, diria que:

1. Novos apoios na carroçaria podem ser complicados por não haver resistência na chapa
2. Nos Toyota KE20 e 25 quando se troca a caixa de 4 para 5 normalmente o carro fica muito mais "lento" a responder porque o diferencial se mantém o mesmo. Não sei se equacionaste a hipotese de alterar também o diferencial
3. A alavanca de velocidades fica posicionada no mesmo local da carroçaria?
4. A caixa de 5 saiu de outro carro! será que esse outro carro não tem uma transmissão já com a medida certa?
5. Cortar uma transmissão é um trabalho que deve ser feito por quem sabe e com equilibragem por causa das vibrações.

Espero ter ajudado pelo menos com as duvidas que possa ter criado...
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Miguel SSS

#9
Ora bem!!!! Já tenho novidades em relação a caixa de 5...

1ª etapa:

Segurar o motor e marcar a posição dele, para manter sempre as mesmas medidas e medir a caixa de 4v no sitio e marcar tudo...e ver a folga que existe no veio de transmissão com o diferencial...

Miguel SSS

2ª etapa

tirar a caixa de 4v e comparar com a de 5v e rever as medidas, como podem ver a caixa de 4 é mais pequena que a de 5, mas a de 5 encaixa perfeitamente no motor e o veio também encaixa bem na caixa de 5...

Miguel SSS

3ª etapa

Meter a caixa de 5, mas como previa é preciso cortar um pouco o soalho para a alavanca entrar, visto que a caixa de 5 é mais comprida...

Miguel SSS


Miguel SSS

4ª etapa

Meter a caixa de 5 na mesma posição e medida da de 4... e ver se bate tudo direito...até agora tudo bem....

Miguel SSS

5ª etapa

Ver os apoios e veio de transmissão, o local dos apoios originais não dão....tem que se fazer uns novos... e cortar o veio pois como a caixa é grande o veio também ficou grande...